O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Maria 16/11/2023

Só fica bom no meio
Sinceramente procrastinei demais para terminar de ler esse livro, porque no começo ele é bem chatinho e com uma história muito previsível.

Mas quando as peças começam a se encaixar passa a ficar bom e tem certas surpresas que eu não esperava. É um livro bem fantasioso e complexo.

Eu fiquei mt contente dos personagens do Castelo Animado terem aparecido, e o jeito que apareceram foi muito inteligente.

Thais 16/11/2023

Estou encantada com esse universo. Amei como teve uma espécie de continuação do castelo animado, mas onde o foco principal Abdullah, que no meio das suas aventuras para salvar a mulher de sua vida, acaba cruzando com Sophie e Howl

Kimb.s 15/11/2023

Foram boas lições aprendidas, como por exemplo se arriscar e agarrar-se a um sonho mesmo que não pareça real.
O romance em si foi bem fraco na minha opnião, o casal não teve tempo suficiente pra me convencer.
Mas o quarteto Soldado, Atrevido, Meia Noite e Abdullah foi o melhor do livro!
Pretendo no ano que vem ler o último livro da trilogia, mas certamente Castelo Animado é o melhor!

May 12/11/2023

Entre céus de encanto e sombras do passado
"O Castelo no Ar" é um conto encantador, tecido com os fios da magia e habitado por personagens que ganham vida nas páginas da imaginação. Diana Wynne Jones nos transporta para um reino onde os tapetes voam e os castelos flutuam, mas, como qualquer boa história, não está isenta de críticas.

A jornada de Abdullah, o improvável herói, é um ponto focal intrigante. Sua determinação e imaginação cativam, oferecendo uma perspectiva única sobre as possibilidades que a mente humana pode criar. No entanto, enquanto nos deleitamos com o encantamento da fantasia, tropeçamos em momentos que refletem preconceitos que afetaram a literatura dos anos 90.

A presença de diálogos gordofóbicos, machistas e sexistas, apesar de serem produtos de uma época específica, mancham a narrativa. Esses elementos envelheceram de maneira desfavorável, destacando a necessidade contínua de reflexão crítica sobre o conteúdo literário, mesmo em mundos de magia.

Entretanto, é crucial reconhecer que "O Castelo no Ar" não se limita a essas falhas. A trama, embora independente, contribui para a trilogia "O Castelo Animado", mostrando a destreza de Diana em criar mundos ricos e personagens envolventes.

O livro é uma celebração do poder da imaginação, oferecendo reinos fantásticos, momentos divertidos e lições de crescimento pessoal. É uma jornada que cativa tanto os amantes da fantasia quanto aqueles em busca de uma narrativa que aqueça o coração.

Assim, enquanto nos perdemos nos céus mágicos de "O Castelo no Ar", é importante encarar sua dualidade: entre encanto e sombras do passado, uma história que continua a inspirar, mas que também exige uma análise crítica de suas imperfeições.

Manu 12/11/2023

Lindo
Gostei de como o livro da uma continuação da história de "Castelo Animado" mas sem sem precisar tirar foco da história principal

Kallyne 12/11/2023

Li pelo Howl e a Sophie e olha no que deu
Esperava bem mais, me fez pensar se gostei do primeiro livro só por causa da animação do Studio Ghibli... mas, depois de ver outras resenhas, acho que não. Realmente essa história deu uma decaída.
Não sei se é por que li em português dessa vez, mas o livro pareceu meio infantilizado demais, se comparar com o castelo animado.
Entre outros incômodos, as partes gordofóbicas ultrapassam mil vezes a gordofobia da J.K. Rowling, simplesmente não dá pra ignorar.
Sinceramente li só esperando a parte que aparecem os personagens do primeiro livro, não me apeguei e nem gostei das relações dos novos personagens, especialmente o "romance" do casal principal.
Entendo que a autora quis brincar com as mil e uma noites, mas acabou genérico e forçando muito a barra pra incluir os personagens antigos na história.

Beaakym 11/11/2023

O Castelo no Ar
Abdullah é um humilde vendedor de tapetes que tem sua vida transformada após comprar um tapete mágico de um estranho misterioso. A partir daí, ele embarca em uma série de aventuras fantásticas envolvendo belas princesas, um perverso dijim, um gênio em uma lâmpada, mulheres que viram gatos, soldados que viram sapos e uma nuvem que parece mais um castelo...ou seria um castelo que parece uma nuvem?
No início, não tava curtindo tanto a leitura, além da fala gordofobica em um dos trechos do livro,mas gostei bastante do enredo, o universo de fantasia e o resgate de personagens do primeiro livro.

shuhuavr 06/11/2023

Juro que tentei gostar, mas teve poucas coisas que me agradaram. Vou começar pelo o que não me agradou: escrita, história e personagens. Mas vou por partes.

1. A escrita da Diana está melhor aqui, apesar dos trechos gordofóbicos (que dá pra "aturar" por conta da época que foram escritos), mas ainda sim é cansativa.
2. A história é chata, sem sentido. O amor entre Flor da Noite e Abdullah acontece do nada.
3. Protagonista chato, personagens rasos. Tirando os já conhecidos, não me apeguei a ninguém.

Pelo lado bom, é um livro com mais ação do que o primeiro, a escrita é simples, e a construção do universo mágico é muito boa.

Fael 06/11/2023

O livro é mágico e diverte muito, ele foi uma boa surpresa
O livro consegue trazer uma premissa que interessa desde a sinopse, a trama diverte principalmente por que o Abdullah e seu sotaque traz um certo estranhamento divertido para os outros personagens, o plot twist envolvendo os personagens secundários que segue o protagonista nessa jornada também impressiona. No fim o livro é muito bom, acho que a única parte "ruim" é o começo meio lento

Rafael1366 02/11/2023

O CASTELO NO AR
Confesso que esperava menos desse livro, ainda mais porque o primeiro do box parecia ser o mais interessante pra mim.
Ainda assim, considero esse livro melhor do que seu antecessor, O Castelo Animado.
A história de Abbdulah, a jornada que ele trilha, e todos os personagens do livro são incríveis.
Foi uma surpresa agradável ler esse livro, e até 90% dele eu acreditava que ele ficaria com uma nota maior, porém, creio que ele peca em querer justificar tudo, utilizando de personagens de O Castelo Animado. Em um mundo fantasioso, mágico, para mim nem tudo precisa de uma justificativa profunda.
Ainda assim, vale a leitura.

ac_rodrigos 31/10/2023

Amo essa escrita
De verdade a magia dessa trilogia é incrivel, apenas amor por toda a história, que é inteligente e instigante

Nando 29/10/2023

Um sentimento ambíguo
Depois de uma vida enrolando para terminá-lo finalmente terminei. Eu tenho uma relação meio ambígua com este universo desde o primeiro livro, eu gosto, mas "gosto" parece uma palavra muito forte, mas falar que não gosto também não parece fazer jus ao que sinto. A primeira metade do livro foi bem morna e não me fazia ter muitos motivos pra continuar. As situações, os personagens, as magias, as regras, tudo parecia interessante mas não instigava, mas ainda sim, lá no fundo tinha um certo sentimento de aventura pueril, que meu eu de 11, 12 anos iria se apaixonar por, e que me fazia pensar que esse livro seria perfeito pra um momento de leitura com um filho meu (que vai demorar muito pra vir a existir). A parte final compensa tudo, e deixa tudo mais interessante, pois a autora amarra todas as pontas soltas que ele foi deixando durante o resto da obra. Mas ainda tem aquele sentimento de que falta algo que ultrapasse esse sentimento aventuresco pueril. No geral, eu diria que é uma ótima fantasia, leve e tranquila, que tem seu ápice no final, fazendo vc passar a entender cada coisinha que aconteceu e dando uma sensação de amarração e conclusão muito boa e satisfatória. As personagens femininas são as mais interessantes. Ótimo pra ler com uma criança, apesar de ter algumas coisas questionáveis que vc teria que explicar pra ela, frutos da época em que foi escrito.