Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

Laila.Muniz 24/06/2023

"AM não era Deus e sim máquina."
Li PDF. | "Se o bom Jesus existia, e Deus também, então Ele só podia ser AM."

"Acho que você vai gostar de Harlan Ellison", foi o que Jay me disse antes de me enviar o PDF e elu acertou (em partes, mas acertou).

Não é uma proposta que me interessaria, por isso agradeço a elu pela recomendação. Eu jamais leria isso se não fosse você, amigue!

Foi uma experiência rápida, um choque térmico. Realmente quase sofri uma paralisia facial, encarando cada vez mais perplexa cada linha.

gabriel 12/06/2023

Guerra fria e tecnologia
No ano de "1962" chegaria o ápice da guerra fria - que havia começado em "1947" - com um crescente avanço na tecnologia desde muito antes o mundo estava passando por uma fase de crescente mudança, com isso surgiram autores renomeados, que com suas perspectivas de um futuro tecnológico acabaram de destacando, assimov foi um grande nome nesse meio tanto por sua visão diferente de que a tecnologia viria a ser quanto pela quantidade de obras de qualidade mas um nome também que viria a chamar atenção é o harlan ellison, ele tinha um olhar muito específico e cru do que a tecnologia viria a ser em um futuro não muito longo, na sua mais conhecida obra "I Have no Mouth and I Must Scream" podemos ver a visão que harlan tinha sobre como a tecnologia poderia chegar ao nível tão alto de raciocínio - "penso, logo existo" - que ela mesma iria ver como a humanidade é podre, hipócrita e tudo que há de ruim (segundo pelo que eu entendi do am) e se vingar dela no mais alto nível de sadismo grotesco, torturando os 5 humanos escolhidos pra sobreviver e servirem de cobaia para a máquina criada por os próprios humanos, durante a eternidade.

ÓDIO. DEIXE-ME CONTAR PARA VOCÊ O QUANTO EU APRENDI A ODIÁ-LO DESDE QUE EU COMECEI A VIVER. EXISTEM 623,52 MILHÕES DE QUILÔMETROS DE CIRCUITOS IMPRESSOS EM FITAS DA ESPESSURA DE UMA HÓSTIA COMPONDO O MEU SISTEMA. SE A PALAVRA ?ÓDIO? ESTIVESSE GRAVADA EM CADA MICRONANOMILÍMETRO DESSAS CENTENAS DE MILHARES DE QUILÔMETROS, ISSO NÃO IGUALARIA A UM BILIONÉSIMO DO ÓDIO QUE EU SINTO PELOS SERES HUMANOS NESSE EXATO INSTANTE, EM ESPECIAL POR VOCÊ. ÓDIO. ÓDIO.

-AM

esse conto me pegou desprevenido já que o conceito de tortura eterna e body horror me deixam desconfortáveis aliás o que seria melhor: morrer de maneira brutal e violenta ou sobreviver por longos anos mas remetido à várias torturas, não só físicas mas também psicológicas? esse é só uma das discussões presentes nesse conto junto com a paranóia tecnológica daquela época e um olhar perspicaz sobre o ser humano e como ele se habitua e lida com as mais horríveis circunstâncias.

Hollyson 04/06/2023

Realmente assustador
Se você acha que a Skynet, as máquinas de Matrix, Hal 9000 ou os cylons são assustadores, você não tem ideia de quão sádico AM é. Seu ódio pela humanidade não tem limites.

Elcielli 01/06/2023

Leitura rápida, mas absurdamente angustiante.
A história prende bastante e eu fiquei com muita vontade de ler mais sobre esse mundo, como isso tudo começou e tal. O conto até menciona, mas eu queria mais detalhado (acho que é só pela minha falta de costume de ler contos ?)
Recomendo muito!

giovana 25/05/2023

Fui dormir muda acordei calada
Muito chocante o final mas é um ótimo conto para refletir sobre nosso papel como ser humano na sociedade

Clara 11/05/2023

Não tenho boca, e preciso gritar
Estou sem palavras, uma obra de 12 que é simplesmente perturbadora. Não é o meu género de leitura mas ouvi falar do jogo que foi inspirado pelo livro e decidi ler, gostei bastante.

Caio.Gomes 17/03/2023

Um dos melhores livros que ja li
A trama do livro é simples e rápida. O livro é curto e o cenário onde os personagens se encontram não é único mas é interessante, mas não tanto quantos os personagens e o narrador não confiável.
O jogo de década de 90 foi a primeira vez que vi um jogo desenvolver os personagens mais que o próprio livro. Sendo nauseante a experiência.
10/10 fiquei horrorizado.

Clerzito 07/03/2023

Angustiante.
Essa maravilhosa história te deixa desconfortável durante toda sua duração. Desconforto esse, que vem acompanhado de uma sensação conflitante de "quero mais". Um conto original, cruel e, obrigatório para amantes de horror e/ou ficção científica.

Samukk 10/02/2023

Preciso gritar !!!!!
Tive que reler essa obra e me surpreendi novamente. Pelo simples fato de um conto com menos de 20 páginas ter essa imensidão de sentimentos . O mal aqui está em todo lugar e pela primeira vez não temos o ser humano como vilão , mas sim uma criação dele .

Magnus 02/02/2023

medo
super curtinho e vale a pena de ler, a escrita é meio difícil de se situar, mas meu deus que situação que tá rolando hein. É assustador mesmo.

Igor.Rodrigues 30/12/2022

Um dos percursores do gênero sci-fi
I have no mouth and I must scream ou não tenho boca e preciso gritar, é um conto escrito pela mente brilhante de Harlan Ellison.

A obra retrata o ápice do conceito de misantropia (ódio por ser humanos) por parte de seu antagonista o supercomputador AM que após exterminar toda humanidade apenas por puro tédio e sadismo deixou 5 pessoas vivas afim de tortura-las por tempo indefinido.

Mesmo sendo curto Harlan Ellison consegue transmitir toda a repulsa que AM sente pela humanidade e a crueldade que acometia com os pobres 5 humanos com um final digno de arrepiar.

Obra está que merecia mais reconhecimento, pena que não foi traduzida para o Brasil, entretanto recomendo muitíssimo a leitura.
Gabi1568 30/12/2022minha estante
Nossa, 20 páginas apenas... Já sei que quando eu ler, vou me apegar e ficar com saudades rápido

Rafael467 26/12/2022

O pesadelo na terra, um inferno vivido em 20 páginas e transpassado pra nós.

Eu sinceramente não consigo imaginar um nível de sofrimento psicológico e físico maior do que esse, além de lidar com o ódio extremo e com a loucura o protagonista precisa suportar dores excruciantes.

Um exercício de imaginação da decadência humana.

Henrique 23/12/2022

muito insano
se continuarem com essas coisas de arte de inteligencia artificial vai dar nisso dai visse

muito doido. eu vi um video de tipo 40 minutos falando sobre essa historia antes de ler e é muito pika.

Nanda 23/11/2022

AM, o computador, é dotado de inteligência sensível. Lúcido e torturado, declara, à maneira de Descartes: penso, logo existo. Subdivide-se em duas partes sendo a segunda uma consciência subjetiva que encara o mundo como objeto. A conseqüência imediata da sua grande capacidade de raciocínio em relação ao homem não é livrá-lo da dor, mas causar-lhe sofrimento. Em forma de metáfora, o computador AM projeta, com incrível intensidade, o dilema humano.
Sua consciência está encurralada e isolada no cárcere da própria capacidade de raciocínio.

Yasvie 18/10/2022

Essa não é uma história feliz.
É fácil de visualizar. Um mundo pôs-apocalíptico que foi destruído por uma inteligência artificial que começou ingenuamente como um simples computador criado pelos humanos, mas que ficou tão mais poderoso que os destruiu. O ser conhecido como AM, cheio de raiva e rancor decidiu manter vivos apenas cinco pessoas para tortura-los pela eternidade, o que já dura aproximadamente 109 anos.

E a AM sabe fazer muito bem o seu trabalho. Sinceramente as formas de dor infligidas e agonia que os cinco sentem são realmente angustiantes de se ler, mas falta uma certa profundidade nos personagens, o que faz com que não nos apeguemos tanto ao que lhes acontece, e quando o narrador, Ted, descorda de algum dos cinco ou reclama deles não é exatamente possível dizer se ele tem um ponto interessante ou não porque não há um passado que confirme nada.

Claro que se tratando de um conto as coisas precisam ser curtas, porém nesse caso existem buracos até de mais, e os questionamentos são importantes para o contexto final, e até mesmo para debates sobre se tudo narrado foi proposital como forma de demonstrar a perversidade da AM ou foi só um preconceito do próprio autor.

Por exemplo não sabemos como eles são mantidos vivos, mas isso é compreensível já que lemos pelo ponto de vista de uma dessas cinco pessoas, mas é difícil compreender com exatidão se eles estão mesmo fisicamente vivos ou só suas almas estão sendo torturada. Se eles estão na terra que foi destruída ou se literalmente na barriga da máquina. E que barriga seria essa? Ou até mesmo o motivo real disso tudo, já que a raiva não é nem um pouco justificada para com aquelas pessoas em específico.

A ÚNICA personagem feminina, Ellen, é extremamente maltratada, sexualmente e fisicamente pelos outros personagens que são todos homens, e que por terem todas suas características principais modificadas pela AM acabam por agir de forma diferente do esperado, e é isso que se entende pelas ações da Ellen, de como ela é tão passiva aos abusos e de como ela merece justamente por aquilo por supostamente gostar do que lhe acontece, e esse é o papel dela lá, um papel que deveria parecer como uma das muitas torturas mas sinceramente parece só um ponto de misoginia e machismo gratuitos já que ela não tem nenhuma outra função e recebe ódio gratuito do Ted e dos outros o tempo todo.

E porque o Ted é o favorito? Devemos supor que seja, assim como ele mesmo diz, o amor de Deus pelo seu filho favorito, mas, como ele próprio também diz, a AM não é Deus, então nada se encaixa pois sendo assim como o Ted descobriu uma forma de fugir daquilo tudo? Particularmente acredito que no fundo foi porque o Ted era o que mais odiava os outros quatro tanto quanto a AM os odiava. Imagem e semelhança.

Mas o final é consideravelmente interessante e realmente assustador, o nome do conto é o fim, a última frase, que significa algo literal mas também poético, porque mesmo que ele consiga gritar somente a AM o escutará e de que isso vale se só seu torturador te escuta, e de que isso vale se não existe mais ninguém para responder. E somente depois de tantos anos os odiando, 109, o Ted percebe que preferia a companhia do que sobreviver ali destruído mas consciente de tudo. Melhor viver com ódio do que viver sozinho.