Sangue, Suor e Pixels

Sangue, Suor e Pixels Jason Schreier

Resenhas - Sangue, Suor e Pixels

Adriano 10/04/2022

Quem acompanha um pouco da indústria de jogos, provavelmente já ouviu falar de Jason Schreier, talvez o maior jornalista da área atualmente. E ler seu primeiro livro foi uma experiência bastante fascinante, ainda que não deva ser muito surpreendente para quem já tem conhecimento sobre alguns dos problemas constantes no desenvolvimento de jogos, como o temido crunch, por exemplo.
O livro traz informações sobre o desenvolvimento de vários jogos, de gêneros variados, alguns de empresas gigantescas, outros feitos por equipes minúsculas, ou até mesmo por uma única pessoa. E nessas variações, podemos ver os mesmos problemas, em graus diferentes, bem como quão satisfatório pode ser a experiência de criar um jogo, ou o quão frustrante é ver anos de trabalho sendo descartados.
O título desse livro não poderia ser mais poeticamente adequado.

Lucas.Wijk 04/04/2021

Fantástico! Para quem gosta de acompanhar os bastidores da indústria dos videogames ou para quem tem curiosidade de saber como funciona o mercado de desenvolvimento de jogos, envolvendo seus problemas, a luta constante contra prazos, incertezas de sucesso e a péssima condição de trabalho de desenvolvedores, esse livro é um prato cheio.

Já acompanhava as reportagens do Jason Schreier para a Kotaku (e agora Bloomberg) e amo a sua escrita. Li o livro em português e posso dizer que a tradução está excelente, apesar de algumas passagens estranhas que eu não sei se são causas da tradução ou da transcrição literal de algumas citações das entrevistas feitas pelo autor.

De qualquer forma, indico o livro a qualquer público que se interesse pelo tema!

Marcelo.Pedroni 19/02/2023

Livros de games, como não gostar?
Jason Schreier uniu dois elementos que são muito presentes na minha vida, livro e jogos. Sempre fui um amante de vídeo games, desde o mega drive 3, passando pelo SNES, N64, Play 2, 3DS, 2DS e recentemente o Switch.
Ler sobre o desenvolvimento de jogos foi algo muito prazeroso, embora não muito revelador (visto que acompanho com certa frequência o cenário).
Algumas histórias de bastidores são bem interessantes, principalmente quando tem a ver com jogos que gosto (Shovel Knight por exemplo).
Em suma, é um livro gostoso de se ler, com passagens engraçadas e curiosas, mas que é meramente descritivo e não opinativo, principalmente por contar com colaborações de empresas e pessoas diretamente envolvidas no processo de produção dos jogos.
Vale a leitura, com certeza!

Myy 05/05/2022

Muito interessante
Esse livro esclarece muita coisa a respeito do desenvolvimento e criação dos jogos de mais variados generos. Apresenta ao leitor desde as conquistas até as frustrações ao ver sua criação ser descartada com o tempo.

LOSK 05/01/2021

Ótimo livro para quem tem interesse na indústria de videogames. Realmente abre muito a perspectiva de como é o desenvolvimento de jogos. Recomendo muito.

Inominável 16/02/2022

As desventuras do desenvolvimento
Contando detalhadamente em cada capitulo o milagre que é sair um jogo, da sua ideia inicial ao inferno do desenvolvimento até a angustia de finalmente lançar ao mundo o seu filho que foi concebido com tanto sague, suor e pixels.
Esse livro nos deixa como expectador do desenvolvimentos de jogos das ultimas gerações, acompanhando bem de perto como da sua ideia inicial até o seu lançamento, passando por todos os estágios e dificuldades que as equipes passam, do diretor aos programadores sofrendo toda a pressão com prazos e custos de tudo que envolve o projeto, a gente se desespera junto com eles a cada dificuldade e nos aliviamos juntos quando tudo dá certo no final de tudo, é uma leitura de tirar o fôlego em alguns momentos, nos estressamos e vibramos juntos com todos os envolvidos, são fortes as emoções sentidas aqui.
Recomendo para todo aquele que tem a curiosidade de saber como é o desenvolvimento de um jogo e o quão dificil é lançar um jogo desses.

Victor, the Reader 20/12/2023

Sangue, suor e pixels
Sou professor de um Instituto Federal e tenho linhas de pesquisa na área de jogos, sobretudo jogos sérios e educacionais. Conheço muito pouco sobre a realidade do mercado de desenvolvimento, mas sei o quão desafiador é criar um, porque eu mesmo crio de vez em quando, bem como fomento a criação por meio de projetos de disciplina para os alunos desenvolverem seus jogos. E, para mim, ler esse livro me trouxe alento. Criar jogos é desafiador, seja você amador, seja você profissional. Tem que suar, dar o sangue. Mas sim, criar jogos é gratificante, é fazer arte, arte que diverte e educa pessoas.

Felipe.Martins 23/04/2022

Resenha
Este livro conta algumas histórias sobre o processo de desenvolvimento de diferentes jogos. Esse processo costuma ser muito complexo, mas sempre com pessoas muito empenhadas para que os jogos se tornem produtos. Entre os principais jogos citados, estão: Pillars of Eternity, Uncharted 4, Stardew Valley, Diablo III, Halo Wars, Dragon Age: Inquisition, Shovel Knight, Destiny, The Witcher 3 e Star Wars 1313.

No livro, o autor passa por cada um dos jogos apresentando como surgiu a ideia do jogo, quais foram as dificuldades encontradas e as conquistas ou fracassos após o desenvolvimento. A maior parte dos jogos citados foram desenvolvidos por equipes grandes, com centenas de pessoas. Ainda assim, existem casos de jogos desenvolvidos por poucas pessoas (ou até mesmo por somente uma pessoa). Algumas empresas são muito ricas e dinheiro não é tanto problema, podem levar mais tempo, às vezes até atrasar o projeto como acontece diversas vezes. Mas para outras, isso é um problema e o financiamento coletivo pode ser uma opção para não faltar o dinheiro das refeições.

Desenvolver um jogo pode levar de meses até anos, então é uma leitura indispensável para aqueles que se interessam pelo desenvolvimento de videogames. E pode ser uma boa leitura para quem gosta de alguns desses jogos e tem o interesse de saber como são criados.

sabrinnesantos 27/10/2022

Conteúdo necessário!
O livro descreve um pouco do processo de desenvolvimento de alguns jogos. Relata os perrengues, as tomadas de decisões necessárias, os sufocos passados pelos game devs e os sacrifícios feitos pra tentar alcançar o sucesso e terminar o jogo no tempo estudado.

O conteúdo nos ajuda (e muito) a ter uma noção mais aproximada do que realmente acontece na indústria Indie e Tripe A.

HauryN 18/11/2022

É uma leitura leve e dinâmica
Para quem gosta de jogos como eu, vai adorar esse livro. Esse livro conta bastidores de produção de jogos de forma como se fosse um documentário, porém não tão "engessado" como um. Recomendo demais para os gamers e até pessoas que têm apenas curiosidade desse mundo.

Thiago 14/01/2021

Faz jus ao título
Não é exatamente uma história dos videogames. A obra mostra as dificuldades que desenvolvedores (em equipe ou sozinhos) enfrentam na produção de um game. Cada capítulo aborda a criação de um jogo.

joaovictormo 18/02/2021

Livro excelente, tradução preguiçosa
Dei 5 estrelas pelo conteúdo do livro ser excelente, contando e explicando o atribulado processo de desenvolvimento de 10 jogos diferentes.

Com esse livro, podemos entender melhor o que acontece nos bastidores dessa indústria que nos move tanto, e sentir um pouco a dor e a paixão que carregam as pessoas que decidem atuar nesse ramo.

Algo notável na versão brasileira é a tradução, mas infelizmente, de forma negativa.
Não comprometeu meu entendimento, mas por vezes me tirou do "fluxo" de leitura, com traduções diretas de expressões que não fazem sentido em português, ou com algumas palavras que nem foram traduzidas (alguns "and" perdidos no meio do texto).

A impressão que dá é que foi utilizada uma ferramenta de tradução automática em vários trechos.

Mas reitero, o livro é excelente, e apesar da tradução parecer preguiçosa, não atrapalha tanto assim.

Vale muito a pena a leitura para quem se interessa em entender um pouco melhor de que forma os videogames são feitos.

Renan Barcelos 15/03/2021

Uma resenhícula
𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗮𝗯𝗮𝗶𝘅𝗼 𝘁𝗲𝗺 𝗹𝗶𝗻𝗸 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝘃𝗶́𝗱𝗲𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀, 𝘀𝗲 𝗴𝗼𝘀𝘁𝗮𝗿 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲 𝗻𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 :)

Esse é uma obra do jornalista Jason Schreier comentando sobre o desenvolvimento de uma série de jogos famosos da indústria, tanto AAA quanto indie. Entre as obras abordadas estão The Witcher 3, Stardew Valley, Shovel Knight, Dragon Age Inquisition e Uncharted 4.

É muito interessante ver os percalços que os jogos tiveram, que vão desde mudanças na equipe principal a reinicializações completas, além de adiamentos constantes para corrigir elementos mal-pensados ou que simplesmente não teriam como ser finalizados a tempo.
Os bastidores de todos esses jogos, muitos dos quais foram extremamente bem-sucedidos em importantes para suas épocas, se mostra bastante atribulado e cheio de dores de cabeça, noites mal dormidas e um crunch eterno por parte dos funcionários.

É interessante ver o Schreier comentando sobre as obras e mencionando o esforço homérico dos devs para que sejam finalizadas de uma forma que parece até mesmo tratar a prática do crunch como algo apreciável, como se fossem heróis lutando contra o universo para conseguir terminar obras aclamadas da melhor forma que podem (geralmente com vários cortes de funcionalidades e ideias mesmo assim). Isso é muito diferente do Schreier atual, que detesta essas perspectiva e massacra empresas que seguem isso.

Não sei dizer se a minha impressão sobre a opinião dele que está errada, e fica camuflada meramente porque está usando uma linguagem neutra, que acaba refletindo o próprio humor dos desenvolvedores, apaixonados pelo o que fazem, ou se realmente ele via com bons olhos todo esse panorama e da escrita do livro para a atualidade acabou mudando de opinião sobre esse aspecto da indústria.

Em todo caso, é uma obra muito boa de se ler, para quem gosta de jogos e quer entender melhor sobre como são feitos. Como ele cita alguém dizer no livro, é um milagre que jogos sequer sejam finalizados.

site: https://www.youtube.com/watch?v=iTdb2oFIAOE

Drugue 13/07/2021

Sangue, Suor e Pixels: Os Dramas, as vitórias e as curiosas histórias por trás dos vídeogames
Desenvolvimento de jogos foi algo que já passou pela minha cabeça, sabe? Não era um sonho, não, nem perto disso, mas me parecia uma forma agradável de passar meus dias afinal eu estava me formando em Ciência da Computação, a grande maioria da galera da área que não vai para o lado acadêmico acaba passando os dias trabalhando como programador, por que não unir isso aos jogos que eu tanto amo e trabalhar nessa área? Bom, pensando nisso eu resolvi escrever meu TCC sobre desenvolvimento de jogos e desenvolver um joguinho simples, um shooter side scroller só pra ver no que dá, bom, deu é em trabalho, muito trabalho...rs Eu passei umas boas horas em sites de musicas CC buscando as musicas certas, os sons certos, passei bastante tempo discutindo a jogabilidade, mais tempo ainda conversando sobre cada arte que seria necessária para o jogo e um tempo maior ainda consertando bugs, o mais rápido foi programar a porra toda, mas fazer funcionar 100% do jeito que eu tinha visualizado, ah, ai que morou o problema, bom, ao final de tudo meu trabalho me fez me formar com um 9, mas também me fez desistir dessa vida de desenvolver jogos...rs Mas mesmo assim eu ainda fiquei muito curioso pela área e quando vi "Sangue, Suor e Pixels" que prometia contar um pouco do desenvolvimento conturbado de grandes jogos, eu não podia não lê-lo, ainda mais quando o autor é ninguém, mais ninguém menos que Jason Schreier que tem ai uma carreira de furos jornalísticos nessa área, o livro tinha que ser bom, né? E é mesmo.

Você já parou para prestar atenção na quantidade de nomes que aparecem nos créditos dos games? Já parou para pensar que cada pessoa ali tem uma vida e gastou tempo dela para desenvolver esse jogo que te proporcionou esse momentos de diversão? Pois é, esse livro é sobre essas pessoas, é sobre a vida delas, as batalhas diárias que são travadas para que os jogos sejam lançados, sobre como é trabalhar sabendo que você vai ter que trabalhar ainda mais algumas semana pra frente, sobre como é trabalhar sabendo que você está demitido, mas que já trabalhou tanto naquele projeto que sua maior vontade é para que ele saia e seja um puta sucesso para que quem sabe alguém veja seu nome ali e te convide para um novo time, é sobre luta, sobre sangue, suor e lágrimas, os pixels ficam pra depois e vou te falar que lendo esse livro e sinceramente não consigo nem pensar em quem ainda defende a pirataria, e aqui eu não to falando de "preservar a história dos games" to falando do pirateiro safado que não pode ver um lançamento que já vai baixar um torrent, sabe? Então, dele... Depois que você tem esse olhar em quanto tempo, dinheiro, esforço e principalmente saúde são gastos para lançar um jogo, você não tem como defender a pirataria de lançamentos de verdade.

Esse livro também revela a triste realidade da indústria e que eu ouso dizer que é na verdade a triste realidade de toda a indústria de desenvolvimento, por que eu já vi muita gente fazendo as mesmas coisas para entregar outros tipos de software, sabe a galera realmente da o sangue, a galera realmente entra em burnout, a ponto de muitas vezes ficarem meses sem ver a família apenas para lançar um jogo que muitas vezes pode ser destruído nas resenhas. É possível que você não goste do jogo, ou mesmo desse livro, mas é impossível que você não se envolva com essas histórias de pessoas reais dando a vida por uma sonho, vou te falar que a história de Star Wars 1313, principalmente a parte final, com a carta do diretor me deixou de verdade com os olhos marejados e uma vontade sincera de abraçar essa galera toda, não tem nem comparação, óbvio, mas eu sei o quanto me dói toda vez que eu jogo fora um projetinho, seja um blog, um Instagram, uma página, qualquer besteira, sabe? Tipo eu realmente me dedico aquilo e mesmo não sendo nem de longe comparável com as horas de trabalho e o amor que o pessoal dedica a esses jogos, eu já fico bem chateado quando preciso encerrar o projeto, agora coloque tudo isso em perspectiva a quantidade de trabalho, de horas gastas e principalmente de horas extras, horas que essas pessoas deixaram de estar com a família, com aqueles que amam, para desenvolver um projeto que no final, infelizmente foi pro lixo, sabe? E isso realmente me tocou e me fez sentir no coração a dor expressa nessa carta.

"Sangue, Suor e Pixels" é um livro "obrigatório" pra quem se diz apaixonado por games e um livro muito interessante, mesmo pra quem só joga de vez em quando. Ele da umas boas perspectivas sobre toda a indústria e o que provavelmente está errado nela e te deixa pensando em como você fica no meio de tudo isso, eu realmente fiquei pensativo e ainda não sei como eu me sinto com tudo isso, mas o que eu sei é que agora eu amo ainda mais esses benditos joguinhos e queria muitos outros livros assim...

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/04/sangue-suor-e-pixels-os-dramas-as.html

Victor Antonio 01/08/2021

Eu acabei de ler o sangue, suor e pixels, e foi uma experiência interessante de leitura, pois eu faço um curso de desenvolvimento de jogos e já estou no projeto final. E eu fiquei impressionado com a história de certos desenvolvimentos de jogos que eu adoro como dragon age e diablo, e quão difícil foi.