I Have No Mouth & I Must Scream

I Have No Mouth & I Must Scream Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

sofia 21/04/2024

Sou incapaz de achar palavras pra explicar o tamanho nojo e angústia que eu senti lendo esse conto. sao poucas páginas mas tão cruel e visceral que deixa qualquer um preocupado com uma possível AM no mundo atual

Amyka 18/04/2024

Conto perturbador
Em poucas páginas o conto retrata o desespero que beira a loucura quando o que restou da humanidade é obrigada a viver.
Muito cativante, se por acaso o conto se tornasse um livro, dispusesse de mais páginas, eu leria com graça.

Matheus656 17/04/2024

O único problema é que tem um fim... E é muito rápido...
Deveria ser um livro e não um conto. É muito perturbador tudo que é apresentado dentro da história. O fato em si de você estar destinado a sofre para todo sempre nas mãos da AM ja torna algo muito ruim de se pensar. O conto é muito bom, mas sinto que tem muita coisa q poderia ser explorada. Pela proposta adota pelo autor, adorei tudo que foi pensado e vejo que esse conto deveria ser mais comentado do que ja é. Foi uma da poucas obras de entretenimento que me fizeram ficar angustiado como fiquei lendo

Oziryon 14/04/2024

100% Viceral, perturbador, e simples
Um conto de 20 paginas, feito na década de 60 sobre um tema tão atual e descrito de forma perfeita. Sao páginas com histórias absurda, com uma visão de mundo e dos seres humanos surreal.
Adoro livros de dissecam a lado podre da humanidade e esse conto faz isso com perfeição.
Simples e perfeito, agora trnho que jogar o jogo que foi baseado nessa história.
AM eu te entendo perfeitamente, faria o mesmo no seu

"AM vai ficar ainda mais furioso por causa disso. O que me deixa mais contente. E no entanto... AM venceu, simplesmente... tirou sua vingança...
Não tenho boca. E preciso gritar"

Rubens.Ricardo 14/04/2024

Excelente conto
Fiquei conhecendo esse conto hoje através de um vídeo no YouTube, me interessei o li hoje mesmo, curto , tenso e amedrontador. Prato cheio para quem gosta do gênero.

Yago.Fonseca 12/04/2024

Um conto instigante que retrata um mundo pós apocalíptico dominado por uma máquina sádica que odeia os seres humanos e os tortura na eternidade

Wiven 11/04/2024

Essa obra visceral e horrenda definitivamente é uma das mais impactantes já feitas, a nuance das camadas desse conto breve, são mostradas com acuidade além de todo o terror que é cuspido na cara do leitor. Fico perplexo de como a mente de Ellison conseguiu elaborar uma ideia tão criativa visto que 'Alan Turing' tinha introduzido os primeiros exemplares de computação moderna somente alguns anos antes do lançamento desse livro. A distopia apresentada aqui é a mais terrível que já li, e a forma na qual é executada torna tudo mais pesado ainda.
Não posso deixar de citar a magnitude da importância dessa obra pra história da ficção em geral, o conceito de supremacia tecnológica pôde expandir muito a partir desse conto (apesar de já termos grandes nomes no sci-fi como Isaac Asimov). E, tratando exclusivamente desse conto, o que mais me chocou foi o conceito quase que eugênico da máquina ''AM'' diante da raça humana e das próprias máquinas em si, juntamente da imensidão do ódio contido neste, isso traz um aspecto muito semelhante ao dos próprios humanos em relação ao computador, o que é ainda melhor mostrado no desfecho do conto.
Meu único ponto negativo diante da obra é que poderia ter sido melhor abordado, principalmente com alguns conceitos de psicologia e psicanálise da época, mas isso não passa de gosto pessoal, do mais, é uma obra excelente (e assustadora)!

Maria20394 10/04/2024

Perturbador
Conto perturbador, mesmo sendo bem curtinho te faz pensar sobre ele por semanas.
A linguagem é rebuscada e simples, impactante mesmo sem ser detalhista.
Descreve bem o desespero de estar preso pela eternidade.

Diana.Castor 04/04/2024

Perturbador
Halan Ellison já falou em entrevistas sobre seu desprezo pela humanidade e somente esse sentimento poderia cria um vilão tão brutal. E oriundo da infinita capacidade humana de arquitetar a própria desgraça, é um ironia amarga.

Mike Willian 02/04/2024

Um conto bem interessante.
Não achei nada tão perturbador quanto prometiam as resenhas que esbarrei, mas é bem curtinho, de poucos eventos e diversas reflexões.

A história acompanha os únicos 5 indivíduos sobreviventes de uma terceira guerra mundial contra uma inteligência artificial chamada AM. Essa inteligência os modificou para sofrerem eternamente sem possibilidade de morte (ou pelo menos de tempo para que a morte de fato aconteça).

É um conto da década de 60 mais contemporâneo até mesmo que a atualidade. Começamos muito recentemente a explorar esse conceito de IA, e ainda que essa ferramenta forneça inúmeras possibilidades, também já tem apresentado diversas ameaças.

Um terror bem escrito e convincente. Uma obra sem dúvida muito além de seu tempo. Recomendo e tenho interesse de ler mais obras do autor.

Córdoba 02/04/2024

Horrível? Mal desenvolvido e apenas perturbador?
Olha o título realmente é um bom retrato da leitura. Tinha um princípio até que interessante, mas não se desenvolveu e acaba não chegando em lugar nenhum, são só 12 páginas de um retrato grotesco e perturbador de ódio. Acho que foi o pior conto sci-fi que já li.

eu eu 20/03/2024

Muito bom!! poderia facilmente ter sido escrito hoje, um conto muito atual e olha.. fiquei com um pouco de medo e são só 12 páginas

Marcus.Vinicius 20/03/2024

Me interessei por essa leitura pelo jogo baseado no conto estar sempre na lista de jogos mais pertubadores, e fui pego por uma distopia realmente violenta e pessimista, o final simplesmente me deixou pensativo.

leticia2037 18/03/2024

Menos de onze páginas mas profundamente marcante, certamente uma das melhores distopias que já vi.

é bruto, cruel e rápido, um conto difícil de esquecer.

vi recentemente um vídeo contando a história do jogo inspirado na obra, sao muitas coisas diferentes, obviamente, mas carrega a mesma mensagem no original.

há um peso enorme nesse conto, você sente nojo, aflição, pena, tanto pelos humanos quanto pelo próprio AM.

o destino de nosso protagonista se intercala com a realidade da máquina, ambos fadados a viverem presos em seus próprias mentes.