Milhas de Distância

Resenhas - Milhas de Distância

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Victor Dantas 08/10/2019

LGBTQIA+: Precisamos falar do T. #32
Na obra, iremos conhecer o Miles, um garoto de 18 anos, que vive no Missouri, com suas duas mães. Diferente de muitos garotos de sua idade, Miles é contra qualquer tipo de preconceito e rótulos, e, isso talvez tenha a ver com o fato de que ele namora a 3 anos Vivian, uma garota transgênero.

A relação dos dois é linda de acompanhar. Miles e Vivian, mantém uma relação não só amorosa, afetiva, mas, uma parceria de muito empoderamento, confiança e amizade.

No entanto, uma grande mudança acontece na relação dos dois, quando Vivian entra coma, após uma tentativa de suicídio, e, Miles se vê perdido, e se sente culpado por não ter percebido que sua namorada precisava de ajuda.

Vendo o estado de seu filho, a mãe de Miles sugere que o garoto faça uma viagem para Islândia, para que ele possa se recuperar do choque e se despreender desse sentimento de culpa pela situação da sua namorada.

Com Miles então indo para Islândia, o leitor irá poderá acompanhar toda sua jornada nesse país desconhecido e peculiar.

A viagem, coloca Miles de frente com dúvidas e questões sobre si mesmo, que até então ele achava que não existia, por se considerar um garoto bem resolvido, e o que era pra ser uma viagem apenas de lazer, acaba se tornando numa experiência de autodescoberta sobre o verdadeiro Miles, e isso, talvez ajude-o a entender que o que aparentava ser o fim de tudo, na verdade era apenas um novo começo.

Abordando questões de transexualidade e homossexualidade, a autora escreve com cuidado e delicadeza, sem precisar romantizar os fatos, e isso deixa a história mais real e original para o leitor, principalmente se o leitor for da comunidade LGBT, já que quase sempre, livros com essa temática são trabalhados com superficialidade.

A transexualidade no relacionamento não é uma questão, um problema, e sim uma condição, uma realidade, que tanto a Vivian, e principalmente o Miles lida com muita tranquilidade, e com muito amor.

Um é o suporte do outro, e isso é tão importante, diante de uma sociedade que demoniza relações homoafetivas, e principalmente a transexualidade.

A presença do Miles na vida da Vivian, me encheu de esperança, em saber que no meio de tanto intolerância, violência, o Amor ainda é a raíz mais forte.

Mesmo sendo um livro YA, os personagens são muito maduros, os diálogos são bem construídos. E claro, como não falar da ambientação, que é o charme do livro, afinal estamos falando da Islândia! As descrições da paisagem no livro são ricas de detalhes, fazendo com que o leitor se sinta no lugar do Miles, tem passagens até de assuntos científicos, como de Geomorfologia, com informações que eu aprendi no meu curso de Geografia.

Por fim, deixo aqui meu registro de experiência, e espero que ele consiga despertar em você o interesse para conhecer a história do Miles e da Vivian.
AMOR.

Segue também uma playlist de amor e empoderamento, que diz em versos, o que "Milhas de Distância" diz em prosa:

- Beautiful (Christina Aguilera)
- Born This Way (Lady Gaga)
- Diamonds (Rihanna)
- Fingerprints (Katy Perry)
- Follow You Arrow (Kacey Musgraves)
- Mean (Taylor Swift)
- Nobody's Perfect (Jessie J)
- Pretty Hurts (Beyoncé)
- Who Says (Selena Gomez)
Julia 19/11/2020minha estante
Uau. Que resenha maravilhosamente trabalhada. Deu até vontade de ler o livro

Victor Dantas 19/11/2020minha estante
Obrigado juju :)

Débora 20/11/2020minha estante
Adorei sua resenha! ?

Victor Dantas 20/11/2020minha estante
Obrigado Debora :)

Gabriel1994 21/11/2020minha estante
Uau! Muito boa a sua resenha, me deu muita vontade de ler

Victor Dantas 21/11/2020minha estante
Maravilha Gabriel ! :)

Francisco 18/06/2018

Uma história que vai muito além do "G" da sigla "LGBTQ+"
L - G - B - T - Q - +

Uma sigla que foi se modificando ao longo do tempo e que tenta de alguma forma abarcar a enorme quantidade de gêneros e sexualidade que existe em nosso mundo. O Facebook, por exemplo, reconhece 56 tipos de gêneros, os quais as pessoas podem se identificar. Nova York, uma das cidades mais diversas no mundo, 31 deles podem ser encontrados. É uma discussão complexa, que envolve questões culturais e de identidade para que chegue-se a um consenso. Especialmente, por que ainda existe uma forte tendência conservadora, de não reconhecer nenhum gênero, ou sexualidade, além do hetero cis-homem, cis mulher. Nesse contexto, obras como Milhas de Distância, consegue contribuir fortemente para essas discussões. Com muito respeito e empatia.

O livro conta a história de Miles, um adolescente que se identifica como Pansexual (relações com outras pessoas independente de gênero/sexualidade), que há três anos namorava Vivian, uma garota trans. O jovem ao estar inserido nesse relacionamento, sentia-se completo, de certa forma, pela forte presença e personalidade dela, que o fazia ficar escondido, sendo ele mesmo, sem precisar de holofotes. Porém, há 18 meses, Vivian tentara se matar, e como sequela, ela estava em coma irreversível. Começa então uma intensa batalha de Miles e os pais de Vivian para mantê-la viva, ou desligar os aparelhos. Uma luta cansativa e desgastante para um jovem de apenas 18 anos.

Preocupados com seu filho, as mães de Miles acabam enviando-o para a Islândia, um país que tem 1/4 da população de Belém. Esse será um momento para Miles se reencontrar na vida, para quando ele retornar aos Estados Unidos, esteja pronto para seguir em frente.

UMA INTENSA DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Apesar da obra ser centrada no Miles, visto que a jovem trans está em coma. Mas a sua presença espiritual é intensa e traz muitas discussões importantes sobre as dificuldades da vida de uma mulher trans. Meredith Russo fala sobre algumas dessas dificuldades em sua entrevista, e afirma que isso estará presente para sempre na vida de uma pessoa trans. O preconceito, a chacota, o medo de andar na rua, a possibilidade de nunca ser aceito na família, dismorfia corporal (aversão à sua aparência). Enfim, são dores diárias que nem todos podem suportar, inclusive Vivian. São histórias que precisamos conhecer, ouvir, respeitar, ter no minimo empatia.

Além disso, a fluidez do Miles traz uma discussão bem interessante nesse sentido. Eu nunca vi em obra literária um personagem que possui uma fluidez tão grande, e isso foi muito bacana, pois coloca-se em perspectiva muitos dogmas que tinha sobre o assunto e por mais que eu não consiga compreender todas as questões, essa ideia de fluidez de gênero e sexualidade começa a fazer mais sentido, ao aplica-la em uma história de ficção. Lembro que recentemente, houve uma grande discussão que envolve o cantor Matheus Carrilho, que "se revelou um ex-gay", porém, o que ele queria dizer era justamente essa ideia de fluidez de gênero/sexualidade, sobre explorar outros aspectos de sua sexualidade, e isso acabou sendo mal-visto por muita gente.

A verdade é, que quando estamos no conforto da nossa "identidade", ou "caixinha" que nos colocaram, isso acaba sendo mais fácil, do que para pessoas que não se incluem nessa mesma "bolha". Por isso é muito comum ver gays e lésbicas sendo transfóbicos, ou ainda fazendo chacota de pessoas que não se encaixam no mesmo padrão. E a meu ver, isso é pior do que um heterosexual agindo de maneira indecorosa. Sabe porque? Pois, somos escrachados e mais do que nunca entendemos o quanto lutamos para mudar esse status quo, mas ao conseguir uma situação de conforto um pouco melhor, algumas pessoas não agem sequer com empatia a alguém que ainda não conseguiu os seus direitos. É meio que um "foda-se", não preciso mais de você mesmo. QUE TRISTE!!!

ISSO PRECISA SER DITO

Outro tema bastante relevante para esse livro, é a história de Óskar, um jovem de 20 anos, que há seis anos tem um namorado. Ou seja, desde os 14 anos. A questão é que o seu namorado já era maior de idade no inicio do relacionamento, o que torna essa, uma relação bem abusiva. Não vou entrar no mérito da pedofilia, apesar dela circundar esse tema e torna-lo ainda mais polêmico. Porém, estamos falando de um jovem, ainda em formação, e um adulto que estão imersos em um relacionamento. Nesse contexto, o mais provável é que exista uma relação de interdependência, seja financeira, ou afetiva. Isso gera situações complicadas, e que podem afetar o psicológico de um garoto. Esse plot acaba sendo um grande alerta aos jovens que acessarem essa história.

O livro finaliza com alguns socos em nossa cara, mostrando que a felicidade não está somente em um relacionamento, mas em nossas vivências diárias que nos conduzem a uma grande evolução pessoal. Milhas de Distância traz luz para esse ambiente ainda obscuro, é um momento de avançar em discussões além do "G" da sigla "LGBTQ+". Pessoas precisam ser representadas, para sentirem que não estão sós em um mundo que insistem em excluí-las. Pessoas precisam aprender que o mundo é maior do que os poucos gêneros e sexualidades que é determinado e que está tudo bem em ser diferente. Milhas de Distâncias insiste na mudança de nossos pensamentos. Porém, somente nós seremos os responsáveis, por todas essas mudanças sociais.

site: https://sobreosolhosdaalma.blogspot.com/2018/06/resenha-milhas-de-distancia-b-rutledge.html

Gabi 19/11/2021

Perfeição
Eu AMEI esse livro, acho que é um dos meus favoritos agora, e tem muita representatidade (trans, não binárie, gay, lésbica, pan, demissexual....).
O Miles é um menino pansexual (REPRESENTATIVIDADE PAN!) que namora uma menina trans chamada Vivian, que entrou em coma depois de uma tentativa de suicídio.
Depois de falhar na tentativa de fazer com que desliguem os aparelhos dela, já que a família tirou ela dos hormônios e se recusa a ver ela como uma menina, ele entra em um estado meio depressivo, até que uma das mães dele (sim, mães lésbicas) compra uma passagem pra Islândia com uma estadia de um mês em um hotel, onde ele conhece o Óskar.
Ao longo do livro, ele explora a Islândia e começa uma hashtag online com fotos das botas favoritas da Vivian em diferentes paisagens islandesas, enquanto tenta aceitar a vida sem ela, além de entender a culpa pelo fato de começar a se interessar pelo Óskar.

GATILHOS: suicídio, violência, depressão, transfobia (são os que eu lembro)

Jessica Sena 11/07/2022

Não chorei, mas foi demais
Eu li esperando um rio de lágrimas, mas elas não vieram. Gostei muito do livro, ele é triste sim em grande parte, vários gatilhos , mas também dá um quentinho no coração em outras. Foi o primeiro livro que li nesse estilo de cartas e fico feliz que gostei.

Sara_Bragah 02/07/2021

Milhas de distancia
Ótimo livro. O epílogo no final deixa um gostinho de ?Quero mais?. Nos faz pensar se a nossa autora pretende nos encantar com a continuação da vida de Miles nessa nova trajetória.

Ana 05/03/2020

Livro necessário
Muito bom pra entender um pouco mais sobre identidade de gênero e como a religiosidade pode ser destrutiva.

fer 10/06/2021

estou sem reação de o quão bom é esse livro
tudo é apresentado de uma maneira tão cuidadosa, até o fato de o livro ser composto pelas mensagens que o miles mandava para vivian foi super realista, você se apega e se conecta um pouco com todos os persongens
chorei muito no final, foi muito bem escrito, sem dúvidas é um livro que merecia mais reconhecimento

Gold. 23/01/2022

Miles away from you
Eu nem sei como começar mas acho correto começar avisando os gatilhos desse livro.

Milhas de distância é uma leitura de fato pesada, fala muito sobre suicídio, transfobia, além de mais alguns tópicos sensíveis que são tocados ao longo do livro, ou seja, se você for uma pessoa sensível tome cuidado ao ler

Eu não estava colocando fé, minha prima me mostrou esse livro por acaso numa lojinha de livros por 10 reais, pensou que eu ia me interessar por ser um livro LGBTQ+ e obrigada prima, tu acertou em cheio.

O livro é contado pelo Miles (nosso protagonista) uma coisa interessante é que a narrativa são mensagens que o Miles escreve para sua namorada Vivian que está em coma após uma tentativa de suicídio.

Ao longo da história a gente acompanha esse momento de luto do Miles, acompanhamos cada sentimento, raiva, tristeza, vazio. É lindo como com o passar do livro a gente vê ele se levantar, e como esse livro nos faz conseguir sentir o que ele sente.

Uma coisa que eu achei incrível é que não é romântizado, o Miles não é o herói da pátria que tá tentando de tudo para trazer a namorada de volta, ele é só um adolescente que teve seu mundo destruído e precisa urgentemente se reerguer.

Juro se você tiver a chance de ler leia (com cuidado como eu disse ali em cima) é uma leitura incrível e eu mal consigo descrever o quanto.

Rafa Durães 03/07/2020

Que livro!
É simplesmente impossível não mergulhar de cabeça nessa história. Miles é extremamente real e cativante. Fora o fato importantíssimo de dar protagonismo a pansexuais e transgeneros. Recomendo.

Robert Alvees 17/08/2021

Milhas de distância
Faz três anos que Miles se apaixonou por Vivian, uma talentosa e deslumbrante garota transgênero. Dezoito meses desde que uma tentativa de suicídio deixou Vivian em coma. Agora, Miles não tem certeza de quem ele é sem ela, mas sabe que é hora de descobrir como dizer adeus.

Após chegar à Islândia com uma passagem só de ida, ele vive enclausurado no seu quarto de hotel. Depois de um pequeno empurrão de Óskar, um local que é tanto cativante quanto misterioso, Miles decide honrar a vida de Vivian fotografando seu sapato favorito vazio nas paisagens surrealistas do país. Cada passo que ele dá, é um ponto dado na ferida aberta de seu coração, assim ele começa a aceitar que o coma de Vivian é irreversível.

Narrado totalmente através de mensagens instantâneas para Vivian, esse livro peculiar e completamente fora dos padrões explora o amor, a perda e as distâncias drásticas que às vezes temos que percorrer para seguir em frente.

alvessrosilaine 23/06/2020

LGBTQ, Autodescoberta e amor ao próximo
A história é fascinante, além de abordar temas bem atuais. Você se encanta com os personagens e tudo que acontece nela.
Neste livro você vai conhecer o Miles e a Vivian e as história de amor deles, junto às dificuldades para ficarem juntos até quando não podia mas estar.

Naylla.Carlins 17/08/2022

Um livro cheio de emoções e superação. Viver um luto diferente de uma pessoa que ainda não morreu na pratica, mas se foi a muito tempo. Entender o porquê não viu os sinais da depressão, e não conseguir ajudar. Esse livro tem muitos gatilhos, como suicídio, transfobia, depressão. É uma pena que Milhas de Distância seja um livro tão desconhecido. Deveria estar entre os populares.

Ju 20/09/2021

sobre ?milhas de distância?
Esse livro é perfeito, não tenho palavras para descrevê-lo. Cada página me fez sentir dentro da história, sendo uma amiga de Miles. A história é linda, tem passagens incríveis, sinto falta de um pedaço de mim agora que acabei ela.. favoritado!!

Beatriz.Pereira 08/07/2021

Me surpreendeu
Comecei esta leitura sem realmente esperar grandes coisas e fui surpreendida. Achei que teria uma pegada extremamente melancólica, mas a autora consegue contar a história de uma forma leve e descontraída, dei boas risadas com Miles e Óskar.
Um romance LGBTQIA+ onde ser LGBTQIA+ é simplesmente normal, a sexualidade não é tratada como algo espetacularmente grande e não é sexualizada. Recomendo.

Humberto 01/08/2020

SIMPLESMENTE PERFEITO
Livro super necessário, fala um pouco sobre superação, aceitação e preconceito. E ainda tem uma pontada de romance. Como eu disse P E R F E I T O !!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5