Frida e Trótski

Frida e Trótski Gérard de Cortanze

Resenhas - Frida E Trótski

Gisele @abducaoliteraria 12/06/2018

"Por que preciso de pés para andar se tenho asas para voar?"
Frida e Trótski é um dos lançamentos recentes da editora Planeta. O romance histórico traz um pouco do relacionamento tórrido entre Frida Kahlo e León Trótski, um líder soviético e perseguido político. Depois de anos sendo perseguidos por fascistas e forças stalinistas, León Trótski e sua esposa Natalia Sedova conseguem exílio no México e são acolhidos por Frida Kahlo e seu marido Diego Rivera, oferecendo uma de suas casas como moradia e incluindo os dois entre seu círculo de amigos.

Desde o primeiro contato, Frida e León se atraem um pelo outro e uma amizade sincera surge entre os dois. Mas não é só isso. Com o tempo, Leon se sente cada vez mais atraído pelos encantos e a inteligência de Frida, até que o relacionamento entre eles começa a se intensificar.

Como cenário para este romance, temos a vivacidade e a magia do México. Vivenciamos toda sua cor, cultura e culinária, inseridos em um contexto histórico e político agitado, com o México num período pós-revolucionário e a Europa prestes a entrar na Segunda Guerra Mundial.

"O México, na sua superfície, é muito agradável. O sol brilha todos os dias, lindas flores decoram as árvores, há uma festa em cada esquina, mas na realidade esse lugar exala uma atmosfera cruel, penosa, destruidora".

Este é o primeiro livro que leio sobre Frida, e admito que me sentir próxima dela foi o que mais gostei durante a leitura. Descobri um pouco sobre o espírito livre e revolucionário de uma mulher à frente do seu tempo, e também seus anseios e motivações. Senti suas angústias através de uma vida cheia de dores físicas, e mesmo sempre rodeada por várias pessoas, sua solidão. Quando era criança, Frida contraiu poliomielite que deixou como sequela uma lesão no seu pé esquerdo. Na adolescência, sofreu um acidente grave e teve inúmeras fraturas, precisando passar por mais de 35 cirurgias, o que também a impediu de ter filhos.

Mesmo em meio a todos esses problemas, Frida sempre se mostrou alegre, apaixonada pela arte e pela vida. Com a ajuda de tintas a óleo, transportou muitos dos seus sentimentos mais intensos para as telas, por isso podemos identificar diversos momentos de sua vida em suas obras. Elas carregavam um estilo próprio, e apesar de ser considerada uma artista surrealista, a própria afirmava que pintava a sua realidade.

Frida também levava uma relação cheia de altos e baixos com Diego, resultando em um casamento conturbado. Entre brigas, traições e separações, Frida encontrou em Trótski a oportunidade perfeita para retaliar todo o sofrimento causado por Diego. Trótski, apesar de estar fascinado por Frida, amava sua esposa, ao mesmo tempo que também era um mulherengo. Aliás, o livro dá bastante foco aos inúmeros relacionamentos e amantes do quadrado amoroso.

Frida e Trótski: a história de uma paixão secreta é um livro rápido, com capítulos curtos que facilitam a leitura e passagens um tanto poéticas. Não se trata de uma biografia, Gérard de Cortanze apresenta um romance balanceado entre ficção e realidade, elaborado a partir de pesquisas, cartas, diários e hipóteses no qual o autor admite ter tomado a liberdade para preencher alguns espaços. Para quem tem curiosidade sobre o relacionamento entre Frida e Trótski, ou até mesmo sobre a vida de Frida Kahlo, é uma ótima leitura.

site: http://abducaoliteraria.com.br/

douglaseralldo 15/04/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE FRIDA E TRÓTSKI, DE GÉRARD DE CORTANZE, OU SOBRE ARRISCAR TUDO
1 - Frida & Trotski penetra o arriscado campo de romantizar em narrativa personalidades célebres da história humana, ficcionalizando o universo real, construindo uma nova possibilidade a partir de indícios, construindo deste modo uma nova maneira de observar e olhar determinados fatos, no caso deste romance, determinadas relações como a aproximação entre o revolucionário Leon Trótski e a icônica pintora Frida Kahlo;

2 - Conforme o autor, para a construção deste romance foram importantes "escritos intelectuais, hipóteses, demonstrações, ensaios, romances, pistas sugeridas" de modo que é importante ao leitor levar isso em consideração, pois não trata-se de biografia, mas sim um romance elaborado a partir do conjunto de leituras do autor. Nossas avaliações e considerações neste post partem justamente do romance tão somente, ainda que leve-se em conta seu contexto de fundo;

3 - Por isso na abertura desta publicação apontamos a natureza arriscada deste tipo de construção ficcional, pois a concorrência em termos de informações através de ensaios e estudos é gigantesca, o que pode pesar ao autor no caso de leitores de conhecimento profundo sobre Trótski ou Frida (não é bem meu caso) pelas possibilidades de comparações que podem surgir. Além disso, a constituição de personagens por si só é uma ciência cheia de desafios e complexidade, e neste tipo de narrativa "a personalidade real" e a "personagem ficcional" estarão sempre sendo avaliadas em paralelo, o que demandará sempre grande domínio dos autores para não incorrerem em falhas ou mesmo gerar interpretações dúbias a partir de seus respectivos trabalhos;

Completa em: http://www.listasliterarias.com/2018/04/10-consideracoes-sobre-frida-e-trotski.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/04/10-consideracoes-sobre-frida-e-trotski.html
Moni 16/04/2018minha estante
Estou mais ansiosa para lê-lo!