Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Elaine 05/01/2023

Leitura necessária para todos os brasileiros! Há uma necessidade urgente de que as pessoas entendam sobre machismo, patriarcado e racismos estrutural.
Fui lendo e refletindo sobre diversos aspectos da minha vida, da trajetória da minha avó negra que alisava o cabelo e não aceitava sua cor por ser feia, coisas que só consegui entender depois de leituras como essa.
Algumas pessoas podem pensar q por serem brancas não precisam desse tipo de literatura, é aí que está o engano, leitura necessária para entender todas as questões que citei acima.

Fadel 05/01/2023

Necessário
Esse livro curto aborda temáticas importantes sobre o feminismo negro e a importância de se estudar e defender a intersecção dessas opressões em busca de soluções definitivas. Djamila é certeira e crua ao dizer com riqueza de detalhes situações apavorantes de racismo que são pioradas com o machismo. É importante salientar que o feminismo negro de forma alguma torna-se único, mas que é necessário para resolução e entendimento dos frutos da ideologia feminista.

Simplesmente incrível. Indico super.

Misa 30/12/2022

Todos deveriam ler
Diferente do primeiro livro que li da autora, esse livro trás uma linguagem mais acessível, é um soco no estômago a cada página, um livro que deve se tornar obrigatório na sua estante.

Gabi 30/12/2022

Feminismo negro simplificado
A leitura do livro é super fluida, apesar do tema tão pesado! São pequenos textos publicados previamente em blogs, nos quais a autora trata de questões em torno de feminismo e racismo, combinados ou não. Vale a pena, especialmente para aqueles que não têm muito conhecimento sobre o tema - muitas dicas de leitura a partir desse livro!!

Nzinha 30/12/2022

Mulher djamila!
Um tapa na cara!
Foi incrível ter a ajuda de djamila Ribeiro em forma de compilados de suas postagens.
Me identifiquei em todo o livro por ser uma mulher negra e sinto que esse livro é necessário, não só pra mulheres ou mulheres negras. Mas sim para o mundo! Vamos estudar e aprender e voe alta mulher djamila, o mundo precisa de você.

Carol Lino 28/12/2022

Acompanho Djamila Ribeiro, seus livros são grandiosos e extremamente necessários. Leitura fácil e com grandes aprendizados.

Verbena 26/12/2022

Didático
Um copilado de escritos perfeito para quem está começando a estudar o feminismo negro, com certeza recomendo a leitura. É atual , claro e fácil de entender

Pam 25/12/2022

Um livro simples de entender mas com uma enorme importância para a sociedade. É um livro interessante e vale a pena ler pra começar a entender melhor as coisas.

Carme 15/12/2022

Quem tem medo
Djamila consegue em poucas palavras falar de coisas profundas e essenciais.
Leitura importante para todos os que um sociedade maus igualitária.

Bernal 06/12/2022

Indico essa leitura para ontem!
Uma das coisas que mais gostei foi saber que o maior meio de transformação que permitiu o empoderamento de Djamila foi a literatura. Seu contato com os livros especificamente de temáticas feministas foi a porta de entrada para a consciência de sua realidade. Ao longo do texto, diversas autoras que causaram influências enormes nesse sentido são mencionadas, sendo algumas: bell hooks, Alice Walker, Angela Davis, Judith Butler e, com destaque, Simone de Beauvoir.

Resenha complera no IG @be.thereader

Valner.Wasilewski 04/12/2022

Contextualização
Gosto bastante a forma com que Djamila contextualiza a temática e abre muitas portas para leituras mais aprofundadas, ao puxar suas referências para dentro do texto. Ansioso para ler alguma das referências citadas por ela. Alem disso, Djamila puxa várias questões bastante importantes que em geral, que sequer imaginava. O livro é curtinho, com vários textos produzidos por Djamila enquanto colunista na CartaCapital, sendo uma boa introdução a temática do feminismo negro.

nanda 25/11/2022

Uma leitura extremamente NECESSÁRIA!!!!!!

Já havia lido alguns textos da Djamila Ribeiro antes e estava ansiosa por ler esse livro que reúne seus mais destacados textos e manifestos! A verdade nua e crua escancarada que TODOS deveriam ler e refletir!!!!

whyaninhas 25/11/2022

Feminismo negro? Antes desse livro eu não conhecia
(Mesmo tendo lido esse livro há um tempo, tenho algumas opniões a serem feitas e publicadas nesta humilde rede social)
Apesar, mais uma vez falando isso, de não gostar como Djamila Ribeiro comenta e aborda alguns temas em outros livros dela, não tô dizendo que ela não tem ?propriedade para falar? deste assunto e nem muito menos que ela ?não sabe do que tá falando?, mas em alguns pontos apenas, ela problematiza certas situações, construindo uma seda prestes a se rasgar em muitas ocasiões. Acho que só alimenta uma intolerância, por mais que o tema como feminismo negro seja importantíssimo e de extrema importância de ser discutido, acredito que se o livro vestisse uma roupagem menos frágil da coisa acredito que seria bem mais fácil de discutir o assunto.
Por outro lado, AMO a linguagem acessível dela.

Filipe 23/11/2022

A Negritude precisa ser ouvida!!!
essa foi uma grande oportunidade de entender mais sobre mim, minha raça, as mulheres de minha cor e sobre uma autora incrível q conheci ao ficar alguns meses sem cll e ir passar férias na casa de minha vó, minha tia me presenteou grandemente ao me emprestar esse livro... pfv, leiam, esse livro é extremamente importante e necessário principalmente aos jovens negros q ainda n entendem mto sobre os problema q pessoas (especificamente mulheres) de nossa cor passam e tbm para a branquitude q precisa aprender mais sobre essas duas lutas q deveriam ser de todos...???

Lethycia Dias 23/11/2022

Não teve novidade pra mim
Fazia tempo que eu tinha vontade de ler esse livro, mas talvez tenha deixado passar muito tempo desde a primeira vez que ouvi falar dele até a leitura. Não é que tenha achado ruim, é só que não apresentou muita novidade pra mim.
"Quem tem medo do feminismo negro?" é composto por um ensaio autobiográfico de Djamila Ribeiro, intitulado "A máscara do silêncio", e por uma série de artigos da autora publicados em jornais e revistas brasileiros, especialmente na revista Carta Capital, entre os anos de 2014 e 2017. O ensaio inicial relata o processo da autora de tomada de consciência sobre negritude e sobre o lugar dado pela nossa sociedade às pessoas negras, narrando desde a infância até a vida adulta de Dijamila, e como a leitura de autoras negras e o contato afetuoso com pessoas negras foi importante para amenizar os efeitos do racismo sobre sua autoestima e suas perspectivas de vida. Ler esse ensaio foi uma experiência incrível e me fez querer ler muito mais autoras negras, inclusive as que são citadas no texto.
Já os artigos... Não são uma experiência tão interessante assim. Não é que sejam ruins, porque não são. Todos apresentam uma linguagem simples e direta. O problema é que eu já conhecia quase todos eles, já tinha pensado bastante sobre os assuntos de que se tratam ou tinha acompanhado as discussões sobre alguns dos assuntos que os motivaram.
Isso porque os artigos selecionados para este livro são comentários da autora sobre algumas das notícias mais polêmicas da mídia brasileira durante o período em que foram publicados, tocando sempre em assuntos como racismo, machismo, liberdade de expressão, cultura e política, entre outros. Um bom exemplo é a matéria de jornal elogiando a esposa do então vice-presidente Michel Temer, Marcela Temer, qualificando-a como "bela, recatada e do lar".
Eu me lembro que, na época em que esses artigos foram escritos, eu usava bastante o Facebook e acompanhava alguns debates de temas afins. Links das colunas de Djamila Ribeiro na Carta Capital apareciam com frequência entre as publicações compartilhadas pelos meus amigos e pelas páginas que eu seguia, e eu me lembro da aparência visual da coluna e é possível que possa ter lido várias edições. É por isso que, enquanto lia os textos replicados no livro, tinha a impressão de que já conhecia todos os assuntos e já tinha lido vários deles.
São textos em geral curtos, com tempo médio de leitura indo de 3 a 5 minutos, e podem ser interessantes para quem nunca teve contato com os temas anteriormente, mas para quem já está mais adiantado em leituras sobre racismo, machismo, feminismo e já leu livros teóricos de autoras e autores negros, pode não conter muita novidade. Pra mim, não teve. É uma pena, porque eu tinha expectativas altas pra esse livro.

site: https://amzn.to/3GGKnJW