O Fundo é Apenas o Começo

O Fundo é Apenas o Começo Neal Shusterman
Brendan Shusterman

Resenhas - O Fundo é Apenas o Começo

Anna.Giulia 27/06/2021

Que livro lindo! Eu amei a experiência, no início era tudo muito confuso, mas uma vez que você entende a essência do livro?

Gabi 24/01/2021

Pura reflexão
Definitivamente não é um livro só para passar o tempo. É para fazer pensar e se desesperar junto com Caden desse "fundo interminável".

Leticia.Figueiredo 24/01/2021

Este livro me surpreendeu bastante e gostei dele muito mais do que eu poderia imaginar. A primeira metade do livro foi fácil de ler devido aos capítulos rápidos e curtos mas essa disposição da narrativa me pareceu um pouco arrastada. Entendo o efeito que o autor queria criar mas não funcionou tão bem pra mim. A dualidade das narrativas foi muito melhor trabalhada ao longo do livro, assim como os personagens conflitantes e sua posição na vida de Caden. O assunto do livro é tratado com extrema delicadeza e rende boas reflexões. Eu recomendo muito para quem quer refletir sobre transtornos mentais, uma vez que como o próprio autor diz, o intuito aqui é promover acolhimento e empatia.
O último paragrafo é precioso demais, mostra uma visão realista sobre saúde e transtornos mentais.

cecilia 27/02/2021

Explodiu minha cabeça
Esse livro foi uma grande surpresa pra mim. No começo, não estava colocando muita fé no livro, também estava completamente perdida na história, com as mudanças repentinas de cenário. Porém, conforme a leitura evolui, as coisas coisas começam a fazer mais sentido. O livro é muito agoniante em algumas partes e ele inteiro é de explodir a cabeça.

Babi Novaes (@RefracaoCultural) 15/06/2021

A descida é dolorosa e difícil, mas a subida é extremamente gratificante
"O Fundo é Apenas o Começo", do autor Neal Shusterman, publicado no Brasil pela Editora Valentina, só entrou na minha TBR por causa da MLV2021, lá em janeiro. Para leitores com interesse, já deixo avisado que o e-book está disponível gratuitamente no Kindle Unlimited. Comecei a lê-lo já naquelas duas semanas de maratona, mas quando cheguei em 20% parei a leitura. Definitivamente, não era o momento, e eu explico o porquê.

A narrativa acompanha a jornada de Caden Bosch, um adolescente que está a bordo de um navio rumo ao ponto mais remoto do planeta: a depressão marinha de Challenger Deep. Não, na verdade, Caden Bosch é um bilhante aluno do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho. Durante a aventura marinha, Caden é nomeado o artista da tripulação e tem a missão de documentar a viagem em desenhos. Na escola, Caden finge entrar para a equipe de corrida, mas a realidade é que passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos. No navio, ele está em um dilema entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar. Caden está completamente perdido e fragmentado.

Não, eu não perdi a linha de raciocínio enquanto escrevia a sinopse. Confuso, né?! Essa é sensação de ler os primeiros capítulos desse livro. Mas não porque foi mal desenvolvido, esse é exatamente o sentimento que o autor quer que você sinta. E só consegui retomar essa leitura em abril, de maneira mais tranquila e menos "corrida".

A história narrada em primeira pessoa, com capítulos rápidos, dinâmicos e, em um primeiro momento, desconexos, deixam quem lê absolutamente desorientado, sem entender o que está acontecendo. Uma hora é uma aventura marítima com personagens e situações muito estranhas, outra é um garoto muito perturbado tentando entender os pensamentos caóticos que passam por sua mente.

Por ser um YA, a primeira impressão é que esse seja aquele tipo de livro que dá para maratonar, fazer uma leitura rápida. Ledo engano. A narrativa é complexa e incômoda. Mergulha aqueles que se aventuram por suas páginas em uma sensação de desordem e anarquia. É impecável em traduzir e fazer com que as pessoas sintam exatamente aquilo que Caden sente no decorrer dessa jornada.

A obra coloca em foco a necessidade de se falar sobre saúde e doenças mentais pelo olhar de um garoto em meio à um episódio e a descoberta de sua condição. Ela também convoca a reflexão e quebra de tabus e preconceitos em relação ao tema.

Cheia de fluxos de pensamentos desconexos e bagunçados, em algum momento é possível que você sinta que a leitura está arrastada e não flui, mas posso garantir que quando a linha de raciocínio - se é que ela existe - faz sentido, a narrativa desliza. E é nesse momento que a história ganha uma perspectiva delicada, gentil e tocante.

Para ler "O Fundo é Apenas o Começo" é preciso uma combinação perfeita entre embarcar nessa jornada com o coração aberto para o que há nessas páginas e encontrar o momento certo para essa aventura. Vale ressaltar também que Neal Shusterman lançou mão de sua experiência como pai de um garoto com uma doença mental (cujos desenhos que ilustram a obra são de autoria dele, feitos durante episódios) para escrever a história. A cada momento a ideia que o título passa é reforçada: quando você chega ao fundo, ainda há lugares muito mais escuros para explorar. A descida é dolorosa e difícil, mas a subida é extremamente gratificante.

site: https://www.instagram.com/p/CQJwMDJjrhn/

Thalita - @mundodaspaginas 20/05/2020

Um mergulho na mente de Caden Bosch!
Caden Bosch tem a sua vida dividida em duas: de um lado ele está em um navio onde um capitão, um papagaio e toda a tripulação parecem conspirar, de outro ele está levando sua vida normal mas com a certeza de que algo tremendamente ruim está prestes a acontecer com ele ou com a sua família.

Com o tempo, separar essas duas realidades parece cada vez mais difícil e Caden não consegue distinguir o que é real e o que é fruto de sua mente e parece que as pessoas ao seu redor não conseguem entender. Preocupados, seus pais procuram ajuda para tentar entender o que se passa na mente do filho.

O livro começa de forma confusa sem que o leitor consiga entender exatamente o que se passa com Caden e aí é que está a genialidade do autor, ele nos leva diretamente para a mente desse menino e nos faz mergulhar no emaranhado de seus pensamentos e sentimentos. Ele nos joga nesse mar de pensamentos sem um colete salva vidas e precisamos, assim como Caden, distinguir o que se passa na sua mente e ao seu redor. Inspirado em seu próprio filho, Neal Shusterman traz uma história difícil, dolorosa e que nos toca profundamente falando sobre depressão, esquizofrenia, ansiedade de forma tão real que é impossível não se apegar a esse personagem e sofrer junto com ele.

O fundo é apenas o começo foi uma grande surpresa e um livro que vou carregar para sempre como uma leitura que me transformou e que me fez enxergar a mente humana de outra forma. Recomendo demais!
Resenha postada originalmente no perfil do Instagram @mundodaspaginas

Bella 23/01/2021

Simplesmente genial
Pode parecer meio confuso no começo, mas quando vai se encaminhando para o final e as peças vão se encaixando... é surreal.
Todas as metáforas criadas pelo autor são muito inteligentes e bem construídas. Me senti completamente imersa na mente do protagonista. Ver ele chegar no fundo do poço e se reerguer depois é incrível.

Lila 01/02/2021

Leitura necessária
A princípio o livro me pareceu ser de fantasia, devido aos acontecimentos de caráter absurdo. No entanto, à medida que avançamos percebe-se que Caden, o protagonista, está vivendo em uma espécie de vida dupla que ainda não sabemos porque. A primeira é "normal" com sua família e amigos, e na outra ele se encontra em um navio pirata rumo a uma expedição para o lugar mais profundo da terra.
O "Caden normal" está cada vez mais preocupado e desconcentrado, perseguido por sensações e medos irreais. Já o Caden no navio é atormentado por pesadelos e visões de uma vida que não sabia como havia perdido, enquanto lida com todas as coisas ilógicas que acontecem a bordo.
Logo o leitor se depara com uma narrativa complexa que instiga a reflexão sobre os estereótipos que circundam o espectro das doenças mentais. A forma como o autor transmite as nuances de cada processo que o personagem vive é fenomenal, cheio de detalhe que somente uma pessoa que vivenciou tais experiencias (seja como paciente, familiar ou amigo) teria propriedade para expressar.
Leitura excelente e necessária. Super recomendo.

Diana Gomes 02/08/2020

Finalizei esse livro com o coração muito quente e apertado ao mesmo tempo. Que experiência de leitura linda! Eu amo livros que abordem temas envolvendo transtornos mentais e esse foi muito especial.

Na nota do autor, ele revela que o filho dele enfrenta dificuldade parecida com o protagonista da história e pra mim fica muito claro a partir disso perceber o motivo pelo qual o autor lida de maneira tão delicada e poética com esse assunto. A história tem traços muito simples e profundos ao mesmo tempo e que te fazem mergulhar no universo e na mente do Caden.

Os paralelos que foram feitos com relação ao mar, objetos e atributos oceânicos e marítimos, gente..... faz tanto sentido, sabe? Essa comparação que o autor traz pra que a história seja construída de maneira a fazer com que o leitor possa pelo menos entender um pouco o que se passa com pessoas que possuem transtornos mentais, é fantástico. Eu amei isso.

Eu sempre me sinto muito tocada com assuntos e histórias que envolvem a complexidade da mente humana. Como nossos comportamentos não são previsíveis e como nós lidamos com isso, como enxergamos o outro. É tão importante desenvolvermos e trabalharmos a empatia e tentar ao máximo nos comprometer com ela de fato.

Ai gente, só leiam, por favor. Esse livro é uma obra prima.

stella 15/11/2021

Impecável!
me faltam palavras para descrever esse livro.
eu realmente me senti dentro da mente de Caden, e a empatia e compreensão que essa história me trouxe ao ler... irei levar para vida inteira.
a história é contada de uma forma que eu nunca vi antes e, apesar de ter ficado muito confusa no começo, tô muito feliz por ter continuado pois quando as coisas finalmente se encaixam é a coisa mais linda, cheia de emoção, esperança e quentinho no coração.
as notas do autor fecharam tudo com chave de ouro e eu fiquei extremamente soft quando soube que as ilustrações (geniais inclusive) são todas do filho dele, que desenhou quando estava nas profundezas de sua própria mente.
muito tocante recomendo demais inclusive está disponível no KindleUnlimited.

Karmille 08/01/2022

Todos a bordo!!
O fundo é apenas o começo não é uma história qualquer, acompanhamos Caden, aparentemente, um garoto comum, com uma vida comum, até embarcar numa viagem para os confins da própria mente nos levando junto por esse mar tempestuoso de delírios que confundem o imaginário com a realidade.
A forma como Neal narra do ponto de vista do próprio paciente e em capítulos curtos que misturam o que se passa só na mente com a realidade, torna a leitura impactante e traduz bem a confusão, sinceramente, por vezes me senti tão confusa quanto Caden enquanto lia esse livro.
É um livro que todos deveriam ler para no mínimo tentar entender como é estar embarcado.

hylle 11/12/2021

Mais um pra lista meus-filhos-tem-que-ler
Tá, primeira coisa: como assim esse livro não vira favorito de todo mundo que lê? Cada um com seu gosto, mas se você deu menos de 4 estrelas pra esse livro, fico seriamente preocupado contigo. Sinceramente, eu fui com muitas expectativas pra esse livro. Não só pelo fato de o Neal ser um dos meus autores favoritos, mas também pq o enredo me interessou muito. E juro, todas as minhas expectativas foram superadas. Eu imaginei que ia ser muito bom e foi simplesmente perfeito.

No começo eu não entendi absolutamente nada, mas, quando as coisas começaram a fazer sentido, tudo se encaixou muito bem.

Nem preciso falar nada da escrita do autor. O cara é um gênio. Sério, as conexões que foram feitas entre as duas histórias do livros são incríveis. Confesso que foi meio agoniante ver o Caden perdendo a razão e fazendo as escolhas erradas, mas eu entendo que isso foi necessário para ele conseguir sair dessa. Eu queria ter visto mais de personagens como Carlyle, Cali, Hal e a família do Caden, mas entendo que o foco precisava ser do Caden. Essa é a história dele, afinal.

Esse livro me fez aprender muita coisa. Sabe, é muito fácil julgar alguém com uma doença mental se você não sabe o que se passa na cabeça dele. Ver as cenas do início do livro onde o Caden anda pela rua descalço e falando coisas desconexas com os outros me fez lembrar de todas as vezes que alguém assim passou por mim e eu ignorei completamente. Esse livro me fez aprender que nem tudo é do jeito que eu imagino. Do mesmo jeito que eu tenho minhas ideias, as outras pessoas também tem, e nem sempre elas vão ter lógica pra mim, mas podem ter pra pessoas.

Não sei se deu para entender muito bem a resenha, mas eu acho que não. Sinceramente, esse é um daqueles livros que eu não me sinto capaz de falar sobre. Ele é profundo demais. Importante demais. Incrível demais.De verdade, espero que todo mundo leia esse livro em algum momento da vida.

duda 06/02/2022

não sei como colocar em palavras a experiência que foi essa leitura, mas definitivamente acho que todos deveriam experimenta-lá.
é um livro lento mas ao mesmo tempo com uma leitura fluida mas que obriga o leitor a ler devagar porque acelerar o processo vai te fazer perder todo o sentimento e aprendizado que o autor quer passar.
é angustiante e emocionante e complexo e confuso e, o mais importante de tudo, é real.
não é sobre plot, desfecho ou chegar a algum final mirabolante, mas sim sobre o desenvolvimento e o envolvimento do personagem com seu próprio distúrbio mental e as implicações disso na vida do Caden, da família, dos amigos, e por aí vai.
sabia que seria um livro difícil por se tratar de uma doença como essa, mas pelo fato de ser na cabeça de um adolescente de 15 anos tudo se torna mais intenso e impactante.
no final, além de um livro sobre transtorno mental, é sobre empatia, sobre se colocar no lugar do outro e entender que nem tudo é sobre a nossa perspectiva socialmente aceitável do que seria o ?normal?, e mostrar, pra quem sofre ou tem alguém próximo que sofra com isso, não é necessário que defina quem você (ou o outro) é.

off: ter descoberto que o livro é baseado na experiência do neil com o próprio filho fez meu coração partir em milhões bilhões trilhões de pedacinhos

Shai | Leitora Lunática 28/12/2020

"Por fim, esperamos que, quando o abismo olhar para você - como sempre acontece -, você seja capaz de retribuir o olhar corajosamente."

Com esse quote retirado da nota do Neal Shusterman no final do livro, venho dizer que essa foi uma experiência in-crí-vel. Fiz tantas marcações que não consegui escolher uma para colocar na resenha, só posso recomendar essa leitura com todas as minhas forças. Um livro que eu comparei com Flores para Algernon, mas que me tirou do fundo, ao invés de me deixar lá - terminei o livro chorando, mas me sentindo muito feliz por ter lido.

Annaly 19/10/2021

Por que fizeste isso com meu coração, Neal Shusterman?
?Também esperamos que ajude outros a sentirem empatia e a compreenderem como é navegar pelas águas obscuras e imprevisíveis dos transtornos mentais.
Por fim, esperamos que, quando o abismo olhar para você ? como sempre acontece ?, você seja capaz de retribuir o olhar corajosamente.?

Esse é um livro, que sem dúvidas possui gatilhos (algo que eu não vi ninguém falando em nenhuma resenha), mas é importante que a gente passe por cima deles e leia esse livro indescritível bom.
É um fato que, no começo, é meio confuso, separar o Caden e o Caden Navegador e até entender como eles estão ligados. Mas depois se torna mais fluido e ao final do livro você compreende totalmente.
Eu gostaria de deixar um destaque pra o Carlyle e pra Cali, porque eles foram personagens que eu gostei desmedidamente.

??????????+?