O Fundo é Apenas o Começo

Brendan Shusterman

Resenhas - O Fundo é Apenas o Começo

Bianca 20/03/2022

resenha @oslivros.dela
“O fundo é apenas o começo” conta a história de Caden, um garoto de quinze anos que foi diagnosticado com transtornos mentais como bipolaridade e esquizofrenia. A narrativa passeia entre a vida real de Caden e o mundo que ele acha que é real: um navio, com capitão, papagaio e tripulação.

Neal usou os relatos do próprio filho para escrever esse livro. Foi o filho dele, também, que fez as ilustrações. Apenas essas informações já seriam o suficiente para eu me comover, mas a narrativa fala por si só.

Acredito na forma como o livro retrata a mente de alguém que possui transtorno mental, foi justamente o que me fez olhar para o assunto com um olhar mais... amplo, talvez. Mais empático, com certeza, mas meus horizontes também se expandiram. Ao mesmo tempo, assim como foi dito no livro, não tem como generalizar nenhum dos sintomas. €Nenhuma cabeça funciona da mesma forma, mas a do Caden pode nos ajudar a entender um pouco mais esse universo.

site: https://www.instagram.com/oslivros.dela/

Thai 18/01/2021

Surpreendeu!
No início o livro é bem confuso, mas conforme a leitura vai fluindo, tudo vai fazendo sentido. E como não ser confuso já que ele trata dos problemas da mente, não é? Gostei, chorei. E recomendo a leitura!

Sparr 18/01/2021

Só quem já se sentiu afundar dentro de si, sabe a sensação.
Vi muitas pessoas comentando que acharam a leitura do livro desconexa, difícil, que as partes não se integravam, não pareciam fazer parte de um todo. Bem, agora vocês sabem qual é a sensação de sentir mais de uma coisa em um segundo, de estar e não estar. Agora vocês sabem qual é a sensação.

E foi com a sensibilidade de perceber que a visão do todo pertencia a alguém que passava aquilo, que me permitiu tirar proveito e me deixar levar na jornada. É difícil ser diferente. É mas difícil ainda ter que a todo. o momento precisar saber o que tem, como trata, ser tratado, estar dentro no normal para ser aceito de volta. É difícil. Tenho bipolaridade I, não é nem de longe parecido com o tamanho da dificuldade que deve ser lidar com esquizofrenia, outros problemas. Cada pessoa vai sentir de um jeito. Eu vivo bem, as pessoas pouco percebem, e isso, é um facilitador. Mas o livro permite pensar em quem não consegue "parecer" normal, se sustentar dentro do padrão, e aí previsadar um mergulho profundo em si mesmo para poder sair do lugar. E é tão perigoso mergulhar em si mesmo, que alguns não conseguem subir de volta. Saio do livro com a sensação de ver alguém se perder e se encontrar. De alguém que vive esperando viver. Ainda não sei descrever o sentimento, nem se é bom ou ruim. Mas só posso dizer que se você tem algum problema para lidar consigo mesmo, peça ajuda.

Vou dar 04 estrelas e meia exatamente pelo torpor que fiquei depois de ler. Algo que não se descreve. Algo meu.

Nai 16/04/2022

O livro de uma escrita tão sensível, uma vivência tão delicadamente linda, encontro-me apaixonada.
Ele é daquelas vivências que nos faz olhar para o mundo como ele realmente é; precisamos entender que nem toda realidade é igual.

Nicole.Brujah 19/01/2021

Não é um livro que você entende logo de início, demorei muito para me conectar ao livro.
O começo é muito confuso, porem do meio para o final as coisas ficam mais claras.
Nao sei se recomendo a leitura, foi um livro muito tenso de ler
Nao sei kk

Joyce 10/09/2022

Um livro intenso e real!
Uma história sobre transtornos mentais, onde vamos acompanhar o Caden um jovem que convive com transtorno bipolar e outro transtorno que os tiram da realidade. O autor faz você entrar na cabeça do personagem e participar dos pensamentos dele, e podemos ter uma noção de como a mente da pessoa que sofre de algum transtorno mental funciona. É sensacional e emocionante ver o desenvolvimento do personagem Caden, como ele convive com os sintomas, como sua família e amigos enxergam ele como paciente. Acompanhamos também o seu tratamento. O autor leva o leitor para dentro da mente do Caden e também para a realidade, quando ele está nela. É simplesmente perfeito para você entender mais sobre transtornos mentais.
Pode ser que no início você fique um pouco confuso, mas não demora muito para você começar a compreender toda a história.

MarAlia63 25/01/2021

Incrível e desesperador
É um livro escrito para incomodar e cumpre seu papel. Não é um livro bonitinho e fofo (apesar de ser um YA) é um livro feito para gerar empatia e também cumpre seu papel. O Neal fez um trabalho impecável ao conseguir descrever como o personagem se sente e a evolução da doença.

Demorei um bom tempo até conseguir escrever isso pois o livro me tocou absurdamente e ainda fiquei absorvendo o que tinha lido. Não recomendo para todas as pessoas pois existem alguns gatilhos. Mas se você estiver bem e não tiver gatilhos com os assuntos abordados é uma ótima leitura.

Felipe Miranda 09/08/2018

O Fundo é Apenas o Começo - Neal Shusterman por @ohmydogestolcombigods
Esquizofrenia, bipolaridade, transtorno obsessivo-compulsivo ou depressão. Eu não consigo traçar um espaço-tempo em que tudo isso seja fácil de entender. Eu não tenho propriedade para falar sobre nada disso e acabo de ler um livro que me mostrou o quanto a mente humana é delicada. Frágil como a mais fina porcelana e resistente como uma fragata em alto mar. O que concluo depois de uma das histórias mais cruas, pesadas e necessárias que pude conhecer é que nossas vidas são como barcos de papel no meio do oceano, sempre à mercê dos bons ventos e da coragem de quem comanda a proa.

O Fundo é Apenas o Começo foi escrito por um pai que acompanhou de perto seu filho perder o controle da própria mente. Do juízo mesmo. Das percepções do que é real ou não. Do que dói ou não, do que é bom e ruim, do que é certo e errado. De uma hora para outra (?) o jovem Caden Bosch se vê internado num hospital psiquiátrico para tratar uma série de sintomas anormais para um adolescente de 15 anos.

Sendo curto e grosso, nosso protagonista consegue transformar o banal em algo extraordinário só que no sentido mais negativo possível. Um quadro na parede se transforma numa passagem para um mundo sanguinário, um corte superficial é tão fatal quanto um acidente de trem e reações exageradas parecem fazer parte de uma rotina perigosa para ele e todos ao seu redor. Ele surta, apaga, perde o controle e vive numa montanha russa. Há dias bons, dias difíceis e dias que parecem semanas.
Caden não confia em ninguém porque aos seus olhos todos se tornaram inimigos. Ninguém pode confiar em Caden porque ele simplesmente não distingue pensamento de vida real. É como se ele flutuasse em um sonho infinito. O que acompanhamos no livro de Neal Shusterman é o dia a dia de um indivíduo tentando vencer as próprias batalhas, lutas que envolvem todos ao seu redor.

Confesso que todo esse cenário poderia ser muito mais pesado nas páginas do livro, até porque estou falando de uma ficção que beira o confessional. Este livro foi possível graças a uma vivência de fato. Porém, Caden possui uma mente tão fértil que todos os seus problemas, ou a maioria deles, se passam a bordo de uma expedição. Ele caracterizou todos ao seu redor como integrantes de uma tripulação que viaja em alto mar rumo a um destino misterioso e pouco conhecido.
Sua rotina no hospital é narrada dentro dessa fantasia. Há um capitão-pirata de um olho só, um papagaio, tripulantes e monstros submarinos. Todos os desafios que podem ser enfrentados quando se navega num mar desconhecido estão lá, na mente de Caden. Parece simples e fácil de vislumbrar essa construção narrativa, mas acredite, é um pouco difícil acompanhar a rapidez das coisas. A mente de Caden corre na velocidade da luz. Suas ilusões e alucinações revelam segredos íntimos. Há muito nas entrelinhas e na poesia do autor.
É obscuro? É.
Lento em alguns momentos? Também.

E por tratar de um assunto que possui tantos desdobramentos (cada indivíduo é um mundo e, consequentemente, cada paciente também), a história é uma genuína aula. Somos apresentados ao jeito como Caden reage ao tratamento e também acompanhamos tudo que acontece ao seu redor. Sua família também sofre. Os meses que ele passa internado são uma provação para seus pais. Uma prova de amor. Tudo se adapta e sofre alterações por causa do que o garoto passa. É estupidamente forte ler sobre tudo isso. É sobre saúde e a falta dela. Sobre algo que ultrapassa os limites de estar bem. O que é estar bem? O que é a sã consciência e sua importância?

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com.br/2018/08/o-fundo-e-apenas-o-comeco-discute-doencas-mentais-e-o-quao-delicada-e-a-mente-humana.html

Francielle Braghiroli 29/01/2021

As águas profundas da mente..
Livro maravilhoso, envolvente, emocionante e incrível. Vale a pena a leitura com toda certeza.

Patrício 25/01/2021

Arrastado, mas genial
Eu tenho mt orgulho em dizer q terminei esse livro, pq realmente é um livro difícil. Neste livro iremos acompanhar a jornada de Caden Bosch, um garoto que está passando por mudanças (que não é a puberdade), mas sim por problemas psicológicos, você ver várias perspectivas da mesma pessoa: um caden estudante e outro caden pirata e o interessante é você ficar tentando decifrar as conexões de cada um. Esse livro é simplesmente genial no que se propõe, vc realmente se sente na cabeça de uma pessoa que sofre de esquizofrenia, então vai ser frenético e psicodélico. É uma leitura meio arrastada (por isso q tirei algumas estrelas) e bem chocante, mas essa é a intenção. Afinal, saúde mental é um tema tão pouco debatido e relegado na nossa sociedade que ele incomoda mesmo, você tem q sair dessa história sendo mais empático com esses transtornos. Achei bem arrastado, mas depois dos 50% me fisgou porque finalmente nos deparamos com mais personagens e deixa de ser uma história MUITO introspectiva (mas ainda continua sendo) e também é quando as coisas começam a ser explicadas e fica bem Mind blowing. Eu digo que é quase impossível vc entender tudo desse livro, porque é muito complexo, mas o Victor Almeida fez um vídeo de leitura conjunta sobre o livro no seu canal, Geek Freak, e nele você consegue entender todas as metáforas dessa obra.
Neal foi genial no que fez e muito profundo, foi uma bela homenagem, pois ele fez o livro com base no seu filho que também sofre de esquizofrenia (algumas partes até são escritas por ele, além das ilustrações).
Gatilhos: suicídio, transtornos mentais.

urbickrobin 14/04/2021

eu não sei nem se eu entendi mas eu amei
li mais da metade do livro sem entender as metáforas dele mas gostei msm assim pq é do neal shusterman ndasjdnkjasn

Sat 28/12/2020

Impressionante a maneira com a qual Neal Shusterman nos traz o interior de uma mente transtornada sem fazer tudo soar absolutamente (e somente) transtorno. Curioso, não? Neal conseguiu escrever sentido por entre cada delírio do protagonista, o que me encheu de satisfação ao ler porque, confesso, não suporto a loucura interminável descrita nos outros livros de personagens esquizofrênicos, em que as páginas são preenchidas com surtos e mais surtos que não vão a lugar nenhum no aspecto narrativo. E é exatamente essa construção impecável que diferencia "O fundo é apenas o começo" de "A menina submersa" e outros do gênero, revelando um brilho especial, que vale cada prêmio que essa obra recebeu.