Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Bia Torrezam 07/09/2021

Para se pensar
Esse é um livro incrível, irônico, atemporal que merece ser lido e ser refletido por todos. O único problema é a linguagem, mas é muito compreensível mesmo assim. Super recomendo para quem gosta de literatura brasileira clássica.
Rosana 07/09/2021minha estante
Amei ler esse livro..

Jonas 19/08/2021minha estante
Muito boa essa obra, li no ensino médio!

Guilhermo del Toró 30/05/2021

Um grande retrato da sociedade brasileira e nordestina, mostrando os problemas vividos pela seca e pela pobreza no país, realizando críticas a partir da visão dos personagens da obra, com as injustiças e dificuldades que eles enfrentam. Um dos melhores livros brasileiros que existem.
Thais645 30/05/2021minha estante
Lindo, comovente e... triste.

Ton Heine 28/12/2021

Um retrato da dura realidade brasileira
Um dos clássicos da literatura brasileira, que retrata a sociedade de maneira concreta, crua e real.

O percurso que a família da obra segue, luta, sofre é o mesmo que muitas no Brasil. Tal caráter universal e ao mesmo tempo regional (particular) da obra, a forte crítica a autoridade (seja a do policial ou do patrão), a recorrente inocência da figura das crianças e da cachorra baleia, o presente sonho de esperança rumo a uma vida melhor é o que coloca essa bela e triste obra em minha estante de "leituras que me mudaram completamente".
bibocax 28/12/2021minha estante
sou a favor de tirarem esse livro chato das aulas de literatura pra colocarem hp, a seleção, jogos vorazes, percy jackson, enfim né, só os clássicos ????

Prof. Gabriel 28/01/2022

Vidas Secas
No geral não gostei. Imaginava outra coisa. Livro super curto, mas admito que chegou uma hora que fiquei meio de saco cheio. A história é lenta, cansativa. A narrativa não flui mto rapidamente. Eu li um livro de 100 páginas mto mais rápido que ele que possui cerca de 60. Admito que em alguns momentos me perdi e me peguei pensando em outra coisa que não o livro kkkkk. Estava literalmente viajando na maionese, pensando na morte da bizerra. Sem dúvidas é um clássico do modernismo brasileira. Agora que já conheço o ritmo do livro - em breve - irei relê-lo com mais atenção e calma.
Obs: Eu pensei que o livro fosse todo sob a perspectiva da Baleia, mas não é.
Rafael Kerr 28/01/2022minha estante

Grosman0 04/10/2021

Real
Tão real e cítrico que só por isso já entro em estado de depressão. Graciliano Ramos é realmente um gênio, na parte da escrita da narrativa - destacando, principalmente, o capítulo da baleia que chorei horrores pela forma que o autor humanizou e ao mesmo tempo foi fiel a espécie da personagem - ele é impecável.
Karla.Cassol 04/10/2021minha estante
O tanto que eu chorei lendo esse livro... E se pensar muito nele, choro novamente! É muito bom, mas muito triste.

liaw. 19/03/2022

só li pra escola, é o primeiro clássico q eu gostei um pouco mais, algumas partes do livros eu ficava muito ???
Jujuba 19/03/2022minha estante
Muito muito muito triste

liz 28/02/2022

ficar ali era o mesmo que morrer
vidas secas é um título que faz jus a sua síntese. e isso, felizmente ou não, é genial.

uma família seca e suas vidas ásperas é o retrato de quem vive à margem da sociedade. sempre fugindo, em absoluta miséria, lidando com a fome e sonhos de um modo distante, inalcançável.

sinha vitória queria apenas uma cama confortável enquanto seu patrão esbanjava a melhor das camas. fabiano queria apenas se comunicar, enquanto os homens da cidade soltavam frases longas e difíceis. o patrão, então, extorquia a família com seus juros; os homens da cidade o enganaram. daí, o casal notou: os homens não eram só distantes de sua realidade, como eram mais cruéis do que a própria seca.
Lucasrevoredoleal 01/03/2022minha estante
Perfeito!

Fernandes 03/02/2022minha estante
Uma vez eu interpretei a baleia em um trabalho de escola, a gente tinha que gravar um vídeo, fiquei triste quando me mataram

Manu 22/06/2022

muito bom
No começo a leitura parece complicada por conta do vocabulário nordestino, mas depois começa a fluir de forma legal.
Algumas partes são tristes, pelo fato de mostrar realmente a vida sofrida dos sertanejos do sertão nordestino, principalmente no último capítulo, "Fuga", mostrando a realidade daquele que está com a vida indo bem e precisa deixar tudo para trás por causa da seca e ir buscar outro lugar para recomeçar. No caminho Fabiano vai se lembrando dos animais que deixou na fazenda com a certeza de que vão morrer de fome...
Além desse capítulo, outro que mexe bastante é o "Baleia". É interessante ver o verdadeiro carinho que a família tinha com a cachorrinha, desde as crianças até sinha Vitória e Fabiano, que se lembram dela a todo momento.
beatriz 23/06/2022minha estante
tudo perfeita literariaaaaa

Mila F. @delivroemlivro_ 23/04/2012

Secas Vidas
Vidas Secas, Graciliano Ramos, ed. 71, Rio de Janeiro: Record, 1996, 160 pág

Publicado originalmente em 1938 “Vidas Secas” é considerado a obra-prima de Graciliano Ramos um dos mais importantes escritores do século XX, outro romance seu bastante conhecido é “Angústia”.
“Vidas Secas” é narrado em terceira pessoa e tem como personagem principal Fabiano, abordando a história deste e de sua família constituída de Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia (pois ela é considerada da família). A história retrata uma família de retirantes, castigada pela seca e vivendo em situações degradantes e cercada por problemas sociais (pobreza, fome).
Fabiano sobrevive com sua família nas terras do patrão, que sempre consegue lhe passar a perna na prestação de contas. Fabiano é injustiçado, agredido e preso sem nenhum motivo aparente. Provavelmente a única culpa que carrega é a pobreza, a covardia e a ingenuidade.
"Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça." (p.10)
O livro é um retrato da realidade brasileira da época, mas pode-se fazer uma associação com a atualidade, pois o que faz uma obra ser perene é as temáticas sempre atuais e Graciliano Ramos conseguiu tal proeza.
"Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas." (p. 20)
Uma parte que me deixou muito comovida foi Fabiano considerar a cachorra Baleia como um membro da família, e a cachorrinha agir como tal, sempre ao lado de Fabiano e, em alguns momentos Graciliano descreve tão bem as atitudes de Baleia que você acaba notando a humanização do animal em contrapartida com a animalização do homem.
Vidas Secas, não se tornou um dos meus livros favoritos, mas é impossível não reconhecer seu enorme valor literário. Acredito que não apreciei muito o livro pelo fato dele não apresentar tantos diálogos e isso tornou a leitura bastante cansativa. Contudo, Ramos escreve de uma forma peculiar, sua narrativa é cheia de delicadezas e reflexões profundas.
Então quem apreciar um clássico, eis uma boa sugestão de leitura.

Camila Márcia
Yasmin 10/06/2012minha estante
foi, disparado, um dos melhores livros que eu já li. a primeira vista parece uma leitura chata e cansativa, mas se você se deixar levar e entrar na história, absorver o sentimento dos personagens, em especial, de baleia, é absolutamente sensacional.

Amanda.Monteiro 03/08/2022

Sofrido do começo ao fim, mas carregado de esperança também
Vidas secas é um livro bem sofrido. É tão duro ficar mergulhado nessa realidade de Fabiano e Sinhá Vitória que é impossível não pensar: "nossa, nada é tão ruim que não possa piorar".

Teve um momento bem difícil de ler que foi o final do capítulo 9, da cachorra Baleia. Era tamanha descrição que apertava meu coração a cada palavra. Mas o que mais me comoveu foi que apesar de todas as desgraças da vida e que a seca trouxe pra essa família, eles ainda tinham esperança de que tudo ia melhorar. Vai ver era isso que ainda os movia: a esperança.

"Porque não haveriam de ser gente, possuir uma cama igual à de seu Tomás da bolandeira? [...] Porque haveriam de ser sempre desgraçados, fugindo no mato como bichos? Com certeza existiam no mundo coisas extraordinárias."

Falando um pouco da estrutura da obra, os capítulos por serem divididos por personagens as vezes ficavam difíceis de serem conectados de forma cronológica na minha cabeça, dando a impressão que alguns capítulos poderiam ser lidos de forma aleatória sem afetar a compreensão da obra como um todo. Não acho que isso tenha sido tão ruim, no geral não interferiu tanto no que achei do livro, mas no fim foi uma boa leitura.

Foi bom conhecer um clássico que tanto ouvi falar e ainda não tinha lido.

Alina 06/08/2022minha estante
Maravilhoso

readsbynaju 12/07/2022

li este por pura e espontanea pressão do meu pai?
mas admito que gostei, a escrita é diferente pra mim por eu não estar acostumada com o vocabulário nordestino, mas chorei no livro viu.
Natasha 23/07/2022minha estante
Queria comprar pra ler mas medo de ser difícil de entender

bianca 15/05/2021

Sensível e real, o livro é curto mas consegue te levar direto para o sertão, em um cenário de seca e miséria, que te faz refletir o quão diferente essa situação é do cenário atual do país mesmo após décadas da sua publicação? Injusto, doloroso e legítimo.
Nana 15/05/2021minha estante
Amei, apesar de triste.