Arte de Viver

Arte de Viver Epicteto

Resenhas - Arte de Viver

1 | 2 | 3 | 4

Ana Pivotto 22/12/2019

Não se frustre com o que não depende de você!
Livro incrível, leitura fluida e contexto adaptado aos tempos atuais.
É realmente um manual, como o título diz, e se os princípios propostos aqui forem seguidos e, mais importante, vividos de maneira integral acredito que realmente possam levar a uma vida plena e virtuosa.
rTrage 22/12/2019minha estante

rTrage 29/12/2019minha estante
***-***

rTrage 29/12/2019minha estante
*-*

Nadja Maria 23/03/2022

Estoicismo!
Epicteto grande pensador estoico nos trás muitas reflexões sobre a vida! Eu tinha curiosidade em saber mais sobre essa filosofia e achei muito legal e simples de colocar em prática!
Cantinho dos livros 23/03/2022minha estante
????????

Nadja Maria 23/03/2022minha estante
???

Gerson 16/01/2021

Um livro muito bom... são orientações para levar a vida sem muita ansiedade, buscando se aperfeiçoar como ser humano, o que deveria ser o norte de todos nós... confesso que alguns dos ensinamentos eu já sigo, alguns eu vou tentar, mas tem alguns meio inviáveis para alguns (talvez para mim também... rsrs) mo caso, não fazer sexo casual... pow... acabei de ler A Casa dos Budas Ditosos!!! Se é consensual e não faz mal pra ninguém, porque não?!

Andalik 18/01/2021

A Arte de Viver - Resenha 18/01/2021
A Arte de Viver de Sharon Lebell é uma nova interpretação dos ensinamentos do filósofo Epicteto.

Nascido escravo por volta do ano 55 d.C., no império romano, ele se tornou um dos grandes mestres do Estoicismo e dedicou sua vida a responder a duas questões fundamentais: Como viver uma vida plena e feliz? Como ser uma pessoa com qualidades morais?

De forma simples, ele propõe uma clara divisão para os desafios da vida cotidiana: aqueles que estão sob nosso controle vs aqueles que não estão sob nosso controle. Quando realmente entendemos isso, fica mais fácil lidar com tudo que ocorre.

A Arte de Viver prega a serenidade e demonstra que virtude e felicidade são sinônimos. É sobre autocontrole, sobre força interior, sobre ser uma pessoa melhor, sobre fazer o bem, e acima de tudo, sobre viver com sabedoria.

Seus ensinamentos, quando despojados de seus traços culturais antigos, tem uma relevância contemporânea incomum.

Recomendação: Público em geral.

Martony.Demes 10/06/2022

Dando continuidade a minha instrução para o estoicismo, singrei recentemente pela belíssima obra A arte de viver, de Epicteto. É outro livro sugerido para quem tem interesse em iniciar tal estudo.

Sob perspectiva pessoal, o livro é um rol de conselhos sobre diversos assuntos para assim formar um manual da virtude, felicidade e sabedoria. Um detalhe é que cada conselho cinge-se em cada página de modo imperativo. É muito bom relembrar essas recomendações! De início parecem tão simples e comuns que às vezes nem lembramos. Eu acho que é bom sempre reler o livro! Já indicaram-me ler uma página por dia! Pode ser!

Vou elencar alguns títulos dos conselhos aqui! São muitos. Vão alguns:

Ocupe-se apenas do que você pode controlar!!
Reconheça as aparências pelo que realmente são;
Se não há vergonha, não há culpa
Aceite os acontecimentos à medida que ocorrem
Adapte seus desejos à realidade
Encare a vida como um banquete (tenha elegância e paciência por sua vez)

Evite se distrair com bobagens

Como disse, são vários ensinamentos e recomendações para vida, felicidade, virtude e tranquilidade! Não dá para expor todos aqui! E o prazer de entender cada um e seu motivo é que vale a pena!!

03/04/2023

Como aproveitar a vida na visão filosófica
Confesso que não conseguia Epicteto. Filosofia nunca foi minha praia.

A nova intepretação de Sharon Lebell foi muito bem escrita para leigos como eu.
Livro rápido. Capítulos curtos e um ótimo ensinamento.

Malu 13/07/2021

Esplêndido! Um clássico!
Indico para quem gosta de filosofia, busca um propósito maior e quer aprender a viver uma vida com mais tranquilidade interior, independentemente do caos exterior.

A leitura é simples e flui, ótima para questionar-se sobre a vida, hábitos, ideais, sentimentos e pessoas. Além do mais, te faz refletir sobre ter uma vida mais ativa e feliz, não como um mero espectador infeliz.

Figueiredo 07/01/2021

Quase 2 mil anos se passaram e a humanidade ainda não assimilou o significado simples da felicidade.
Leitura rápida, simples e objetiva. Excelente livro, se combinado com muita reflexão.
Traz a base das ideias do estoicismo.
Pra mim, a maior mensagem do livro é que a felicidade está na virtude, na maneira que conduzimos nossas vidas e em nossas ações. Buscar a felicidade externamente, onde não temos controle, só nos conduz a uma vida vazia e repleta de frustrações.

Pedro 26/05/2021

Filosofia Prática
Eu sempre me surpreendo com o fato de que livros escritos em épocas tão antigas podem ser aplicados tão perfeitamente na contemporaneidade, e o manual de Epicteto é certamente uma dessas obras. Poucas páginas são necessárias para entendermos a carga de ensinamentos presente nesse livro, onde nos é apresentada uma filosofia totalmente aplicável ao cotidiano e regada de fundamentos morais sólidos.

Por meio de frases conceituais e exemplos aplicáveis, a obra discorre sobre diversos preceitos essenciais na formação de um indivíduo estoico e sábio. No intuito de formar um ser humano autossuficiente e íntegro, os tópicos rodeiam conceitos pertinentes, repletos de ideais simples, como não depender da opinião alheia e a aceitação dos acontecimentos da vida sem se deixar influenciar emocionalmente. Epicteto nos instrui a ficar calado em momentos onde as palavras ditas não sejam dignas, e que a felicidade real existe dentro de nós e não nas coisas externas e materiais.

Além disso, as lições falam constantemente sobre as tentações que assolam o indivíduo que escolhe viver seus próprios ideais morais, direcionando o que fazer em determinadas ocasiões para preservar-se de manipulações como as de convenções sociais e rodas de amigos que conversam sobre assuntos impertinentes a vida intelectual.

De forma simples, sem os rodeios prolixos comuns dos filósofos, Epicteto traça passos realizáveis na busca de uma vida mais feliz, com virtude e sabedoria. Mas deixa claro que o estudo sem a prática de nada vale. Portanto, que voltemos nossos esforços para a aplicação da sabedoria no dia a dia, nos detalhes que passam despercebidos aos olhos inconscientes da sociedade atual.

Andrea170 26/12/2022

Inspirador
Leitura de reflexão dos ensinamentos estoicos. Lições de vida para serem apreciadas de modo reflexivo é lento.

Lola 08/08/2022

Foi uma boa indicação da professora Lucia Helena Galvão. Um livro para ser lido mais de uma vez e em diferentes momentos da vida, uma linguagem fácil de se compreender mas com um conhecimento surpreendente que nos trás sabedoria em nosso cotidiano.
Epicteto como escravo e estoico nos deixou um tesouro da filosofia inquestionável, nos trazendo à memória a sabedoria dos antigos e da simplicidade de se viver uma vida em virtudes.

moonljte 11/08/2022

me fez pensar
foi um livro que eu li mais ou menos 2 páginas por dia todas as manhãs levando um dos recados dele comigo.
teve vários que eu não consegui me encaixar no exemplo mas teve muitos que eu consegui compreender e entender a importância de alguns deles.
muito bom, gostei.

para nós conectar
conosco

Allan 04/07/2020

Prático e objetivo.
Pra quem é um seguidor nato da filosofia estóica, este livro vêm como um manual prático e objetivo, repleto de grandes ensinamentos a serem consultados sempre que desejar, sem a necessidade de ler todo o livro novamente.

Debora 30/12/2020

Perfeito
Uma leitura prazerosa e cheia de ensinamentos! Sem dúvidas um manual da vida pra ser relido várias vezes. Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4