"All You Zombies -": Five Classic Stories by Robert A. Heinlein

"All You Zombies -": Five Classic Stories by Robert A. Heinlein Robert A. Heinlein

Resenhas - "All You Zombies -": Five Classic Stories by Robert A. Heinlein

André 14/12/2023

Heinlein em 5 takes
De todos os grandes escritores de ficção científica da primeira metade do século XX, Robert Heinlein certamente teve a obra menos acessível no Brasil e mais envolta em controvérsias - tanto pelo militarismo de Tropas Estelares quanto pela filosofia hippie de Um Estranho em uma Terra Estranha, não por acaso as duas obras mais acessíveis de sua autoria hoje no país.
Ler os cinco contos desse volume abriu minha mente para a variedade da sua produção literária - temos aqui três histórias de ficção científica (uma de viagem no tempo, uma pegada Além da Imaginação e uma sobre geometria hiperespacial), uma fantasia urbana e uma história de amor - e a sua qualidade, especialmente na habilidade de emocionar, cuja falta foi por vezes criticada nos colegas de ofício de Heinlein à época.
All You Zombies - História de viagem no tempo antológica, influência incontornável para fãs e autores e cuja qualidade é indiscutível. Um cenário autoconsistente envolvendo o paradoxo de Bootstrap (cujo nome remete a uma história anterior do próprio Heinlein). Adaptado pelo cinema no filme "O Predestinado".
They - Um Descartes paranoico está convicto que o mundo concreto é uma peça pregada sobre ele e argumenta com seu psiquiatra. Certamente ele delira... não? Divertido e reflete a crença de Heinlein na importância da auto afirmação do indivíduo e no ceticismo, crença que em doses saudáveis eu subjazo.
And He Built a Crooked House - Sem o polimento literário de um Borges ou o senso de emotividade épica de um Ted Chiang, Heinlein constrói uma ficção científica de geometria passada no subúrbio californiano ... e é super divertido e criativo.
Our Fair City - Jornalista desbanca a corrupção de uma cidade com a ajuda de um vórtice de ar de estimação de um jornaleiro. Sim, você leu direito. Pura fofura e despretensão com uma dose saudável de crítica às instituições.
The Man Who Travelled With Elephants - Um viúvo aposentado se incumbe de realizar o sonho da esposa de tornarem-se criadores de elefantes em uma feira de variedades fantástica e além do tempo. História de amor que lembra Stephen King nos seus melhores momentos.
Típicas histórias de um mestre do ofício que sabe o que está fazendo. Merecia mais reconhecimento e menos ignorância.

Léo 25/10/2022

Intriguing
I have watched the movie called Predestination and that had already blown my mind. The movie is just one of many amazing short stories from the book. It's filled with crazy and supernatural stuff. It's simply very intriguing.