I Have No Mouth and I Must Scream

I Have No Mouth and I Must Scream Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

Córdoba 02/04/2024

Horrível? Mal desenvolvido e apenas perturbador?
Olha o título realmente é um bom retrato da leitura. Tinha um princípio até que interessante, mas não se desenvolveu e acaba não chegando em lugar nenhum, são só 12 páginas de um retrato grotesco e perturbador de ódio. Acho que foi o pior conto sci-fi que já li.

eu eu 20/03/2024

Muito bom!! poderia facilmente ter sido escrito hoje, um conto muito atual e olha.. fiquei com um pouco de medo e são só 12 páginas

Marcus.Vinicius 20/03/2024

Me interessei por essa leitura pelo jogo baseado no conto estar sempre na lista de jogos mais pertubadores, e fui pego por uma distopia realmente violenta e pessimista, o final simplesmente me deixou pensativo.

leticia2037 18/03/2024

Menos de onze páginas mas profundamente marcante, certamente uma das melhores distopias que já vi.

é bruto, cruel e rápido, um conto difícil de esquecer.

vi recentemente um vídeo contando a história do jogo inspirado na obra, sao muitas coisas diferentes, obviamente, mas carrega a mesma mensagem no original.

há um peso enorme nesse conto, você sente nojo, aflição, pena, tanto pelos humanos quanto pelo próprio AM.

o destino de nosso protagonista se intercala com a realidade da máquina, ambos fadados a viverem presos em seus próprias mentes.

Lisboa Richthofen 25/02/2024

Cogito, ergo sum
I Have No Mouth and I Must Scream é uma distopia ferrenha, onde uma máquina senciente decide externar cada nanômetro do ódio indefinível que ela sente pelos humanos.

No point-and-click baseado no livro, AM faz um discurso muito maneiro sobre a própria existência. No conto até existe uma passagem que remete a essa ideia, mas não tem tanto impacto quanto no game.
"I awoke and I knew who I was. AM. A M. Not just Allied Mastercomputer, but AM. 'Cogito, ergo sum'. I think, therefore I AM."

No fim, Ted é reduzido ao estado de prisão em que se encontra a máquina: uma consciência capaz de perceber tudo, mas cuja percepção de nada serve. Uma existência postiça eterna.
Boa história.

ClaraGostaDeLer 25/02/2024

TAPORRAA???
Distopia sci-fi que não tem um final bom (talvez?)

como pode um CONTO ser TÃO pesado assim????? esse título já sendo muito loucura e doido me fez interessada na história mas cara, que negócio foda !!!!!
amo essas histórias que mostram que se o ser humano não se exterminar, a sua criação vai fazer isso por ele

CauaOli__ 25/02/2024

Surpreendente, na verdade!
Para um conto de 20 páginas, invocou mais sentimentos do que imaginei que invocaria, muito mais, por sinal. Ter a oposição da história ser "AM", a revolta da própria criação do homem é algo que não vi muitas vezes e, por mais que as descrições de tudo sejam bem grotescas e até nojentas... Vale a leitura!

"E no entanto... AM venceu, simplesmente... Tirou sua vingança..."

Beaspo 17/02/2024

AM não era Deus e sim Máquina
"Por dentro: sozinho. Aqui. Vivendo debaixo da terra, no fundo do mar, nas entranhas de AM, que nós criamos porque usávamos muito mal o tempo que tínhamos e decerto sabíamos, inconscientemente, que seria capaz de se sair melhor.

AM vai ficar ainda mais furioso por causa disso. O que me deixa mais contente. E no entanto... AM venceu, simplesmente... tirou sua vingança...

Não tenho boca. E preciso gritar."

Simplesmente incrível!

Bruno 06/02/2024

Definitivamente uma obra a frente do seu tempo...
Eu li essa obra motivado pô jogo de mesmo nome do famigerado gênero apontar e clicar, que eu comecei a jogar recentemente e o jogo e absurdamente pesado e qnd descobri q era baseado num conto de 20 páginas tive q correr atrás pra ler e no final e um bom conto, porém algumas partes são meio incomodas, ele tem uma descrição muito gráfica do gore e a obra se passar num futuro onde os computadores criaram consciência e decidiram dizimar os humanos e muito a frente de seu tempo, já q a obra foi originalmente publicada em 67, mas eu achei q num conto de 20 páginas terem coisas q eu só cortaria da história me fez dar 3 estrelas mas no geral e um ótimo conto de ficção científica com elementos de terror e uma boa pitada de gore.

Arthur1183 14/01/2024

O mais perturbador dos finais
"Tenso", "perturbador" e "pessimista" são as palavras que se encaixam melhor para essa obra, com uma atmosfera densa que te deixa mal com as crueldades sofridas pelos 5 sobreviventes.
O mais incrível é como Harlan Elisson te faz imergir dentro de um mundo caótico e apocalíptico (que se assemelha ao próprio inferno) com tão pouco tempo, os eventos são curtos mas nos permite imaginar tudo o que houve e o que há de acontecer com os personagens e nos faz tem uma perfeita imagem de quão maligna e perversa é a "mente" de AM, o quão forte é o ódio que a máquina nutre pela humanidade a ponto de manter 5 pessoas para serem eternamente torturadas.
Com menos de 15 páginas o autor nos faz sentir a desgraça de ser um dos sobreviventes, a miséria de estar exausto e a dias sem se alimentar (se é que pode chamar a última refeição de "refeição) e ainda ter que passar por tormentos que servem de puro entretenimento para AM.
O final só serve para te tirar do eixo, não pode-se imaginar o que houve com Ted, é um final negativo que te deixa com pena do personagem (mesmo não tendo muita empatia pelo personagem por ser um conto curto). É admirável que essa obra tenha impactado a ficção científica com apenas 10 páginas.

Frívolo 07/01/2024

A obra te faz sentir o que ela propõem, te molda e faz com que você sinta repulsa em momentos, te aprofunda em um vasto nível de maldade extrema; fascinante, achei interessante.

Oliver60 09/12/2023

Só queria ler um sci fi e agora é definitivamente o livro mais angustiante (?) que eu ja li, adorei ?