Chocolat

Chocolat Joanne Harris

Resenhas - Chocolate

Larissa1313 17/05/2023

Leitura gostosa
É um livro de texto fácil e que permite rápida compreensão. A narrativa se desenvolve com base em duas perspectivas diferentes, como se fossem duas opiniões sobre o mesmo assunto, ou seja, a visão da personagem principal sobre a comunidade em que ela escolheu inserir seu negócio e a visão do seu antagonista, que vive na ilusão de que o novo empreendimento surgiu para ?desvirtuar? a sua comunidade.

O livro nos faz perceber o quanto as pessoas, as vezes, se deixam convencer por pessoas que não apresentam tão boa índole, deixando de enxergar o certo para crer naquilo que é duvidoso.

Juh_:) 12/09/2022

Ignore a capa do livro
A capa me fez subestimar essa história, mas fui surpreendida muito positivamente. O livro pode ser um pouco difícil de acompanhar no início por conta da escrita detalhadíssima. Mas valeu super a pena porque os personagens são muito carismáticos e os locais dessa história também. Acho que essa é a maior qualidade dessa obra: a vibe, o sentimento, a essência desse livro, não sei qual a palavra certa pra usar; mas esses personagens que você sente que sempre vão estar em um cantinho do seu coração junto com o local onde ocorre a história é realmente o ponto alto e diferencial desse livro. O enredo não é muito inovador em questão de desenvolvimento, porém são abordadas muitas questões sensíveis, nos traz muitos questionamentos e até novos conhecimentos. Não foi uma leitura incrível, porém super valeu a experiência e espero reler esse livro outras vezes. Eu não estava esperando nada dessa leitura(culpa da capa), mas ganhei mais hóspedes pro meu coração kkk.
rosa.leitora0 27/07/2023minha estante
Me convenceu kkkk, vou ler

Julinho 20/03/2022

É impossível não devorar “Chocolate”, tal como os habitantes de Lasquenet fazem com as guloseimas feitas por Vianne – a prosa lírico-psicodélica de Joanne Harris é simplesmente deliciosa – e é impossível parar de ler os capítulos curtos e ágeis desse romance. Mas importante dizer, que a fluidez da narrativa vem da qualidade notável da prosa da autora e não, como na grande maioria dos best-sellers que se publicam hoje em dia, que sacrificam a qualidade da narração em nome da leitura fast food:de romances medíocres com capítulos de duas páginas e linguagem de uma criança de quatro anos.

Ao apreciar um chocolate recheado, muitos não notam os melindres do seu recheio; com o romance de Harris, pode ocorrer o mesmo: muitos talvez não percebam sua ironia, como a pitada de pimenta que passa despercebida dentro de uma trufa – o que também marca uma das principais diferenças entre a obra em prosa e a sua adaptação homônima – no livro, o moralismo, a hipocrisia da religião e dos costumes provincianos são denunciados mais claramente. Sabemos muito bem, qual é a posição clara da autora referente aos assuntos abordados na história, tais como a eutanásia e o direito de escolhermos quando e onde finaremos a nossa existência.

Mas “Chocolate” não cai em maniqueísmos, muito pela qualidade narrativa do romance e ao recurso de intercalar pontos de vistas no foco narrativo: Monsieur le curè preserva um tanto de sua humanidade e não se resume a uma mera caricatura. Mas sinto falta de um personagem religioso no romance que não fosse um carola hipócrita. A adaptação para o cinema, corrigiu esse ponto, demonstrando que existem zonas cinzentas e que o chocolate pode coração dos carolas. Amo ambos, livro e filme, fazem uma boa dupla.

Camila1856 08/02/2022

Emotivo e humano
É lindo seguir a nossa protagonista Vianne e o amor imenso que ela tem com sua filha. Esse amor até transborda para as pessoas a seu redor que ela tenta cuidar e acolher. E como espelho seguimos também os passos do padre Reynald, com todas as contenções, sensuras e culpa cristã. Uma delícia emocionante acompanhar esses dois personagens.

Rebecca.Valenca 23/07/2021

A coragem de ser quem queremos ser.
Livro de leitura suave e gostosa. Sobre medos e relações. Sejam elas familiares ou construídas com base na identificação e Amizade. Acompanhamos o soprar do vento e as mudanças que ele nos apresenta.

Li Caldas 29/05/2021

Lindo
Uma história linda de mãe e filha, fala sobre nossa constante necessidade de mudar as coisas ao nosso redor, sobre costumes e a mudança dos mesmos, um drama belíssimo e muito marcante. Destaque para as descrições belíssimas de lugares, coisas, comidas e, obviamente, chocolates... tudo muito colorido, sensorial, palatável. O livro é muito encantador!

Magasoares 13/11/2020

Chocolate amargo.
E que amargo!!! A estória tinha tudo para ser uma fofa, mas esse final, que decepção!!! Nenhum leitor merece um final assim, nenhum!!!
Não recomendo

Alberto 12/03/2018

Tinha tudo para ser um Chocolat fino
- O início é maravilhoso! Muito melhor que toda a trilogia "Bliss", por sua vez voltada para o público infanto-juvenil e tratando também sobre confeitaria. É fascinante a apresentação dos personagens; qualquer suposta mágica envolvida flui na verdade do talento da escritora.

- Um clássico embate entre o bem e o mal é introduzido, e de um jeito que demonstra que "Chocolat" tinha tudo para também se tornar um clássico. Porém...

- ... a qualidade da história se perde depois das primeiras 94 páginas. O conhecimento da protagonista sobre o comportamento humano chega a parecer com superpoderes, porém isso vai se perdendo ao longo da história. E no meio do livro, os acontecimentos não fluem de uma maneira que se equilibre com o ritmo do final, muito mais apressado. Se fosse um livro maior, e consistente, tudo faria sentido.

- Armande se firma como uma das melhores personagens, senão a melhor. Sua lucidez perante sua condição é corajosa, e consegue levar o leitor a refletir sobre a condição humana. Ao contrário do momento "protagonista também é vilã" na parte final do livro. Para tanto a escritora surge do nada com um relacionamento entre personagens secundários, apenas com o intuito de demonstrar que a protagonista também é capaz de um erro grotesco.

- O final do vilão é profundo e íntimo, ajudando a demonstrar quem está certo, mas como já citado todo o final é apressado demais, como se a autora não tivesse ideia de como acabar o livro.

site: youtube.com/albertonascente

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.

Pedro Potenza 25/04/2017

O livro narra a ameça que um padre tradicional sente em relação a uma misteriosa mãe solteira que se muda para um pequeno vilarejo e abre uma loja de chocolate em frente a igreja. Aos poucos o povo reprimido de Lansquenet começa a se libertar de alguns costumes sobre a influência dos chocolates mágicos. Os capítulos se alternam entre a visão da forasteira e do padre. Apesar do enredo satisfatório e algumas pequenas pendências a serem resolvidas (esse é o primeiro livro de uma trilogia), achei o final razoável.
A narrativa é encantadora, uma mistura perfeita do delicioso e poético. Harris tem capacidade de conjurar aromas e sensações vistosas em sua prosa, o que me deixou com fome em muitos momentos do livro. Só não recomendo para aqueles que se encontram numa vibe fitness.

"Existe uma espécie de alquimia na transformação da base de chocolate neste sábio ouro dos tolos, uma magia de leigo que minha mãe teria apreciado. Enquanto trabalho, clareio minha mente, respirando profundamente. As janelas estão abertas, e a corrente de ar seria fria se não fosse o calor dos fornos, das panelas de cobre, do vapor que sobe da couverture se dissolvendo. Os aromas mesclados de chocolate, baunilha, cobre aquecido e canela são inebriantes, poderosamente sugestivos; o cru e terrestre cheiro das Américas, o perfume quente e resinoso da floresta tropical. É assim que viajo agora, como os astecas fizeram em seus assustadores rituais. México, Venezuela, Colômbia. A corte de Montezuma. Cortez e Colombo. O Alimento dos Deuses, borbulhando e espumando em copos cerimoniais. O elixir amargo da vida."

página 57
Editora Record
ISBN 85-01-05295-7
Ano: 1999
Páginas: 300

dmeyrelle 17/01/2017

Chocolat, de Joanne Harris
Chocolat é o primeiro livro da trilogia Chocolat da autora inglesa Joanne Harris. A obra foi publicada pela primeira vez em 1999 pela editora Doubleday, já no Brasil foi lançado no ano
de 2007 pela editora Rocco.
Possui também uma adaptação cinematográfica de mesmo nome, dirigida pelo sueco Lasse Hallström no ano 2000, com a presença das atrizes Juliette Binoche, Judi Dench, Lena Olin e do ator Johnny Depp.
O livro possui 319 páginas. É narrado por Vianne e tem um formato de diário, pois possui datas acima de cada novo capítulo, e conta a história de Vianne e de sua filha Anouk que viajam de acordo com a direção que o vento lhes dá, enfrentando diversas situações e pessoas cheias de ignorância e de preconceitos.
De cidade em cidade, espalhando mudanças por cada caminho que traçam, Vianne e Anouk, decidem fazer uma parada na pequena cidade francesa de Lansquenet-sous-Tannet, onde conhecerão pessoas singulares e bastante religiosas. Pouco tempo depois de sua chegada na cidade, Vianne, decide abrir uma chocolateria e demonstra ter o dom de adivinhar o chocolate favorito de cada um dos seus clientes. [...]

site: https://opassaroverdeblog.wordpress.com/2017/01/17/chocolat-de-joanne-harris/

Yonce 02/07/2016

Uma leitura leve
Uma leitura leve , óptima para umas férias onde podemos ler sem parar ou parando para comer um chocolate . O final deixou me um bocado triste e desiludida

Dúnia Valle 13/04/2015

Mágico!
impossível não se encantar com o clima desta cidadezinha no interior da França, que ganha um ar mágico e de dar água na boca com a chegada de Vianne Rocher e sua filha Anouk...
com a fama de "subversivas" elas revolucionarão os costumes e as visões de vida de cada um destes habitantes provincianos.
vale a pena se encantar!

Soares 10/06/2012

Chocolate é um livro maravilhoso, capaz de criar água na boca através das suas descrições maravilhosas.
Um livro muito bem conseguido por parte de Joanne Harris. Os cheiros, as texturas, os sabores e as cores quase se sentem por entre as palavras deste livro esplendido, que nos leva a provar um mundo completamente diferente.
A autora retrata vida de Vianne de forma sublime, expondo os seus medos, receios, sonhos e experiências de vida.
“Chocolate” é um livro que recomendo a todos os que gostem de uma história doce. Para mim este livro é apaixonante.
Na minha opinião “chocolate” é um livro que vale a pena ler, pois a história das personagens prende-nos do inicio ao fim e as descrições fazem-nos imaginar como seriam as personagens e quase sentir os sabores e os cheiros dos doces descritos na história. É um livro guloso que nos apela a todos os sentidos e que nos conta uma história de amor, coragem e persistência.