Nihil

Nihil Carolina Mancini

Resenhas - Nihil

carolina.trigo. 02/12/2018

Resenha ABERST: Nihil
Esse mês recebemos mais um livro do sorteio de parceria com a ABERST. O livro da vez foi "Nihil", da minha xará Carolina Mancini (Ed. Estronho).
Antes de falar o que achei e sobre o que é o enredo, preciso dizer que não conhecia o livro nem a autora, e achei a sinopse, no mínimo, estranha e curiosa.
A história vai passar em um mundo pós-apocalipse (pode ser chamado assim? Me ajuda Carol!!!). Não sabemos exatamente aonde a história se passa, mas uma neblina dominou todos os países. Não se sabe como ela surgiu ou o porquê. Seria a natureza agindo? Um ataque terrorista? Um experimento científico? Uma intervenção alienígena? Ninguém sabe.
Quando a neblina encosta em alguém, para cada um, a reação é diferente. Alguns tiveram membros, como pernas ou braços, arrancados. Outros explodiram. Com outros, surge uma febre altíssima que não dá chance de sobrevivência. Enfim, com cada pessoa a neblina causa uma reação diferente. Elas têm que viver trancadas dentro de suas casas.
Um detalhe importante para ressaltar sobre a neblina é que os animais continuam vivendo normalmente, não têm nenhuma reação, a flora continua vivíssima e a água não está tóxica.
O ponto principal da história é a sobrevivência e as consequências que vem com ela. O medo, a espera, o tempo, a solidão, são questões muito presentes e importantíssimas para entrarmos na narrativa.
A construção do enredo e como a Carol faz isso é muito interessante e diferente também. Acompanhamos vários personagens, com histórias totalmente diferentes entre si. O que eu mais gostei da construção foram os vários tipos de relatos diferentes: há diálogos, cartas, poesias, canções, relatórios (além das ilustrações que a própria Carol fez, que são incríveis!).
A leitura que fiz foi algo totalmente diferente do que vinha lendo, e ao mesmo tempo em que me surpreendi bastante, também estranhei no começo, pois por vários momentos achei um pouco confuso. Achei a construção única, e só por causa disso o livro já estava ótimo. O final foi a cereja do bolo.
A escrita da Carol é muito poética e consegue alcançar muito bem o leitor. Recomendo demais!!!
O significado de nihil se encaixa perfeitamente com a história e por cauda disso, o título do livro não poderia ser outro.
Preciso também comentar sobre a edição, que é maravilhosa. Fazia tempo que não pegava um livro tão bonito. Só vendo com os próprios olhos para entender o que estou dizendo. Além de que não há nenhum erro de revisão no texto. A editora está de parabéns!
Para finalizar, queria dizer que estou muito feliz com a nossa parceria com a ABERST, pois está dando a chance de conhecermos livros nacionais que dificilmente chegariam nas nossas mãos. Além, obviamente, de poder apoiar os nossos autores.

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2018/12/resenha-aberst-nihil.html

Clauclau/Eu leio sim e daí 30/10/2018

NiHil
Um livro perturbador,destacando-se por ser um tema distópico, ou melhor, um pós-apocalíptico, cruel e dilacerante. É angustiante se ver fechado em si mesmo, em dúvidas e reflexões de outrora. NIHIL é duro, cortante e desesperador. Pode-se faltar o ar em ler este livro com relatos de alguns personagens que estão tendo conversas paralelas apenas aguardando não sabendo exatamente o que? É um enredo muito doloroso que nos convida a nos olharmos no espelho e indagar: O que eu faria? Me acovardaria ou tentaria a sorte? Mas, que sorte se não se sabe ao certo o que está acontecendo. Estão todos presos em suas dúvidas e medos. Um enredo pós-apocalíptico e cruel. Que se tem como estrela principal aquela névoa densa e cruel. NIHIL é dilacerante. É impossível não se envolver com o enredo. Demorei muito para absorver. Ele chegou trazendo medo e incertezas quanto ao futuro, mas essa perspectiva de futuro não existe. Mas o que existe, então? Medo. O medo do inexplicável, a incerteza da vida ou do que resta dela. Esta é a fase do final de um tempo. Haveria alguma saída? Estaria todos condicionadas ao desespero e as dúvidas eternas?
Um livro primoroso, com uma capa totalmente enigmática, assim como o enredo, com ilustrações belíssimas feitas pela autora que encontramos no decorrer da leitura e também fotos na contra capa de boa qualidade. Uma boa diagramação. Com um clima tétrico, caótico, desolador e desestabilizador, assim é o livro Nihil de Carolina Mancini, mexe com os sentidos, nos convidando a reflexões. Esse nada que acerca e paira no abismo das incertezas dos personagens deste impactante terror psicológico.

Carolina Mancini, dizer mais o que? Não tenho mais como classificar esse livro de tão profundo que é. Com poemas angustiantes e rasgados durante toda a leitura. Fiquei sufocada com a carga emocional em que os personagens foram acometidos. Você me emociona com seu talento para escrita. Obrigada, por me proporcionar o contato com um enredo tão aflitivo e dominador.

Confira a resenha na integra

site: https://www.euleiosimedai.com.br/single-post/2018/10/30/NiHil
Jessika 29/01/2019minha estante
Sua resenha é ótima. A vontade de ler o livro aumentou. Rs... Será que ela se inspirou em Nevoeiro, de Stephen King?

Clauclau/Eu leio sim e daí 30/01/2019minha estante
Será Jéssica? Vou perguntar para a autora!
Beijos e obrigada por ter lido a resenha. O livro é maravilhoso!