O Fundo é Apenas o Começo

O Fundo é Apenas o Começo Neal Shusterman
Brendan Shusterman

Resenhas - O Fundo é Apenas o Começo

Cyntia Bender 06/04/2020

Não sei nem por onde começar.
Chegar ao fundo foi uma aventura. Só tenho a declarar que não tem como descrever a experiência dessa leitura, porque simplesmente vai além das minhas impressões do livro, vai ao ponto de conseguir sentir e entender o que é não controlar o mundo em que o teu cérebro habita, o que é realidade e o que não é.. entender onde é o fundo e como as pessoas chegam nele, e como escapam dele. Falar que o tema é sobre distúrbios psicológicos, não exprime o que é viver dentro da cabeça do protagonista enquanto a realidade se mistura com outra realidade alternativa, mas que sabemos que não é realidade e ao mesmo tempo parece muito real. Quer uma leitura pra sair do conforto da vida? Essa leitura eu super indico.

Yasmin.Fontes 07/08/2021

Genial
Primeiro, é uma história "baseada" em acontecimentos reais. Isso porque o filho do autor sofre do mesmo transtorno mental que o Caden, protagonista da história. O autor conta sobre o trabalho em conjunto que ele e seu filho tiveram para explorar esse mundo sombrio da mente humana.
O início é um tanto confuso e parece que não vai ser uma história que faça sentido. Mas continua a leitura, porque o final é tão perfeitamente genial que tudo - TUDO MESMO - se encaixa e faz muito sentido. Virou um dos meus livros favoritos e foi uma história que continuou na minha mente, de tão profunda que é.

Tailane.Carine 25/12/2021

Muito bom!
Levei um tempo pra terminar a leitura, em alguns momentos você se sente tão desconfortável, mas continua, a realidade é essa, devemos compreender que cada mente tem seu modo particular de pensar e agir.

Sat 28/12/2020

Impressionante a maneira com a qual Neal Shusterman nos traz o interior de uma mente transtornada sem fazer tudo soar absolutamente (e somente) transtorno. Curioso, não? Neal conseguiu escrever sentido por entre cada delírio do protagonista, o que me encheu de satisfação ao ler porque, confesso, não suporto a loucura interminável descrita nos outros livros de personagens esquizofrênicos, em que as páginas são preenchidas com surtos e mais surtos que não vão a lugar nenhum no aspecto narrativo. E é exatamente essa construção impecável que diferencia "O fundo é apenas o começo" de "A menina submersa" e outros do gênero, revelando um brilho especial, que vale cada prêmio que essa obra recebeu.

fev 16/01/2021

Transtorno mental em um excelente e exaustivo texto
#MLV2021 #TimeHades

O Fundo é apenas o começo é um panorama geral sobre como os transtornos mentais agem em nosso corpo, sistema, vida, espaço e com aqueles que estão ao nosso redor. Nesta obra vamos acompanhar Caden Bosch e a evolução do seu transtorno mental até o momento em que acaba sendo internado para o começo do tratamento.

A construção desse texto é simplesmente incrível. O que Neal Shusterman faz para diferenciar a realidade dos momentos de delírio que Caden Bosch é sensacional. Com o passar do tempo e do tratamento quando Caden fica mais lúcido, mas ainda assim com rápidos episódios de delírio o texto mostra essa pequena diferença. Não tem como não admirar. As metáforas que relacionam mentais funcionam perfeitamente. Tanto que no começo do livro é difícil se acostumar com o ambiente.

Apesar de não ser tão didático ainda consegui relacionar essa obra com Uma história meio que engraçada do Ned Vizzini. As obras têm suas semelhanças ao retratarem adolescentes que vivem com transtornos mentais e acabam internados e iniciando um tratamento. Só que a obra de Vizzini é menos complexa ou fatigante. Apesar da grande construção de Shusterman, para mim, o livro muitas vezes era meio cansativo, enfadonho mesmo com capítulos super pequenos. Isso acontecia principalmente nos capítulos onde os delírios de Caden estavam presentes. Acredito que de alguma forma mostra a realidade exaustiva, o fastio mental de quem vive com transtorno mental. Os momentos de delírios era como se eu estivesse lendo algo escrito em fluxo de consciência. Apesar de não ser tão complexo exige muito da nossa concentração. Também achei os personagens um pouco menos carismáticos em relação a Uma história meio que engraçada.

Enfim, acho o livro bem construído em sua forma. Ele cresce quando conseguimos diferenciar os momentos de delírio e realidade, mas até lá se torna exaustivo. No entanto, acredito que é uma obra excelente para captar e entender como adolescentes com transtornos mentais se sentem. É uma construção de imersão poderosa e relevante. Além de apresentar um ponto que considero importantíssimo: não é só sobre o sofrimento, mas também sobre como viver em tratamento com algo que não te abandonará. A mensagem sobre a relevância de se tratar é um acerto. Por isso, deixo a minha indicação.

RhaianyCorrea 10/04/2021

Cara, o Livro mais complexo que já li. Me perdi várias e várias vezes. Mas eu amei a leitura. No final tudo se encaixa. Fico feliz de não ter desistido desse livro

Bruna Lima 18/01/2021

Navegar nas profundezas da mente de alguém que tem dificuldade de distinguir o que é real ou não é no mínimo algo intrigante e interessante.

O autor utiliza de certa forma do lúdico para apresentar ao leitor como funciona a cabeça de uma pessoa que sofre de alguma doença mental, nisso, acompanhamos a história do jovem Caden e sua vivência com sua família, amigos e abordo de um navio para registrar uma viagem, e ao longo do livro essas partes da vida do personagem se interligam mostrando suas angústias, medos e descobertas.

Uma leitura que num primeiro momento pode ser confusa, mas a cada capítulo vai ficando mais claro, e o próprio leitor irá descobrir coisas assim como o personagem.

Uma leitura sensível, delicada e real.

Giuliane.Souza 19/01/2021

Uau
Um livro que parece não ter sentido nenhum, mas tem todo sentido do mundo. Diversos sentimentos que eu mesma já tive explicados de uma forma que eu jamais sonharia em explicar. Muito bom

Dê Literatura 19/01/2021

Mensagem positiva para quem sofre
Este livro se mostrou um pouco difícil para mim apesar das poucas páginas. Motivo? Eu pessoalmente nunca acho fácil leituras com temáticas acerca de saúde mental.

Mas diferente de outros livros que eu li sobre dificuldades psicológicas e físicas eu senti que o autor aqui quis transmitir através do livro uma mensagem positiva para as pessoas.

Ou seja, quem tem uma doença mental como esquizofrenia e bipolaridade pode sim ter uma vida tranquila com a ajuda certa.

Este livro só não me conquistou tanto assim porque senti dificuldade de imersão nos capítulos do navio ou nos trechos que os momentos se mesclaram.

Duda 20/01/2021

O fundo é apenas o começo
Um livro incrível sobre queda e superação que prende do início ao fim.

manu ×× 20/01/2021

Se você pensa em abandonar esse livro no começo porque é confuso e não está entendendo nada, por favor, NÃO FAÇA ISSO. Cada detalhe que parece não fazer o menor sentido, faz sim, e descobrir como, é incrível. A jornada do Caden é fantástica e a nota do autor é de quebrar o coração.

Ricc 03/05/2021

Sensível e tocante
Caden tem 15 anos, é um filho e aluno exemplar. De um tempo pra cá vem apresentando algumas mudanças de comportamento. Ele diz que está na equipe de corrida da escola, mas a verdade é que ele tem feito longas caminhadas, envolto em seus pensamentos.

Caden está a bordo de um navio rumo à Challenger Deep, uma depressão marinha conhecida como o lugar mais remoto da terra.

***CONTÉM SPOILERS***

A primeira impressão que temos ao iniciar a leitura é de que esse será apenas mais um livro de aventura juvenil. Mas essa é só a primeira impressão.

De um lado temos Caden em sua vida literal, do outro, Caden está a bordo de um navio. Intercalando entre capítulos ambas as perspectivas, somos imersos no universo de Caden. E então, podemos ter uma noção do quão complexo é a mente de quem possui algum transtorno mental.

A abordagem de Neal é perspicaz, tocante e sensível, repleta de analogias e metáforas. Em muitos momentos eu me vi emocionado, aflito, tocado e confuso, assim como Caden. Os conflitos e a linha entre realidade e imaginação é tênue. É difícil dimensionar o que é real e o que é fantástico.

Somos internados em uma Unidade de Psiquiatria junto com Caden. Sentimos seus temores, seu desespero. Também estamos a bordo do navio, rumando à Challenger Deep, questionando se devemos confiar no papagaio ou no capitão. E, paralelamente a isso, acompanhamos o drama de outros personagens, como Calíope e Hal.

Aprender um pouco mais sobre transtornos e doenças mentais foi muito importante, necessário. Não é uma ilusão, é real. Não é simples, é complexo.

Uma experiência única. A empatia é profunda.

***

UM RELATO PESSOAL...

Tenho um primo de 8 anos que está inserido no espectro autista. E, apesar dele possuir um diagnóstico diferente do de Caden (esquizofrenia), eu consegui enxergar muito melhor alguns traços, falas e comportamentos do meu primo. Acrescentou muito em minha vida.

Obrigado, Neal.

***

- Challenger Deep 1: as histórias de Calíope e Hal também me tocaram profundamente. A tentativa de suicídio me deixou angustiado e chorei.

- Challenger Deep 2: me coloquei no lugar dos pais de Caden em vários momentos e isso me fez refletir demais.

- Challenger Deep 3: Neal foi corajoso e sensível em expor algo tão pessoal de uma forma tão pública. Compartilhar sua experiência não deve ter sido fácil, mas foi um lindo gesto em busca de empatia. Fica aqui minha admiração.

- Challenger Deep 4: a evolução dos desenhos junto com a evolução do personagem foi algo tão sutil e inteligente. Brilhante!

Lelê 23/01/2021

Triste e necessário
Um livro extremamente triste, profundo e necessário para entendermos as facetas das doenças mentais. Contém gatilhos e não é recomendado para pessoas sensíveis!