O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

jefrey.oliveira 05/02/2022

Contos fabulosos
Como sempre em livros de contoe, alguns são bons e outros ruins, neste não é diferente.

Um excelente livro, que conta em parte a ficção de cthulhu e logo após entra os contos extras.

O Inicio do livro é muito bom, pois ele te prende na história sobre a estátua e o chamado de cthulhu, o final do livro é com os 3 contoa finqis fecha com chave de ouro.

Se dizer que gostei uns 80% de todo o livro.

nathanfioresi 31/03/2022

o pai do horror cósmico
Lovecraft conseguiu um espaço no meu coração fã de horror.
o autor tão falado e apreciado por escritores do gênero, morreu sem saber o impacto que suas obras teriam na literatura.
de tanto ouvir falar dele eu tive que explorar seu universo monstruoso, e posso dizer com toda certeza que eu me apaixonei por esta áurea cósmica e horrenda.
ao ler os contos deste autor, é preciso ter em mente que são obras datadas, carregando em si posicionamentos intolerantes e preconceituosos.
fica a critério do leitor se tais posicionamentos irão sobrepor as histórias.
apesar de virar os olhos muitas vezes aos comentários racistas do mesmo, os contos são muito bem escritos e compostos por uma linguagem bastante detalhista e única.
H.P. Lovecraft consegue se destacar por sua escrita cuidadosa e pela criação de personagens tão complexos, que o tornam instigantes.
deste box que eu ganhei de um amigo, o conto "sussurros da escuridão" é de longe meu favorito!

Angelis 10/05/2022

Leitura leve e fluída. O clima de suspense criado pelo autor instiga a curiosidade e a cada passagem vem o pensamento "o que vai aparecer agora? O que é?". Também gosto do estilo incompreensível das lendas, não há explicações, há apenas sugestões, isso contribui com o clima de horror, uma vez que o incompreensível é naturalmente aterrorizador.

Vini 19/05/2022

O melhor dentre os 3
Este livro, juntamente com outros dois, faz parte de um box que une os melhores contos do autor. Esse, sem dúvida, foi o melhor dentre os 3, porém eu esperava um pouco mais sobre o conto principal

Nayhara 31/10/2022

Ler Lovecraft pra mim parece aqueles sonhos de terror que, quando a gente acorda, não conseguimos descrever muito bem o que aconteceu ou o que vimos, mas lembramos claramente da sensação de pavor.

Como já avisado na introdução, contém passagens racistas e xenofóbicas, o que torna alguns trechos bem difíceis de serem lidos.

De resto, é uma leitura interessante. Gostei de O Chamado de Cthulhu, mas não acho que seja o melhor conto dele, embora seja o mais famoso.

kamillyoliveira 05/11/2022

Chato
Eu tinha criado uma expectativa muito grande no autor. Os livros dele não supriram minhas expectativas, e isso me frustou muito. As histórias são muito arrastadas! Se me perguntarem sobre algum conto dele, eu não vou saber falar, pois tu não entende nada com nada. Poucos contos se salvam. Eu não recomendo.

Junior 20/12/2022

Horror cósmico
Alguns segredos da terra não são bons para a humanidade...
Boa coleção de contos, com clássicos e demais trabalhos do Lovecraft. Essa edição também conta com uma importante introdução que contextualiza os desavisados sobre o conteúdo muitas vezes polêmico do escritor, além de uma sessão explanatória sobre o contexto do mesmo, que ajuda a entender a magnitude, motivações e até mesmo limitações do autor.

Carolina492 26/12/2022

Uma leitura cheia de mistérios
Eu gostei bastante desse livro, "O chamado de Cthulhu", é o que traz mais detalhes, histórias, total mistério e terror. Os contos são bons, o que mais me chamou atenção foi "A música de Erich Zann", traz um história arrepiante e repleta de mistérios. A escrita de época de H.P. Lovecraft traz passagens preconceituosas, então é comum achar isso no livro.

osaif 04/01/2023

discutível
o começo é bom defintivamente. A lore é foda e as histórias até chegam a dar um "medinho".
Mas um problema (pra mim) é a imutavel forma de escrita do lovercraft. os contos tem um começo muito enrolado que te dá a sensação de "ai meu deus como els foram parar aí" e seguindo a leitura o autor vai t dando medo de explicando pra no final tudo se conectar, igual em série quando o episodio mostra o presente, passa 20min explicando como o personagem foi parar naquele contexto e depois volta pro presente. É bom, mas as vzes chega a ser muito cansativo, o ultimo conto eu até dropei pq até o autor admite em uma frase que a historia era maçantemnte genealogica?

coslla 11/01/2023

Como eu já tinha percebido antes, o Lovecraft é um preconceituoso, racista.
Mas eu diria que gostei mais desse livro do que o "A cor que caiu do céu", talvez por ser mais leve, e ter varios contos.
Um amigo meu já tinha me recomendado para ler o conto "Os gatos de Ulthar" (pois gosto bastante de gatos, e ele tinha lido quando pequeno) e acho que esse foi um dos motivos de ser mais apegada a este livro.

Além disso, o conto "A música de Erich Zann" me lembrou bastante uma história que eu ja tinha ouvido e não me lembrava muito sobre, fui pesquisar e achei, era sobre Giuseppe Tartini.

"Diz a lenda que em certa noite do ano de 1713, Tartini, um jovem e promissor musicista sonhou que havia encontrado o Diabo cara a cara. O demônio ofereceu a ele uma barganha: transformá-lo no melhor violinista do mundo e assim lhe garantir enorme sucesso.
Ele demorou sete longos anos para finalizar sua Sonata Diabólica, como ela foi apelidada. A música ganhou o nome de "Il Trillo del Diavolo" (O Trinado do Diabo)."

Thiago Narciso 18/01/2023

Terror cósmico
Uma coletânea muito bacana para introduzir o mundo de Lovecraft. Contém alguns contos muito bons como o próprio chamado de Cthullu, a música de Erich Zann, Dagon, esses que brilham ao explorar as sensações e sentidos humanos para criar o terror. Já outros contos são mais fraquinhos, mas em momento algum perdem o brilho e deixam um gostinho de quero mais.

Paulo.Diniz 14/02/2023

O livro consiste em uma série de contos de variados temas e tamanhos do escritor renomado da literatura de terror em questão

J..... 14/03/2023

É uma leitura ideal pra recomendações. Sempre tive bastante curiosidade nos contos do Lovecraft, primeiro que pq eu queria saber de fato identificar muitas referencias das artes visuais, e em segundo que todo leitor ja ouviu falar do lovecraft. Atingiu minhas expectativas, ansiosa pelos proximos contos.

Ana 12/05/2023

Um chamadinho só...
Fizeram tanta propaganda do Cthulhu, que achei que a história seria perfeita... Mas é tão blé.

É boa, mas não é lá aqueeeeela coisa.

As outras histórias seguiram na mesma linha. Interessantes, mas poderiam "ser mais".

O último foi o meu conto preferido! Comecei a ler e foi me dando uma certa agonia e aflição. Excelente!

Samantha.Martins 14/08/2023

Mergulhando no Horizonte do Desconhecido
Resenhas Individuais dos Contos:

"O Chamado de Cthulhu" (Nota 2,5):
Neste conto icônico, Lovecraft explora o terror cósmico através da descoberta de cultos ancestrais e um ser antigo adormecido. A narrativa oferece uma visão intrigante sobre a insignificância da humanidade perante a vastidão do universo, embora alguns possam achar a escrita e o desenvolvimento da trama um tanto complexos.

"A Música de Erich Zann" (Nota 3,5):
Nesta história enigmática, Lovecraft mergulha em um tema de mistério e sobrenatural, com um toque de melancolia. A relação entre o protagonista e o músico recluso cria uma atmosfera intensa, embora a trama possa parecer um tanto fragmentada para alguns leitores.

"Dagon" (Nota 4):
"Dagon" é um conto curto, mas impactante, que explora a angústia e o horror do desconhecido. Lovecraft apresenta um clima de desespero enquanto o narrador luta para compreender as terríveis visões que testemunha. A sensação de isolamento e insignificância é habilmente transmitida, tornando-o uma leitura digna.

"Os Gatos de Ulthar" (Nota 5,0):
Neste conto cativante, Lovecraft apresenta uma história mais leve e cativante sobre a vingança dos gatos contra aqueles que maltratam os animais. A escrita encantadora e a reviravolta final agradam aos leitores, tornando-o um dos contos mais amados de Lovecraft.

"A Verdade sobre o Falecido Arthur Jermyn e sua Família" (Nota 3,0):
Lovecraft explora a história sombria e intrigante da família Jermyn, revelando segredos perturbadores ao longo do caminho. A exploração dos temas de ancestralidade e degeneração cria uma atmosfera misteriosa, embora alguns possam achar o desfecho um tanto abrupto ou perturbador.

"A Casa Abandonada" (Nota 3,5):
Neste conto, Lovecraft mergulha na narrativa de um investigador paranormal que explora uma casa abandonada com uma reputação assustadora. A construção da atmosfera é eficaz, e a exploração do desconhecido mantém o leitor interessado. No entanto, a trama pode parecer um pouco previsível para aqueles familiarizados com o estilo de Lovecraft.

A compilação "O Chamado de Cthulhu e Outros Contos" oferece uma visão abrangente das obras de H.P. Lovecraft, proporcionando uma variedade de experiências dentro do gênero do horror cósmico. A nota geral reflete a diversidade e o valor intrínseco desses contos, com algumas histórias se destacando mais do que outras em termos de impacto e apelo pessoal. Se você é fã do estilo distintivo de Lovecraft e sua exploração do desconhecido, esta coletânea é uma leitura interessante.