A Vida Não Me Assusta

1 | 2 | 3 | 4

Delirium Nerd 21/08/2018

A Vida Não me Assusta
O medo, se aparecer,
Só nos meus sonhos existe.”

Sombras, sons que brotam do escuro, fantasmas, cachorros bravos... a vida não assustou facilmente Maya Angelou. A DarkSide Books trouxe recentemente uma edição comemorativa de 25 anos do poema infantil da autora, intitulado “A Vida Não me Assusta”. A obra compõe a belíssima edição com pinturas originais do artista Jean-Michel Basquiat. O poema é uma leitura essencial tanto para instigar a introdução literária para crianças, quanto para que os adultos conheçam dois grandes artistas que foram capazes ressignificar o âmbito artístico.

Vemos a união de dois artistas que tiveram suas vidas marcadas por situações dolorosas e que foram capazes de construir uma resistência através de suas criações. Maya resistiu a todo tipo de violência que foi exposta, e expressou essas dores através da literatura. Basquiat, com apenas 4 anos de idade, começou a preencher seus cadernos com desenhos e poemas, utilizando-se da influência de tradições africanas, francesas e latino-americanas. Resistiu à dura jornada de morar na rua e em locais incertos, reintroduzindo o imaginário corporal na manifestação artística de sua época.

site: https://www.instagram.com/p/BmjxL-knbkn

Carol Nery 31/08/2018

Um experiência linda
Vim aqui hoje para falar da minha experiência lendo A Vida Não Me Assusta, publicação de 2018 da DarkSide Books pelo selo Caveirinha, e isso porque os nossos pequenos também gostam de livros, e de livros bonitos e com qualidade. Essa edição é perfeita seja para um primeiro contato da criança com o mundo literário, ou para aqueles que já são íntimos dos livros – e amam.
Como sempre, e já estamos acostumados, a DarkSide Books em matéria de excelência em suas edições não deixa a desejar. Essa edição é super caprichada, em capa dura, e com as ilustrações originais do artista Jean-Michel Basquiat, que partiu muito cedo, vítima de overdose, ainda com 27 anos de idade. Porém sua obra perdura, e ele é considerado um dos maiores artistas dos últimos anos do século XX, uma vez que suas pinturas estão sempre presentes na maioria das exposições ao redor do globo.
Jean-Michel nasceu em Nova Iorque no fim dos anos 60, foi um artista norte-americano que começou a rabiscar seus cadernos aos 4 anos de idade. Mais tarde, Jean-Michel começou a pintar rases enigmáticas (e até poéticas) pelos muros de Manhattan, usando o pseudônimo SAMO (same old shit ou na tradução livre ‘mesma merda’).

“Nada na vida me assusta.”

Agora voltando para minha experiência, eu sou mãe de dois meninos: o Filipe que tem 5 anos, e o Adam que fará 3 agora em outubro. Nós somos dois leitores incorrigíveis aqui em casa, e tanto meu marido quanto eu, sempre presenteamos os nossos filhos com os mais diversos tipos de livros desde os primeiros dias de vida. Logo que o Filipe nasceu, meu marido trouxe aqueles livrinhos com texturas para que a criança desenvolva a sensibilidade no tato. Depois vieram os de tecido, os emborrachados, os encadernados, os livros com pop-up, aquarela... Enfim! Nunca deixamos os meninos sem o contato com livros, e eles estão crescendo admirando esse universo. Além de sempre ter um dos pais com livros na mão, o que é um estímulo a mais – o primeiro exemplo.
Meu filho mais velho é autista, e ele tem uma relação toda especial com os itens e brinquedos que pra ele se tornam especiais. Quando recebi A Vida Não Me Assusta para ler com meus filhos, eu logo fantasiei qual seria a relação de amizade que Filipe iria desenvolver com esse livro. E minhas expectativas foram superadas. Em primeiro lugar eu li o livro e fui passando as páginas com ele, para que ele pudesse visualizar as pinturas de Jean-Michel.
O contexto do poema de Angelou casadas com as imagens concede a criança uma chance de materializar o que estão ouvindo da boca da mamãe. Tornando-se um conceito concreto, é possível ter uma compreensão da mensagem que se quer ser transmitida, mesmo sendo uma criança de 5 anos e no espectro autista.
Maya Angelou nasceu no Missouri (USA) em 1928. Ela foi poetisa, cantora, dançarina, atriz, dramaturga, compositora e é um dos principais nomes da história do ativismo negro nos EUA, chegando a trabalhar com Martin Luther King e Malcolm X.

“Panteras atrás do muro
Estranhos no escuro
Não, eles não me assustam nada.”

Os livros demandam uma compreensão lógica, psicológica e filosófica daquilo que o autor está interessado a nos passar. Como pais, temos o papel de através da fantasia e do lúdico, interpretar essas considerações que o autor quer informar para a criança, pois temos as formas mais individuais e pessoais de saber como nossos filhos compreendem o meio em que vivem, agora, quando ainda “dependem” da nossa interpretação de mundo.
Às vezes as histórias nos trazem metáforas e códigos, às vezes o autor é literal e descreve literalmente o que pensamos e sentimos. E no caso de Angelou podemos perceber que a autora busca uma forma de instigar a coragem no dia-a-dia do pequeno leitor. Ela descreve diversas situações que poderiam acarretar um medo profundo em uma criança – medos reais, e medos imaginários, fantasiosos. Para a autora, que em vida foi uma resiliente, essas coisas todas não conseguem assustar esse leitorzinho. Ela sabia do que estava falando e acreditava realmente que se lutarmos, e se perseverarmos, nada na vida pode nos assustar. O livro trouxe esse poema que reforça para as crianças de diversas idades, que elas podem enfrentar seus medos! Incentivo não falta...

“Dragão soprando chama
Eu não vou chorar
Ele terá de voar
E eu me divirto
Com o seu faniquito
NADA NA VIDA ME ASSUSTA.”

Então, o que aconteceu aqui, foi algo pautado pela empolgação de um livro novo, pela alegria de ir reconhecendo alguns significados dos desenhos de Jean-Michel, e pela concentração – mesmo que eu precisasse chamar a atenção para o texto algumas vezes – pela mensagem do poema que fui recitando conforme analisávamos as páginas. Filipe ficou muito feliz em ter o livro, em folhear sozinho as páginas por diversas vezes (de trás pra frente e de frente pra trás), e posou para fotos abraçadinho em seu exemplar. Nossa história não terminou aqui, ou no fim desse livro. Ele ainda será lido por diversas e diversas vezes, os desenhos serão imitados e o livro será o melhor amigo do Filipe por um longo tempo. É assim que as coisas funcionam aqui na nossa casa.
Eu acredito muito na literatura infantil, em fornecer condições para a criança ir desenvolvendo seu senso crítico, seu senso de interpretação. E que essas ferramentas um dia tornarão esse pequeno indivíduo – e leitor – em alguém capaz de interpretar o contexto em que vive, e buscar modifica-lo de acordo com a necessidade do momento. Incentivar a leitura para as crianças desde pequeninos é primordial para esse desenvolvimento emocional, social e cognitivo. É auxiliar na “construção” de um ser humano que saberá discernir melhor os caminhos da vida.

O medo, se aparecer,
Só nos meus sonhos existe.”

Se você tem interesse por saber mais sobre a vida e obra do artista, segue uma dica:
Exposição Basquiat em BH
Centro Cultural Banco do Brasil
DATA: 16/07/2018 - 24/09/2018
Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo - 09h às 21h
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
~ Bamberger

site: http://www.coisasdemineira.com/2018/08/resenha-vida-nao-me-assusta-maya-angelou.html#more

Leticia 08/04/2023

Life doesn't frighten me at all
Sara Jane Boyers foi simplesmente genial quando decidiu fazer este livro. Ao pegar as obras individuais de Maya Angelou e Jean-Michel Basquiat e fazê-las dialogar entre si, Boyers criou uma obra prima. Isto porque parece que Angelou e Basquiat criaram a obra juntos, de tão compátivel que elas ficam reunidas em uma mesma obra. O livro é perfeito e lindo demais!

Mi 13/02/2024

Uma obra de arte!
De maneira poética e com ilustrações trazem reflexões sobre nossos medos de infância.
E serve de ferramenta para se trabalhar alguns medos das crianças.

?Nada na vida me assusta?? ?

26/01/2023

Ok
Achei que seria um pouco diferente. Ilustrações bem lindinhas. Acredito que seja para crianças a partir de 4 anos.

Babi 20/01/2023

Uma gracinha
Achei esse livrinho a coisa mais fofa do mundo! Eu pessoalmente sou uma grande fã de livros infantis, adoro o jeitinho que eles acolhem a gente, independente da nossa idade, e como trabalho com crianças tô sempre procurando livros pra levar pra elas. Esse foi como tomar uma caneca quentinha de chá num dia frio e chuvoso. Muito fofo, leve, e visualmente atraente.

Koala Leitora 16/10/2018

Voltei a ser criança
Que livro cheio de amor, meus queridos, um livro que ensina as crianças a não ter medo, a não se deixar abater pelas maldades do mundo, pelos monstros embaixo da cama ou pelos próprios colegas idiotas que insistem em machucar e corromper a beleza de ser do indivíduo incomum.
"A vida não me assusta" é um livro curtinho para ler com os filhos, os primos e sobrinhos, um livro para presentear com amor aquela criança que você conhece ou até mesmo aquele adulto que ainda não deixou de ser criança.
Esse livro ensina que nada deve ser capaz de nos assustar, pois somos mais fortes e podemos colocar para correr os fantasmas, os monstros embaixo da cama, os brutamontes das escolas e os dragões das nossas torres.
Uma leitura super rápida e gostosa que pode nos fazer sentir mais fortes e nossas crianças mais felizes.
Eu amei, amei e amei demais da conta

Isa | @odigaisa 30/10/2018

A Vida Não Me Assusta | Um hino de Maya Angelou para todas as idades
Quando uma editora dedicada ao terror lança um livro com o título de A Vida Não Me Assusta, você presta atenção. Especialmente quando ele é todinho voltado para as crianças. A nova linha infantil da DarkSide Books, a Caveirinha, tem surpreendido e encantado. A segunda obra publicada por ela pode ter sido feita para os pequenos, mas com toda certeza mexerá com muitos adultos por aí.

A Vida Não Me Assusta é, na verdade, um poema da escritora, ativista, professora e muitas outras ocupações incríveis de Maya Angelou. A infância da autora foi permeada de desafios e coragem em um cenário de disputas raciais complicados na primeira metade do século XX. Foi mãe aos dezesseis anos e trabalhou muito para sustentar sua família. Com muita garra e determinação, atuou a favor dos direitos civis dos negros norte-americanos junto a Malcom X e Martin Luther King. Sua principal intermediadora.

Maya Angelou foi uma alma criativa, forte e muito sábia. Ela continuou a escrever, ensinar e palestrar até a sua morte em 2014. Se tornou um ícone de inspiração para muitos e eu acredito que seja justamente por isso que sua obra, A Vida Não Me Assusta, foi escolhida pela DarkSide Books: para inspirar famílias a lutar pelo que é certo, pelo o que acreditam.

site: https://anatomiapop.com/2018/10/23/a-vida-nao-me-assusta-um-hino-de-maya-angelou-para-todas-as-idades/

Minha Velha Estante 03/11/2018

Resenha da Adriana Medeiros
A vida não me assusta é mais um livro fofinho e trevoso lançado pelo selo infantil da DarkSide, o Caveirinha.

A obra, bastante visual, combina os talentos de dois grandes ícones da cultura negra: o poema da ativista social, escritora Maya Angelou (1928 - 2014) e obras do pintor Jean-Michel Basquiat (1960 – 1988), lindamente reunidos pela fotógrafa Sara Jane Boyers há 25 anos, quanto teve sua primeira edição lançada nos EUA.

Juntando as realidades de cada um através das suas obras, A vida não me assusta mostra as diferentes faces do medo na voz da Maya e através dos olhos do Basquiat.

Mas o seu valor está mesmo em mostrar que todos nós somos fortes para enfrentar a nossa realidade, temos coragem para enfrentar os nossos medos, seja lá o que for que nos assusta, desde o medo de um sapo ao medo de um mundo cruel...

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2018/11/a-vida-nao-me-assusta-sara-jane-boyers.html
Cecília 03/11/2018minha estante
Quero muito esse livro aaaaa *-*

Camila.Nunes 20/10/2022

Livro artístico
Amo Maya Angelou, conheço sobre o artista. O livro é um projeto gráfico de uma escrita da autora com artes do artista plástico. Achei bom.

mayconessa 01/08/2020

"Sobre encontrar-se na história da própria vida"
Guardei o livro para ler no momento que julgasse especial, queria dar o ambiente e momento ideal para essa edição linda e cheia de significado.

Na verdade, muito na vida me assusta, a incerteza do futuro, o cenário atual, a maldade, as promessas em vão e tanto mais.
O livro é uma reflexão sobre nossos medos, sempre presentes, mas que mesmo com eles, seguimos em frente.
Essa é a beleza da vida.
A vida não me assusta

Annie - @queriaseralice 06/05/2019

Lindo!!!!
O medo, se aparecer,
Só nos meus sonhos existe.”⠀

A vida não me assusta é um poema escrito pela incrível e inspiradora Maya Angelou. Além de suas palavras muitíssimo encorajadoras, o livro apresenta diversas pinturas do artista Jean-Michel Basquiat, no estilo desse dinossauro da capa – em tons sombrios, marcantes e um pouco caóticas.⠀

Apesar de ter o público alvo infantil, acredito que todo mundo deveria lê-lo, independente da idade. Em poucas páginas, Maya nos mostra o tamanho da coragem que podemos ter e o quanto ela é poderosa e essencial para enfrentarmos nossos maiores medos. ⠀

São muitas as coisas que me amedrontam e me deixam com vontade de fugir, me esconder... Aos poucos vou aprendendo a lidar com a minha coragem – que um dia até mesmo pensei que em mim não existia –, fazendo-a crescer cada vez mais, e a Maya contribuiu muito para que isso aconteça. ☺️⠀

Para quem está em busca de um livro infantil diferente de todos e o melhor, capaz de agradar qualquer um, recomendo muito essa lindeza! 💙⠀

site: https://www.instagram.com/p/BmrVplLl1gl/

Tábata Kotowiski 19/06/2019

Maravilhoso, inspirador e ainda por cima uma obra de arte.
Coruja 27/06/2019minha estante
Que bom que gostou, Tatá!

1 | 2 | 3 | 4