Devoção

Devoção Patti Smith




Resenhas - Devoção


108 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Matheus Lopes 27/01/2023

Entre relatos da autora sobre a escrita e sobre o processo criativo está uma pequena novela de uma profundidade e delicadeza únicas. A história de Eugenia, ao lado dos relatos de Patti, deixaram em mim uma marca muito profunda na leitura, especialmente sobre como a vida pode mudar rápido, como seguir seus próprios caminhos, como todos partimos de lugares diferentes e não precisamos chegar no mesmo destino. Uma leitura inesquecível.
comentários(0)comente



Felipe99 24/01/2023

? PROCESSO CRIATIVO ?
"Devoção" é um breve, íntimo e lindo registro, sobre escrever. Patti Smith nos proporciona uma experiência única pelo seu processo criativo. Um relato de sua rotina do dia a dia, onde diversas coisas acabam servindo de inspiração, que vão desde Rimbaud até as amoras que ela come no café da manhã. 

Acompanhamos a viagem de Patti à Paris para participar de eventos literários, e claro, não deixa de visitar cafés, túmulos de escritores que admira, fazer longas caminhadas regadas de reflexões, pelas ruas parisienses, passando por onde Picasso pintou Guernica e por uma estátua de Voltaire. Fazendo sua trilha por Paris, é cometida por uma reminiscência de quando visitou a cidade com sua irmã em 1969. Visita a casa de Albert Camus a convite da filha do escritor, e tem contato com o manuscrito de "O Primeiro Homem". Também Viaja para Inglaterra, e visita o túmulo de Simone Weil, da qual está lendo a biografia. 

Durante a viagem, diversas referências levam Patti a escrever um conto chamado "Devoção", dentre elas a lembrança de assistir patinação no gelo com o pai. O conto narra a vida difícil de uma garota apaixonada por patinação e um homem mais velho e rico, que a persegue. Eles acabam iniciando um relacionamento conturbado e problemático. O sonho da menina é interrompido por conta do controle por parte do homem. Mas a narrativa tem uma reviravolta, um tanto sombria.     

Dentre todo um questionamento sobre "o que nos impele a escrever?", Patti encontra a resposta mais linda que já vi. Uma resposta pessoal, respondendo apenas por ela. Os outros escritores também devem procurar por si próprio a resposta para tal questionamento. Sou devoto de Patti Smith, é sempre uma experiência mágica adentrar seus registros, fico submerso nas páginas de seus livros. Que me conforta, me deixa mais reflexivo, me da prazer de viver, e me enche de sentimentos bons. ?
comentários(0)comente



Luisa Dahmer 14/01/2023

"O que teria acontecido se tivesse prosseguido os estudo, se tivesse entrado no tabuleiro de xadrez, cada equação, e até mesmo a negra fluidez do amor, se tudo tivesse se cristalizado?"

Esse é o terceiro livro da Patti que eu leio, e desde a minha primeira experiência com "Só garotos" percebo o quão imersiva é a escrita dela. Você se sente o clima, as cores da floresta em volta do lago de gelo, a ambientação parisiense.
Assim como suas composições, que fundem o punk rock com a poesia, sua escrita traz essa carga poética, e propõe reflexões interessantes. Os personagens são bem construídos, com característica pessoais profundas.
O livro é rápido e fluido, na minha opinião ótimo para quem quer começar a ler Patti Smith.
comentários(0)comente



Luci 06/01/2023

Por que escrevemos?
"...Porque não podemos somente viver."

Lindo livro em que Patti Smith nos oferece um passeio extremamente privilegiado por sua mente e seu processo criativo, como funciona até mesmo em dias em que a escrita parece estancada.

O livro possui três momentos e seu título "Devoção" aparece com significados transmutados em todos eles. No primeiro, ela nos fala sobre suas referências, sobre inspirações, rotinas e hábitos. No segundo, nos presenteia com um pequeno conto difícil de digerir dada a tamanha sensibilidade e notas de obsessão (devoção?). A última parte é uma reflexão sobre o ato de escrever.

Achei essa leitura muito especial e, com certeza, muitas passagens vão me acompanhar por um longo período, para serem digeridas e revisitadas. Recomendo muito o livro.
comentários(0)comente



Jo 23/12/2022

lindo lindo lindo. tudo que a patti smith escreve é sincero e delicado, sempre me sinto imersa nas suas palavras. amei demais o conto do livro,e as vivências e devoções da mesma. amo como ela é tão fã quanto a gente
comentários(0)comente



Luisa 07/11/2022

há alguns anos me recomendam a leitura de só garotos ou das coisas da patti smith, e alguma coisa sempre me faz deixar pra depois. comecei devoção por ter ganhado de uma amiga que amo e só por isso insisti, porque o começo é bem cansativo, tava lendo no automático. com o conto esperei que melhorasse, mas no início ainda estranhei qual seria a intenção por ali. no fim o saldo foi positivo, gostei do desenrolar e do relato da patti depois sobre a estadia dela na casa de camus e sobre seu processo de escrita.

não acho que foi uma leitura marcante, mas no fim o saldo foi positivo? acho que ano que vem finalmente coloco só garotos na meta de leitura.
comentários(0)comente



Luciane 08/08/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Patti Smith, uma leitura agradável. Ela traça um relato de seu processo criativo na primeira parte. Logo após um conto que prende nossa atenção e por fim as impressões após receber um convite da filha de Albert Camus para se hospedar na sua casa e ler o.manuscrito inacabado de O primeiro Homem.
comentários(0)comente



tonho 27/05/2022

quero ler tudo da patti smith
patti smith divaga entre a ato de escrever e seus próprios escritos. queria ler tudo que essa mulher já escreveu.
comentários(0)comente



José 30/04/2022

Não sei o que pensar
Achei bonito e poético, é um livro interessante, mas o conto me incomoda demais por diversas questões.
comentários(0)comente



Giovanavski 23/04/2022

Mesmo já conhecendo bastante o trabalho musical da Patti Smith, esse é apenas o segundo livro dela que eu leio. E que livro incrível, me senti viajando e conversando com Patti, me perdendo em suas ideias, nas suas impressões, assim como uma amiga intima, uma companheira em suas aventuras.
Patti Smith é certamente um ser único, alguém inspiradora, que viveu pela arte e que encanta!!
comentários(0)comente



Renata.Mieko 07/04/2022

Gostei da pequena história que tem no livro, mas confesso que não sou fã de relatos de como um escritor chega até a história...
comentários(0)comente



Henrique.Silva 31/03/2022

sobre sentir
a forma com que Patti brinca com as palavras é uma coisa única, e de maneira linda e sútil você é levado a uma submersão no que ela te descreve, despertando o sentir e pensar ao mesmo tempo, e no fim ela deixa escancarada a porta pela qual ela entrou para desenvolver tudo aquilo a partir de coisas vividas no dia-a-dia.
comentários(0)comente



108 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8