Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

suzakitos 24/08/2022

Fabiano meu herói
Leitura maravilhosa! O livro é muito bem escrito, com linguagem direta e fácil, sem enrolação, feito para transmitir a mensagem.

Vidas secas é incrível, o jeito que o narrador se mistura com os personagens pra expressar os pensamentos deles já que eles não conseguem expressar por meio da fala torna o romance único.
Apesar do clima seco, vocabulário seco e da vida seca dos personagens, eles são muito bem construídos psicologicamente, tem sonhos, sentimentos e desejos.

É um romance cíclico, começa com a família fugindo da seca e termina com a família fugindo da seca outra vez. Fabiano vive como seu pai, que viveu como seu avô, e sabe que seus filhos viverão como ele.

O livro traz uma crítica muito atual sobre os problemas sociais que levam as pessoas a viver como bichos. Fabiano vive como bicho, se entende como bicho, se comunica como bicho, é enganado como bicho e obedece os homens como bicho. A parte mais chocante do livro é entender porque a cachorra Baleia tem nome mas os filhos não tem.
raivadomundo 28/08/2022minha estante
simplesmente a melhor resenha desse livro que já li. Perfeito. Estava prestes a abandonar a leitura kk

Mila F. @delivroemlivro_ 23/04/2012

Secas Vidas
Vidas Secas, Graciliano Ramos, ed. 71, Rio de Janeiro: Record, 1996, 160 pág

Publicado originalmente em 1938 “Vidas Secas” é considerado a obra-prima de Graciliano Ramos um dos mais importantes escritores do século XX, outro romance seu bastante conhecido é “Angústia”.
“Vidas Secas” é narrado em terceira pessoa e tem como personagem principal Fabiano, abordando a história deste e de sua família constituída de Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia (pois ela é considerada da família). A história retrata uma família de retirantes, castigada pela seca e vivendo em situações degradantes e cercada por problemas sociais (pobreza, fome).
Fabiano sobrevive com sua família nas terras do patrão, que sempre consegue lhe passar a perna na prestação de contas. Fabiano é injustiçado, agredido e preso sem nenhum motivo aparente. Provavelmente a única culpa que carrega é a pobreza, a covardia e a ingenuidade.
"Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça." (p.10)
O livro é um retrato da realidade brasileira da época, mas pode-se fazer uma associação com a atualidade, pois o que faz uma obra ser perene é as temáticas sempre atuais e Graciliano Ramos conseguiu tal proeza.
"Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas." (p. 20)
Uma parte que me deixou muito comovida foi Fabiano considerar a cachorra Baleia como um membro da família, e a cachorrinha agir como tal, sempre ao lado de Fabiano e, em alguns momentos Graciliano descreve tão bem as atitudes de Baleia que você acaba notando a humanização do animal em contrapartida com a animalização do homem.
Vidas Secas, não se tornou um dos meus livros favoritos, mas é impossível não reconhecer seu enorme valor literário. Acredito que não apreciei muito o livro pelo fato dele não apresentar tantos diálogos e isso tornou a leitura bastante cansativa. Contudo, Ramos escreve de uma forma peculiar, sua narrativa é cheia de delicadezas e reflexões profundas.
Então quem apreciar um clássico, eis uma boa sugestão de leitura.

Camila Márcia
Yasmin 10/06/2012minha estante
foi, disparado, um dos melhores livros que eu já li. a primeira vista parece uma leitura chata e cansativa, mas se você se deixar levar e entrar na história, absorver o sentimento dos personagens, em especial, de baleia, é absolutamente sensacional.

cleanfolk 20/11/2022

Vidas secas?
Li o livro em questão por pedido da escola, e não esperava que iria me emocionar com a obra. A escrita relata a realidade de muitas pessoas e o autor nos faz entender o quão difícil a vida pode ser. Eu acredito que se tivesse um conhecimento mais avançado, apreciaria melhor a leitura (principalmente pela linguagem utilizada), mas mesmo tendo um pouco de dificuldade, consegui compreender o sentimento dos personagens e chegar em uma reflexão que com certeza levarei para a vida.
Lucas Lobo 20/11/2022minha estante
Um clássico da literatura brasileira. Como você gostou, aconselho a dar chance para ler outros clássicos brasileiros. E você irá ter outras reflexões para levar para a vida.

Isis.Borges 12/08/2022

Uma família de retirantes no sertão nordestino, enfrentando a fome, a seca, a pobreza, a exploração dos fazendeiros e a opressão do governo. O sonho de Sinhá Vitória era ter uma cama de verdade e melhores oportunidades, principalmente para seus dois filhos, que pudessem ir a escola e quem sabe, viver uma vida tão diferente que nem se lembrassem de tanto sofrimento. Para Fabiano os sonhos de sua esposa eram tão grandes que o deixavam maravilhado. Ele com poucas palavras, sem saber se expressar direito e seu jeito bruto e seco, combinava muito com o ambiente da catinga, a família toda às vezes me parecia uma família das cavernas, pareciam animais e a Baleia (cachorrinha que leva esse nome de forma irônica, já que devia ser só pele e osso) parecia gente. Um livro lindo, triste e curto. Nos faz refletir sobre como em meio a tanta miséria, ainda podemos sonhar e seguir em frente.
Yasmin 12/08/2022minha estante
Eu acho que eu já ouvi falar sobre esse livro!??

Sua resenha me fez ter vontade de ler ele um dia, obrigada!?

paulapereirar 08/09/2021

as críticas feitas por meio desse livro são incríveis, é o romance de 30 perfeito. porém, não foi uma leitura agradável para mim por caisa do tema pesado.
ana :) 08/09/2021minha estante
É realmente uma leitura cansativa... Mas a história e a moral compensam

Mainnã 02/04/2020

O livro apesar de tudo trás uma mensagem de esperança retratando a vida de uma família retirante. Destaque para a cachorra Baleia cuja história me comoveu.

Jordana 14/04/2020

Vou estar indo contra todos aqui, mas essa leitura não me prendeu muito. Acho que foi um dos livros que mais demorei terminar. Quem sabe um dia dou outra chance pra ele e o releio.

E-Mozart 12/04/2020

Você se apega à família de retirantes
O livro conta a história de uma família retirante do interior do Ceará. A história é tocante, os personagens são bem reais, o que demonstra um conhecimento profundo do escritor sobre as formas de vidas das pessoas pobres que tentam sobreviver nos sertões do nordeste.

Biel 23/09/2012

Vidas Secas é um clássico romance escrito por Graciliano Ramos em 1938 e que aborda a vida de uma família nordestina que sofre a míngua e enfrenta a ignorância como meio de sobrevivência.

Fabiano e sua família vêm de uma longa caminhada em busca de um lugar para ficar em pleno sertão, a fome e a seca os impede de qualquer prosperidade; os infelizes haviam caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos até o momento em que avistam um casa, em uma fazenda, aparentemente vazia e que serviria de morada para eles; Sinha Vitória, Fabiano, os dois filhos e a cachorra Baleia poderiam melhorar de vida ali, para isso teriam de acertar com o patrão da fazenda. Fabiano e sua família vivem neste lugar os mais diversos acontecimentos, como idas à cidade, controvérsias, a escassez de sabedoria muito questionada por Fabiano e como uma família como eles levam a vida.

Nesta obra, cada um tem o seu ponto de vista, o seu foco. A cada capítulo muda a perspectiva que ora é de Fabiano, ora é de Baleia, ora é do menino mais velho etc., A reificação opera este livro, tudo é muito semelhante a realidade nordestina e a ignorância que este povo vive do mundo, de outras condições de vida. Repleto de onomatopéias e intercalações, Vidas Secas é uma obra formidável apesar dos pesares; O livro é um tanto confuso, capítulos terminam e não sabemos de fato o seu fim; os diálogos são superficiais.

Este livro que possui uma versão cinematográfica de 1963, dirigida por Nelson Pereira dos Santos, não apresenta os fatos como nos é apresentado no filme, muitas coisas foram excluídas e muitas implementadas sem perder o sentido. Enfim, a obra por sua intemporalidade nos dirige uma lição e nos faz repensar sobre a nossa vida e o modo como a levamos. Graciliano ramos, um autor alagoano desenvolveu com maestria esta obra de muito sucesso que acima de tudo é uma lição de vida!
Leme 06/12/2013minha estante
Acho que você poderia ter aprofundado um pouco mais na frase "os diálogos são superficiais". Poderia ter explicado o por quê da superficialidade dos diálogos: a incapacidade de articulação lógica de pensamentos, de comunicação com outras pessoas, etc. Fora isso, julguei uma boa resenha.

Nicole Gonsales 14/04/2020

Interessante!
O livro apresenta uma visão da vida no sertão diferente do que nós imaginamos, vale a pena ler pois é uma leitura rápida e que agrega em vários sentidos.

Bela 20/11/2012minha estante
Uma obra emocionante e bela, repleta de reflexões e ensinamentos, que retrata a miséria e as dificuldades do sertanejo, cumprindo fielmente o ideal do autor e do modernismo: denunciar os problemas sociais de sua época.

Becca Miller 01/09/2020minha estante
Eu li na época do meu meu vestibular. Ainda penso neles... E em baleia.

Davyd 08/04/2021

Tadinha da Baleia
Leitura rápida e fluida pra limpar um pouco a mente.
Sem palavras para descrever o quanto gostei do livro. Me lembrou bastante " O 15" que eu adoro.
É o tipo de livro que quando vc acaba, fica triste por ter acabado. Eu realmente gostaria de saber o que aconteceu com Fabiano e sua família ( espero que tenham sido felizes para sempre rsrsrs ).
Karin 20/08/2021minha estante
Ahhh. Baleia!!!!!

Ernesto Loaiza 13/09/2020minha estante
Lindo texto cara... O trecho "Livres dos nomes, as coisas ficavam distantes, misteriosas" me impactou demais quando li, foda p crl

Sérgio Filho 14/01/2013minha estante
Uma história bastante atual, até hoje o Nordeste sofre com a seca, em nosso estado atualmente várias cidades são acometidas por essa mazela.