Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Erika658 13/07/2022

Quem tem medo hein???
Esse livro foi incrível, aprendi muita coisa lendo e pesquisando com base nos ensinamentos, adorei cada página e me tocou de uma forma incrível, livro PERFEITO!!!!

VitAria.Caroline 08/07/2022

Encontrei as palavras que me faltavam
Esse ano eu resolvi que ia correr atrás de estudar temas que sempre me interessaram, só que por muito tempo não me dediquei a eles por ter um pensamento infantil de que ?[*****]? eu já não devia saber disso?? Muito também influenciada pelas pessoas ao meu redor que tratam tudo na base do achismo.

Só que esse ano eu vi a necessidade de saber DE VERDADE sobre esses temas e resolvi começar por um que sempre me incomodou que era ?Me considero feminista, mas quase não sei o que é?? então resolvi começar com esse livro que foi um BUM pra mim. Eu sempre tive esse sentimento de que as minhas amigas quando falavam sobre feminismo não tinham o mesmo discurso que eu, acabou que eu me calei para aquilo que vive e comecei a repetir as vivências delas.

Esse livro é incrível! Eu não vejo como uma pessoa pode ler ele e não entender o que ele diz e propõe, a Djamila é didática e certeira! Vou ler outros livros dela.

Nati Sampaio 24/06/2022

Djamila escreve maravilhosamente, é uma mulher inteligente e admirável. Trata-se de um livro que deveria ser leitura obrigatória.
LEIAM!

Brenniee 20/06/2022

Leiam mais autoras negras
Não tenho nada para falar além do que a Djamila já falou. Recomendo MUITO a leitura, livro perfeito!!!

Louie.Avila 20/06/2022

Leitura essencial
Eu, uma pessoa branca, achei esse livro importantíssimo para entender a visão da mulher negra feminista. Achei interessante a história de Djamila e como a realidade feminina não é a mesma para todas, e, como uma pessoa que só teve acesso a visões e autoras brancas, nunca tinha reparado nessa questão. Procurarei ler mais autoras negras a partir de agora.

@kindlecomcafe 20/06/2022

Djamila é perfeita
Recomendo muito esse livro para quem está começando a estudar sobre o tema.
A Djamila escreve de maneira simples e com muita propriedade e o livro é cheio de referências boas sobre futuras leituras, pesquisadores e documentários.
Os capítulos são curtos e cada um deles trás uma abordagem interessante sobre feminismo negro e o papel que a mulher negra é colocada no Brasil.
Luciana 07/08/2022minha estante
Isso mesmo, da vontade de ler todas as autoras citadas pela Djamila

Camila 19/06/2022

Excelente livro e reflexão sobre racismo no Brasil
A autora Djamila Ribeiro sempre objetiva e clara nos conduz através de diversos textos a uma reflexão sobre o racismo no Brasil e no mundo, bem como a uma melhor compreensão do feminismo negro.
Leitura obrigatória.

Nane 16/06/2022

Leitura essencial
Esse livro é uma aula, ao final saímos diferente com muito aprendizado e reflexões que nos levarão ao longo da vida.

"Vestir nossa pele e ter empatia por nossas dores a maioria não quer."

" ...ela transcende a visão de mundo limitada dessas pessoas."

" Mas mãe é um ser humano, e não alguém com superpoderes. Por trás de uma mãe que aguenta tudo há uma mulher que desistiu de muita coisa e um pai ausente desculpado pelo patriarcado.
Quem se responsabiliza pelo desespero dessa mulher? Sim, ela abandonou a filha, mas já havia sido abandonada muito antes pelo pai da criança, pelo Estado
e por uma sociedade cruel e hipócrita."

" Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento."

eliazevedo 09/06/2022

Uma seleção de artigos publicados na revista Carta Capital, sobre situações cotidianas de racismo e objetificacao da mulher negra. Artigos fundamentados com dados e estudos, além das próprias experiências vividas por Djamila Ribeiro. Um livro necessário. Todos deveriam ler.

Daniel 07/06/2022

Na voz de Djamila
Primeira vez que ouvi um audio book.
Além contar sua história, Djamila organiza textos autorais publicados no blog da Carta Capital. Textos fundamentais para entender e se sensibilizar para as questões de racismo estrutural do nosso país.

skuser02844 06/06/2022

"Passou da hora de branquitude ter limites."
Lendário, maravilhoso, lindo, leiam, leiam e leiam. Não interessa se vc é homem ou mulher, branca(o), preta(o), hetero, LGBT, não interessa, dos mais aos menos privilegiados deveriam ler essa obra.
Cada página é um ganho de conhecimento a mais, aprendi muito com esse livro e me deu ainda mais vontade de aprender MAIS, repleto de argumentos muito bem construídos e que fazem você refletir e olhar à sua volta e pensar, "mds, pior que isso é verdade...", simplismente ótimo.
Eu já tinha interesses em outras obras da Djamila, mas não conhecia ela de fato, e depois de ler esse livro minha curiosidade aumentou ainda mais. O livro já começa contando a história de vida dela, e que história, Djamila é a prova de que "o mundo não gira, ele capota", a mini biografia me deixou emocionada em certos pontos, principalmente quando a autora falava de sua avó, eu pude sentir o amor em cada linha , me fez sentir falta do que nunca tive.
Mas enfim, deixando eu mesma de lado.
O livro é um compilado de artigos muito bem escritos que falam de assuntos variados, porém todos com o mesmo objetivo( falar do feminismo negro e racismo), perfeito pra vc que como eu quer estudar o assunto mas não sabe como começar, ou até sabe mas não tem tempo de sentar e de fato estudar.
Recomendo para todes ?

LilithFromHell 05/06/2022

Um livro muito bom
Tem várias notícias da época que foi lançado, e é impressionante que as coisas não mudaram até então.

Brunaavargas 01/06/2022

Uma leitura mais que necessária e reflexiva como feminista, bem como pra expandir o pensamento crítico social da atmosfera politica que vivemos. Djamila é brilhante a cada texto e colocação. Que aula.

Viane 01/06/2022

Quem tem medo do feminismo negro?
A obra junta vários textos que a autora escreveu desmascarando o racismo enrustido, ainda presente no contexto atual. Jesus, a escrita é impecável.
Recomendo muito pra todos

helenaslodk 01/06/2022

Quem tem medo do feminismo negro?
O livro começa com uma introdução sobre a autora e conta um pouco da sua vida. Em seguida cada capítulo é um artigo publicado pertinente ao tema do feminismo negro e o racismo.

Muitos textos são de 2015 e pode-se ver que ainda são bem atuais. O que é triste porque reflete que nossa sociedade pouco mudou nesse sentido.

Amei todos os artigos compilados no livro em especial esses:
- "O racismo é uma problemática branca" de Grada Kilomba.
- Feminismo negro para um novo marco civilizatório.
- Estrangeira no próprio país.