O elefante desaparece

Resenhas - O elefante desaparece

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rodrigo.Alves 11/08/2022

O elefante desaparece
Já acordou desolado da vida? sem expectativas, ou até mesmo contemplando o vazio da própria vida e o peso de suas escolhas? Essa desesperança cotidiana é o quadro em que Murakami pinta suas histórias e desenvolve trivialidades de modo absurdo. Como muitos Haikus, terminam de forma abrupta, te deixando sem chão. Mas esse é um espaço que deve ser preenchido com boas reflexões. Ou não...As vezes é só uma história pitoresca.

luizguilherme.puga 10/02/2020

Leitura leve e fluída
Coletânea de contos magistralmente escrita por Haruki Murakami. Temos o realismo fantástico elevado a outro patamar. Altamente recomendado.

Murasakibara12 15/02/2020

Tem que fumar um antes
Loucura, loucura, loucura... uma estética de escrita muito atraente, personagens perdidos que atraem o leitor pela veracidade, mas tramas que nem precisa de LSD pra viajar na maionese

filhodepeterpan 20/05/2020

Mediano
Alguns ótimos contos, outros um pouco decepcionantes. Gosto muito do Murakami, mas acredito que estes contos demonstrem mais o lado pretensioso dele (e dessa vez, de uma maneira não tão interessante assim).

caroline 26/06/2020

Sinceramente, 2 dos 17 contos me fizeram entrar em uma crise existêncial e repensar tudo o que eu vejo e faço no dia a dia: 'Sono' e 'Silêncio'. Sim, adorei a maioria dos outros contos, uns 2 ou 3 eu fiquei confusa e me senti indiferente, mas esses dois trouxeram umas reflexões muito bizarras sobre o que eu faço todos os dias e a maneira a qual eu vejo o mundo. Começando por 'Sono', esse conto me fez parar pra refletir com o que eu gasto as minhas horas do dia, sobre a """rotina""" que eu levo e a me questionar "será que eu to fazendo da melhor forma pra mim?". Por outro lado, 'Silêncio' me deu um misto de sensações: me identifiquei com o antagonista mas também faço e quero ""seguir"" muito daquilo que o protagonista fala. Principalmente sobre como lidar com diferentes personalidades e saber criticar e pensar por si próprio. Fugir do senso comum e questionar o porquê de pensar de certa maneira. Novamente, me apaixono ainda mais pelas obras dele, e cada vez mais o murakami vai tomando um espaço especial em minha mente.

mmmainieri 04/02/2022

contos e mais contos
coletânea com 17 contos sobre os mais diversos assuntos. os contos são tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos. são contos monótonos, com o típico ritmo habitual do murakami. alguns realmente me encantaram, e me fizeram pensar muito. outros foram mais descontraídos, onde eu não vi um propósito muito grande aparente. alguns com assuntos típicos do dia a dia ou nada muito surpreendente, outros bem ficcionais com direito a criaturas místicas com uma mistura bizarra de imaginação e realidade, criando um gênero diferentão que ele sabe manusear tão bem pra descrever pensamentos e sentimentos da natureza humana. tem pra todos os gostos e há quem goste de todos.

Samylle 21/09/2020

Os dezessete contos são magníficos, intensos e nonsense. É um prazer imenso lê-los.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6