Paraíso Perdido

Paraíso Perdido

Resenhas - Paraíso Perdido

Meire 20/02/2023

Paraíso Perdido, de Milton - HQ por Pablo Auladell.
Meu blog - saladamedica.com.br/

John Milton (1608-1674) já estava cego quando escreveu "Paraíso Perdido", cujos versos sem rimas foram ditados para as filhas e amigos. A obra é um dos maiores poemas épicos da literatura ocidental (os outros são A Divina Comédia, Eneida, A Ilíada e A Odisseia). O livro foi publicado em 1667 e inicialmente tinha 10 cantos; em 1674 ganhou mais dois.

A HQ de Pablo Auladell começou a ser criada em 2010 e só foi concluída cinco anos depois, o que gerou alguma divergência nos traços dos personagens. Adaptar um poema gigantesco para HQ não deve ter sido uma tarefa fácil.

Auladell roteirizou e ilustrou quatro cantos dando-lhes uma atmosfera sombria que consegue prender o leitor, no entanto foi muito econômico nos textos. Eu esperava que trechos maiores fossem reproduzidos. Sou grata pela experiência porque já nutria o desejo de conhecer a visão de Milton sobre a batalha, mas não estava disposta a ler a obra original.

Meire :)

Wesley 18/02/2023

Livro bom. Essa edição é muito de luxo, muito bem feita e o livro é praticamente uma obra de arte! Super indico.

Camirota 08/02/2023

Outra visão.
Livro incrível! O poema de John Milton já é tocante por si só, mas essa edição o elevou, é um luxo que combina perfeitamente com o texto e a época, também nos traz outra visão sobre o que é mostrado, é sombrio, porém bonito.

Rafael 02/02/2023

Uma verdadeira obra de arte!
A obra de Pablo Auladell é uma verdadeira obra prima. A arte é extremamente bem feita, com uma adaptação muito boa da história, que faz o leitor ficar curioso em ler a obra original de John Milton. O formato, a impressão, os materiais e o acabamento realizados pela Darkside books fazem a edição ser um item de colecionador. Uma pena é que tanto a Darkside quanto outras editores não tiveram interesse em trazer mais obras do autor para o Brasil. Mas enfim, recomendo a todos que gostam de uma bela adaptação em formato de Graphic novel.

Camila Bordignon 09/01/2023

Paraíso perdido é uma narrativa bem visual
A essência do livro é basicamente uma reflexão sobre o preço da liberdade, ?melhor reinar no inferno, que servir no céu?. O autor expõe bem a natureza do poder e seus custos para a moral enquanto conceito. E Auladell transmite com precisão todo sentimento dos protagonistas inveja, arrogância, desespero. Essa edição da darkside é incrível.

Mirella17 04/01/2023

Superou as expectativas.
Simplesmente magnífico, estupendo! As artes são de tirar o fôlego, obra muito bem adaptada. Estou recomendando pra todo mundo agora kkkkkkk que gosta do gênero

Vinícius 01/01/2023

Desenhos do Paraíso Perdido
Livro de desenhos do Clássico Paraíso Perdido de Milton, um dos grandes escritores ingleses do século XVII. A partir de vários trechos do livro as ilustrações são criadas retratando a luta dos demônios com os anjos e em seu último trecho a passagem do paraíso de Adão e Eva.

Matheus656 31/12/2022

Gênesis
O trabalho gráfico inteiro aqui é a coisa mais linda que um leitor já viu. Desde a capa dura da edição, a folha usada, o texto em forma de poesia e as ilustrações... tudo é tão perfeito e bonito que faz com que a obra fica ainda mais chamativa.
Agora sobre o enredo: bom, claro que qualquer leitor deve já ter ouvido falar sobre "Paraíso Perdido" do John Milton, e na dificuldade que muitos encontram ao ler tal texto poético. Eu nunca li o texto original, e esse foi meu primeiro contato com a obra, e digamos que, não me chamou a vontade para ler a obra original do Milton, o motivo? Creio que muitos que possam vir a ler a resenha, venham questionar, porém, ao meu ver, essa obra não passa nada além de uma versão adaptada de Gênesis. Então, não temos nada demais aqui, além de uma adaptação de um dos livros da bíblia.

Mariele 11/12/2022

Maestral
Apesar de não conhecer a obra que levou à criação do quadrinho, os desenhos e o texto da mesma envolve o leitor de maneira única. A história de como o tal paraíso foi perdido pelos humanos da perspectiva de Deus, Satã e do homem. Brilhante.

Darlan12 08/12/2022

Acho que foi o melhor livro que li esse ano. E com certeza estará no meu top alguma coisa. Magnífico.

Ana Paula Avila 26/11/2022

Uma obra espetacular. Li Paraíso Perdido antes de ler a HQ, e pra mim foi uma experiência fantástica. Vale muito a pena ter essa preciosidade na coleção e visitá-la de tempos em tempos.

Shyrakill 22/11/2022

Ótima leitura.
Essa é a visão contrária da bíblia, mostra a revolta de lucifer, a guerra entre os anjos e como Adão e Eva se submeteram ao pecado. Simplesmente incrível

srlucast 13/11/2022

HQ com uma arte belíssima
Adaptação de O Paraíso Perdido, a arte é uma coisa que eu sou apaixonado, o traço é uma coisa que toca a alma, é doloroso e sujo, e poético e bonito. Não vai agradar a todos. Eu li paralelamente com a edição da Ediouro, que pra mim é a melhor tradução possível desse livro em português.
A história fala da queda de Lúcifer, e os motivos que o levou a fazer o homem cair. Do Jardim do Éden.
Eu amo o conceito de planetas aqui estabelecidos, como se o inferno fosse num planeta aqui próximo e a terra fosse um lugar para se onde ir, onde Deus estava criando esse novo animal, para repovoar a cidade prateada que tava desfalcada depois da queda de Lúcifer e seu exército. É tudo feito com muita delicadeza e cuidado. Gostei bastante.

Marcos 30/10/2022

Recomendo a leitura do livro em conjunto
O livro da Darkside é uma obra de arte. Mas o conhecimento está na obra de Jonh Milton. Para se aprofundar noa conhecimentos teológicos, o livro te ajudará. Este serve para vislumbrar a arte.

Isabela 21/10/2022

Livro magnífico, a história é muito bem construída e envolvente, a leitura é rápida, apesar de ser uma escrita um pouco complicada.