O elefante desaparece

O elefante desaparece Haruki Murakami

Resenhas - O elefante desaparece

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Doug 30/08/2021

Alguns dos contos publicados nesta coletânea já apareceram em outros livros do autor, mas mesmo assim não tiram o frescor da obra. Meus contos preferidos são "Silêncio" e "Sobre a garota cem por cento perfeita..."

luke - among the living. 30/03/2022

Gosto da forma como Murakami consegue tirar acontecimentos incomuns (e até absurdos) de narrativas cotidianas.

Admito que gostei mais do outro livro de contos dele, "Homens sem Mulheres", mas esse livro aqui também contém boas histórias.

Histórias absurdamente cotidianas (ou cotidianamente absurdas).

Favoritos:

- Segundo assalto à padaria
- Silêncio
- Queimar celeiros.

Emerson Dylan 04/06/2022

Magia pura
Como muitos, cheguei neste livro através do filmaço "Em Chamas", de 2018. Foi o meu primeiro contato com a obra de Murakami. Algo de mágico acontece quando você abre a primeira página: só consegue parar de ler quando termina o livro. Os dezessete contos são irretocáveis, impossível escolher um predileto. Não vejo a hora de mergulhar em outros livros do autor e me tornar aquilo o que eu sempre temi, um murakamete.

thales.gaspari 22/06/2023

Minha primeira experiência com o autor, mas provavelmente não é o tipo de leitura para mim. Adorei alguns temas e propostas mais surrealistas e fora do comum, mas mesmo estes não gostei da condução da trama e da forma como os contos foram escritos. Outras ideias achei simplesmente medianas ou mesmo sem graça. Uma coisa que me incomodou muito foi que todos os narradores dos contos (se não me engano todos os contos são escritos em primeira pessoa) parecem escrever e agir e pensar do mesmo jeito, não me parecem pessoas distintas, mesmo quando tem outros nomes, sexo e histórias - um pouco decepcionante para um escritor que sempre ouço falar tão bem. Tem até certos maneirismos, como sempre fazer uma citação musical cult ou coisas assim, que não acrescentam nem parecem me dizer nada. Talvez seja um escritor superestimado, talvez eu não seja o publico adequado por não conhecer o autor suficiente,... não sei. Pensarei duas vezes antes de tentar ler outra coisa dele.
anacarolsbr 07/08/2023minha estante
Acabei abandonando essa leitura também, gostei do livro mas não me prendeu :(

orul82 31/05/2020

nesse livro o haruki tem um modo engraçado de escrever os personagens, não sei se é irrealismo misturado com histórias verdadeiras de sua vida, ou só uma forma que ele tem de ver as coisas

Biia 09/08/2021

O Elefante Desaparece
O Elefante Desaparece é uma coletânea de 17 contos de Haruki Murakami. Pode não parecer, mas o título dá uma ideia do que esperar nas histórias: fatos estranhos capazes de afetar a realidade de maneiras curiosas. Como é de costume do autor japonês, as tramas são repletas de personagens solitários e melancólicos, com a presença pontual de surrealismo. A ambientação envolvente da maior parte das narrativas foi o detalhe que me fez gostar bastante dessa coletânea.

Marina 06/08/2020

É com pesar que eu digo que não gostei tanto deste livro. Eu sou fã do Murakami, compro tudo dele sem nem saber do que se trata, mas os contos desse livro não me agradaram tanto... as histórias parecem que não vão pra lugar nenhum, terminam de modo abrupto, não dá pra você se envolver.
Acabei dando 2 estrelas e meia porque pra não dizer que foi tudo em vão: eu gostei de 3 contos. Mas, um deles (Sono) eu já tinha lido em uma publicação independente, então fiquei no prejuízo mesmo! rss
O conto que dá título ao livro é o último, e ele é bem legal. Pelo menos fechou o livro de uma maneira interessante, e por isso a nota não foi mais baixa.
Enfim, pra quem não é tão familiarizado com o escritor, não recomendo a leitura deste aqui, melhor pegar um dos romances do autor!

Larissa3225 02/11/2021

Irregular
Minha primeira experiência lendo um livro de contos e segunda vez lendo Murakami.

Achei bastante irregular. Alguns poucos contos são maravilhosos (5 de 17) e outros variam do ok ao ruim. O lado bom é que os contos dos quais eu mais gostei foram bem longos. Já os que deixaram a desejar eram menores, então eu não fiquei muito tempo em uma estória que me desagradava. Porém, ficou a sensação de que eu lia vários contos ruins e, de vez em quando, tinha um sensacional.

Destaques positivos: O Pássaro de Corda e as Mulheres de Terça-feira, Sono, Queimar Celeiros, O Anão Dançarino e Silêncio.

Lia Trajano 22/10/2020

O melhor é o conto sono mesmo
Eu achei que o autor abusou demais do absurdo e dos finais inconclusivos, mesmo se tratando de contos. Mesmo assim fiquei curiosa para ler algum romance dele.

Lasse_ 16/04/2021

Podemos falar que os contos do Murakami são formulaicos sem que essa afirmação tenha uma conotação pejorativa. Personagens em torno dos trinta anos, cinco anos pra mais ou pra menos, que não são de falar muito, geralmente já formados e empregados ou casados, que servem também como um narrador em primeira pessoa que relata os acontecimentos com espantosa familiaridade (sem nenhuma necessidade de nomear os indivíduos envolvidos) e ainda não deixa escapar nenhum detalhe da cena. Emoções, cenários, sensações são impressas detalhadamente criando um cenário vívido e verossímil, que logo é perturbado, imerso sem piedade no vale da estranheza. O realismo mágico de Haruki Murakami é sutil e o mais próximo de uma realidade paralela subcutânea o possível, evidenciando a grande habilidade do autor, que utiliza deste recurso para ou explorar psicologicamente a mente humana em situações extremas ("Sono", "O Pequeno Monstro Verde") ou criar personagens excêntricos de forma que o mágico e o realismo fiquem indissolúveis, ao mesmo tempo atacando concepções de realidade tradicionais ("Queimar Celeiros", "Mensagem do Canguru"). Há também contos-crônica que exploram temas profundos com simplicidade, trocando a fantasia por reflexões nas entrelinhas de um enredo normal e real ("Silêncio", "O Último Gramado do Entardecer").

Mas o que faz desse livro mais do que uma coletânea é o tempo. Os contos acontecem no espaço e no tempo, o espaço é muito importante pra forma de narração, rica em detalhes, e onde a narrativa se passa é precisamente o lugar em que ela deveria acontecer. O tempo flui naturalmente, e um personagem em particular chama a atenção por fiar todas as narrativas juntas, numa linha do tempo. É um dos poucos que possuem nome, Noboru Watanabe é um nome que assume muitas formas no livro, e se manifesta em três pontos diferentes, com uma linearidade interessante de se observar.

Rodrigo Brasil 21/06/2020

O real surreal.
Como nunca havia lido Murakami, decidi começar por esse livro de contos. E acho que foi uma escolha certeira, pude compreender o estilo próprio do autor e o uso do realismo mágico em seus textos.
São histórias que parecem reais, até acontecer algo improvável, surpreendente, ou extremamente surreais. É como um realismo surreal. Não dá para acreditar, mas acabamos aceitando aquilo.
Óbvio que tem contos mais fracos, mas a grande maioria são ótimos. O livro é composto por 17 contos. Com certeza foi uma boa iniciação ao autor japonês, pretendo buscar mais livros para entender mais ainda o estilo absurdista de Murakami.

Marcelo.Pedroni 06/03/2022

Bom, mas pequeno dentro da obra de Murakami.
Quem já leu algum romance de Murakami consegue identificar seu estilo de escrita fluido e repleto de elementos fantásticos em meio a uma desconcertante, crua, naturalidade humana.
Durante os contos que compõem este livro, os elementos estão presentes, porém não tão conexos ou complexos como em seus romances. Alguns contos são bastante genéricos e sem grandes aspirações. Porém, destaco o conto "Silêncio", eleito por mim, o melhor da obra, inspirador, reflexivo e permeado por todos elementos que mais admiro em suas obras.
E ainda conta com a presença do conto "Sono" que ganhou uma (lindíssima) versão em capa dura, embora não seja de meu apreço, é uma de suas histórias mais famosas.
Para os iniciantes no mundo de Murakami, penso que pode ser um primeiro contato positivo, embora eu sempre vá recomendar que comece por um romance, que seja Pinball 1974/Ouça a Canção do Vento.

Débora Diogo 13/11/2022

Meu primeiro contato com os livros de Murakami
O elefante desaparece é uma coletânea com 17 contos de Haruki Murakami e foi o primeiro livro que li do autor.

Murakami me foi recomendado diversas vezes e logo fiquei curiosa para conhecer suas obras. Escolhi um livro de contos para iniciar no universo do autor e me viciei logo nas primeiras páginas.

A forma como Murakami transforma eventos cotidianos (e totalmente absurdos em alguns casos) em algo fora da realidade é genial.

A variedade dos contos é muito boa, alguns são mais cômicos, outros são sombrios e misteriosos. A leitura de cada um deles traz diversas reflexões sobre a vida, e tenho certeza que muitos vão se identificar com os dilemas dos personagens.

A escrita é fácil de ler e o estilo de Murakami é inconfundível. Com certeza pretendo ler mais dele em breve e dessa vez quero tentar um romance mais longo. Para quem ainda não conhece nada do autor, é um excelente primeiro contato.

Não dei 5 estrelas porque alguns dos contos são melhores que os outros, mas de modo geral foi uma leitura excelente.

LLana396 15/01/2022

Contos nipônicos
Ganhei o livro em parceria com a editora. Não conhecia o autor e tenho pouco conhecimento de autores orientais. Gostei da variedade dos contos, alguns cômicos, misteriosos e até sombrios. Me agradei da maioria deles, o favorito foi o do anão dançarino :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6