Kyra Kyralina

Kyra Kyralina Panaït Istrati




Resenhas - Kyra Kyralina


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Rond 03/02/2024

Dragomir e Kyra
A Carambaia fez um belíssimo trabalho na escolha deste título e na produção desta edição. É impecável em todos os sentidos.

"Kyra Kyralina", de Panaït Istrati, é uma viagem literária que ultrapassa as fronteiras da Romênia, levando o leitor por uma jornada exploratória através dos olhos de Stavro. Este livro se destaca por sua capacidade de tecer uma narrativa que, embora enraizada nas experiências iniciais de Stavro na Romênia, se expande para incluir suas desventuras e violências sofridas em um mundo doente.

A história se torna uma representação poderosa da busca por identidade e pertencimento em um mundo vasto e complexo.
comentários(0)comente



Mariana Dal Chico 06/11/2023



Faz uns anos que esse livro habita minha estante, a única coisa que me lembrava dele é que se passava na região dos Bálcãs e que comprei por indicação da @isavichi

“Kyra Kyralina - As narrativas de Adrien Zograffi” do autor romeno Panaït Istrati foi publicado no Brasil pela @carambaia com tradução de Erika Nogueira. Meu exemplar com formato de caderneta de viagem tem um belíssimo projeto gráfico baseado “nas idas e vindas do personagem principal em seu périplo pelo Oriente (…), em busca da irmã” com letras impressas em vinho.

Stravo conta sua história a Adrien, sua infância com a mãe e irmã Kyra que o mimavam e aproveitam ao máximo os prazeres da vida, em contraste com seu pai e irmão mais velho que condenavam aquele tipo de vida. Depois de uma noite terrivelmente violenta, os irmãos foram separados e Stravo passou a viver uma sequência de eventos trágicos, mas sem nunca deixar de procurar por sua querida irmã.

“Toda felicidade tem seu revés; até a vida nós pagamos com a morte. É por isso que devemos vivê-la. Vivam a vida, meus filhos, de acordo com suas preferências, de modo que não se arrependam de nada no dia do Juízo Final.” p.62

A narrativa do autor é concisa com um toque poético, apesar do teor hediondo e atroz.

De certa forma, a brutalidade da leitura me surpreendeu de forma positiva porque o autor não usa isso como artifício superficial para chocar, tudo o que é colocado em pauta, traz reflexões e questionamentos importantes, não só para a época em que ele foi escrito, como também para a atualidade.

“(…) a bondade de um homem só é mais potente do que a maldade de mil; o mal morre junto com aquele que o exerceu; o bem continua a raiar depois do desaparecimento do justo.” p.148

Gostei muito da leitura que dificilmente será esquecida por aqui.

site: https://www.instagram.com/p/CyoZMM-uOEc/
comentários(0)comente



Juliana.Santos 04/10/2023

Não entendi o motivo do título ser Kyra Kyralina
Um jovem narra a história de vida de seu companheiro de viagem. Dragomir/Stravo desfia a série de desventuras que vive após se separar da mãe e irmã, a tão aclamada Kyra Kyralina.
Como muitos disseram ao longo da história, Dragomir e a irmã eram dois mimados que nada sabiam da vida. Quando finalmente tiveram contato com o mundo, sofreram por não saber como as coisas realmente funcionavam e ficaram à mercê de todos. A mãe nada lhes deixou além de boas memórias, mas preparar pra vida que é bom, nada. Quanto ao pai (se é que pode chamá-lo de pai), sem comentários.
Por fim, não consegui entender porquê o livro leva o nome dela. Talvez pela adoração sem limites do irmão, mas não encontramos muitas referências dela após a separação de ambos, além dela não parecer ter outra qualidade fora ter uma beleza incomum.
comentários(0)comente



Regina 01/10/2023

Desconhecido
Esse livro, até então para mim desconhecido, me surpreendeu em todos os aspectos. Da história a narrativa da cultura, dos aromas, dos cheiros. Um livro excelente. Recomendo. Favoritei
comentários(0)comente



Diego Vertu @outro_livro_lido 28/09/2023

Narrado por Adrien Zograffi (alter-ego do autor), acompanhamos a história de Stavro, um feirante tido como um vagabundo errante. Stavro começa a narrar sua vida a Adrien, seu casamento mal sucedido e suas viagens. A história fica interessante quando Stavro narra sua infância, sua relação com a irmã Kyra e a mãe que eram vítimas da violência doméstica do pai e do irmão. Até que um grande fato acaba separando a família e Stavro conta a procura pela irmã por diversos países do oriente médio.
Comecei sem saber muito sobre o livro, até achei que não ia gostar mas tive uma boa surpresa, o autor narra muito bem e de forma rápida, usando até uma poetização da linguagem, uma narrativa coesa e bonita como toda a literatura do Leste Europeu. Gostei muito.
comentários(0)comente



Rittes 25/04/2023

Atual e diferente
Apesar do tempo em que foi escrito, "Kyra Kyralina" não envelheceu. Traz o mistério das "mil e uma noites", assim como um relato cru da miséria humana. Daqueles livros que dão pena ter que terminar. Mais do que recomendado.
comentários(0)comente



Valéria Cristina 14/04/2023

Uma viagem pelo Império Otomano
Já escrevi por aqui que uma das grandes paixões que tenho em relação à literatura é encontrar joias desconhecidas. Ou seja, autores e livros novos para mim. Procuro, muitas vezes, autores de países cuja literatura me é ignorada. Assim, em uma madrugada dessas, encontrei esta preciosidade escrita por Panaït Istrati, romeno.

A história narra a vida de Stavro, menino rico, criado em meio a prazeres e luxos, mas que conviveu desde muito cedo com a violência parental.

A narrativa se inicia quando Stavro, em Bralia, na Romênia, reencontra Adrien Zograffi (alter ego do autor) e juntos, depois de uma curta conversa, combinam de empreenderem uma viagem. Durante essa trajetória, Stavro desfia suas venturas e desventuras.

Vemos essa personagem marcante em suas andanças em busca de Kyra, sua irmã, da qual foi separado de forma inesperada. O caldeirão cultural do final do Império Otomano, com suas etnias diversas, é o cenário da narrativa. Ao longo do caminho, Stavro trava contato com turcos, gregos, eslavos, árabes, armênios, romenos. Percorre cidades: Damasco, Constantinopla, Beirute, Cairo. Descreve suas paisagens, suas gentes, sua cultura.

Temos contato com beis, salteadores, contrabandistas, comerciantes, vendedores, pessoas boas e más, todas elas com um papel definido na vida de Stavro. Observamos seu crescimento, sua experiência, suas esperanças e sua desesperança.

Enfim, um livro editado pela Carambaia que merece estar na estante!

Panait Istrati ou Panaït Istrati (10 Agosto 1884 – 18 Abril 1935) foi um escritor romeno que escreveu sobretudo em francês.


comentários(0)comente



Ariadne 20/02/2023

Maravilhoso
Resgatado por Romain Rolland quando se encontrava em um momento desesperador, temos que agradecer a ele pelo incentivo dado a Panaït Istrati para que este último nos brindasse com histórias orientais tão fascinantes e uma narrativa empolgante e que nos prende.

Espero que alguma outra editora nos presenteie com as demais obras de aventura escritas por Istrati.
comentários(0)comente



LimaCamila 11/01/2022

Vale muito a pena se quiser fugir das cenários comuns
A história em si não é tão objetiva, mas se você gosta de conhecer outras culturas através de livros, esse livro é pra você. Se passa na região da Romênia até o Líbano e é sobre os acontecimentos de um homem, antes da velhice. Foi um livro aclamado na época de lançamento (década de 1920) e muitos autores brasileiros consideraram Panaït Istrati um dos maiores da região dos Balcãs.
comentários(0)comente



Felipe Philipp 25/03/2021

Saudades Turquia ...
Carambaia sempre me surpreende na sua ótima escolha de livros, e com esse não seria diferente. Um livro que lembra as paisagens do Oriente, o cheiro da Oriente, as emoções do Oriente, o holístico do Oriente, uma viagem pelo Oriente. O livro é fantástico, tem um quê de Orphan Pamuk nele, mas não sei dizer bem ao certo o que é. O foco do livro é compreender a rejeição e a dor, como todo ser humano, cada um tem um jeito diferente de sentir essas emoções, e do Istrati me atingiu em cheio! Se tiver tempo, leia esse livro, com toda certeza é um dos melhores livros que li em 2021.
comentários(0)comente



Heloiche 05/01/2021

leitura deliciosa
A Carambaia mantém no facebook um clube de leitura de seus livros - https://www.facebook.com/groups/clubedeleituraCarambaia/?ref=share
Os participantes escolhem um livro por mês e ele é discutido com os editores numa transmissão ao vivo no final do mês. O livro escolhido entra em promoção durante o mês em que ele é tema do clube. O desse mês é este - Kyra Kyralina do autor romeno Panait Istrat. Uma delicia de livro, tipo conto das mil e uma noites. A edição esse luxo de todas as edições da Carambaia
comentários(0)comente



Butakun 06/07/2020

Outro "Ilustre Desconhecido"
Por que tivemos que passar tantos anos para ver o Panaït novamente por aqui? Curtas, viscerais, filosóficas e até mesmo experimentais, as noveletas, por assim dizer, que compõem Kyra Kyralina, o primeiro de cinco livros que dão forma ao primeiro ciclo das narrativas do Adrien, compostas por mais de 13 livros, são maravilhosas. O Adrien, embora nesse primeiro livro se apresente como coadjuvante (o principal narrador é o Stravo, um conhecido seu), se mostra um personagem marcante mesmo nas poucas interações das quais participa. Fico na expectativa de que a Carambaia traga mais da obra do Panaït para o Brasil. Nós precisamos. E agradeceríamos.
comentários(0)comente



Laura3588 12/06/2020

Um passeio pela vida de Stravo
Que maravilha de livro. Narrativa fluida, cheia de detalhes, da pra sentir o cheiro e ver as cores de cada coisinha que o feirante conta. Li em um dia e queria muito mais!
comentários(0)comente



EduardoCDias 24/03/2020

Um escritor desconhecido
Istrati é um escritor romeno dos anos 20 praticamente desconhecido no Brasil. Neste livro da Carambaia conta-nos uma história apaixonante que percorre Romênia, Turquia, Egito, Líbano... com seus costumes, sua cultura. Livro que prende com sua simplicidade narrativa acompanhada de uma complexidade intrínseca de seus personagens. Espero ansiosamente que publiquem mais obras suas.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR