Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Agutama 02/09/2024

O autor, Graciliano, tem uma excelente escrita, um livro excelente, não o vejo como um livro genial, mas é uma excelente obra. O final do livro nos volta para o começo, aqueles sonhos que parecem tão grandes para os personagens nunca aconteceram, nem as crianças na escola e muito menos a tão vislumbrada cama. Talvez aí se situe um ponto em que o livro é exitoso, demonstra bem o ciclo, a repetição da miséria, um homem ?bruto? como Fabiano não criará filhos que o não o sejam, e assim viverão todos os descentes dessa família.

Geovana617 02/09/2024

É né...
Tive que ler por ser uma leitura obrigatória da escola, e acho que foi isso que interferiu na minha opinião. E apesar do livro ser bem interessante, do meio pro final eu não via a hora de acabar.
Fora a linguagem que ele é escrita, com muitas coisas regionais que acaba por confundir.

Yasmin 02/09/2024

Literatura Brasileira é nossa
Poucas páginas mas densas, o que justifica o rico valor da literatura brasileira, acho que é necessário para todos nós brasileiros a valorização da nossa literatura que retrata o nosso povo e Graciliano trás isso aqui. O livro narra a história de uma família vivendo no sertão, enfrentando a extrema pobreza, exploração e a seca. Trás Fabiano o pai da família como um homem ignorante mas que dentro de si existe muitas questões, dores e batalhas com essa desigualdade, em um momento aceitando essa como condição predestinada e em outros raramente como uma conjuntura injusta. A mãe da família Sinhá Vitória como o coração de todos, que o seu sonho é uma cama adequada para dormir, sonho esse inalcançável (o que pra mim foi uma das partes mais emocionantes da história). Juntos, os dois, Fabiano e Sinhá tem dois filhos, o mais velho cresce com uma revolta dentro de si, com dúvidas e questionamentos, sem significação de vida, imerso na única coisa que ele conheceu, a fome, pobreza e a seca (outro ponto de extrema sensibilidade que a leitura aborda), e por último ?Baleia? a cachorra da família, fiel a família e um dos pontos altos que existe aqui nessa narrativa.

Iara.Cristina 01/09/2024

A seca e a verdade
Graciliano escreve uma história que é ficcional mas que acontece com diversas famílias desde a época da escrita até hoje. A tristeza e toda a dor que essa família passa com a fome e a seca é latente, dá para sentir lendo. Gostaria de uma continuação para saber o futuro dos meninos. Eles chegaram a estudar? Saíram do sertão? Não sei, mas espero muito que sim, assim como as pessoas de verdade que passam pela mesma situação.

Maisa174 01/09/2024

Gostei como o autor retrata a seca e a vida dos retirantes com sensibilidade,baleia é a melhor personagem.É um livro com uma leitura densa porém aborda assuntos necessários

Pietro. 01/09/2024

A seca transforma o homem
A sensibilidade na escrita de Graciliano é invejável, como ele trabalha a dor e a seca que toda a família sente é impressionante. Fabiano é um homem duro, iletrado, ignorante segundo palavras do próprio, mas Fabiano é também um homem bom, infelizmente, a seca e a fome fizeram dele um homem bruto, mas no fim Fabiano tem sonhos como qualquer outro homem de colarinho branco.

O final demonstra como o sertão em suas dificuldades cria pessoas fortes, pessoas essas que sozinhas constroem e construíram muito do que hoje temos em nosso país.

Para além disso Graciliano muitas vezes apresenta por meio de Fabiano e sinha Vitória discurso revolucionários, o que faz total sentido, já que o próprio Graciliano foi marxista e membro do PCB até a sua morte, a visão política dele é escancarada aqui, Graciliano sente raiva da seca, NN a seca natural causada por climas ruins, a seca proposital, causada pela ausência do estado em uma região pobre e sofrida.

Esther 01/09/2024

Incrível
A leitura no começo é meio lenta por ser um vocabulário mais complicado mas com o tempo você pega o ritmo. A forma que cada personagem fala de sua história, suas dores e sonhos de forma esperançosa mas sentida é espetacular. Livro perfeito, a frase final linda e muito real.
Ele da uma impressão de pessimismo mas você percebe que é real!

Thays.Hoyer 31/08/2024

Ótimo livro de Gracilliano. Trata perfeitamente dos retirantes de um jeito que faz você se sentir dentro da história

Milly86 30/08/2024

Como era possível haver estrelas na Terra???
"Vidas Secas", de Graciliano Ramos, é um livro que traz a história de uma família de retirantes no sertão nordestino. A família é composta por Fabiano, um homem rude e de poucas palavras; Sinhá Vitória, sua esposa sonhadora e determinada; os dois filhos pequenos; e a cadela Baleia, que é quase um membro da família.

A história mostra as dificuldades que eles enfrentam para sobreviver em um ambiente tão seco e difícil. Eles estão sempre em busca de melhores condições de vida, mas parecem presos em um ciclo de miséria e falta de oportunidades, refletindo a realidade dura e seca do sertão. A narrativa é simples e direta mas é uma escrita antiga então pode ter esse obstáculo pra pessoas que não tem o costume de ler.

O livro é cheio de momentos marcantes, como a luta para encontrar água, a dificuldade de entender o mundo ao redor e a afeição que eles têm por Baleia, que acaba sendo um dos pontos mais emocionantes da história. Cada personagem tem sua própria maneira de lidar com as dificuldades, mas todos são unidos pela busca por uma vida melhor.

"Vidas Secas" é uma obra que, de forma muito humana e tocante, que me faz refletir sobre a luta diária pela sobrevivência e a resistência diante das adversidades. A leitura é um mergulho na realidade de muitas famílias brasileiras que enfrentam situações semelhantes, e me deixa com uma sensação de empatia e compreensão sobre a forma em que ele e abordado.

Sinceramente foi uma experiência ótima ter lido "Vidas secas", sempre e bom poder se aprofundar nas obras brasileiras.

Luiza1501 29/08/2024

Não é um livro que eu leria de novo, pois é difícil a leitura, (Bom, com prática não deve ser tão difícil) mas o que entendi da história, é muito legal, eu realmente agradeço minha professora de português por me forçar a lê-lo, kkkkkkkkk ?? o que é sempre bom ter novos desafios e não ficar sempre na mesma.

Fabiula 29/08/2024

O que falar desse livro, bem não estava na minha lista desse ano, porém de formas misteriosas, ele se apresentou, e por que não reler um clássico?
Reli, e chorei claro. Um livro que nos traz narrativas de vidas duras e sofridas, mas nos encanta pela amizade e companheirismo.
Se você nunca leu, corre e leia, se já leu, releia e indique.

Geo stopinha 28/08/2024

???
Sempre que leio um livro me esforço ao máximo para entender e gostar, MAS TAVA IMPOSSÍVEL, quer uma dica? assiste o filme, que tem no YouTube, e depois leia o livro, eu sei q é a pior coisa para alguém que gosta de ler livros fazer, mas vai por mim, é bem melhor assim