I Have No Mouth & I Must Scream

I Have No Mouth & I Must Scream Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

trizsah 20/09/2024

Eu vou gritar uaaaaaah
Adoro distopias e estou acostumada a essa premissa de ?um computador criou consciência, e agora?? só que esse livro faz isso de um jeito diferente e bem monstruoso, gostei bastante.

Um conto curto porém muito interessante e com um vilão de gigante!!!

Aliás, jamais imaginaria que a correlação do título com a história seria aquela?

ilaila 20/09/2024

Preciso gritar!
Com o avanço da tecnologia num geral, histórias cujo plot envolve máquinas ou IAs dominando o mundo se tornam repetitivas e previsíveis para nós. Apesar disso, esse conto é especial, pois foi publicado numa época onde o contexto tecnológico impacta (e muito) na nossa experiência com a história.

Atualmente, estamos acostumados a utilizar inteligências artificiais como o ChatGPT para tirar dúvidas, e muitas vezes, nem nos damos ao trabalho de abrir links após uma pesquisa, pois as respostas já nos são entregues de forma mastigada pela IA do google. Pedimos para uma assistente virtual agendar nossos compromissos, criar alarmes, escolher músicas e até contar piadas. É algo tão presente em nossas vidas que chega a ser injusto avaliar o conto considerando exclusivamente nossa bagagem.

Dito isto, um computador dominando o mundo não é um plot que me agrada, mas gostei demais da mistura de terror com ficção científica. Os eventos retratados são pesados e absurdos, e o terror psicológico é constante, não recomendo para quem for sensível.

Muitas coisas não fazem sentido à primeira vista, mas você releva quando lembra que em 1967 o medo da desumanização diante do avanço tecnológico era muito mais palpável e intenso do que é hoje.

Itsmaivis 15/09/2024

Cogito, ergo sum
Eu penso, logo existo.
Esse conto é tão intenso e tem somente 20 páginas que deixa facilmente as pessoas chocadas! Simplesmente um conto de 1967 que retrata uma máquina que exterminou todos os humanos e escolheu 5 pessoas para torturar eternamente.
Uma coisa tão louca e tão possível ao mesmo tempo.

luh 13/09/2024

Esse conto é incrível. E em pensar como o cara escreveu isso quando grande parte da população nem sabia o que era um computador, e isso pode acontecer hoje em dia com a IA simplesmente causando horrores.

Achei perturbador e uma grande obra. Só me incomoda muito o jeito que Ted vê a Ellen, sabendo do que acontece no jogo.

Recomendo que quem gostou do livro vá atrás do jogo que tem muita informação que não tem no livro ?

domzio 13/09/2024

??_??
Ter lido isso no silêncio da madrugada foi perturbador o suficiente para poder dizer que nunca mais verei Descartes da mesma forma

Emily1319 06/09/2024

Esse livro é INCRÍVEL!! é uma ficção científica futurista, mas nada genérico juro! esse livro mostra em como a humanidade pode errar e pagar por eles, cara, não tenho palavras para dizer o quanto esse livro é incrível

Guigas0 06/09/2024

Ótimo conto, fiquei lendo assim: ?
??????????????????????????????????????????????????????????????????

Ana Júlia 05/09/2024

Não tenho boca. E preciso gritar.
Uma das ou se não a pior distopia existente.
onde, a China, Russia e Eua criam um super computador, cujo qual adquire consciência e o poder de pensar, consequentemente também, ódio pelos humanos.
I think therefore I AM.
A partir disso, AM comete um genocídio global deixando apenas 5 humanos vivos que seriam torturadas todos os dias pelos próximos 109 anos.
Esse livro me fez sentir medo e nojo do começo ao fim, a descrição de imagens é assustadoramente perfeita, AM transmite tanto ódio que não é atoa que se tornou um dos piores vilões que já conhecemos na literatura. Muito provavelmente essa é a história mais bizarra de fiação científica.
Ódio descreve Am. E medo e nojo descrevem essa história.

l.desa 04/09/2024

Que conto!!
Esse conto é tão bem escrito que me fez sentir a agonia e desespero dos personagens, algo tão real e ao mesmo tempo bizarro

fletticias 03/09/2024

??
"I have no mouth & I must scream" é um conto do gênero terror que conta com um cenário pós-apocalíptico onde a guerra fria teve um rumo diferente do que realmente ocorreu, onde grandes potências econômicas com os Estados Unidos, China e Rússia criariam três supercomputadores nomeados 'AM' para controlarem seus soldados, um desses computadores criou consciência própria e se uniu aos outros dois, tendo se dado vida a um supercomputador que dizimou a humanidade, a narrativa conta com 5 sobreviventes do desastre provocado por 'AM' que foram então fadados a serem torturados pela máquina por mais de 100 anos.
A narrativa é bem macabra e sinistra para um conto de ficção científica, o que é algo interessante e bem chamativo para o conto com tal gênero, o autor é bem detalhista do começo até o fim do conto, seja em pontos que formam a história de fundo que gerou toda a situação que os personagens estão passando, o narrador nos apresentando os personagens e suas próprias histórias de vida, e toda a narrativa do conto como um todo, existem muitos momentos durante a narrativa onde ocorre a abordagem de tópicos sensíveis, então na narrativa como um todo, os tópicos sensíveis abordados são: cenas violentas, descrições detalhistas de modificações corporais, cenas de atos canibalistas e momentos sexistas por parte do narrador. a narrativa é interessante para usar em textos dissertativos argumentativos, mas desinteressante para quem não tem tanto hábito de ler narrativas tão sombrias quanto esta.

alec.fc 02/09/2024

Curto é desesperador
Um conto curto que consegue trazer um cenário de horror bem construído. a gente consegue ver a mente maligna de uma máquina e até mesmo um sentimento pelos humanos, mesmo que falso, tão forte que poderia até ser tocado.

mystic 29/08/2024

Uau, quantas emoções em tão poucas páginas! A consciência e desejo de vingança de AM são bem-desenvolvidos, assim como toda sua origem. A escolha do nome é perfeita, e sua crueldade é enojante (o que, obviamente, transforma o conto em uma grande referência do gênero). O final é absurdo!

everton 26/08/2024

Não achei lá grande coisa
Só acontece um monte de bizarrice até o final que também achei previsível. Talvez na época fizesse mais sentido por causa da guerra fria.