Rei Édipo

Rei Édipo Sófocles
Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

venusy 13/10/2023

Fugir do destino pode te levar de encontro a ele
?Assim, não consideremos feliz nenhum ser humano, enquanto ele não tiver atingido, sem sofrer os golpes da fatalidade, o termo de sua vida.?

A tragédia grega mais famosa e obra magna de Sófocles acompanha a decadência de Édipo depois de sua vitória contra a esfinge. Embora já conhecesse a história, fiquei muito curiosa em ler a peça, principalmente devido meu crescente interesse por tragédias. Muito bem escrita e elaborada, é notória a genialidade de Sófocles de articular a história de Édipo, que uma vez tendo seu destino traçado antes de seu nascimento, não conseguiu escapar dele mesmo em meio a tantas tentativas suas e de seus pais para que as profecias em torno de suas vidas não se concretizasse.

Mesmo sendo um tema bastante presente nas narrativas e mitos gregos, o destino selado aqui não é a única coisa que impressiona sobre a maestria do autor em conduzir a história, mas também o acaso, uma vez que ainda que predestinado a fazer tudo que fez, Édipo o fez inconsciente. É interessante esse paralelo tanto quanto as pragas rogadas pelo protagonista ao assassino do rei Laio, sem saber que seria ele o próprio, e que consequentemente atingem a ele, o que explica um pouco seu fim na história.

Por conclusão, temos também a frase que ilustra o início dessa resenha, proferida pelo Corifeu e que me trouxe uma grande reflexão. Édipo pensou ter alcançado a plenitude de sua vida após ter livrado Tebas da Esfinge e se tornado rei. No entanto, a vida de um homem só pode ser considerada esplêndida, após sua morte, uma vez que ninguém pode prever os infortúnios que lhe ocorrerão antes dela e que talvez culminem no declínio de sua vida, tal qual foi o caso de Édipo.

firefly 12/10/2023

Pés inchados
De maneira aleatória eu escolhi essa leitura, apesar de que eu já conhecia o enredo dessa história, aproveitei a oportunidade para ler a obra.
No começo fiquei meio desnorteada procurando as informações que eu já conhecia e fiquei curiosa em como elas iam se desenrolar e posso dizer que eu amei a maneira com o autor desenvolveu a narrativa, a jornada de Édipo em descobrir o seu passado, o que se torna uma reviravolta para ele. Talvez se o autor tivesse colocado de forma cronológica a história não teria o mesmo impacto de como tem em sua forma original.

Julia Almeida 02/10/2023

Ele se casou com a sua mãe...
Rei Édipo é uma peça trágica escrita por Sófocles que narra a história de Édipo, um homem que, inconscientemente, mata seu pai Laio e se casa com sua própria mãe Jocasta. Os temas centrais da peça são o destino, a culpa, a busca pela verdade e a inevitabilidade do destino trágico. A história explora a ideia de que os esforços humanos para evitar um destino predestinado podem, ironicamente, levá-los a cumprir esse destino. Embora haja semelhanças temáticas com a síndrome de Édipo, onde crianças têm sentimentos conflitantes em relação aos pais, é importante destacar que a peça não se propõe a retratar diretamente essa síndrome psicanalítica. A tragédia de Édipo serve como uma metáfora poderosa sobre o conhecimento humano limitado e as consequências devastadoras da busca pela verdade. Pessoalmente, aprecio a profundidade psicológica dos personagens e o impacto emocional que a peça proporciona ao explorar questões universais da condição humana.

Jamerson.Alves 26/09/2023

Seria esse um destino inexorável?
"Guardemo-nos de chamar um homem feliz, antes que ele tenha transposto o termo de sua vida sem ter conhecido a tristeza."
- O Corifeu

ghost cookies 19/09/2023

"Toda tristeza que tenha um nome aqui comparece"
"[...] soluços, desastres, morte e ignomínia, toda tristeza que tenha um nome aqui comparece doravante, nem uma que falte ao chamado" p. 90

tenho três comentários (nada sérios):

quero muito ler o spin-off de édipo rei, antígona!

cadeia pra freud que nomeou um complexo em que o sujeito sente atração sexual pela mãe e odeia o pai com base em édipo, o personagem que tirou seus próprios olhos e se exilou pois não aguentava a dor de descobrir o que ele fez sem ter a mínima noção dos seus atos, e o qual, a pedido de sua mãe, ia ser assassinado enquanto era bebê

se eu tivesse uma moeda para cada peça que eu li esse ano que possui um rei fadado a tragédia, apegado em suas filhas e metaforicamente cego, e depois um personagem que realmemte se torna fisicamente cego, eu teria duas moedas, o que não é muito, mas é impressionante que aconteceu duas vezes

Tennesse Whiskey 14/09/2023

Tragédia
O que esperar de uma tragédia grega se não uma sequência de eventos catastróficos, porém Édipo tem um impacto muito interessante pois era um rapaz visto como agraciado pelos deuses, obteve muito sucesso até que em um dia tudo desabou de uma maneira absurdamente bizarra sobre ele, enfim Édipo é uma leitura muito interessante e impactante, não é atoa que é usado como alegoria em estudos grandiosos.

Ehkew 11/09/2023

Essa história é caótica. Engraçado que tentar parar o "destino" faz o destino acontecer. Senti um pouco de pena do Édipo.

GiihZagatto 08/09/2023

Édipo Rei
Uma tragédia grega que traz em si os resquícios de uma época em que os mitos eram presentes e, mais ainda, se buscava respostas sobre o próprio destino a todo momento.
A escrita foi, surpreendentemente, fácil de se ler. O decorrer da trama da peça é angustiante, ora por sacar o que Édipo não está vendo, ora por ter a consciência de que Édipo não estava vendo porque se negava a ver. Há falas e cenas que são repletas de simbolismo e que eu teria que ler e analisar diversas vezes para conseguir compreender metade.
Além disso, traz dúvidas para nós que lemos (ou vemos, afinal, é uma peça). O destino é uma sentença? Saber de seu destino é o caminho para cumpri-lo? Até que ponto somos donos de nosso caminho e até que ponto estamos fazendo exatamente o que não queríamos fazer pelo sentimento de contrariedade?
São muitas questões que tratam de escolhas e de julgamentos. Fico feliz de ter sido atingida ao ponto de poder analisar por diversas perspectivas.

Isadora1194 05/09/2023

Maior rolo que esse não tem.juro, ahistoria é contada de uma forma meio chata, pq é uma peça, mas conforme você vai lendo e vai vendo os plot , aí fica legal

pitypooralfie 03/09/2023

12.10.20

*resenha feita para um trabalho da faculdade

Escrita por Sófocles por volta de 427 A.C., a peça Édipo Rei conta a história do destino desafortunado do personagem título, cujo passado tenebroso cultiva consequências nefastas.

Vivendo uma vida aprazível como rei de Tebas após desventuras e tragédias cercando seu passado de filho adotivo e fugitivo de uma terrível profecia, Édipo enfrenta logo no começo da narrativa a missão de livrar seu reino de uma maldição terrível. Para isso, porém, ele tem de descobrir quem assassinou seu predecessor, o rei Laio, e bani-lo para que a cidade volte à tranquilidade. Sabendo que tal criminoso é nativo de Tebas ? e não um estrangeiro, conforme conjecturado anteriormente ? o rei busca em oráculos respostas que germinam frutos inesperados e amargos, provando que, por mais que se tente, um homem nunca escapa de seu destino.

Curta e com linguagem acessível, a obra é uma boa pedida para aqueles que pretendem se iniciar no diverso mundo das tragédias gregas. Apesar da temática polêmica e espinhosa, o enredo tecido finamente por Sófocles garante surpresas para quem não conhece a história do desafortunado rei. Longe de soar datada, a trama repleta de violência e acasos derradeiros comove com a força de seus brilhantes diálogos.

Para além das salas de teatro, Édipo Rei inspirou Freud na constituição de seu controverso complexo de Édipo. Consagrada na psicanálise, tal teoria buscou na tragédia pertencente a "trilogia de Tebas" elementos e termos para explicitar a amálgama de sentimentos que a criança dirige aos pais em determinada fase de seu desenvolvimento psicossexual.
Para amantes de psicologia ou apenas de boas histórias bem contadas, para interessados em peças de teatro ou estudiosos de grandes dramaturgos gregos. Édipo Rei preenche de modo competente e elegante qualquer mente ávida que se arriscar a mergulhar nas vidas despedaçadas do desventurado rei e sua condenada linhagem.

Samael 12/10/2020minha estante
Eu amo essa peça aaaaaaah

Samael 12/10/2020minha estante
Os momentos finais, mds

pitypooralfie 12/10/2020minha estante
sim!!!! incrível demais

JonasFortuni 29/08/2023

Gostei bastante, mesmo já sabendo do enredo antes de ler. Os diálogos prendem a atenção do começo ao fim.

yuki32 29/08/2023

Tudo será descoberto.
Uma história totalmente envolvente.
Eu não conhecia a história por inteiro, e resolvi para melhor entendimento ler ela como se fosse uma grande fofoca. (e deu certo) Ao longo do conto você se assusta junto a Édipo com as revelações do crime que, ele mesmo, havia cometido sem saber.

Luciana.Segala 28/08/2023

Édipo é refém das suas palavras e juiz do seu crime
A trágica historia de Édipo, o Rei de Tebas é a que melhor expressa a essência do gênero tragédia. Ele inicia o drama como rei em toda sua glória e riqueza, coroado por um ato de bravura e inteligência, herdando as benesses do antigo rei, logo surge uma calamidade (um crime, uma maldição) que necessita ser decifrada tal como um enigma e que mais tarde, o levaria à ruína, uma vez que se aprofunda na sua busca e curiosidade pelo passado (nos fornecendo fragmentos de seu caráter e provando que ao contrário, do que muitos acreditam não foi o destino o culpado, mas o próprio Édipo na sua ignorância correu e agiu conforme os seus temores)
Por fim, Édipo é investigador de um crime, juiz, promotor, réu e vítima em um só; sendo responsável por todos os seus infortúnios.

wesleyrsnd 28/08/2023

Um clássico é sempre bom
Leitura prazerosa e instigante. Você se prenderá à história do início ao fim, recomendo muito esse clássico.

Adson 28/08/2023

O peso da verdade
Édipo rei foi a minha primeira experiência em termos de tragédia grega, e que tragédia... Ao longo de toda a narrativa vemos a vida de Édipo sendo completamente arruinada. No momento em que descobre sua verdadeira história, seu passado e tudo que esteve/está envolvido, cai em sua própria lamentação e se pune por seu destino inevitável. Ótima narrativa, com momentos de tensão e catarse.