Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Luiz Paulo 28/04/2024

Dor e esperança
O sobreviver árduo e seco. Vidas invisíveis cheias de dor e esperança de tranquilidade e estabilidade. Castigados pelo tempo, topografia, injustiça de classes.
Os filhos sem nome, dois. Sem nomes.

Entre1 28/04/2024

Vidas Secas
Chocado com a escrita do Graciliano e de como o livro é certeiro em suas críticas sociais, bem ponderados.

Mayara819 28/04/2024

Que livrão, acompanhar a luta diária de Fabiano e sua família foi uma experiência única. Todos deveriam ter o prazer de ler essa obra prima!

maracujaaa 28/04/2024

é bom, mas sla, acho que é uma leitura que você não pode ir com muita expectativa, tipo tem partes muito marcantes, recomendo ler só ele e focar nele para a história fluir.

Beatriz 28/04/2024

Uma Jornada pelas Vidas Secas do Sertão Brasileiro
"Vidas Secas", obra-prima de Graciliano Ramos, nos leva a uma jornada intensa pelo árido e desolado sertão brasileiro, onde acompanhamos a trajetória de uma família de retirantes em busca de sobrevivência e dignidade. O autor retrata de forma profunda e sensível a dura realidade enfrentada por Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia, personagens que representam a luta incessante contra a seca, a fome e a opressão social.

Ramos utiliza uma linguagem precisa e despojada, característica marcante de sua escrita, para explorar as angústias, os sonhos e as frustrações dessa família marginalizada. Através de uma narrativa envolvente, somos confrontados com as adversidades enfrentadas pelos personagens, que lutam para manter sua humanidade em um ambiente hostil e desumano.

Ao longo da obra, somos levados a refletir sobre questões sociais, econômicas e políticas que ainda permeiam a realidade brasileira, tornando "Vidas Secas" não apenas uma obra literária atemporal, mas também um retrato contundente da desigualdade e da injustiça social.

Graciliano Ramos nos presenteia com uma obra que transcende as barreiras do tempo, tocando profundamente o leitor e deixando uma marca indelével em nossa consciência. "Vidas Secas" é um livro que merece ser lido e apreciado por todos aqueles que buscam compreender a complexidade e a beleza da alma humana, mesmo nos lugares mais áridos e desolados.
Alê | @alexandrejjr 28/04/2024minha estante
Bela resenha, Beatriz!

Beatriz 29/04/2024minha estante
Obrigada querido!

Isis 27/04/2024

Uau!
Não consigo expressar meus sentimentos ao ler esse livro. Que coisa linda, triste e realista!! A partir desse livro pretendo ler mais literatura brasileira.

SamuelSan 27/04/2024

É uma obra que transcende o tempo, que nos leva a mergulhar nas paisagens áridas do sertão nordestino e nas vidas marcadas pela seca e pela pobreza extrema.

Vou dar ênfase à cadela Baleia, que é a personificação da lealdade e da esperança em meio ao desespero. Ela acompanha a família de Fabiano em sua luta diária pela sobrevivência, tornando-se um elo emocional vital entre eles e o ambiente hostil que os cerca.

Graciliano Ramos, com sua prosa magistral, dá voz não apenas aos seres humanos, mas também aos animais, mostrando-nos que todas as formas de vida compartilham a mesma luta pela dignidade e pela sobrevivência.

aiesca0 26/04/2024

Todo mundo devia ler esse uma vez na vida.
Pra mim esse é leitura obrigatória brasileira!!
desde o ano passado estou buscando ler mais clássicos e clássicos brasileiros gerais (já que a minha experiência na escola sobre literatura foi meu pé de laranja lima, o cortiço, dom casmurro, o alienista e xingu), sempre ouvi falar de vidas secas mas não tinha idéia realmente sobre o que se tratava, então me enfiei na leitura sem esperar nada.
e ganhei o mundo.
não iria ler ele por agora, mas acabei optando por conta da prova do cnu (torcendo pra que dê tudo certo).
é uma leitura com começo, meio e fim generosos, a partida é seu fim, assim como o início é a pista final. Fico perplexa com o quanto esse senhor foi genial.
e por fim, BALEIA VOLTA POR FAVOR

nerdghast 26/04/2024

Reconheço que é bom, mas não é pra mim
O livro descreve muito bem como era/é o cenário da Caatinga, nas áreas mais secas do nosso Brasil, não só isso, mas também exatamente o que se passa na mente dos personagens, seus desejos, ânsias, medos e etc, e a história também consegue se desenvolver muito bem.
Entretanto, é uma leitura mais densa, então, particularmente, foi um pouco difícil de terminar o livro, apesar de ser curto, justamente por ter textos enormes e quase nenhuma linha de diálogo.
Mas valeu a experiência de ter lido Graciliano Ramos.

liaassza 26/04/2024

Necessário!
Livro curto, mas marcante. a forma que graciliano põe e descreve seus personagens e suas tragédias, como a vida pode ser difícil quando não se têm muito são de certa forma muito impressionantes e realistas.

lorenlorensz 25/04/2024

Amei
Amei esse livro, um dos melhores livros que eu li esse ano, dei cinco estrelas com certeza
super curto e muito completo, queria poder ler dnv que nem da primeira vez! Acabei em um dia

bekacf 24/04/2024

É um livro interessante que retrata a história de uma família de retirantes do sertão nordestino.
A obra é contada sem nenhuma romantização, de forma crua e realista.
Não é muito meu tipo de livro mas recomendo a leitura.

Marcos 24/04/2024

O título do livro faz jus ao que é apresentado durante toda a obra. Um texto seco, bruto, visceral, intenso e revoltante como o chão rachado do sertão. Em muitos momentos da leitura a vontade de gritar é grande diante de tanta penúria e infortúnios que a vida seca traz aos personagens.

Loba Literária 24/04/2024

#justiçaporbaleia
O livro é bom, mas não é muito meu estilo. Prefiro livros com mais ação, e esse é mais focado no conflito interno e conflito com o ambiente.

Acho que uma boa experiência de leitura seria ler na escola, que não foi o meu caso. Muitas palavras que não conheço e alguns contextos que eu gostaria de ter. Acho que ler Vidas secas em grupo e discutindo o texto faça-o um maior serviço.

Ainda assim, muito interessante os conflitos internos de Fabiano. Consigo ver a influência em outros autores que amo, como a Ana Paula Maia e seus brutos.

Um ótimo exemplo para outros autores de como matar seus personagens principais e ainda os terem como essenciais para a história.