Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Giaquelli 05/04/2024

Extremamente denso
Um livro curto mas um dos livros mais densos que eu já li na minha vida. Acompanhar a rotina dessa família retirante, seus pensamentos, perspectivas de vida, a simplicidade e ignorância que andam lado a lado me deram um peso sentimental pra ler esse livro que eu não consigo nem explicar. Mas acho que todo brasileiro deveria ler essa história. Sei que foge da realidade de muito dos leitores desse país, mas precisamos refletir sobre as diferenças de situação sobre a população desse lugar em que vivemos

thalitaab 04/04/2024

Li para a escola então talvez seja por influência da obrigação, que não gostei desse livro do começo ao fim. Única personagem mais interessante foi a Baleia. A escrita, mesmo por ser um clássico, é muito complicada, dificultando a compreensão dos relatos e o rendimento da leitura. Crítica muito rasa, superficial e o enredo não possui nada de interessante.

byMary 04/04/2024

Vidas Secas, literalmente
O livro não é fluido, a escrita é bem cansativa, mas isso deve-se por não ser uma obra atual. Há muita crítica social sobre retirantes do sertão nordestino, a seca e invisibilidade social. Os desejos dos personagens só me fez pensar em como algo que pode ser simples e fútil para mim pode ser o sonho de alguém, como a cama de couro para sinha Vitória. Os pensamentos dos protagonistas só enfatizam o fato de que eles eram negligenciados e invisíveis perante ao governo e que viviam como animais. Mesmo não sendo uma leitura que eu me interessaria, achei ela muito necessária e às vezes precisamos sair da nossa bolha e enxergar a realidade do país em que vivemos.

Deise.Vargas 04/04/2024

Poesia da realidade
Uma leitura curta, mas que consegue conectar o leitor com seus personagens, com suas vidas cotidianas e sofridas. Referências ao modos de produção, acessos, conhecimento formal e informal. Uma história para refletir.

Apresentandolivros_ 04/04/2024

É um livro perfeito e com uma história muito bem elaborada. É triste? Um pouco. Mas muito necessária.

Marcela Schneider 03/04/2024

Vidas secas é Sem dúvidas um dos melhores livros que retratam a pobreza no Brasil. Muito bom para repertórios de redacao. Um livro que todos deveriam ler

Beladoraci 03/04/2024

Impecável! Meu primeiro contato com a obra foi por meio de uma peça de teatro que passou exatamente o peso dessa história. Simplesmente maravilhoso

Maria Rosa 03/04/2024

Relembrando
Este livro traz a difícil realidade da vida de uma família de retirantes, com a seca e a injustiça social. Apesar de qdo foi publicado vimos que muitas coisas persistiram com o passar dos anos. Fiz essa releitura como parte de um projeto pessoal, uma nova visão de obras que tive um primeiro contato no ensino fundamental. Nessa obra pude perceber que minha conclusão é a mesma, apesar dos anos de novas experiências, um clássico.

Zaira.Gasbarro 02/04/2024

Profundo e sombrio
Tive que ler esse livro por causa da escola, mas com o decorrer da obra, fiquei admirada com o rumo da história e principalmente no desenvolvimento e aprofundamento dos personagens que mostra sem nenhum filtro o que se passa na mente do ser humano nessas condições, embora diversas vezes Fabiano se descreva como animal, é simplesmente humano.
Muitos gostam de citar a situação da cadela na história, mas devo dizer que o que me cativou mais foi a parte do Fabiano.

EddMnezes 02/04/2024

É sempre bom reler um clássico
Um tempinho atrás quando eu li "Vidas Secas" pela primeira vez, acabei por não me identificar com a leitura e com a linguagem.

Essa linguagem muito peculiar é um dos destaques da obra, por sinal. Aqui, os capítulos são narrados pelos seguintes personagens: Fabiano, o pai da família; Sinha Vitória, a mãe da família; O menino mais velho, filho mais velho do casal; O menino mais novo, filho mais novo do casal; Baleia, a fofissima cachorrinha que sempre que comentando sobre as ações imprudentes dos personagens e julgando tudo muito silenciosamente enquanto se esparrama sob o sol escaldante do sertão.

O livro retrata os dilemas dessa família que vivem numa fazenda do nordeste onde a seca intensa é um problema que assusta essas pessoas a cada dia.

Eu amo como o autor conduz as críticas sociais e até meio políticas existentes aqui. A ignorância do homem, o senso de superioridade e arrogância inerente na vida das pessoas e a corrupção são alguns temas que pude ver presente na história com base na minha interpretação da obra.

E o autor conduz isso tudo de um jeito tão fluído e com um ritmo tão gostoso em uma história tão curta que consegue nos fazer rir, ficar tristes, com raiva e indignação em um ambiente frio apesar de todo o calor presente e intensamente mórbido em muitas vezes.

Enfim, fico feliz que, da segunda vez que li, me acustumei muito mais com a linguagem e pude aproveitar muito mais a letura.

Isabela 02/04/2024

Eu até gostei das reflexões, mas demorei DEMAIS pra ler por causa da escrita. Não me prendeu muito não.

Monte4 01/04/2024

Ótima leitura!
Um livro de fato revolucionário tendo em vista a sua época de lançamento, com base na exploração da diferença de classe (interessante pelo fato de Graciliano Ramos ter sido preso em Alagoas por acusações de participação no comunismo) assunto pouco comentado na época, até mesmo banalizado. Além de fazer uma análise interessantíssima da comunidade sertaneja e dificuldades enfrentadas no sertão. Fiquei apaixonada pela personagem Baleia, e em como ela representa a população reprimida, que apesar de uma cadela, tem fluxos de pensamento e análise dos fatos.