BRILHO ETERNO

BRILHO ETERNO Edna Nunes

Resenhas - BRILHO ETERNO

1 | 2 | 3 | 4

Monyque 25/07/2023

O casamento de Rafaela e Março não ia nada bem, não havia mais cumplicidade, viviam como dois estranhos na mesma casa. Tudo começou depois que Rafa conheceu seu Zé, um senhor muito simpático que morava apenas com seu cachorro em um casarão. Eles ficaram amigos e ela passava a maior parte do tempo junto dele, o que deixou Marco muito furioso. Ele julgava aquele pobre senhor um ser inferior e achava que a esposa estava desperdiçando seu tempo com ele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Marco era possessivo e queria que ela ficasse o tempo todo disponível somente pra ele. Rafa não trabalhava e passava o dia todo trancada em sua enorme casa instruindo os empregados a deixarem tudo organizado e fazer as comidas que o marido gostava. Ele era médico e se dedicava muito ao Hospital.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No começo da relação Marco era muito atencioso e carinhoso mas também dava alguns ataques de ciúme e vestígios de ser controlador, só que Rafaela preferiu acreditar que era coisa de momento mas infelizmente estava enganada, depois que casou piorou bastante e estava ficando difícil de suportar. Depois que conheceu seu Zé, percebeu que pode mudar essa situação, pode tentar salvar seu casamento ou acabar com ele e seguir em frente, mas no fundo ela gosta do marido e tem esperanças de que ele volte a ser aquele de antigamente...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É uma história que fala sobre um relacionamento possessivo mas que também fala sobre amor e amizade verdadeira. Com essa leitura pude conhecer os dois lados dos personagens e entender que ambos têm culpa do ponto em que as coisas chegaram e caso queiram que tudo se resolva precisam encarar os problemas de frente e dar um basta nas atitudes ofensivas.

Monique.Machado 21/03/2023

Leitura Finalizada
Livro: Brilho Eterno
Autora: Edna Nunes
Com uma capa belíssima e com mais de cento e vinte avaliações, o livro traz uma personagem que enfrenta desafios e obstáculos em sua vida, mas acaba encontrando alguém que a inspira e a ajuda a superar as dificuldades.
A narrativa é motivadora e inspiradora. No entanto, é importante lembrar que a história mesmo fictícia apresenta um romance escapista que às vezes exibe sentimentos e atitudes problemáticos, como a submissão feminina e a permissão de comportamentos abusivos.
É necessário uma imersão sobre as atitudes e valores retratados na obra.
O livro está a venda no site da amazon e vc pode le-lo pelo KU

Rosangela Thomaz 28/09/2022

BRILHO ETERNO
Que livro, gente! É a história de Rafaela, que submissa ao marido. Mas ela decide, se libertar e lutar pelos seus sonhos! Como foi sofrido e Maravilhoso, acompanhar o crescimento dessa personagem! Ela luta, se fortalece e conhece o homem da sua vida, mostrando que os anjos existem! Indico o romance, sabendo que vocês irão amar!

Ana Elsa 26/09/2022

Brilho eterno
Adorei conhecer a escrita dessa autora. Ler esse livro foi muito emocionante. Acompanhar a trajetória da Rafa foi de apertar o coração, com pontos de alegria, e no final eu quase chorei. Sendo que dificilmente choro. Teria que dar um tempo de respiro pra poder ler a continuação.

Flavia Flavitchia 11/05/2022

Não rolou pra mim.

Ando numa ressaca literária interminável para determinados livros...

Não gostei do desenvolvimento da história e nem do fim. Nem ter um lindo ?, não foi o suficiente pra eu gostar.

Acho que é um fase.

Ps. Esse foi a Minha experiência. Muitos leitores gostaram

Lua 09/09/2021

Brilho eterno é liberdade de escolha...
Quanto custa a sua liberdade? Para uma mulher, então, a liberdade se torna uma preciosidade, principalmente, quando ela descobre que seus direito de escolha é negligenciado ou não é levado a sério.

E é isso que Rafaela descobre, quando por acaso, e atraída prla curiosidade, entra em um casarão antigo e cinhece seu Zé. Esse homem, que acaba sendo como um avô, acaba abrindo seus olhos para uma realidade que ela não queria enxergar.

Ela percebe, então, o quanto é controlada pelo marido e não é feliz e resolve romper com o círculo vicioso em que foi envolvida pelo marido e pela sogra. O preço da liberdade pode ser alto, mas vale a pena pagar quando se pode viver, pelo menos, um segundo de felicidade e enxergar o seu seu brilho eterno.

Bella_Pathy 08/08/2020

Saindo da zona de conforto
Esse livro é simplesmente lindo...
Mais ele é um Drama, eu não gosto muito desse gênero, mais sempre encontro ótimos livros desse gênero. Tipo esse foi muito bom...
Foi emoção pura, raiva, tristeza, e um pouco de alegria.. A autora Edna, sempre surpreende. ??

Diana 30/03/2020

Emoção a flor da pele
Brilho Eterno é uma história dramática e intensa, que despertou tantos sentimentos durante a leitura que ainda estou tentando processar. É impossível não se emocionar com as lições de vida de Seu Zé e Rafaela, que juntos nos mostram que o amor verdadeiro é a chave para se conquistar a tão almejada felicidade. Rafaela é uma mulher sensível e corajosa, porém vive em um mundo onde o que de fato importa são posses e aparências. Com a ajuda de Seu Zé, sua fé e determinação conquistam o inimaginável. É difícil falar sobre essa história sem dar spoilers. Aqui encontramos personagens reais, que enfrentam situações do cotidiano, que nem sempre são fáceis de lidar. Mas tem tanto amor impresso nessas páginas que, apesar das muitas lágrimas que rolaram, o coração se aqueceu com os bons exemplos que certamente carregarei para a vida.

Confissões de uma leitora 29/03/2020

Confesso que tomei uns dias para assimilar melhor esse livro, talvez ainda esteja processando...
No epicentro da trama está uma jovem presa em um relacionamento fracassado e abusivo, que busca em sua amizade e cuidados para com seu Zé resgatar a si mesma... ou algo próximo a isso... Essa é uma relação, a meu ver, que lhe serve de âncora. Uma injeção de animo e autoestima para a frustração contínua que ela vive. Sempre doando de si para o outro. Sempre para o outro... o amor, o cuidado... Já conhecemos essa história e seu desfecho, certo? Nunca acaba bem.
Inicialmente, o leitor é levado a criar diversas possibilidades sobre os desdobramentos futuros, e conforme a leitura avança, contrariando as hipóteses construídas, levanta-se uma atmosfera crescente pelo que vem a seguir, pelo plot twist... Em alguns momentos me irritou pela demora. Em outros, confesso, a leitura foi um pouco custosa, principalmente pela trama ocorrer em torno de um ponto central que, às vezes dava a impressão que não saia do lugar devido ao excesso de detalhes.
O livro aborda questões muito pertinentes da relação humana para o outro e consigo próprio. É cheio de lições, de colocações que nos faz pensar.
Este é, de fato, um livro para se questionar e refletir muito sobre o lugar do outro em nossa vida, sobre nós mesmos, a responsabilidade que temos sobre a nossa vida, a saber diferenciar responsabilidade de culpa, lição deveras importante no processo de amadurecimento, crescimento e amor próprio.
Rafa é uma mulher doce e dedicada, acomodada em um casamento fracassado com um homem machista e um tanto narcisista. Por vezes sua ingenuidade chega a ser pueril e perigosa. São tantos erros, tantos fatores envolvidos, tantas circunstâncias, que ao mesmo tempo em que a solução parece fácil, sabemos ser difícil.
Não posso dizer que não entendo as motivações de Rafa e todos os aspectos envolvidos, mas ao mesmo tempo não posso deixar de me questionar.
Quantas não são “Rafa”, imersas em relacionamentos fracassados, esperando que um milagre aconteça? Inconscientemente, fazendo de si um mártir para melhor emoldurar a imagem de pobre vítima, boa demais, altruísta, que doou tudo de si, até mesmo a responsabilidade pela própria vida porque ingenuamente crê que a relação à dois deve ignorar a individualidade de cada um e abraçar a simbiose psicótica?
Quantas não estão em negação, recusando a si próprias, em nome de um amor que, na verdade, nem é amor de verdade?
Quantas não esperam e buscam de seu parceiro o que somente elas podem dar a si? O que somente elas podem ENCONTRAR EM SI MESMAS, se somente se atreverem a tomar pra si a responsabilidade por sua PRÓPRIA VIDA?
Quantas não entregaram a responsabilidade de sua própria vida para o outro, tornando-se dependente, culpando-o por não ser feliz da maneira que espera?
Daí a importância do autoconhecimento, de ser dona de si, de se amar e respeitar. É simples, mas não é fácil. Talvez por isso muitos de nós, fugimos e fazemos aquilo que é, aparentemente, mais fácil, sem imaginar que é também o mais doloroso. Isso se deve, talvez, porque somos ensinados desde pequenos a ser para o outro e nunca/pouco para si. Tudo, cada aspecto, é voltado para o outro, para ser o orgulho, o amor do outro, a inspiração do outro... e quando nos atrevemos a nos voltar para si, a culpa surge porque, ei, isso é egoísta! Como você se atreve a pensar em si?
Este livro retrata bem essa simbiose e a importância de se colocar em primeiro lugar. Retrata também o quanto a educação e orientações que recebemos, direta e indiretamente, pelas figuras pilares de nossas vidas, sobretudo, os exemplos, influenciam em nossa vida, no nosso modo de viver e de relacionar.
Retrata ainda, como precisamos um do outro, e o quanto esse auxílio e apoio pode ser benéfico quando ambas as partes doam de si sem deixarem de ser inteiras.
Confesso que o desfecho me pegou desprevenida. Compreensível dado a todo histórico, a tolice de subestimar a perversidade do outro... Quando será que o ser humano irá entender que é capaz de tudo sim, até de cometer atrocidades? Ninguém está isento de sentimentos negativos, de desejos sombrios... Fingir ser anjo de candura, não te torna um, só te torna um iludido que vive em negação.
Reconhecer nossas partes boas e ruins, é parte do processo de autoconhecimento que possibilita a mudança para uma versão melhor de nós mesmos. Não dá pra mudar, melhorar, aquilo que desconhecemos, aquilo que negamos #FicaaDica

Line 05/02/2020

Impactada
Brilho Eterno nos mostra a importância de se ter amigo, de ser bondoso e se doar em uma amizade tão linda como a de Rafa e de seu Zé.
Um livro muito emocionante, com um final surpreendente. Amei

@deborah.mrodrigues 04/12/2019

Intenso é pouco para definir Brilho Eterno!!!!!
Acabei esse livro e não sei amo ou odeio, só sei que o final me deixou arrasada e sem palavras.
Brilho Eterno é um choque de realidade imenso, foi tão profunda essa história que chego a ficar sem ar só de lembrar.
Vc não pode ser covarde se pretende ler esse livro, pq as emoções são fortes e o choro será livre.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Edna Nunes e foi literalmente um soco no estômago.
Mesmo com a intensidade dele a leitura foi mega rápida, pq ele te prende de tal maneira que vc sente a necessidade de avançar para saber cada vez mais. No entanto, não sei se terei estrutura para ler o livro do Marco, pois o que sinto por ele nesse momento é muita raiva.

Juliana.Magaldi 25/11/2019

Leitura avassaladora
Ler ‘Brilho Eterno” de Edna Nunes foi uma experiência avassaladora. Ainda estou um pouco atordoada mesmo 24 horas após terminara leitura. O livro me capturou logo no epílogo, li em 2 dias e marquei inúmeras passagens. O enredo é muito rico e não tem como foco somente um relacionamento amoroso. A trama envolve personagens cativantes como o seu Zé que desfia uma quantidade de ensinamentos enorme. Me deu vontade de anotar vários para deixar em locais estratégicos para nunca esquecê-los. A Rafaela que é uma mulher forte se descobrindo num relacionamento tóxico e se libertando lentamente. O Dante/Daniel um sujeito maravilhoso que sofre demais. A família da Rafa que é generosa e acolhedora. E o Marco e sua família sore os quais ainda não condições de comentar.
Recomendo a leitura, mas aviso que é preciso estar preparado para ela! Mergulhem nessa história e usem o tempo que precisarem para digeri-la. Parabéns Edna Nunes e obrigada por me tirar da zona de conforto.

Estrela Literáriaa 26/09/2019

Ual!!!

Que livro minha gente, que livro!
Com uma narrativa envolvente a autora nos envolve logo nas primeiras linhas com uma trama viciante.
O livro trás tanta emoção no decorrer da história que é impossível não se apaixonar por seus personagens.

Recomendo para aqueles que assim como eu amam livros tocantes e bem escritos.

1 | 2 | 3 | 4