O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Luiza 20/12/2023

Muito divertido
Tal qual o castelo animado este livro é uma fantasia muito divertida de ser lida, como a trama se mistura e saber o que aconteceu com os personagens do livro anterior após certo tempo sempre é muito revigorante. além da história atual ser extremamente cômica e divertida

moonseokj 19/12/2023

Não dá pra acreditar que esse livro faz parte da mesma trilogia que o castelo animado e a casa dos muitos caminhos de tão ruim que é, extremamente decepcionada sério

Beatriz 19/12/2023

Apesar do outro livro ser o meu preferido, eu ainda gostei muito desse, por mais que eu tenha sentido a história se arrastando em diversos pontos nesse livro, mesmo com muito coisa acontecendo, amei as referencias a outra obra e acompanhar o desenvolvimento da Sophie e do Howl, mesmo sendo a aparição deles breve foi o que mais me prendeu nesse livro.

yas 12/12/2023

Sendo sincera eu gostei muito mais do primeiro livro. Os personagens desse livro são bem legais e a história também, mas teve umas partes que foram muuito entediantes de ler. A parte que eu mais gostei foi o final, acho que foi o único momento que eu ri durante toda a leitura.

Evelyn703 11/12/2023

Esse livro me fez ficar horas acordadas pensando que estava sonhando, de tão mágico que é! A participação da Sophie e do Howl foi pouca, mas foi intrigante. Amei muito.

Luccubus 09/12/2023

Eu diria que esse livro é misógino. Fiquei muito decepcionada com isso porque o castelo animado é um livro muito bonito e inspirador pra leitoras meninas e o filme do myazaki então nem se fala. E no primeiro livro da trilogia a questão da aparência era um tema trazido algumas vezes mas não era o foco da história, e mesmo que a ênfase fosse bastante em ser bonita ou como certas mulheres eram tratadas por sua beleza, existia uma certa rebelião quanto a isso que não se voltava necessariamente às mulheres bonitas mas aos homens, como Howl parecia fazer até o final, de tratar bem só pela aparência ou querer se apoderar de certa beleza só como um jogo. Sophie era mais afetada na verdade não por ser feia ou qualquer coisa quanto à sua aparência, afinal a maior parte da história ela passa como uma velha e não pretende ser bela e nem atrair ninguém, mas se afetava pela sua resignação a um destino que ninguém havia imposto a ela a não ser ela mesma. Ela acredita que estava destinada a sofrer e ficar numa vida tediosa e sem estímulos ou amigos ou admiração, não por falta de beleza, mas por ser a irmã mais velha, ou seja a responsável, a que precisa segurar as pontas enquanto as outras vão sair em aventuras pelo mundo.
E isso não é verdade, e no final ela percebe também ser digna de amor e admiração mesmo não cumprindo esse destino, e detalhe estando "feia" por ser velha, e ainda sendo desagradável ou beligerante na maior parte das vezes.
Isso é maravilhoso porque Sophie é falha e pode ensinar uma menina que mesmo sendo falha, não só de corpo mas também de comportamento, ela ainda merece respeito, consideração e amor. O final irrita um pouco porque tudo dá certo e o Howl diz que ela sempre foi a moça mais linda que ele já viu, mas aos poucos nós somos informados de que ele não é tão superficial assim, e vemos suas inúmeras qualidades e bondades tanto quanto as de Sophie.

Aí chega o segundo livro. Eu já sabia que Sophie e Howl estariam ausentes por grande parte do livro, mas não sabia que era tanto assim. E Abdullah é uma personagem boa de acompanhar, carismático e humilde, sonhador e engenhoso, e sem dúvida persistente.
Mas tudo acontece muito por razão do destino, por um súbito Deus ex machina, e isso me referindo não só às escapadas de complicações da trama, como também ao início da trama. Abdullah só começa a fazer parte da história do sequestro de todas as princesas do mundo, como um salvador, por conta do tamanho de suas fantasias e porque parte do plano do mal incluía ter que o derrotasse. Isso torna a trama um tanto falha e sem riscos reais aos nossos heróis.
E tudo gira em torno do fascínio de Abdullah por uma princesa que conhece porque compra um tapete mágico que o faz voar até o jardim do sultão. E ela se apaixona por ele igualmente sem ele precisar se esforçar tanto.
Ele tem o seu certo caráter "feminista" para gostarmos dele enquanto lemos ele objetar sobre homens árabes (da Arábia inventada do mundo do castelo animado, mas ainda um olhar orientalista para a cultura arábica real) tomarem mais de uma esposa e as mulheres não poderem tomar mais de um marido. Isso só quando quer se livrar de duas moças, a quem a autora não se contém de insultar repetidamente física e moralmente por serem gordas, porque seus parentes queriam casar-lhe com elas. Aí todos os atributos perfeitos que Abdullah dá a sua amada Flor da Noite parecem muito arbitrários porque o que mais importa para ele é a beleza dela. Seus contornos cúrveos mas esbeltos, seus grandes olhos negros e coisa que o valha. Ele elogia a inteligência dela, mas ela ainda assim em momento algum da história é uma personagem com profundidade mas um dispositivo de onde as motivações do protagonista se desenrolam. A única vez que parece colocar um obstáculo entre Abdullah e seu desejo de tê-la é porque achava que ele não a amava o suficiente por não ter a beijado a força quando a viu nas três vezes em que se viram.
O quanto isso é misógino, atribuir um desgosto ou desavença de uma mulher com um homem a quem se prometeu só ao valor que ele possa dar a ela como objeto de desejo, e isso ser desfeito rapidamente, o estado de humor dela mudar completamente quando ele fala então para se beijarem. Fica parecendo que "a paixão faz as mulheres serem loucas", em vez de poder explorar qualquer sinal de loucura que essa princesa podia ter por ter sido fechada em casa desde seu nascimento só podendo ver o pai e suas criadas mulheres.
E a forma como o soldado diz que só pretende ajudar a fuga das princesas se for prometido a ele uma delas. Que é basicamente dizer: vocês estão aqui sendo mantidas contra a vontade de vocês para casar com um homem que as sequestrou e agora para eu não denunciá-las aos guardas pretendo fazer o mesmo com uma de vocês. E a mulher que ele escolhe em vez de protestar fica lisonjeada que foi escolhida porque "não era bonita ou frágil". Como se a lisonja aos atrativos de uma mulher para ser tomada como posse fosse mais importante que sua liberdade.

E no final o vilão sequestrador é recompensado com as duas moças gordas e isso é visto como algo bom porque "nossa finalmente alguém vai querer casar com essas moças hediondas" só porque o vilão gosta delas e elas não se opõem a isso. De novo, como se o casamento e ser o objeto de desejo de um homem estivesse acima da liberdade e do valor intrínseco como ser humano dessas meninas.

Eu li bem rápido porque é um livro fácil de ler mas esse final me revirou completamente o estômago.

Liviaperessss 29/11/2023

O castelo no ar
Esse livro é perfeito?
Eu adorei a forma como as histórias se conectam e o jeito que a autora nos surpreende. O começo é meio monótono, mas em seguida já fica muito interessante.
Devido a época em que foi escrito as vezes tem alguma opinião que hoje em dia seria cancelada mas o livro explica que naquele tempo aquilo seria visto como algo normal.
Eu mega recomendo ele e "O castelo animado", agora só me resta ler "A casa dos muitos caminhos".

Bell.Assis 28/11/2023

Uma aventura mágica nas nuvens!
"O Castelo No Ar" é simplesmente incrível! Se você está procurando por uma leitura empolgante e cheia de fantasia, este livro é perfeito para você. A história nos transporta para um mundo onde castelos flutuam nas nuvens, cheios de mistérios e magia.

Logo no início, conhecemos o personagem principal, um jovem corajoso. Ele é um sonhador nato e sempre imaginou voar. Porém, sua vida muda completamente quando ele descobre um castelo mágico escondido nas nuvens. A partir daí, somos levados em uma jornada cheia de aventuras e descobertas surpreendentes.

A escrita da autora é envolvente e cativante, fazendo com que seja difícil largar o livro. Os personagens são bem construídos e cada um tem sua própria personalidade única. Além do protagonista, conhecemos uma série de personagens fascinantes que o acompanham em sua jornada, incluindo uma misteriosa princesa.

A ambientação do livro é outro ponto forte. O autor descreve os castelos flutuantes de forma tão vívida que você se sente realmente imerso naquele mundo mágico. É como se você pudesse sentir o vento nos cabelos ao voar pelas nuvens junto com os personagens.

A trama é cheia de reviravoltas emocionantes e momentos de tirar o fôlego. Você nunca sabe o que esperar a cada página virada. A mistura de aventura, magia e amizade torna a história envolvente e emocionante.

"O Castelo No Ar" é um livro que desperta a imaginação e nos faz acreditar que tudo é possível. É uma leitura leve, divertida e cheia de emoção. Prepare-se para embarcar em uma jornada incrível pelas nuvens e descobrir os segredos que o castelo esconde. Recomendo fortemente para todos os amantes de fantasia!

Então, pegue seu bilhete de passagem e embarque nessa aventura mágica. Você não vai se arrepender!

Thoma 27/11/2023

Minha querida jóia do deserto ~
Esse livro me prendeu do início ao fim! Uma história realmente cativante, com personagens ótimos.

O livro teve um plot twist que realmente me pegou muito desprevenido, eu imaginei muitas coisas, menos o que realmente era!

A linguagem que os personagens usam é muito boa de se ler, todos possuem ótimas personalidades e um carisma sem igual. Abdullah, o soldado e os gatinhos, com certeza possuem um lugar especial no meu coração

Kiri 25/11/2023

Decepção
Ta aí um livro que eu só insisti em ler porque fui trouxa e comprei o box (já até passei pra frente)
Se você gostou de Castelo Animado (o livro, não o filme) com certeza vai gostar, é muito a mesma vibe.. mas se como eu você não conseguiu se apegar na escrita.. FUJA, não vale o esforço
kirstein0 25/11/2023minha estante
Mal consegui terminar esse tb, pior q é uma história bacana e tal, mas a escrita... entrei em uma ressaca f udida

Kiri 25/11/2023minha estante
Sinto mto por você.. é horrível se forçar por isso.. mas vira e mexe a gente acaba sendo trouxa, né? >

nicolezwski 20/11/2023

É melhor do que parece
No começo da leitura eu não estava achando interessante, mas no decorrer da história ela se tornou interessante, e quando teve ligação com o primeiro livro eu gostei ainda mais.
A escrita é fácil e não é tediosa, os personagens são engraçados e a história não é previsível. Gostaria que tivesse um anime desse livro também.

isabeuly 18/11/2023

Grande pérola da fantasia
Esse livro é tão incrível, começa de um modo tão comum e tão simples que você não consegue imaginar todas as maravilhas que ainda serão descritas.