Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Pinkhy 09/02/2024

Eu já tinha lido o pequeno manual antirracista e amei a escrita da Djamila, a forma como ela explica temas que são importantes para o desenvolvimento da sociedade e que, sinceramente, não deveriam ser tão difíceis de entrar na mente de algumas pessoas. Com esse livro não foi diferente (acho que gostei mais dele até kkkk) o livro conta com os artigos que ela escreveu para a carta capital com temas do cotidiano ou assuntos fortes no momento.

Em alguns momentos me peguei refletindo, como mulher branca, que eu realmente não tinha conhecimento de alguns assuntos, achamos que o feminismo integra todas as mulheres contudo ao meu ver separa ainda mais em subgrupos, as mesmas mulheres brancas que pregam a equidade não veem a dor da mulher negra dentro da sociedade, não conseguem enxergar que o buraco é muitooooo mais embaixo quando se trata dessas mulheres, ou até das mulheres trans ou pcd.

Acho que só dá para entender bem mesmo lendo o livro, é uma boa reflexão que todos deveriam ter

Barasueno 05/02/2024

Djamila nos coloca em uma realidade e traz indagações extremamente profundas sobre o feminismo negro. Uma leitura necessária e enriquecedora.

O primeiro de muitos que pretendo ler da autora.

James48 27/01/2024

Necessário
A Djamila é uma mulher incrível!
O livro é muito necessário. A escrita dela é impecável. Suas pesquisas, e teses são mega necessárias.
Ela falou de todas as dores, e lutas da mulher preta. Ela falou do racismo, machismo, sexismo entre tantas outras barbáries.
Uma leitura para la de necessária!!!

Jessica 22/01/2024

Excelente leitura
O livro é muito bom, linguagem simples e do dia a dia. Excelente leitura introdutória para assuntos de feminismo negro.

Be.Stef 22/01/2024

Esse livro me fez ver como a vivência da mulheres negras é muito parecida entre si, em várias momentos parecia que ela estava descrevendo momentos da minha vida, e é importante colocar um nome a isso, racismo, pois é impossível combater o que não é nomeado.
Bom, nesse livro Djamila fala para todos, idenpendete de raça ou genêro. Indico muito.

Nicole886 20/01/2024

Feminismo Negro
Como sempre a leitura de Djamila Ribeiro é muito fluída e de português claro, fazendo seus livros se tornarem muito acessíveis. Gosto de como ela sempre ilustra bem as situações com cenas intimistas da sua vida ou então trágicos fatos, mas com riqueza de detalhes para as partes chave que conectam fato à teoria.
Outro ponto importante são suas referências ao decorrer da leitura, como Angela Davis, Lélia González, Patrícia Hill Colins e etc que nos indicam próximas leituras.

Sthe 07/01/2024

Leitura mais que necessária
O livro reúne diversos textos que Djamila escreveu para o blog CartaCapital, que falam sobre uma diversidade maravilhosa de assuntos infinitamente relevantes. Além de diversas indicações de leituras de escritoras e estudiosas negras, como bell hooks, Viola Davis, Patricia Hill Collins, Simone de Beauvouir, Chimamanda Ngozi Adichie, entre outras.

A leitura, apesar do que muitos podem pensar, também pode ser vista como uma forma de educar a população branca. Inclusive, chegando ao fim do livro temos um pequeno "manual para os sem-noção".

Sou uma mulher branca e é meu dever me educar sobre o assunto para que eu possa ajudar a combater o racismo por meio do meu lugar de privilégio. E esse livro me ensinou MUITO, havia tantas coisas das quais ainda não tinha conhecimento e a forma como a Djamila explica tudo de forma tão clara e objetiva me deixou encantada. Obrigada por essa obra!

AmandaRabelom 03/01/2024

O livro é como uma coletânea de artigos diversos sobre o feminismo negro, então não é um livro para se ler de forma contínua. É escrito de forma clara e o tema importantíssimo

Nscalazans 31/12/2023

Permite uma tomada de consciência de que somos enquanto mulheres negras.
A partir da exposição de fatos passados e de fatos atuais em torno do teatro racismo a autora traz à luz esclarecimento daquilo que pesa sobre nós, mulheres negras .

Viviane @resenhasdaviviane 31/12/2023

Leitura necessária
Essa é a segunda vez que leio esse livro e não consigo fixar o conteúdo que está escrito nele.
Hoje me peguei pensando "Quais os temas abordados pela autora nesse livro?"; "Será que a história é boa?". Não estou querendo dizer que o livro é ruim, apenas que o formato dele, não me fez guardar seu conteúdo.

Quem tem medo do Feminismo Negro, reúne um longo ensaio autobiográfico inédito escrito pela autora Djamila Ribeiro e uma seleção de artigos publicados por ela no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. Os artigos que li até agora, falam muito sobre a sua vida desde a infância contando sobre o racismo sofrido nas escolas particulares que estudou, até a sua vida maioridade, quando começou a estudar jornalismo e aceitar emprego em trabalhos não autorizados pelo pai, que trabalhava muito para que ela conseguimo empregos em espaços considerados de brancos.

Em alguns momentos, Djamila, conta para os leitores quais os empregos que ela conseguiu enquanto estudava, são eles: atendente de barraca de pastél, auxiliar de serviços gerais em grandes empresas, copeira, entre outros. Demorou para conseguir um emprego digno com o curso seu curriculo, uma vez que tinha fluência no inglês.

No artigo sobre "Falar em racismo reverso é o mesmo que acreditar em unicórnio" a autora explica sobre o conceito central de racismo, retirando todas as dúvidas no motivo por não existir racismo reverso. Ela ainda faz a indicação de um vídeo onde o humorista Aamer Rahman fala sobre Racismo Reverso em um dos seus shows, fica a dica!

Já estou me preparando para um terceira releitura.

EstAfani.Sandmann 30/12/2023

Djamila uma das autoras mais fenomenais da atualidade
Este livro trata de um apanhado de textos escritos pela jornalista e filósofa Djamila Ribeiro. Nele há muita reflexão sobre as bases do racismo no Brasil e a construção desigual da nossa sociedade racista. São inúmeros tapas na cara. Dezenas de sacudidas. Aprendi muito. Marquei todo texto como importante. Sobretudo, pretendo usar os ensinamentos na vida.

Mônica 27/12/2023

Livro que todos deveriam ler, deveriam passar para ser lido e discutido nas salas de aulas. Djamila, você é necessária.

Jenny 22/12/2023

Um livro extremamente necessário
Esse é o meu segundo livro da Djamila que eu leio, o primeiro foi "Lugar de fala". Amei a sua escrita fluída, que até mesmo um leigo conseguiria entender. A escrita dela me lembra as escritoras que inspiraram ela: bell hooks, Chimamanda Ngozi, Angela Davis. Muito bom mesmo, necessário para TODOS lerem, independente da raça, classe, gênero e sexualidade. Que nós possamos aprender cada dia mais a luta diária da mulher negra ser reconhecida como ser humano em uma sociedade machista e racista.

Carollice 22/12/2023

Excelente
Um livro necessário. Dá muitas referências também pra quem tem interesse de ler mais pensadoras do movimento.