O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Yury.Costa 20/09/2021

Muito Bom
Eu fiquei surpreso ao perceber que estava gostando mais desse livro do que do primeiro da série. Não que o primeiro tenha diminuído de alguma forma, talvez apenas tenha gostado mais por conta de já ter visto o filme do Castelo Animado e não houve muitas surpresas no primeiro.
Nesse aqui temos uma mudança completa de cenário, viajando para um mundo totalmente diferente do primeiro e com obvias inspirações na vida do deserto. Se você já estiver familiarizado com Aladdin, então provavelmente vai se sentir em casa lendo esta história, pois por alguns momentos parece mesmo até uma releitura.
De qualquer forma, eu adorei os personagens, sua maneira de falar e como tudo foi se desenrolando. Ainda temos aquele trabalho legal da autora de conectar todos os pontos indicados ao longo da trama de uma forma bem meticulosa e trazendo surpresas com algumas revelações.
Temos alguns problemas com algumas falas dos livros, mas fico feliz por haver uma nota da editora advertindo sobre isso.
Por fim, continua sendo uma história encantadora e divertida.

Paty 22/09/2021

Meu menos favorito da trilogia
É o meu menos favorito, mas mesmo ele tá com uma nota alta comigo.

O que eu posso dizer é que eu amei que a Diana trabalho no mesmo universo do Castelo Animado, os mesmos personagens queridos aparecem novamente, mas eles não são o foco da história. Eles tem um papel importante na coisa toda, mas não são os principais.

Apesar de ser o menos favorito, eu acho que esse é o mais engraçado que tem, os níveis de ironia aqui são maiores (não é uma coisa muito ácida, como sarcasmo, mas uma ironia mais leve e divertida). Eu me diverti horrores com esse livro. Porque então eu não dei nota máxima? É que eu achei a história um pouco mais fraquinha e não tão instigante, e tem toda uma babação de amor à primeira vista (Elza, temos visitas) que irrita um pouco, mas não é trágico a ponto de me desgostar. Acho que é isso.

Gabriela 25/09/2021

Foi um livro que me prendeu muito, mas algumas falas me incomodaram. Tem vários plot twists e não consegui adivinhar nenhum. Gostei bastante do desenrolar da história, principalmente da reta final.

Bea_who 25/09/2021

O castelo no ar
Gostei do livro, a história é interessante e a leitura é bem tranquila. Em minha opinião ele começa a ficar mais interessante a partir da metade. Tem várias reviravoltas. Muito bom

Sarau 27/09/2021

gostei
o início ate uns 30% e meio lento ate a história de fato começar (pelo menos pea mim), eu adorei todos os personagens e o final me surpreendeu MUITO tipo muito mesmo, eu ia dar 3 estrelas pro livro mas os últimos dois/três capítulos valem uma estrela amais.
pra mim não é superior quanto o castelo animado mas quase tao bom quanto

Glimmer 09/10/2021

E cá estou eu, perdidamente apaixonada.
Acho que todos já sabem que os personagens que Diana Jones constrói são encantadores, certo? Depois de ler O castelo animado, e agora O castelo no ar, isso se tornou mais um fato do que uma opinião. Então, acho que dessa vez vou me dedicar a contemplar a trama, que é prendente e te faz sentir que está muito além da 4° parede. Os reinos são totalmente fantasiosos, creio eu, mas se fosse para apontar para o mapa mundi, com certeza apontaria que a trama é ambientada na Índia. O clima é totalmente perfeito e você não se perde nos acontecimentos, ao contrário, consegue capturar todos os detalhes possíveis. O plot é muito interessante e confesso que lendo a sinopse, não consegui imaginar metade do que encontraria nas páginas, no início parece que o conflito é totalmente clichê, mas confiem, não é.

Os personagens são difíceis as vezes, mas isso só me faz adorar ainda mais, porque estão longe de serem perfeitos. As vezes se estressamos, claro, mas talvez seja o costume de sempre lermos personagens convenientemente robóticos? Talvez sejam eles no chutando pra longe da bolha de conforto fictício? Fica a dúvida, que também não sei responder.

Se estiverem em ressaca literária, recomendo muito ler O castelo do ar, porque não tem outra palavra que descreva o livro tanto quanto a palavra " incrível ".

Philipe Castelo Branco 10/10/2021

Misteriosamente complexo
O livro é bem mais complexo que Castelo animado, no mesmo modo que a velocidade que ocorrem as coisas também é. O livro traz diversas surpresas pelo caminho que você não esperar encontrar, e são realmente várias.

VitAria 12/10/2021

O castelo no ar
Se você procura ler uma aventura cheia de reviravoltas, sentimentos e surpresas esse é o livro certo! Ele é o segundo livro de "O castelo animado " no começo eu não tinha gostado muito porque começou contando uma outra história e os personagens do livro anterior ainda não tinham aparecido. Só depois fui entender que essa primeira história era essencial para o entendimento do que estava acontecendo. Ansiosa para ler o próximo!

kyugi 16/10/2021

Me surpreendeu
Eu já esperava gostar de O Castelo no Ar, porque o livro anterior da mesma autora já é um dos meus favoritos da vida. Mas devo dizer que, mesmo assim, essa história superou minhas expectativas.
Super gostoso e divertido de ler, tem uma temática bem As Mil e uma Noites, com direito a tapete voador, gênio, princesas e até um djim; é o tipo de leitura que aquece o coração. Se passa no mesmo universo do Castelo Animado, e recomendo que leiam ele antes de ler Castelo no Ar, pra tornar a experiência ainda mais divertida.
Um livro para os amantes de uma boa fantasia e aventura.

Maxe 20/10/2021

Deixa o coração quentinho!
Já aviso para ler ele depois de "O castelo animado". Que história mais fofa e diverdida nossa, extremamente bem escrita e uma fantasia incrível.
Me lembrou um pouco Aladim em algumas partes, achei muito bom.

yasmine 20/10/2021

Surpreendida que os livros tenham ligação entre si. Podem ser lidos separadamente, mais se lidos em seguida, torna a experiência mais completa. Amei essa história, são livros muitos fluidos.

Luzielly.Ravani 20/10/2021

Aventura atrás aventura!
Esse foi um dos melhores livros que já li. Cada página virada foi uma crescente empolgação, a história é super viciante e prende o leitor a querer sempre saber mais. Uma leitura rápida, porém cheia de aventura e descobertas. É um livro muito engraçado e tem personagens incríveis, além de ? claro ? contar com personagens do livro passado, o que em minha opinião foi algo que deixou o livro incrivelmente atrativo e divertido. Adorei ver os casais juntos e a forma como suas vidas se desenrolaram com o tempo. Esse com certeza é um dos meus livros favoritos e o que eu mais gostei de ler. Sou apaixonada na forma como a Diana escreve e como ela consegue deixar os personagens marcantes com alguma característica distinta. A forma como o Abdullah fala é totalmente encantadora e muito agradável, além de ter uma pitada de humor. Um livro muito marcante, com toda a certeza!

Ly 21/10/2021

Estilo As Mil e Uma Noites
O começo da história me lembrou demais As Mil e Uma Noites (deu até saudade, rs). Diferente do Castelo Animado, achei esse bem mais fluido e divertido. A história seguia um rumo lógico, um caminho, um destino; coisa que senti falta em O Castelo Animado e que me fez não gostar tanto assim.
Morri de rir com as trapalhadas do Abdullah e fiquei chocada em algumas partes.

POSSÍVEL SPOILER. NÃO CONTINUE LENDO SE NÃO LEU O CASTELO ANIMADO!!

Não sei se sou lerda/burra ou ignorei esse fato kkkk mas eu não sabia que as histórias tinham uma conexão ?? só desconfiei depois que vi a capa do livro A Casa dos Muitos Caminhos (na edição do box, tem algumas referências às capas dos outros livros).

Enfim, realmente não sabia. Não sei se dá pra considerar uma trilogia, pq nesse pelo menos não tem necessariamente uma continuaçãoooo da história anterior. É mais uma nova história que se passa no mesmo universo. Inclusive curti a aparição dos antigos personagens kkkkkk

Julia.Boreggio 21/10/2021

Ruim
Personagens chatos. História cansativa. Mas plots interessantes. Apenas a partir do capítulo 15 que q as coisas ficaram interessantes.