Big Baby

Charles Burns

Resenhas -

Alana226 16/04/2021

Terror Trash
Um bom HQ, no qual o protagonista é um menino inteligente, que age e pensa como uma criança, tem traços que lembram um alienígena, sendo uma caracterização muito bem conduzida pelo autor.
Pode ser encarado como uma breve introdução, para a muito mais complexa e interessante HQ Black Hole. Inclusive alguns dos temas que aparecem em Black Hole são antecipadas nesta edição de Big Baby, bem como seus personagens um tanto quanto excêntricos.

Gabriel 16/08/2020

Uma distração legal...
Divertido, mas não se compara com BLACK HOLE. Numa promoção, vale a pena ter

Erick.Prates 31/01/2021

??
Minha primeira experiência com o Charles Burns (um dos maiores nomes dos quadrinhos undergrounds) e gostei bastante.
Essa edição reúne 4 contos de terror, todos tem como personagem principal o Tony, mais conhecido como "Big baby", ele é uma criança de imaginação muito fértil e que curte muito filmes e quadrinhos de terror, e isso da o tom dos contos que são bem interessantes, por mais que você imagine que os acontecimentos sobrenaturais são da imaginação do Tony, sempre tem algo que te faz ficar na dúvida.
O próximo passo é ler o "Black Hole", acredito que seja a sua obra mais consagrada.

diogo.s.silva.9 16/01/2023

Foi legal história bem estranha mais legal com traços bem simples o autor consegue entregar um ótimo contexto

Mary Maia 08/04/2024

Primeiro do autor
Essa é a primeira leitura que eu faço do autor Charles Burns (como mencionei no título).
Acho que iniciei com uma edição lindíssima da maravilhosa Darkside books.
O livro é bonito, as histórias são legais, mas não me ganhou. Vale super a pena a leitura, só não esperem algo maravilhoso.

ruanmillerrs 29/03/2021

Muito divertido
Eu realmente fiquei encantado, me deu uma certa nostalgia de ler tantas histórias divertidas. Super recomendo!

Dhiego Morais 13/07/2020

Motivos para ler
Depois de Black Hole, a editora mais caveirosa do país convida os seus leitores a conhecer mais uma faceta de Charles Burns, desta vez em um quadrinho curto, mas dotado de todos os traços característicos do artista que mescla temas contemporâneos importantíssimos com os seus traços icônicos, capazes de promover a reflexão pelo desconforto da mente humana.
1. UM ENSAIO SOBRE A ASSUSTADORA CERTEZA DE CRESCER
Talvez para uma boa parte das pessoas, se nos lembrarmos de nossos momentos quando crianças, sobre nossas certezas e anseios, provavelmente alguns citarão o desejo de crescer rapidamente, de se fazerem adultos depressa, a fim de se ter acesso a todo o universo dos adultos que é privado às crianças. De certo modo, hoje, já adultos, percebemos a ingenuidade desse anseio, pois com grandes poderes vêm grandes responsabilidades (obrigado, tio Ben, pelo aviso!). Entretanto, nosso menino, Tony Delmonto é o eterno Big Baby, uma criança que não se vê ansiosa em crescer. Ainda que aparente ser já “grandinho”, são os traços infantilizados de suas feições, de seus trejeitos e sua ingenuidade nata que conferem a ele o desejo em permanecer distante de qualquer mudança.
Big Baby é a representação da juventude, um reflexo da infância do próprio Charles Burns, fato que pode ser observado pela incidência de diversas características dessa fase em suas ilustrações, que brincam com a ideia de memória, de fragmentação da inocência e com a ficção de horror.
2. A FICÇÃO DE ENCONTRO COM A REALIDADE DA SOCIEDADE
Big Baby é uma história dividida em cinco arcos: Big Baby (uma história bem curtinha que serve como introdução), Maldição dos Toupeiras (o arco mais longo e que conta com tons de horror e ficção científica), Peste Juvenil (uma história à moda dos filmes de terror e horror de baixo orçamento de décadas atrás, tendo a adolescência em foco), Clube de Sangue (lançado em 1991, tem os tons das séries de terror juvenis da mesma década) e Epílogo (que se trata mais de uma carta do autor com boas informações sobre a obra e algumas artes).
Por não ser uma HQ de história única, mas serial, com arcos fechados, Burns retrata por artifício da ficção científica e de horror características dos anos 80 e 90, uma série de temas contemporâneos, como a violência doméstica, a traição e o assassinato em Maldição dos Toupeiras; e os tabus do sexo em Peste Juvenil.
3. OS TRAÇOS EM PRETO E BRANCO DE BURNS
Como se não bastasse as histórias que mesclam o horror e a realidade nem sempre agradável da vida humana, Big Baby conta com os traços já conhecidos de Charles Burns, que são capazes de promover o desconforto tão bem quanto a ficção de suas tramas. Há algo de assustador em suas ilustrações, em suas personagens que quando observadas com atenção parecem saber muito mais sobre nós mesmos, algo de que não temos acesso. Olhos pequenos que nos sondam profundamente...

Uma HQ curtinha, mas de fato essencial para os fãs de Burns.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/artigo-big-baby-de-charles-burns-em-3-bons-motivos-para-se-ler/

Vevemler 28/10/2022

Os traços já assustam.
Tirando as partes machistas, o próprio traço já assusta. O tipo de HQ que te deixa com aquela sensação de peso na cabeça, sabe? Abalo psicológico. Você chega a ouvir a trilha sonora.
Gostei mais do que do Junji-Ito.

Danilendo0 11/01/2022

Uma HQ composta por quatro histórias de terror que tem um personagem principal chamado Tony Delmonte (Big Baby). A leitura é rápida e fluída. Gostei bastante! Recomendo!

Chimp 01/07/2023

Divertido
Big Baby, apesar de alguma passagens problemáticas (principalmente no conto Blood Club), narra perfeitamente a realidade vivida nos anos 70/80, em que as crianças quando tinham acesso à histórias e programas voltados para o terror, precisavam fazer às escondidas.
Nessa questão pelo menos, me identifiquei bastante.
É interessante como o autor conduz a história imaginativa dentro da cabeça de uma criança sempre "encaixando" na realidade e vice versa, fazendo o leitor ficar em dúvida sobre o que realmente aconteceu e o que foi fantasiado.
Agora, bora ler Black Hole!

Luuma 22/12/2021

Uma leitura divertida, mas nada muito incrível!
Esse foi meu primeiro contato com o autor, porém irei querer ler outras obras dele.

Kamilla Gabriela 12/09/2020

Uma HQ muito divertida. Um terror que chega a ser cômico. Ri em diversos momentos.

As ilustrações são demais!

Achei incrível acompanhar as aventuras de Tony e sua visão sobre o mundo.

Uma leitura muito rápida. Amei!

Instagram @kaliteraria_

Rech_ 09/08/2022

Bem maneiro, nada muito "uau", mas dá pra curtir e gostar bastante, ainda mais se o leitor tiver afinidade com esse tipo de hq com temática de "terror"

Cintia.PrAspero 13/11/2020

Um adolescente com imaginação incrível
Neste pequeno livro, temos quatro histórias, onde Big Baby, ou Tony está em transição da infância à adolescência, com uma imaginação aflorada que as vezes o deixa em apuros, porém também o ajuda a resolver mistérios não solucionados. Eu gostei muito da história, da inocência dele em muitas partes e tbm do desfecho das quatro histórias. Vale a pena ler num dia só, numa tarde de tédio!

Gisele296 30/03/2020

Big baby
É uma HQ bacana, mas não posso dizer que adorei, achei muito rasa e sem muito sentido em algumas partes.