Drugue 13/07/2021
Sangue, Suor e Pixels: Os Dramas, as vitórias e as curiosas histórias por trás dos vídeogames
Desenvolvimento de jogos foi algo que já passou pela minha cabeça, sabe? Não era um sonho, não, nem perto disso, mas me parecia uma forma agradável de passar meus dias afinal eu estava me formando em Ciência da Computação, a grande maioria da galera da área que não vai para o lado acadêmico acaba passando os dias trabalhando como programador, por que não unir isso aos jogos que eu tanto amo e trabalhar nessa área? Bom, pensando nisso eu resolvi escrever meu TCC sobre desenvolvimento de jogos e desenvolver um joguinho simples, um shooter side scroller só pra ver no que dá, bom, deu é em trabalho, muito trabalho...rs Eu passei umas boas horas em sites de musicas CC buscando as musicas certas, os sons certos, passei bastante tempo discutindo a jogabilidade, mais tempo ainda conversando sobre cada arte que seria necessária para o jogo e um tempo maior ainda consertando bugs, o mais rápido foi programar a porra toda, mas fazer funcionar 100% do jeito que eu tinha visualizado, ah, ai que morou o problema, bom, ao final de tudo meu trabalho me fez me formar com um 9, mas também me fez desistir dessa vida de desenvolver jogos...rs Mas mesmo assim eu ainda fiquei muito curioso pela área e quando vi "Sangue, Suor e Pixels" que prometia contar um pouco do desenvolvimento conturbado de grandes jogos, eu não podia não lê-lo, ainda mais quando o autor é ninguém, mais ninguém menos que Jason Schreier que tem ai uma carreira de furos jornalísticos nessa área, o livro tinha que ser bom, né? E é mesmo.
Você já parou para prestar atenção na quantidade de nomes que aparecem nos créditos dos games? Já parou para pensar que cada pessoa ali tem uma vida e gastou tempo dela para desenvolver esse jogo que te proporcionou esse momentos de diversão? Pois é, esse livro é sobre essas pessoas, é sobre a vida delas, as batalhas diárias que são travadas para que os jogos sejam lançados, sobre como é trabalhar sabendo que você vai ter que trabalhar ainda mais algumas semana pra frente, sobre como é trabalhar sabendo que você está demitido, mas que já trabalhou tanto naquele projeto que sua maior vontade é para que ele saia e seja um puta sucesso para que quem sabe alguém veja seu nome ali e te convide para um novo time, é sobre luta, sobre sangue, suor e lágrimas, os pixels ficam pra depois e vou te falar que lendo esse livro e sinceramente não consigo nem pensar em quem ainda defende a pirataria, e aqui eu não to falando de "preservar a história dos games" to falando do pirateiro safado que não pode ver um lançamento que já vai baixar um torrent, sabe? Então, dele... Depois que você tem esse olhar em quanto tempo, dinheiro, esforço e principalmente saúde são gastos para lançar um jogo, você não tem como defender a pirataria de lançamentos de verdade.
Esse livro também revela a triste realidade da indústria e que eu ouso dizer que é na verdade a triste realidade de toda a indústria de desenvolvimento, por que eu já vi muita gente fazendo as mesmas coisas para entregar outros tipos de software, sabe a galera realmente da o sangue, a galera realmente entra em burnout, a ponto de muitas vezes ficarem meses sem ver a família apenas para lançar um jogo que muitas vezes pode ser destruído nas resenhas. É possível que você não goste do jogo, ou mesmo desse livro, mas é impossível que você não se envolva com essas histórias de pessoas reais dando a vida por uma sonho, vou te falar que a história de Star Wars 1313, principalmente a parte final, com a carta do diretor me deixou de verdade com os olhos marejados e uma vontade sincera de abraçar essa galera toda, não tem nem comparação, óbvio, mas eu sei o quanto me dói toda vez que eu jogo fora um projetinho, seja um blog, um Instagram, uma página, qualquer besteira, sabe? Tipo eu realmente me dedico aquilo e mesmo não sendo nem de longe comparável com as horas de trabalho e o amor que o pessoal dedica a esses jogos, eu já fico bem chateado quando preciso encerrar o projeto, agora coloque tudo isso em perspectiva a quantidade de trabalho, de horas gastas e principalmente de horas extras, horas que essas pessoas deixaram de estar com a família, com aqueles que amam, para desenvolver um projeto que no final, infelizmente foi pro lixo, sabe? E isso realmente me tocou e me fez sentir no coração a dor expressa nessa carta.
"Sangue, Suor e Pixels" é um livro "obrigatório" pra quem se diz apaixonado por games e um livro muito interessante, mesmo pra quem só joga de vez em quando. Ele da umas boas perspectivas sobre toda a indústria e o que provavelmente está errado nela e te deixa pensando em como você fica no meio de tudo isso, eu realmente fiquei pensativo e ainda não sei como eu me sinto com tudo isso, mas o que eu sei é que agora eu amo ainda mais esses benditos joguinhos e queria muitos outros livros assim...
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