O Fundo é Apenas o Começo

Brendan Shusterman

Resenhas - O Fundo é Apenas o Começo

Alê 25/01/2021

Recomendo
Um pouco lento no começo,mas as peças vão se encaixando, leitura rápida e todas as metáforas criadas pelo autor são inteligentes e bem construídas. Fui recomendada á ler o ceifador, espero gostar também?. Me senti imersa na mente do caden.

Jade 21/01/2021

Surpreendente!
Adorei! Recomendo fortemente! Diferente de tudo o que já li!

Laura.Novelli 24/02/2021

Leitura profunda, e apenas o começo
Como ter ideia das coisas que podem passar pela mente humana? E se esta mente está carregada por transtornos? E se, ainda, nem tem-se a maturidade que a idade adulta pode trazer consigo, para ajudar a lidar com essa condição?

Neste romance, Neal Shusterman nos leva numa profunda viagem pela mente de um garoto, que poderia ter sido (ou ainda vir a ser) eu ou você. Ou um amigo, ou um filho. Onde podemos ter um vislumbre do que pode acontecer em nossas mentes.

Uma narrativa impactante, que pode parecer bastante confusa no início (como pode de fato o ser para pessoas com transtornos mentais), mas que carrega uma quantidade impressionante de sentimentos.

Basta se deixar levar por suas palavras e prestar atenção aos detalhes mais sutis.

Victor Moreira 30/01/2021

Uma história, um ponto de vista. Mas além disso, uma verdade
Quando vc começa a ler, vc não tá entendo nada, e quando vc chega no final, parece que vc tá no começo. Mas o que realmente importou para mim, foi o meio.

Eu olho pro Caden e vejo um adolescente com problemas. Eu não consiga ver ele como uma pessoa doente, e é sobre isso a história. É sobre mostrar que até nos atos humanos mais loucos, existe um fundo de sensatez e raciocínio. É sobre vc ver além da doença, é vc ver quem está ali sentido e convivendo com ela.

Uma história de aprendizado e entretenimento. Vc consegue ler como uma simples história, mas vc sente o peso que ela tem e isso é incrível!

Caio Medeiros 19/01/2021

Maravilhoso
no inicio é muito confuso mas no decorrer da historia tudo começa a fazer sentido
Enaile da Cruz 20/01/2021minha estante
Tô confiando em você

Caio Medeiros 20/01/2021minha estante
??

Vivs | vivsbookshelf 20/01/2021

Precisamos compreender como é navegar por águas obscuras
Não é uma leitura fácil. Além de conter diversos gatilhos de transtornos mentais. O autor mesclou capítulos de realidade e imaginação.

Depois que a leitura fluiu, consegui compreender as situações que o personagem narra e como ele lida com a doença e o tratamento. Porém os trechos imaginários em que o personagem passa a bordo do navio, foram difíceis de manter um ritmo de leitura.

De qualquer forma, é um livro incrível para quem deseja entender um pouco mais sobre esquizofrenia e bipolaridade.

?Por fim, esperamos que, quando o abismo olhar para você - como sempre acontece -, você seja capaz de retribuir o olhar corajosamente?, Neal Shusterman

ems 16/01/2021

é...
achei os primeiros capítulos confusos e não consegui me conectar com o caden, porém é um assunto necessário e gostei da abordagem que o autor usou no decorrer do livro

Yasmim Braga 28/04/2021

Necessário
A narrativa é pela perspectia de Caden e vai se alternando entre cenas flashbacks da escola (passado), ele na clínica psiquiatra (presente) e dele no navio (alucinação). Acompanhar sua jornada é difícil e descobrimos o quão complicado é para ele lidar com o que sua mente cria e a realidade. As vezes, os dois se misturam de tal forma que fica confuso e ele não consegue perceber. Para quem está de fora, é fácil julgar, é fácil dizer "controle sua mente" e tudo mais. Acho que essa leitura foi super importante para que eu tivesse uma melhor compreensão de como é uma pessoa com esquizofrenia. Como é estar dentro da cabeça dela, nos surtos e não-surtos. Confesso que é de apertar o coração e faz com que a gente queira entrar na história, abraçar Caden e dizer a ele que vai ficar tudo bem. Tem a questão da depressão também, uma parte triste porém trabalhada de forma mais leve. Na verdade, o tema é pesado e algumas cenas também, porém boa parte foi desenvolvida com delicadeza e sensibilidade, o que gera ainda mais empatia por Caden. Confesso que o início é mais lento, até porque são três formas de narrativa diferentes, contudo, quando cheguei no fim e tudo se conectou, percebi o quão talentoso foi o autor na construção dessa história. Recomendo para todos que queiram entender mais sobre como vive alguém com transtornos mentais ?

annnnnnnnnnnnna 29/07/2020

"nossa esperança é de que o fundo é apenas o começo conforte aqueles que passaram por isso e lhes mostre que não estão sozinhos. também esperamos que ajude outros a sentirem empatia e a compreenderem como é navegar pelas águas obscuras e imprevisíveis dos transtornos mentais." (nota do autor)

Luísa 10/04/2021

Quis abandonar, mas no fim foi favorito
Demorei a conseguir escrever sobre esse livro por ele ser completamente diferente de tudo que já li.

Em O fundo é apenas o começo, entramos dentro da cabeça de um adolescente que luta contra uma doença mental. A história então é bastante confusa e repleta de metáforas e alegorias, como deve ser a mente de um garoto com a doença.

É difícil tentar dar uma sinopse do livro porque passei boa parte dele sequer compreendendo o que estava acontecendo até todos os pontos se conectarem. Temos várias partes que se passam dentro de um barco, com toda uma tripulação, capitão etc e, quando entendemos o que cada elemento representa, é magnífico.

Acho que falei, falei e não falei nada, mas é que entrar nesse livro sabendo pouco sobre ele me parece ser a melhor opção. Amei muito a experiência ao final, se tornou um favorito ainda que tenha pensado em desistir dele no meio do caminho (ainda bem que não desisti!).

Lala 04/02/2021

Uma leitura mais que necessária
Um livro cujo o começo é difícil de engatar e compreender, confesso que pensei em abandonar, mas a partir dos 50% do livro as coisas começam a fazer sentido.
Gostaria de deixar meus parabéns para o autor, o livro é simplesmente maravilhoso, trazendo uma nova perspectiva não só sobre a esquizofrenia como das doenças mentais no geral.

ana carolina 13/02/2021

Pra vc que não entendeu o livro:
Vamos lá, esse livro de fato não é "bom" por se uma leitura agradável de ser lida, mas sim por ser um livro profundo, que tem uma profunda análise psicóloga da mente de Caden.

Ele é todo metafórico, por isso ele é confuso, a gente tem que entender a comparação entre as duas realidades que Caden vivência, a real e a que ele criou como um "escape".

Todos os personagens criados em sua mente se relacionam com os reais e eles são fundamentais para auxiliá-lo a superar seus episódios.

O que seria esses episódios? eles são basicamente o pior estado mental que ele pode chegar, esse seria seu limite, seu fundo do poço. Ele chega nesse limite no final do livro, naquela parte que ele encontra as moedas de chocolate e tals, e o pedacinho de céu (a peça que estava em seu bolso) é o que o ajuda a sair de lá, e assim superar seu episódio.

Já o nome "o fundo é apenas o começo" faz referência aquela parte em que o capitão chama ele pra uma nova "viagem", essa viagem seria um começo de uma nova crise ou agravamento da doença.

Ele se recusa a ir, ou seja, ele está bem, não quer passar por tudo aquilo novamente, mas entende que tudo aquilo que passou (sua doença, sintomas e afins) nunca vai de fato acabar, aquilo é só o começo, ele sabe que em outros momentos da vida isso pode acontecer de novo, por isso ao chegar lá no fundo ele compreende que foi só o começo, apenas seu primeiro episódio, aquilo vai estar com ele pra sempre.

"- Sim, você alcançou o fundo, mas o fundo se torna ainda mais profundo a cada viagem; você sabe disso, não sabe?"

O capitão sempre vai estar a espera. Nunca irá embora. Com o passar do tempo pode haver outras viagens, outros mergulhos. E talvez um mergulho tão fundo que a Serpente Abissal o pegará, e não haverá retorno.

Coisas assim acontecem...
...mas não hoje

Forças Caden

Espero que tenha feito um pouco mais de sentido agr, esse livro se tornou muito especial pra mim, e foi "hypado" por toda a carga emocional que ele transmite, não por ser agradável e gostosinho de ler. Mas se msm assim vc não conseguiu gostar do livro, tudo bem, é normal cada um pensar diferente, quem sou eu pra falar ao contrário kkkkkk

Ludy @emalgumlugarnoslivros 15/04/2020

O fundo é apenas o começo - Neal Shusterman
270 páginas/Editora Valentina

Contém gatilhos

"As coisas que sinto não podem ser traduzidas em palavras, ou, se podem, são palavras numa língua que ninguém pode compreender."

Caden Bosch não está nada bem.
Dividido entre a vida pessoal e a vida em alto-mar, ele precisa lutar para se manter no ar.
Porém, essa missão não é fácil. De um lado, ele se sente perseguido; do outro, vive um dilema por conta de um papagaio e um capitão.
Conhecer a história de Caden Bosch é mergulhar profundamente na mente humana, sem saber que o fundo é apenas o começo.

Ah, o que dizer desse livro que me fez sentir tanto?
Iniciei sentindo uma certa confusão, até porque os capítulos são alternados entre três ambientações.
Aos poucos, percebi que isso era proposital; e isso me ajudou a criar uma conexão e a separar o real do imaginário.
Na medida que a história vai se desenvolvendo, as peças vão se encaixando. Tudo faz sentido e surpreende.
Caden me cativou e me deixou apreensiva. Queria apenas abraçar ele e dizer: "Fica aqui".
Os pais e amigos, de uma maneira sutil, ganharam destaque. Isso permitiu sentir a impotência e o desespero que sentem.
Da metade em diante, fiquei imersa na história. Fui tocada, senti o impacto e chorei. Partiu meu coração, para só depois acalentar com esperança.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do Neal, e estou satisfeita.
Ele fala sobre os transtornos mentais (esquizofrenia, depressão, ansiedade...) com propriedade, respeito e delicadeza. Ele vivenciou a doença através do filho.
Neal trouxe um tom leve e descontraído; e isso equilibrou o peso que a saúde mental traz.
Ele dispensa rótulos e cria uma história que é um misto de aventura e conscientização.

O fundo é apenas o começo é uma leitura comovente, intensa, profunda e reflexiva.
Uma leitura para mergulhar na mente humana e sentir os medos e anseios.
É 100% sobre saúde mental. É sobre lutar contra monstros internos, superar e seguir em frente.
Apesar de tudo, é possível conviver com a doença. Há esperança, e essa mensagem é valiosa.
Se permitam conhecer essa leitura e sentir tudo o que ela tem a oferecer.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

blacktonks 31/01/2021

Os livros do Neal sempre são uma gostosura de se ler, a escrita dele sempre te pega pelo braço e te imerge na história e com "o fundo é apenas o começo" não foi diferente.
Embora o livro seja tenso e bem pesado em algumas partes, é fenomenal a maneira como o escritor conseguiu falar sobre o assunto sem romantizar, com uma baita riqueza de detalhes e direta.
É um livro de leitura no início bem confunda, sobre um assunto sério e que trás uma mensagem linda.

Line Ls 26/06/2020

Uma experiência á parte na literatura
É difícil falar sobre um livro que é tão profundo,delicado e cheio de camadas como esse, mas acho que EXATAMENTE POR ISSO É NECESSÁRIO e merece todas as resenhas possíveis..

Como portadora de alguns transtornos mentais,tinha certeza de que seria uma leitura íncrivel, e realmente foi,Uma vez que me identifiquei logo na primeira página,Mas como eu não imaginava que seria tão denso,acabei levando mais tempo do que imaginava pra ler e compreender as reflexões por trás de cada personagem criado (o que talvez explique o motivo pelo qual muitas pessoas vão ter dificuldades em finalizar e interpretar essa história) mas,ainda assim,Quando vc entra fundo e verdadeiramente na história,tudo faz tanto sentido, que é inevitável não se emocionar, ou ao menos, se sentir tocado de várias formas..
Por isso acredito que "O FUNDO É APENAS O COMEÇO" é mais do que um livro sobre SAÚDE MENTAL,pois é um livro sobre a jornada infinita da compreensão de que TUDO PASSA mas os medos estão SEMPRE Á ESPERA e tudo de que precisamos é de CONFORTO para VIVERMOS UM DIA DE CADA VEZ!