Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

Frívolo 07/01/2024

A obra te faz sentir o que ela propõem, te molda e faz com que você sinta repulsa em momentos, te aprofunda em um vasto nível de maldade extrema; fascinante, achei interessante.

Oliver60 09/12/2023

Só queria ler um sci fi e agora é definitivamente o livro mais angustiante (?) que eu ja li, adorei ?

sadbroccolitree 03/11/2023

Perturbador
Fiquei sabendo da história por conta de um jogo de video game e fui arrebatado pela bizarrice do conto I Have no Mouth, É intrigante, assustador e envolvente.

Iris 27/10/2023

Brutal
Foi uma leitura rápida, assustadoramente rápida para dizer a verdade, mas inegável brutal, intensa e desconfortável, gostei muito do conto, mesmo sabendo que ele não é para todo mundo

Maxima.Luiza 19/10/2023

A melhor loucura que já li
O livro conta a história de um grupo de pessoas presas por uma inteligência artificial (AM) em um espaço totalmente controlado por ela. A inteligência sente ódio dos humanos por terem a criada e não lhe dado forma ou sentimentos (pelo menos foi isso que entendi). O grupo é torturado cotidianamente e é sempre impedido de morrer. Então, eles vivem durante MUITOS anos apenas em sofrimento, o que os faz tomar várias decisões grotescas e impensáveis em situações normais. É o tipo de livro que você acaba e fica encarando a parede por uns 15 minutos. + É uma leitura bem agonizante, principalmente pra quem gosta de se colocar no lugar dos protagonistas.

ToniGuilher 16/10/2023

Quando vou trabalhar, fico com a personalidade dessa IA KKKK
Grotesco, Claustrofóbico e total sentimento de impotência, isso foi muito bem escrito, e que título maravilhoso, é uma pena que seja tão difícil ter uma versão física, num compilado de contos ou algo do gênero, uma das melhores coisas já escrita.

Gabi1568 09/10/2023

Que loucura foi essa
Amei. Não sabia o que esperar, e foi uma loucura imensa.

Este livro é uma viagem para um mundo que foi dominado por uma máquina pensante que aniquilou a todos, com exceção de 5 pessoas, que ela manteve para torturar por seu próprio prazer.

A leitura inteira é agoniante, mas principalmente o final, que me fez sentir lá no lugar do protagonista e uma sensação de desconforto.

Se fosse maior, eu leria. Mas está perfeito desse tamanho!

06/10/2023

Eu li por causa do jogo, é bem grotesco e perturbador, mas não sei se eu entendi muita coisa da história

Fran 05/10/2023

Essa é literalmente a pior distopia que já li em toda minha vida. É incrível como Harlan Ellison aborda o tema de inteligência artificial de uma forma tão criativa. As referências filosóficas, os personagens humanizados e o plot da história te faz perder toda esperança,perfeito para o cenário apresentado. A linguagem do livro é simples e o tempo dá história é curto,wntao acho perfeito para aqueles que não têm o hábito de leitura mas adoram uma boa distopia e histórias de apocalipse. Não tenho boca e preciso recomendar este conto maravilhoso haha.

tijon 02/10/2023

Acho impossível o jogo conseguir expressar visualmente o que esse conto te faz imaginar.
infelizmente li ele almoçando aliás.
e incrível que a misoginia foi mais nojenta que algumas partes.

Lucy.nee 29/09/2023

Pertubador
Como um conto tão curto pôde me causar tanta agonia? Dizer que gostei do conto seria obviamente mentira, mas acredito que o autor não queria que as pessoas gostassem disso, pelo contrário, ele descreve com tanta transparência que causa um sentimento muito ruim e estranho. As torturas físicas, parecem não chegar aos pés das psicológicas, o ódio que AM tem pela humanidade me fez sentir medo e o modo como ela ou ele se vinga é de tamanha crueldade que pode assombrar o leitor.
Esse conto faz jus a fama, e eu consigo entender porquê ele é considerado um conto tão bom. O autor não se importa com os personagens, nem com a personalidade deles, nem com desenvolvimento ou coisa parecida, porquê o ponto desse conto é AM e o ódio da máquina pela humanidade, a sua vingança, que poderia durar milhões de anos e ainda assim ela não cansaria, nem todo o sofrimento causado a Ted seria o suficiente, nem mesmo poder tirar sua própria vida, ele torna-se imortal e é condenado ao sofrimento e a solidão, seus últimos pensamentos são o título do conto, e parecem ser um último pedido, um único desejo, ele só quer gritar, e não consegue.

lotuss 13/09/2023

À nossa imagem e semelhança
Fiquei um tempo pensando nesse conto, muito bizarramente atual apesar de ter sido escrito nos anos 60. Em todo lugar tá se falando dos "perigos da inteligência artificial" ? por causa das MUITAS referências cinematográficas ou literárias que a gente tem em que isso deu bastante errado). Mas eu nunca vi um autor tomar tanta liberdade, e eu não digo só sobre a premissa, mas sobre a linguagem, sem escrúpulos ou censuras ? e pra piorar, em primeira pessoa. Nesse conto, uma inteligência artificial senciente criada na Guerra Fria percebe que odeia a humanidade. Depois de dizimar quase toda a vida na Terra, ela percebe que sua diversão está prestes a acabar. Assim, "poupa", se é que posso usar esse termo, as cinco últimas pessoas, as quais tortura diariamente, pra sempre, sem fim, manipulando seus corpos e suas mentes numa loucura cíclica.
Suja, visceral e desumana, acho que essas são as melhores palavras pra definir essa história que narra o pior destino pra humanidade, pior que a morte. Criação se volta contra criador ? com certeza criado à sua imagem e semelhança, porque o sadismo atribuído à máquina é intrisecamente humano. Isso é, até chegar no ponto de ultrapassar os homens, como o computador o fez em todos os âmbitos. O "computador", essa inteligência artificial que antagoniza a raça humana, a AM, de "therefore I Am", penso logo existo, e de "Yahweh", o nome do deus judaico, que significa "eu sou", é imaginada como um homem pelo protagonista. Paternal; patriarcal, poderoso. É assim que ele imagina uma verdadeira ameaça: à sua imagem e semelhança.
O final é tão amargo, tão sinistro que me deixou uma sensação ruim, perturbadora, que na verdade acompanha quem lê desde as primeiras frases. É um conto de terror. E como não poderia ser? A humanidade tá sempre tentando criar uma versão maximizada das suas qualidades, mas será que estaria preparada pra lidar com uma versão maximizada do que há de pior em nós?

"[...] Se algum dia houve algum Jesus e se existir algum Deus, eu imploro, eu suplico, tire-nos daqui, ou pelo menos nos deixe morrer, porfavor. [...]"
" [...] Assim, outra verdade se tornou horrorosamente clara para nós: se existiu um Jesus e se existe um Deus, então esse Deus só pode ser AM."

lara.readings 29/08/2023

I?ve got no mouth
Me decepcionou bastante? achei os contos sem pé nem cabeça, eu fiquei perdida em TODOS, pq você demora a entender o que ta acontecendo? acho que só gostei do primeiro pq gosto dessa vibe distópica.
Fora isso, deixou a desejar, não via a hora de acabar