O Enigma de Rama

O Enigma de Rama Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Enigma de Rama

Alan Prates 10/04/2024

No século 22, um século após ao encontro da humanidade com o primeiro sinal de vida inteligente fora do sistema solar, o Homem cai no Grande Caos, um período de grandes baixas e depressão. Economia devastada, programas espaciais cancelados, pessoas mortas.
Com tempos sem olharem para cima, além do próprio planeta, Arthur traz para nós o segundo encontra com a nave de Rama.
E aqui temos início à aventura dos incríveis cosmonautas que buscam explorar e descobrir mais sobre aquele mundinho.
Considero esse livro o início oficial da saga.

Vitor Dilly 02/02/2024

Uma espécie muito imatura recebe visita
Um visitante extraterrestre nos procura pela segunda vez. Mas agora, não ignora nossa espécie insignificante. Quer interagir. Ele não fala a nossa língua, mas consegue descobrir onde vivermos. Quando ele vira a esquina de nossa rua planetária, enquanto sua intenção é ainda totalmente desconhecida, nós visamos aniquilá-lo com grandes bombas de destruição nucleares. Por sorte, entre nós, há uma integrante do povo senufo da Costa do Marfim com intenções menos beligerantes, e que no passado fizera os rituais de iniciação da sociedade secreta Poro. Quem sabe ela não possa espalhar o pacato sangue africano pelo universo afora...

Victor O. de Faria 16/11/2023

Tava ruim, tava bom, mas parece que piorou
Conselho de amigo: pule direto para o capítulo 15; você não perde nada e as coisas começam a ficar realmente interessantes (existiam formas mais práticas de se apresentar personagens do que uma dissertação de mais de cem páginas). Para quem jogou o obscuro game de Windows (Rama, da Sierra, parecido com Myst) sabe que a ambientação é o forte do livro. O que você vai encontrar na parte boa: novas criaturas, mortes bizarras, novas tecnologias e locais novos. Mas não espere encontrar muitas respostas. Seria um ótimo livro se a introdução tivesse sido diluída entre as cenas principais. Do jeito que foi publicado, é um livro chato que só recompensa do meio para o final. Mas ainda assim, vale a pena.

Lívia Vaz 23/07/2023

Não conseguiu ser metade do primeiro.
O primeiro livro foi sensacional. Uma obra-prima da ficção científica. Agora, esse segundo não conseguiu manter-se igualmente impressionante.
Eu esperava ler principalmente sobre Rama II, sobre as novas descobertas de engenharia e tecnologia, sobre a psicologia dos habitantes de Rama, sobre o desbravar da segunda espaçonave por humanos com mais preparo, mais tecnologia e mais conhecimento. Ao invés disso, metade da leitura resume-se a picuinhas entre os personagens, religião (que, na minha opinião, não casou bem com a história), e uma história de romance (que é até gostosinha de acompanhar).
A parte realmente relevante do livro é maravilhosa. Ao passo que o restante, em alguns momentos dá vontade de só passar o olho por cima. De fato, se não fosse pelas partes do livro que se passam descobrindo Rama, nem valeria a pena ter continuado a leitura. Metade das personagens que são introduzidas na história são irrelevantes e as histórias só serviram para encher as páginas. Desnecessário.
Não gostei da combinação do Gentry Lee e do Arthur Clarke. Acredito que o livro e a história teriam muito mais potencial se somente o Arthur Clarke fosse o autor.
Dependendo de como será a história do terceiro volume, eu nem vou chegar ao quarto.
Marco 23/07/2023minha estante
uai, Encontro com Rama tem continuação? pirei

Lívia Vaz 23/07/2023minha estante
São 4 livros ao todo.
O primeiro é escrito pelo Arthur Clarke e os demais são escritos em parceria com Gentry Lee.

Marco 23/07/2023minha estante
eu n fazia ideia, bem q achei o primeiro livro meio sem objetivo

Vanderni 06/01/2022

Um pouco cansativo.
Uma continuação válida para o primeiro livro. O autor não traz nenhuma situação realmente mirabolante ou inusitada. Os personagens são interessantes até certo ponto, mas é incompreensível como chegaram a compor uma equipe de elite para uma missão tão importante e aguardada. Em alguns momentos, achei a leitura cansativa, principalmente quando aborda as alucinações(?) vivenciadas por um dos membros da equipe. Ainda assim, é uma leitura que eu recomendo. É só manter a expectativa baixa pra não se decepcionar.

Wicca 27/04/2021

Quando a Insistência Vale a Pena
Comecei a ler esperando literalmente um continuação do primeiro livro, mas foi difícil. O início é muito enrolado, tem muita coisa "aleatória" até o livro finalmente retomar a pegada empolgante que o primeiro tem.
Mas compensa muito insistir na leitura, o livro fica tão bom quanto o primeiro e o final é surpreendente. E os personagens são mais marcantes.

Lucianalg 21/02/2021

Chato
O primeiro livro foi bom mas esse é muito arrastado, não dá para continuar. Abandonei ?

Sarah 14/07/2020

Menina do céu, não é que dava pra melhorar
Se o primeiro livro de Rama é excelente, então não há palavras para descrever o que significa esse livro. Em Encontro com Rama nós temos puramente ficção científica, uma exploração fantástica de um mundo que nunca foi pensado por nós antes, mas que Clarke conseguiu aderir tantos detalhes que se tornou imaginável para nós. Já nesse livro, a história é outra. Ainda temos o que agradou no primeiro livro, a exploração, as descrições de espaços gigantescos e a exploração desse mundo inanimado, porém também temos muitos dramas pessoais, um aprofundamento nos personagens, nas suas ações e intenções, seus passados, tudo que viveram que os fizeram chegar àquele momento e serem daquela maneira, isso causa toda uma diferença, porque você se importa muito mais com os personagens e cada dúvida deles, cada sentimento também se torna seu. E junto com tudo isso, veio o que faltou se aprofundar no primeiro livro, mas que foi muito bem encaixado aqui: toda uma filosofia sobre Rama. O que é essa nave? Para quê ela serve? Por quê veio? Como ela funciona e quais são todas as implicações para os seres humanos. E temos várias dessas discussões durante o livro, sobre quão benigna de fato é essa nave e até onde os seres humanos devem suportar (?) para conhecê-la melhor, mesmo que ela se mostre tão desinteressada em fornecer qualquer interação. É realmente magnífico todo esse caminho trilhado, adiciona muito mais cores à esse mundo e tantas visões possíveis do que viria a ser os famosos ramaianos.

E só pra deixar registrado aqui, a descrição histórica dos acontecimentos desde Rama I até o momento de Rama II é perfeita, toda a construção dos momentos, de todas as visões possíveis - políticas, econômicas, humanitárias - é bem feita, encaixa muito bem nesse "espaço" de tempo que ficou um furo, mas os autores preenchem com uma História da Humanidade desse mundo. Perfeito, chuchu.

Wagner S. 10/07/2018

Os primeiros 2/5 do livro são muito chatos, tive que fazer um certo esforço para seguir adiante. Entretanto, quando o foco passou para Rama minha atenção foi definitivamente conquistada.

A construção dos personagens é sempre vital para qualquer história, mas foi feita de uma forma que, para o meu gosto pessoal, não foi a melhor.

No todo, o saldo foi positivo. Recomendo para quem curtiu muito o primeiro livro e ficou sedento por mais.

davidplmatias 18/06/2018

Ótimo livro continuação. Mas faltou resumir o livro. Eu não me importo em saber da infância difícil dos astronautas, quero saber do que djabo se trata RAMA. Dava pra cortar metade do livro.

Thiago.CAm 17/01/2016

Frustrante
Em primeiro lugar, isto não é uma resenha, só um comentário - não li o livro até o final.
'O Enigma de Rama' é o segundo livro da série 'Rama', de Arthur C. Clarke. Infelizmente, a ótima narrativa do primeiro livro não se repete neste.

- Os autores descrevem - exaustivamente - tópicos que parecem colaterais ao enredo, como contexto socioeconômico, minúcias sobre os personagens, pequenos detalhes sobre a missão. Tudo isso parece irrelevante à ambientação do leitor e compreensão dos fatos narrados; mesmo que fossem relevantes, os autores poderiam narrar de forma dinâmica e muito mais objetiva.
- Leitura massante e cansativa, que não prendeu minha atenção.
- Com relação à continuação e desfecho do enredo principal, não sei comentar - abandonei a leitura.

Luciano Bernardo 13/07/2015

Não espere muita coisa
Bem diferente do primeiro e clássico livro.

Enquanto que no "Encontro com Rama" o grande personagem é a própria espaço-nave alienígena (o mistério, o deslumbramento...) , nesse aqui os autores (sim, autores!) optaram por um grande novelão com os tripulantes terrestres que irão investigar a nova Rama. Não ha nada que lembre a atmosfera do primeiro livro. Nada!

Se conseguir passar da página 150, 170 (não me lembro bem) conseguirá ter um certo prazer na leitura. Mas nada que salve o livro. Me fez perder o interesse em ler os próximos volumes da série.

Rodolfo 25/04/2014

Bem pior que Encontro com Rama
Estou bem desanimado em terminar este livro. Enquanto o 1º é uma ficção clássica, focada na exploração e nos conceitos de futuro vislumbrados pelo autor, o segundo é um grande Big Brother espacial, com gênios patéticos se espatifando em questões morais, passados desinteressantes e decisões incrivelmente improváveis. Quando foi mandada aquela equipe de idiotas para o espaço no filme Prometheus, nunca imaginaria que ela já existia, num livro do Arthur C. Clarke.
Agora, com 70%, vou acabar lendo até o final, mas infelizmente vai ser muito difícil ler o 3º e o 4º.
Terminei o livro. Muito chato. Comecei o 3º, mas estou largando. Rama - leia o primeiro e esqueça os outros 3.

Lucas 02/09/2013

Inicio monótono e prolixo
Só não dou cinco estrelas à esta obra porque o início, até mais ou menos a página 100, é repleto de informações desnecessárias (julgo eu) sobre o passado dos personagens. Confesso que pulei várias linhas com diálogos "água com açúcar" e situações melosas sobre o passado dos novos cosmonautas que visitariam a segunda nave RAMA. Dá até pra pensar que não foi o Artur C. Clarke que escreveu boa parte do livro, tamanha prolixidade que percebi neste começo. Mas, vencendo estes capítulos, a continuação faz jus ao brilhantismo do autor e à magnitude da primeira obra.

Temos a visita, em 2200 de uma segunda espaçonave RAMA, que entra no sistema solar. Desta vez a humanidade estava mais preparada e enviaria cosmonautas direto da Terra, mesclando civis, militares e cientistas. Tem jornalista, general, médica, físico e astronauta. Agora também há câmeras filmando em tempo real as atividades de toda equipe e enviando para a terra numa espécie de big brother espacial. Gostei muito deste desenvolvimento da história e como o Arthur C. Clarke conseguiu imbuir uma série de questões filosóficas, religiosas e sociais durante todo o final do livro. Se tem algo tão enigmático quanto RAMA é a ambição humana e sua competição excruciante mesmo diante (e dentro) do desconhecido.

Recomendo o livro a todos, deixando apenas minha crítica à este começo maçante e, porque não dizer, fútil em muitos aspectos. E vamos para o JARDIM DE RAMA!
Orlando 20/01/2014minha estante
Depois de Encontro com Rama, os outros três livros foram todos escritos em parceria com Gentry Lee, salvo engano engenheiro da Nasa, daí a narraiva dos demais ser mais, digamos assim, enrolada que a do primeiro livro, disparado o melhor.

Enigma, Jardim e Revelação são todos entremeados de detalhes dos personagens, suas estruturas psicológicas, dramas e lembranças... e nesse ponto concordo com você, tem horas que o negócio fica meio chato e temas a sensação de que os livros poderiam ter menos disso tudo e focar mais nas questões macro, porque tem hora que é lembrança demais e detalhe demais em meio a algo tão grandioso como é Rama.

Lucas 21/01/2014minha estante
Concordo com você. Após ler toda a série que atinei e procurei saber mais sobre essa parceria. Não me lembro onde, mas cheguei a ler que inicialmente o Arthur C. Clarke não queria uma continuação mas, dada a repercussão do livro, foi "convidado" a continuar e, nesta nova empreitada, o Gentry Lee entrou no time. Alguns até comentam que o Arthur C. Clarke apenas supervisionou parte da obra, mas o grosso mesmo foi escrito pelo Gentry Lee por causa do foco em tramas pessoais e falta de objetividade. Enfim, não sei exatamente qual foi a história dos bastidores da obra.
Por causa dessas tramas psicológicas excessivas cheguei a ter uma leve sensação que deveria ter seguido um conselho que li lá atrás: sobre Rama, leia o primeiro livro e esqueça os outros da série =)

Um abraço.

Lili Machado 23/08/2012

Os ramaianos fazem tudo em grupos de três.
Anos atrás, uma enorme e enigmática espaçonave alienígena chamada pelos terráqueos de Rama, surgiu em nosso sistema solar, como uma prova de que existe vida – ou tinha existido – em algum lugar do universo (Encontro com Rama).
Agora, na aurora do século XXIII, outra nave cilíndrica é descoberta, vinda em nossa direção. Os ramaianos fazem tudo em grupos de três.
Uma tripulação das melhores e mais brilhantes mentes da Terra, é reunida para encontrar-se com essa nova nave, armados com tudo que já se sabe sobre a tecnologia e cultura ramaianas.
Temos a italiana sedutora Francesca Sabatini, que usa seu sex-appeal para conseguir o que quer, a brilhante cientista Nicole dês Jardin Wakefield, um médico japonês, um oficial militar cristão fanático, entre outros.
Mas nada os preparou para o que eles estão prestes a encontrar a bordo: segredos cósmicos sensacionais e, talvez, mortais.
Os 12 especialistas escolhidos, e suas vidas, são o foco desse segundo livro – menos tecnologia, mais drama e personalidade. Este é um livro que foi mais escrito por Gentry Lee do que por Arthur Clarke – Lee acrescenta uma dimensão diferente à estória. E ele cria personagens pelos quais você vai se apaixonar, como eu me apaixonei.
Bert Gentry Lee born 1942) é engenheiro especial e trabalhou com Arthur C. Clarke, nos livros Rama II, The Garden of Rama e Rama Revealed. Encontro com Rama foi escrito em 1972 e Clarke não tinha intenção de escrever uma sequência. Lee conseguiu tornar a série numa estória mais humana, ao nos brindar com as aventuras de Nicole des Jardins Wakefield, a personagem principal dos livros 2, 3 e 4.
A luta entre os governos e religiões da Terra, dando ordens por trás dos panos, aliada à exploração de um meio ambiente alienígena, faz desse livro, uma ficção científica de excelência e humanidade – uma obra prima deliciosa de se ler ...
Na seqüência, O jardim de Rama (The garden of Rama).