O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Paulo.Diniz 14/02/2023

O livro consiste em uma série de contos de variados temas e tamanhos do escritor renomado da literatura de terror em questão

J..... 14/03/2023

É uma leitura ideal pra recomendações. Sempre tive bastante curiosidade nos contos do Lovecraft, primeiro que pq eu queria saber de fato identificar muitas referencias das artes visuais, e em segundo que todo leitor ja ouviu falar do lovecraft. Atingiu minhas expectativas, ansiosa pelos proximos contos.

Ana 12/05/2023

Um chamadinho só...
Fizeram tanta propaganda do Cthulhu, que achei que a história seria perfeita... Mas é tão blé.

É boa, mas não é lá aqueeeeela coisa.

As outras histórias seguiram na mesma linha. Interessantes, mas poderiam "ser mais".

O último foi o meu conto preferido! Comecei a ler e foi me dando uma certa agonia e aflição. Excelente!

Karen 15/05/2023

Esperava mais...
Confesso que fui com sede ao pote lendo meu primeiro livro do Lovecraft e comecei com o grande sucesso do Chamado de Cthulhu, não sei se foi espectativa demais, mas acabei achando ele meia boca. Alguns outros contos presentes no livro me cativaram bem mais, como Os Gatos de Ulthar e A Casa Abandonada, esse último conseguiu me passar um real terror.
Enfim... Recomendo como um bom livro de Cultura Pop.

Samantha.Martins 14/08/2023

Mergulhando no Horizonte do Desconhecido
Resenhas Individuais dos Contos:

"O Chamado de Cthulhu" (Nota 2,5):
Neste conto icônico, Lovecraft explora o terror cósmico através da descoberta de cultos ancestrais e um ser antigo adormecido. A narrativa oferece uma visão intrigante sobre a insignificância da humanidade perante a vastidão do universo, embora alguns possam achar a escrita e o desenvolvimento da trama um tanto complexos.

"A Música de Erich Zann" (Nota 3,5):
Nesta história enigmática, Lovecraft mergulha em um tema de mistério e sobrenatural, com um toque de melancolia. A relação entre o protagonista e o músico recluso cria uma atmosfera intensa, embora a trama possa parecer um tanto fragmentada para alguns leitores.

"Dagon" (Nota 4):
"Dagon" é um conto curto, mas impactante, que explora a angústia e o horror do desconhecido. Lovecraft apresenta um clima de desespero enquanto o narrador luta para compreender as terríveis visões que testemunha. A sensação de isolamento e insignificância é habilmente transmitida, tornando-o uma leitura digna.

"Os Gatos de Ulthar" (Nota 5,0):
Neste conto cativante, Lovecraft apresenta uma história mais leve e cativante sobre a vingança dos gatos contra aqueles que maltratam os animais. A escrita encantadora e a reviravolta final agradam aos leitores, tornando-o um dos contos mais amados de Lovecraft.

"A Verdade sobre o Falecido Arthur Jermyn e sua Família" (Nota 3,0):
Lovecraft explora a história sombria e intrigante da família Jermyn, revelando segredos perturbadores ao longo do caminho. A exploração dos temas de ancestralidade e degeneração cria uma atmosfera misteriosa, embora alguns possam achar o desfecho um tanto abrupto ou perturbador.

"A Casa Abandonada" (Nota 3,5):
Neste conto, Lovecraft mergulha na narrativa de um investigador paranormal que explora uma casa abandonada com uma reputação assustadora. A construção da atmosfera é eficaz, e a exploração do desconhecido mantém o leitor interessado. No entanto, a trama pode parecer um pouco previsível para aqueles familiarizados com o estilo de Lovecraft.

A compilação "O Chamado de Cthulhu e Outros Contos" oferece uma visão abrangente das obras de H.P. Lovecraft, proporcionando uma variedade de experiências dentro do gênero do horror cósmico. A nota geral reflete a diversidade e o valor intrínseco desses contos, com algumas histórias se destacando mais do que outras em termos de impacto e apelo pessoal. Se você é fã do estilo distintivo de Lovecraft e sua exploração do desconhecido, esta coletânea é uma leitura interessante.

GoomesH 22/08/2023

Esperava mais, bem mais.
Primeiro mergulho em Lovecraft, e foi ok. De fato o conto que leva o nome da edição é incrível. Já imagino diversas outras histórias que podem ser criadas com a entidade Cthulhu. O restante dos contos não me prendeu.

Rayane139 16/10/2023

Leitura rápida e boa.
Apesar de não gostar de contos, eu gostei de alguns desse livro, e meu preferido foi Os Gatos de Ulthar. No futuro quando tiver meus sobrinhos, irei assustar eles.

Jahyne 13/11/2023

Bom livro
O autor é referência no que tange a histórias de terror, mas sinceramente não senti tanto medo ou horror durante a leitura.

De qualquer forma, é gostoso de ler.

Kyony 13/12/2023

Sanidade colocada a prova
Nesse livro podemos ver como o autor demonstra o quanto nós humanos somos insignificantes diante do grandioso e ao mesmo tempo misterioso universo.
Criaturas cósmicas espreitam a terra esperando o momento certo para serem trazidas de novo a vida e liberar sobre o mundo os horrores do espaço.
Em cada um dos contos vamos assistindo a derrocada da sanidade humana diante das mais inomináveis criaturas. Alguns personagem chegam ao extremo de tirarem a própria vida ou desejarem a morte como uma forma de libertação diante do que foram obrigados a presenciar.
Definitivamente um livro que mostra uma espiral de loucura causada por seres que não pertencem ao nosso mundo.

bookcaseofmari 29/12/2023

Por incrível que pareça, não gostei do "o chamado de Cthulhu", os outros contos são bem mais interessantes. a história de Cthulhu foi meio sem graça e esse final em aberto me fez questionar a razão da história ter tanta fama... enfim, o conto "a música de Erich zann" é incrível!!!! eu adorei, fiquei verdadeiramente instigada. e a história da família jermyn também foi bem legal, no final é um pouco óbvio, mas eu achei interessante o desenrolar.

Robson40 06/01/2024

Um livro muito bom a leitura é fácil, porém tem que prestar atenção na leitura... Não é daquelas leituras que lendo uma vez tu entende

Rafa Freitas 20/01/2024

Me colocou em ressaca
Antes de ler esse livro, li outros que tinham uma escrita pior, mas com o ritmo interessante. Já esse foi o contrário: Escrita rica e ritmo pobre. Não gostei e me colocou numa ressaca literária . Finalmente acabei e estou liberto para ler outros livros rsrs?(claro, esse é meu gosto pessoal!).

Serpris 17/02/2024

Majoritariamente gostei dos contos (ainda achei uns meio cachaça mas até que competentes). Pra mim foi o melhor dos três livros do box, queria ter começado por esse.

Rayhan Chamoun 03/03/2024

E faça medo, e horror se fez...
HP Lovecraft é uma figura polêmica, mas sua obra sem dúvidas marca até hoje gerações de apaixonados pelo horror cósmico. Lovecraft criou um estilo de narrativa em que o medo do desconhecido compele os personagens numa amálgama de horror e fascínio ante horrores inomináveis.

"O Chamado de Cthulhu", seu conto mais célebre, é uma verdadeira aula de como criar um mistério que prende o leitor linha a linha, mas não tarda em mergulhá-lo numa mitologia rica e recheada de referências ao ocultismo.

É, acima de tudo, uma ode aprimorada de seus antecessores, como Edgar Allan Poe, e Lovecraft, apesar de não ter o sucesso devido em vida, hoje denota uma importante página da literatura de gênero, e seu horror continua a encantar a todos... bom, pelo menos a todos que não cedem à loucura!

site: instagram/rayhan_chamoun