Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Joice.Helena 30/05/2022

Quem tem medo do feminismo negro?
O livro em questão é, na verdade, um compilado de textos publicados por Djamila Ribeiro na CartaCapital, com uma introdução inédita. Dessa forma, há vários temas sendo debatidos, mas não há um aprofundamento muito grande deles.
De qualquer forma, a leitura transcorre com muita facilidade e a força da escrita é evidente. Djamila expõe nomes e situações sem medo.
Sendo assim, achei uma ótima leitura. Me fez querer ler ainda mais dessa filósofa de quem me torno sempre mais fã.
Nzinha 05/07/2022minha estante
Não tem aprofundamento?

Joice.Helena 15/07/2022minha estante
Tem o aprofundamento do texto em si que a Djamila escreveu, mas alguns são curtinhos, então não é muito. Mas, mesmo assim, continua sendo um ótimo livro.

Vick 29/05/2022

"Em obras sobre feminismo no Brasil é muito comum não encontrarmos nada falando sobre feminismo negro. Isso é sintomático. Para quem é esse feminismo então? É necessário entender de uma vez por todas que existem várias mulheres contidas nesse ser mulher e romper com a tentação da universalidade, que só exclui."
Djamila Ribeiro novamente arrasa na escrita, a linguagem é clara com capítulos curtos separados por assunto. Ela fala sobre o racismo o machismo e as diferentes maneiras como a mulher negra é oprimida sendo sempre posta como o" outro do outro". Acho que está deveria ser uma leitura obrigatória para todos.

Diovanna Celli 22/05/2022

Quem tem medo do feminismo negro
Este livro, que é uma coletânea de artigos da autora, além de mostrar sua vivência como mulher negra, traz grandes reflexões sobre o feminismo negro e muitas referências interessantes.
O texto que mais me marcou foi um dos últimos, onde ela debate a ideia de ser estrangeiro dentro do seu próprio país, coisa que nunca havia refletido sobre, mas que me identifiquei imensamente.

Taisa.Freire 17/05/2022

Todo mundo deveria ler
Fico pensando como seria se esse tipo de livro fosse analisado e debatido em todas as escolas do país. Provavelmente é isso que a elite não quer.

bybrunalourenco 16/05/2022

Assertivo demais e um tanto esclarecedor.
Acabei me emocionado em vários pontos do livro. Definitivamente esse livro rompeu minha surdez ao me fazer enxergar com clareza em quantos momentos da minha vida eu fui submetida a discriminação apenas por ser negra.

Gabi 04/05/2022

Esse livro é simplesmente FANTÁSTICO.
O livro é composto por várias ?matérias? curtinhos que abordam o feminismo e o racismo da sociedade. É maravilhoso para pensar fora da caixinha e ver o mundo com outros olhos. Criar posicionamentos crítico, refletir acerca dessa infeliz realidade e mudar o jeito de agir em relação a esses temas são alguns dos fatores que essa obra explora. Super recomendo, acho que devia ser uma leitura obrigatória!

Oscar 28/04/2022

Livro excelente, só não dei 5 estrelas porque não sabia que era um compilado de artigos da autora. Uma leitura forte, mas necessária.

Adriana Scarpin 24/04/2022

Depois de Chimamanda e bell hooks, esse é o terceiro livro que discutimos no nosso clube de leitura feminista. Confesso que antes de lê-lo eu nem sabia que ele era uma coletânea das colunas da Djamila na Carta Capital, muitas das quais eu provavelmente já tinha lido quando da sua publicação, mas como usualmente digo, é sempre bom reiterar conhecimento.
Mariana 25/04/2022minha estante
É uma coletânea? Poxa... pensei que ela traria argumentos novos

epietragalla 18/04/2022

Necessário
O racismo no Brasil e como ele é. Indicado pra todo idiota neoliberal que ainda acredita em meritocracia e racismo reverso.

Fran 17/04/2022

RESENHA: Quem tem medo do feminismo negro?
AUTORA: Djamila Ribeiro
EDIÇÃO: Companhia das letras, 2018.
"Quem tem medo do feminismo negro?" Qual seria a resposta para a pergunta de apresentação do livro? A obra deixa claro: quem tem medo do feminismo negro é aquele que ainda deseja continuar pensando o feminismo como algo separado, alheio às outras opressões que afligem as mulheres... a mulher negra, por exemplo, não é afrontada apenas por seu sexo, mas por sua cor.
A universalização do estereótipo da mulher como branca, de classe média, instruída... deixou manchas na luta das mulheres por equidade. É importante reafirmar que existem mulheres que concentram maior opressão. Quando se fala em mulher deve-se esclarecer de que tipo de mulher se fala: da branca, da negra, da indígena, da que vive na periferia, da transgênero ou de diversas outras... pois cada mulher possui uma experiência de vida... e de opressão diferente.
Nesta obra, Djamila Ribeiro se apoia em diversos estudos e relatos de experiências suas e de outras mulheres que acumulam outras formas de opressão, mas, especialmente, a racista. Relatos como a da ex-escrava Sojourner Truth, que fez um discurso, quase reprimido, na Convenção dos Direitos das Mulheres de Ohio, em 1851:
"Aquele homem alí diz que é preciso ajudar as mulheres a subir numa carruagem, é preciso carregá-las quando atravessam um lamaçal, e elas devem ocupar sempre os melhores lugares. Nunca ninguém me ajuda a subir numa carruagem, a passar por cima da lama ou me cede o melhor lugar! E não sou eu uma mulher? Olhem para mim! Olhem para meu braço! Eu capinei, eu plantei, juntei palha nos celeiros, e homem nenhum conseguiu me superar! E não sou eu uma mulher? Consegui trabalhar e comer tanto quanto um homem - quando tinha o que comer - e aguentei as chicotadas! Não sou eu uma mulher? (...)"
É fundamental refletir que um movimento que abrange tantos mundos deve olhar para todos eles, com suas peculiaridades e necessidades, se não, não alcançará a todos igualmente.
Como ensaio, a obra traz várias referências importantes para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o feminismo negro.

15/04/2022

O livro é uma coleção de artigos publicados pela autora ao longo do tempo. Portanto não traz discussões aprofundadas e acadêmicas. Mas é um bom livro - e bastante importante - de introdução ao tema, com linguagem bem simples e direta.

Gabi 07/04/2022

Boa opção de leitura introdutória ao tema. Ganhei o livro e tinha expectativas de uma discussão mais profunda e teórica - é um conjunto de artigos de opinião que a autora publicou no blog da CartaCapital. A abordagem é superficial, mas torna-se uma leitura de fácil compreensão pra quem deseja iniciar reflexões sobre interseccionalidade.

Isa 06/04/2022

Leitura essencial
Leitura essencial se você busca aprender sobre o feminismo, principalmente sobre o feminismo negro.
Djamila Ribeiro apresenta textos sobre diversas histórias e fatos sobre o assunto.
Leitura fácil

Nadiiii 04/04/2022

Reflexões
Esse livro é narrado em forma de notícia, cada uma aborta um tema, principalmente os que estão em alta.
Olhei por outro ângulo as coisas, em destaque, o tema da globeleza e o movimento tenista negro e o Porquê de ter um movimento só para ele.
Foi meu primeiro livro abordando tema feminista e eu gostei! A escrita é muito boa, mantendo um diálogo com o leitor.

Thais 31/03/2022

Necessário
Quem tem medo do feminismo negro é um compilado de artigos que a autora escreveu. Muito necessários e atuais, pois são sobre situações diárias, histórias absurdas de racismo que ganharam notoriedade e são apresentadas sob a visão de uma filósofa negra e que coloca o dedo nessa ferida social, que infelizmente, parece bem longe de sarar. Recomendável que todos leiam a obra e comecem a fazer uma análise de consciência sobre a própria visão da mulher negra na sociedade.