O Fundo é Apenas o Começo

Brendan Shusterman

Resenhas - O Fundo é Apenas o Começo

Yasmin.Fontes 07/08/2021

Genial
Primeiro, é uma história "baseada" em acontecimentos reais. Isso porque o filho do autor sofre do mesmo transtorno mental que o Caden, protagonista da história. O autor conta sobre o trabalho em conjunto que ele e seu filho tiveram para explorar esse mundo sombrio da mente humana.
O início é um tanto confuso e parece que não vai ser uma história que faça sentido. Mas continua a leitura, porque o final é tão perfeitamente genial que tudo - TUDO MESMO - se encaixa e faz muito sentido. Virou um dos meus livros favoritos e foi uma história que continuou na minha mente, de tão profunda que é.

Amanda Barboza 06/02/2021

Terminei a leitura entre sorrisos, lágrimas e catarro. Que livro!
O escritor tem muita sensibilidade, já quero mais livros dele.
E Caden, ai, foi realmente muito intenso acompanhar sua jornada.

Bruna Lima 18/01/2021

Navegar nas profundezas da mente de alguém que tem dificuldade de distinguir o que é real ou não é no mínimo algo intrigante e interessante.

O autor utiliza de certa forma do lúdico para apresentar ao leitor como funciona a cabeça de uma pessoa que sofre de alguma doença mental, nisso, acompanhamos a história do jovem Caden e sua vivência com sua família, amigos e abordo de um navio para registrar uma viagem, e ao longo do livro essas partes da vida do personagem se interligam mostrando suas angústias, medos e descobertas.

Uma leitura que num primeiro momento pode ser confusa, mas a cada capítulo vai ficando mais claro, e o próprio leitor irá descobrir coisas assim como o personagem.

Uma leitura sensível, delicada e real.

Giuliane.Souza 19/01/2021

Uau
Um livro que parece não ter sentido nenhum, mas tem todo sentido do mundo. Diversos sentimentos que eu mesma já tive explicados de uma forma que eu jamais sonharia em explicar. Muito bom

Dê Literatura 19/01/2021

Mensagem positiva para quem sofre
Este livro se mostrou um pouco difícil para mim apesar das poucas páginas. Motivo? Eu pessoalmente nunca acho fácil leituras com temáticas acerca de saúde mental.

Mas diferente de outros livros que eu li sobre dificuldades psicológicas e físicas eu senti que o autor aqui quis transmitir através do livro uma mensagem positiva para as pessoas.

Ou seja, quem tem uma doença mental como esquizofrenia e bipolaridade pode sim ter uma vida tranquila com a ajuda certa.

Este livro só não me conquistou tanto assim porque senti dificuldade de imersão nos capítulos do navio ou nos trechos que os momentos se mesclaram.

Duda 20/01/2021

O fundo é apenas o começo
Um livro incrível sobre queda e superação que prende do início ao fim.

manu ×× 20/01/2021

Se você pensa em abandonar esse livro no começo porque é confuso e não está entendendo nada, por favor, NÃO FAÇA ISSO. Cada detalhe que parece não fazer o menor sentido, faz sim, e descobrir como, é incrível. A jornada do Caden é fantástica e a nota do autor é de quebrar o coração.

betina 07/12/2021

Obrigada Neal.
Segunda leitura e continua sendo um dos meus livros favoritos. Foi incrível acompanhar a jornada do Caden mais uma vez e sentir aquele quentinho no coração vendo o desenvolvimento dele. Leitura super importante e mais do que recomendada!

Tailane.Carine 25/12/2021

Muito bom!
Levei um tempo pra terminar a leitura, em alguns momentos você se sente tão desconfortável, mas continua, a realidade é essa, devemos compreender que cada mente tem seu modo particular de pensar e agir.

Suzana.Alencar 27/12/2021

Apaixonada!
E eu que nem esperava tanto do livro, fiquei completamente apaixonada e com uma dorzinha pelo término. Livro surpreendente, sensível e envolvente; no fim, uma agradável surpresa! Viajar na mente de Caden a cada segundo que ele se descobre e redescobre em sua atual situação, é fascinante. Cada metáfora utilizada, personagem e sintoma que emerge, traz a tona como é viver na mente de quem está em processo de adoecimento. De fato, para Caden, chegar ao "fundo" foi só o início do seu reencontro consigo.

Lelê 23/01/2021

Triste e necessário
Um livro extremamente triste, profundo e necessário para entendermos as facetas das doenças mentais. Contém gatilhos e não é recomendado para pessoas sensíveis!

flav 23/01/2021

Confuso
É, não foi pra mim... Era tudo tão confuso que eu não conseguia prender minha atenção na leitura e acabava me distraindo muito, tanto que levei muito tempo pra ler um livro que achei que leria em um dia.

Lis 23/01/2021

Super indico ... Mas, ao iniciar sua leitura, é bom que você saiba do que trata o livro, se não como eu, pode ser que tenha vontade de desistir da leitura por não estar entendendo nada, e perder a oportunidade de ler um bom livro.

Depois da "confusão" inicial, a leitura é instigante e reflexiva ...

isapriori 23/01/2021

Genial
No começo eu estava achando o livro bem confuso e em alguns momentos perdi a paciência por conta disso, mas depois tudo é explicado.
O tema principal do livro é muito importante e todos deveríamos conhecer e se informar mais sobre, e o autor abordou ele com muita responsabilidade. Eu me surpreendi bastante com o livro, e foi incrível ver o desenvolvimento do personagem principal. Como sempre, Neal Shusterman não me decepcionou.

@mcaroliinaq 24/01/2021

Eu demorei para me situar na história, mas ainda bem que não desisti logo de começo. Eu já tinha lido brevemente que essa história ia abordar questões de saúde mental, mas de forma ALGUMA esperava que fosse me embrenhar com o protagonista em uma jornada tão densa. Essencial e diferente de tudo que eu já li.