O Despertar de um Amor

O Despertar de um Amor Cleia Lira

Resenhas - O Despertar de um Amor

Diane 23/11/2022

Forte e intenso!
Carol é uma estudante universitária que encontra o primeiro amor em meio ao período sombrio da ditadura militar no Brasil. Doce e delicada, ela precisou amadurecer repentinamente e se transformar em uma guerreira no pior momento da história do país e de sua vida.

"Estava esgotada de tanto lutar: lutar pela liberdade que eu ainda não tinha, lutar para sobreviver, lutar para encontrar novamente o amor da minha vida."

Esse conto intenso e forte em meio a um período sombrio nos apresenta uma personagem que encontra força de onde menos espera. Carol luta pela liberdade e pelo direito de ir e vir durante a ditadura militar que calou a voz de tantas pessoas. Durante todo esse período turbulento, ela conhece Daniel e tenta construir uma linda história de amor, mas é impedida pelas forças militares. A autora soube contextualizar muito bem a trama, uma história de superação e luta que emociona!

AlechandraClio 09/08/2020

A busca de liberdade
Esse conto engana, se basearmos em seu titulo. O foco dele envolve liberdade e direitos iguais da protagonista Carol, em uma época de transformações e opressões por parte da politica nacional, regina por militares.
Carol embarca em uma via sem volta, que lê deu horizontes e uma felicidade que marcaria a sua vida para sempre.
Me emocionei com as suas memórias mais profundas. A dor transforma até mais do que a alegria, mais são com as cicatrizes que nos fazem serem persistentes em não desistir.
Amei esse conto e recomendo a leitura.

Azula.Meireles 10/08/2020

Fantástico
Sem dúvida estou encantada por ter lido esse conto. Nos mostra que não conhecemos nada do mundo e quanto o ser humano pode ser frio, cruel e desamuno. A raiva que estou sentindo nesse momento matilha o meu coração, porém me intristesse mais por saber que nem todos conseguiram um final feliz como o casal desta história. Que lágrimas precisaram descer e sangue ser derramado para termos a vida que temos hoje, com todas a limitações que ainda poça existir. Dessa forma me lembro da seguinte frase: Desistir de lutar por um país melhor nunca foi e nunca será uma opção.

Ingrid454 02/02/2020

Resenha: O despertar de um Amor - Cleia Lira
O conto é narrado em primeira pessoa pela protagonista Carolina Bittencourt, por este motivo temos contato direto com os pensamentos, emoções e sentimentos por ela relatados enquanto nos conta a sua história de vida. A escrita da autora é bastante fluída e de fácil entendimento, quando você se dá conta já terminou o conto.

A história contada é a de Carolina Bittencourt uma jovem estudante de Letras que não sabe muito sobre o mundo. É lá na faculdade que ela conhece o seu primeiro amor e também descobre como o mundo realmente é da maneira mais difícil.

O despertar de um Amor é um conto lindo, triste, inspirador e romântico. A Carol é uma protagonista resiliente que mesmo passando por tudo que ela passou, consegue superar e sobreviver.

Amei demais este conto foi muito emocionante, ri, suspirei de amores, chorei e me apaixonei. Também fiquei triste pensando em tantas pessoas que passaram por este tipo de situação e não encontraram seus finais felizes.

site: https://amoraescrita.wordpress.com/2020/02/02/resenha-o-despertar-de-um-amor-cleia-lira/

Iza 16/02/2020

Maravilhoso
Como sempre a escrita da Cleia é maravilhosa. Esse conto é sobre
Caroline Bittencourt, uma moça do interior que conseguiu passar pro curso de letras da USP, na época da Ditadura. Lá, ela se envolve com o pessoal do Partido Comunista Brasileiro, apenas por interesse em Daniel, um rapaz que a atraiu.
Ela nos conta sua história, o que passou quando foi presa e torturada e de uma forma que parecia que era realmente uma avó conversando com sua neta adolescente.

Rosangela.Lima 08/08/2020

Impactante
Esse conto me deixou emocionada, confesso que no começo achei que seria só mais um romance mas como me enganei. Os relatos sobre as torturas me deixaram horrorizada, isso me fez refletir muito sobre como tantas mulheres sofreram e outras perderam pessoas importantes e até mesmo a própria vida. Foi pesado mas o final foi muito surpreendente e deu uma leveza depois de tanto sofrimento, chorei muito mas foi de alegria.

Tata 09/08/2020

Um Conto Comovente!
A história de Carol é muito semelhante a muda de ipê rosa que ela plantou. A muda aparentava estar quase morta, porém ao ser plantada cresceu forte e sadia. Assim reporta-se a história dessa grande guerreira.
Carol nasceu numa época simples sem o glamour que a internet oferece hoje em dia. De uma família abastada do interior de São Paulo teve uma vida regada aos luxos.
Ao completar seus 18 anos ingressa na faculdade de letras, e precisa mudar-se para Capital. O que deixa seu pai bastante receoso com a mudança. Após o acerto da filha de um amigo também ir para Capital, elas partem para uma nova jornada de vida.
Já na capital Carol tem um choque de realidade completamente diferente do interior. Os jovens são questionadores e rebeldes. Diante da situação vai se adaptando e conhece Rute e Ester e logo se tornam grandes amigas.
Ao participar do jornal da faculdade, atividade essa totalmente clandestina conhece Daniel.
A princípio Carol se envolve com o Partido Comunista devido seu encantamento por Daniel que sempre estava na linha de frente da aliança libertadora nacional.

Daniel, um futuro médico revolucionário que acredita na luta pelos direitos humanos.
Ao ajudar Carol num dia de convalescência os dois vão se aproximando e um tempo depois estão namorando.
Quando tudo parecia estar estabelecido entre eles, um fato doloroso mudaria completamente suas vidas.
Os militares invadem a casa de Carol atrás de provas que a incriminem como sendo membro do partido comunista. Mesmo sem encontrar as tais provas a levam presa diante do fato de encontrarem sua pílulas anticoncepcionais.
Devido a ditadura militar Carol e Daniel tiveram suas vidas dilaceradas.
A Ditadura Militar ficou marcada por ser um período de exceção, no qual todo tipo de arbitrariedade foi cometido pelo governo.
A ditadura marcou a vida desses dois jovens pelas prisões, torturas e todo tipo de desumanidade. Porém o que a ditadura não conseguiu destruir foi o amor grandioso e verdadeiro que preencheu seus corações, mesmo marcados pelos piores momentos de suas vidas.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

site: @resenhandocomamarcinha

Hellô Andrade 23/11/2020

O livro q mais me fez chorar
A história é passada durante a ditadura militar no Brasil , sobre dois jovens q se apaixonam na faculdade , e se tornoam o amor da vida um do outro.
A autora quis passar todo o sentimento do ocorrido durante a ditadura militar e conseguiu ao ler é como se vc estivesse vivenciando tudo oq está acontecendo.
Uma história de amor , superação e muito choro, recomendo muito rs?
Felipe 05/01/2021minha estante
Aaaaa??

Tathi (@Doidosporserieselivros) 14/10/2018

Amei demais!
Júlia é uma garota curiosa que precisa fazer seu trabalho de escola contando sobre a história de uma pessoa, ela escolhe sua avó e ouve ela contar tudo sobre como conheceu seu avô.

Carol é filha única, e foi para a CRUSP, a moradia da USP em 1971, o Brasil estava no auge dos movimentos de resistência e assim ela conheceu Daniel, ele participava do movimento comunista, o qual no início ela apenas assistia as reuniões, mas com o tempo aquilo passou a não bastar, e para conviver mais com Daniel ela passa a ajudar com os panfletos do partido.
Muita coisa acontece á eles depois que ela aceita essa nova atribuição, prisões, maus tratos, tortura, estupros e tudo que hoje sabemos que ocorria naquela época obscura da história nacional.Para saber que final teve essa história você terá que ler o conto! Disponível pela Amazon em formato e-book, e que futuramente fará parte de uma coletânea de contos á ser lançado em formato físico.

Além de uma leitura prazerosa, este conto é uma aula de história para pessoas que desconhecem os horrores que o nosso país sofreu no regime da ditadura.

Aline 17/02/2020

Amar em tempos de Revolução!
Esse conto realmente é uma grande reflexão que para o amor não existe tempo, distância ou circunstâncias, ele sempre acontece no momento certo.

A historia narra a luta por direitos que pessoas no tempo de conflitos entre pensamentos e direitos eram proibidos e grupos lutavam pelo que acreditavam, muitas vezes não aceitos dentro de uma política regida pelos militarismo ou seja um regime fechado e de falsa moraludade, onde o objetivo era apenas calar aqueles que era contra seu governo.

Carol e Daniel descobriram isso da pior forma possivel, onde a universidade era o único meio em que pessoas obtinha conhecimentos e argumentos para enfrentar um governo com ações ousadas, porém a força e autoridade do exército ainda era maior, levando cada um conhecer o lado obscuro. Tiveram que enfretar coisas que terão marcados suas vidas para sempre. Mas o bom que tudo tem um propósito e os deles foram de se conhecerem, passar por provas e se reencontrarem.

Apesar de um conto pequeno, mas com uma grande lição de vida. Parabéns!!!

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 01/03/2020

A junção do Amor e Esperança em tempos sombrios
Um lindo conto que retrata um momento muito importante da história, mesmo sendo um tempo a ser descrito de forma horrenda, a autora Cleia conseguiu nos conduzir através dele de forma firme, realista, porém com esperança. .
Conhecer o amor em plena ditadura não era o plano perfeito. Mas, amor não tem hora e local. E bem assim foi com a Carol, menina esperta, determinada e dona de uma incrível força para viver. .
Participar desse momento da história através dos acontecimentos vividos por Carol, deixou-me muito frágil aos relatos, não tem como não pensar e imaginar todas as possibilidades de desgaste emocional e físico sofridos por tantas mulheres e homens nesse tempo obscuro que foi a ditadura.
A autora mergulhou fundo através das pesquisas para alcançar o mais próximo do verdadeiro em suas escritas e ela conseguiu com maestria. A reflexão foi acondicionada perfeitamente através dos passos de Carol ao contar seus momentos vividos a sua neta.
A leitura foi bem rápida e fluída, mesmo sendo um conto de um assunto tão denso.
Você também deve lê-lo, pois o ensinamento que ele nos traz, nos permite a nunca perder a esperança. .

site: https://www.instagram.com/semlimitesparaoslivros/

Laranjinha 08/08/2020

Conto: O Despertar de um Amor

Autora: Cleia Lira

Esse conto mexeu com meu sentimento, quantas pessoas sofreram para que nos agora tenha toda essa liberdade.
Coral conta um pouco do que viveu no período da ditadura que e meio de todo o garra por liberdade ela encontrou o amor da vida dela e em momento nenhum desistiu de lutar para se manter viva nós piores momentos que teve não tenho palavras para fala o que eu sente ao ler esse conto ainda tô me recuperando pois não consegui fica sem chora pois senti cada emoção relatada nesse conto. Mais uma vez Cleia arrasou parabéns...