Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

Rhaíssa 03/08/2022

muito bom
Só descobri que seria um livro de contos quando comecei a ler, e fiquei preocupada, porque por ser contos de casos policiais, eu pensava que não seria possível ser bem desenvolvido, e de fato alguns não foram tão bem desenvolvidos, mas a grande maioria foi, e posso dizer que Agatha Christie acertou nesse livro também. Claro que teve alguns contos que gostei mais que outros, mas no geral achei bem interessante.

Elisa 01/08/2022

Foi diferente...
Foi legal, mas foi diferente ler todas essas investigações em um só capítulo. Não foi ruim a leitura, mas eu não consegui me apegar a nenhum dos personagens por ser uma história mais corrida.

Giovanna.paginasda 24/07/2022

Não curti muito não @paginasdagio
O livro é como se fosse vários contos de casos do Poirot, mas são todos acontecendo na mesma época. Ele decide se aposentar e que pegar 12 últimos casos para fechar com chave de ouro sua carreira.

Eu amo demais o Poirot, mas acho que contos é algo que não dá certo com ele. Os livros da Agatha, mesmo que sejam curtos, precisam ser inteiros para uma única história. Esse daqui são 12 casos que duram por volta de 10 páginas, não tem muito aprofundamento, não dá tempo da gente sentir o mistério ou o suspense, as coisas são resolvidas rápidas e não dá muito impacto quando as coisas são descobertas.

Eu já tenho problemas com livros de contos, quando é assim de detetive então, a coisa fica mais tensa. Preferia que ou o livro fosse maior, ou a Agatha desse a louca e transformasse em 12 livros diferentes, mas que pudesse ter como aprofundar mais os casos. Tem horas nos capítulos que eu nem lembro direito quem são os personagens citados, ou cortes de uma cena para outra que começam sem travessão, ai não sabe se é fala, narração. Nessa questão acho que foi mais culpa da editora.

Teve horas que parecia que a Agatha dó enchia linguiça nos contos para dar certo os 12 trabalhos de Hércules, porque alguns não faziam sentido nenhum ou eu nem me animava tanto para descobrir o que estava acontecendo. Poucos contos foram memoráveis. Acho que é o primeiro livro do detetive Poirot que leio e não curto tanto.

Soliguetti 20/07/2022

Aventuras divertidas
A Rainha do Crime mais uma vez mostra o porquê desse título com "Os Trabalhos de Hércules". No livro, Hercule Poirot está de volta e, prestes a se aposentar, decide realizar 12 trabalhos de investigação semelhantes às façanhas realizadas pelo herói homônimo. A já famosa e deslumbrante narrativa de Agatha Christie aparece aqui no formato de contos (já que cada trabalho corresponde a uma investigação, ainda que unidos pelo fio condutor do objetivo de Poirot de completar os 12 trabalhos). Tratam-se de aventuras divertidas, todas embaladas na mesma fórmula que consagrou a escritora.

May 16/07/2022

Agatha Christie nunca decepciona
Quando comprei esse livro, já sabia que se tratava de uma história bem diferente das que já havia lido da mesma autora, por ser basicamente um livro de contos. Isso me preocupou um pouco inicialmente, porque pensei que os casos, por serem bem pequenos, pudessem ser menos interessantes e os seus desfechos pudessem acabar sendo menos surpreendentes - porém, isso não aconteceu.
Claro que alguns casos foram mais legais de ler do que outros, porém todos foram, de certa forma, bem interessantes, e nenhum deles me decepcionou nesse sentido. Na verdade, fiquei até com vontade de ler outros livros da autora nesse mesmo formato, mas não sei se existe algum.
Gostei bastante da premissa de que Hércule Poirot iria aceitar apenas mais 12 casos antes de se aposentar e que eles teriam relação com os 12 trabalhos de Hércules. O único problema, nesse sentido, é que em certos momentos acabei achando meio forçado que ele conseguisse encontrar (aparentemente com muita facilidade), esses casos. Talvez tenha faltado algo que mostrasse melhor o tempo entre um caso e outro e deixasse claro que não era tão simples encontrar os casos que o detetive queria. Mas isso não me incomodou tanto, não chegou a tornar a leitura pior para mim.
Na verdade, a única coisa que realmente me incomodou um pouco foi o desfecho. Não vou dar spoilers, mas achei que faltou uma conclusão maior para a história como um todo. Por isso mesmo, tirei meia estrela da nota, mas achei o livro maravilhoso no geral. Recomendo muito!

Camila.Alves 03/07/2022

Até que é legal
De todos os livros que ja li da Agatha Christie, em suma os livros com casos de Hercule Poirot, esse foi sem dúvidas um dos mais legais. A forma como cada capítulo é um mini caso, que o Poirot associa aos trabalhos de Hércules, é uma boa dinâmica, fazendo do livro uma espécie de mini coletânea. Claro, há casos que eu não gostei, e há casos que achei muito aleatório, mas pra compensar, a maioria dos casos são interessantes. Pra mim pelo menos, alguns casos eram também previsíveis, acho que em uns 3 eu consegui adivinhar o plot sem grandes dificuldades kkkkkk acho que é porque como o caso é curto, poucos personagens são apresentados, o que torna a solução muito mais fácil de achar.
Falando de detalhes técnicos, o que não gostei muito foi do fato da edição que eu tinha comigo estar com alguns erros, não de ortografia, mas sim de organização. Por exemplo, muitas falas se iniciavam sem travessão, e sem indicar quem estava falando, ou então sem diferenciar até que ponto era fala, e onde retornava à narração. Isso me frustra porque faz eu me desconcentrar da leitura e prestar atenção nesses detalhes kkkkkkk
E sobre o livro em si, como sempre na Agatha Christie, o final termina do nada, e esse particularmente não me agradou porque, como esse é um livro que tinha como premissa o fato do Poirot estar querendo se aposentar, e por isso ele decide resolver esses casos, eu esperava que isso fosse ser retomado no final, falando se o Poirot decidiu ou não se aposentar, mas o que acontece é que o caso termina, e o livro termina também, simples assim. Para os padrões da Agatha Christie, até que é um bom livro, tirando esses detalhes que citei.

jugav 29/06/2022

são várias histórias que fazem referência aos 12 trabalhos de hércules, algumas são mais bobinhas mas outras realmente te prendem e são imprevisíveis!!

caiothulius 26/06/2022

Não sei o que pensar
Eu achei todo o plot que junta os contos meio nada a ver, a história do Poirot fazer os casos antes de se aposentar é um pouco forçada(e pode ser também pq tô escrevendo a resenha um mês depois de ter terminado) mas foi um bom passatempo

Robim 23/06/2022

Os Trabalhos de Hércules
Uma receita eficaz de leitura agradável, é sempre ler A rainha do crime. Sempre bem ler Agatha, ainda mais quando se tem nosso detetive mais foda da literatura.

marinayukie 10/06/2022

Me diverti, mas não foi nada demais
O livro conta com doze mistérios diferentes que o detetive Hercule Poirot enfrenta e desvenda ao longo da narrativa. Todos os contos são relacionados a uma das façanhas de Hércules, o herói grego que inspirou seu nome.

Apesar de ter encontrado casos interessantíssimos, eu não gostei do formato desse livro (vários contos rápidos). Ainda assim, é possível experimentar um pouquinho da genialidade da Agatha Christie: reviravoltas inesperadas.

Eu acredito que essa característica é marca registaria da autora, o que torna seus livros tão aclamados.

Ketyet 08/06/2022

Agatha rainha
COMO PODE ESSA MULHER SURPREENDER TANTO EM TODOS OS LIVROS QUE ESCREVE??? Agatha tem o título de rainha do crime e não é por acaso, suas obras são inteligentes, engraçadas e muito surpreendentes.

bruna 04/06/2022

Vale a pena a leitura
Confesso que o livro em si não havia me chamado atenção no início, porém no final não me arrependi. Neste livro a Agatha mostra o famoso Poirot em meio a diversos casos, tornando o livro menos cansativo por ser dividido em contos. Alguns contos me apeguei e recomendo demais, outros nem tanto, meio sem pé nem cabeça. Ainda sim, vale muito a pena a leitura, principalmente para quem gosta do gênero ficção policial. É muito interessante poder acompanhar os casos sendo resolvidos durante o livro.

belligna 29/05/2022

O que mais gostei foi o Poirot sempre se mostrando nada humilde (e com razão, ele é o maioral mesmo)
Vou deixar aqui duas partes que me fizeram rir muito. Poirot, você é tudo!

"Meu nome - disse Poirot, conseguindo, como sempre, fazer essa simples declaração parecer o final do primeiro ato de uma peça - é Hercule Poirot.
A declaração não deixou de provocar o efeito desejado. Ocasionalmente Poirot ficava desconcertado ao descobrir que uma grosseira geração jovem jamais ouvira falar dele."

"Não conheço a palavra impossível, Monsieur! Pergunto-me apenas: será esse assunto suficientemente interessante para que eu o aceite?"

Sempre falo aqui que não sou a maior fã dos contos da Agatha, e infelizmente nesse compilado não foi diferente. Recomendo apenas porque é uma leitura até que divertida, mas não chega perto da grandiosidade da rainha.

Jade 25/05/2022

Livro meeiro da Agatha
Sempre que eu penso nos livros da Agatha fico com uma expectativa muito elevada, mas esse eu achei assim beeem chatinho. Acho que bom ponto disso é por ser um livro com vários crimes curtinhos, então acaba que não dá pra se aprofundar em nenhum e fica tudo muito confuso. Já li muitos livros dela e ela é minha autora favorita, mas esse realmente me decepcionou

Thalita Heinen 20/05/2022

Os Trabalhos de Hércules
Livro de contos onde em cada uma das 12 histórias Hércule Poirot procura relacionar os crimes e a investigação as grandes façanhas de Hércules (relacionando duas investigação com a mitologia)