Édipo Rei

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

GiihZagatto 08/09/2023

Édipo Rei
Uma tragédia grega que traz em si os resquícios de uma época em que os mitos eram presentes e, mais ainda, se buscava respostas sobre o próprio destino a todo momento.
A escrita foi, surpreendentemente, fácil de se ler. O decorrer da trama da peça é angustiante, ora por sacar o que Édipo não está vendo, ora por ter a consciência de que Édipo não estava vendo porque se negava a ver. Há falas e cenas que são repletas de simbolismo e que eu teria que ler e analisar diversas vezes para conseguir compreender metade.
Além disso, traz dúvidas para nós que lemos (ou vemos, afinal, é uma peça). O destino é uma sentença? Saber de seu destino é o caminho para cumpri-lo? Até que ponto somos donos de nosso caminho e até que ponto estamos fazendo exatamente o que não queríamos fazer pelo sentimento de contrariedade?
São muitas questões que tratam de escolhas e de julgamentos. Fico feliz de ter sido atingida ao ponto de poder analisar por diversas perspectivas.

Isadora1194 05/09/2023

Maior rolo que esse não tem.juro, ahistoria é contada de uma forma meio chata, pq é uma peça, mas conforme você vai lendo e vai vendo os plot , aí fica legal

pitypooralfie 03/09/2023

12.10.20

*resenha feita para um trabalho da faculdade

Escrita por Sófocles por volta de 427 A.C., a peça Édipo Rei conta a história do destino desafortunado do personagem título, cujo passado tenebroso cultiva consequências nefastas.

Vivendo uma vida aprazível como rei de Tebas após desventuras e tragédias cercando seu passado de filho adotivo e fugitivo de uma terrível profecia, Édipo enfrenta logo no começo da narrativa a missão de livrar seu reino de uma maldição terrível. Para isso, porém, ele tem de descobrir quem assassinou seu predecessor, o rei Laio, e bani-lo para que a cidade volte à tranquilidade. Sabendo que tal criminoso é nativo de Tebas ? e não um estrangeiro, conforme conjecturado anteriormente ? o rei busca em oráculos respostas que germinam frutos inesperados e amargos, provando que, por mais que se tente, um homem nunca escapa de seu destino.

Curta e com linguagem acessível, a obra é uma boa pedida para aqueles que pretendem se iniciar no diverso mundo das tragédias gregas. Apesar da temática polêmica e espinhosa, o enredo tecido finamente por Sófocles garante surpresas para quem não conhece a história do desafortunado rei. Longe de soar datada, a trama repleta de violência e acasos derradeiros comove com a força de seus brilhantes diálogos.

Para além das salas de teatro, Édipo Rei inspirou Freud na constituição de seu controverso complexo de Édipo. Consagrada na psicanálise, tal teoria buscou na tragédia pertencente a "trilogia de Tebas" elementos e termos para explicitar a amálgama de sentimentos que a criança dirige aos pais em determinada fase de seu desenvolvimento psicossexual.
Para amantes de psicologia ou apenas de boas histórias bem contadas, para interessados em peças de teatro ou estudiosos de grandes dramaturgos gregos. Édipo Rei preenche de modo competente e elegante qualquer mente ávida que se arriscar a mergulhar nas vidas despedaçadas do desventurado rei e sua condenada linhagem.

Samael 12/10/2020minha estante
Eu amo essa peça aaaaaaah

Samael 12/10/2020minha estante
Os momentos finais, mds

pitypooralfie 12/10/2020minha estante
sim!!!! incrível demais

JonasFortuni 29/08/2023

Gostei bastante, mesmo já sabendo do enredo antes de ler. Os diálogos prendem a atenção do começo ao fim.

yuki32 29/08/2023

Tudo será descoberto.
Uma história totalmente envolvente.
Eu não conhecia a história por inteiro, e resolvi para melhor entendimento ler ela como se fosse uma grande fofoca. (e deu certo) Ao longo do conto você se assusta junto a Édipo com as revelações do crime que, ele mesmo, havia cometido sem saber.

Luciana.Segala 28/08/2023

Édipo é refém das suas palavras e juiz do seu crime
A trágica historia de Édipo, o Rei de Tebas é a que melhor expressa a essência do gênero tragédia. Ele inicia o drama como rei em toda sua glória e riqueza, coroado por um ato de bravura e inteligência, herdando as benesses do antigo rei, logo surge uma calamidade (um crime, uma maldição) que necessita ser decifrada tal como um enigma e que mais tarde, o levaria à ruína, uma vez que se aprofunda na sua busca e curiosidade pelo passado (nos fornecendo fragmentos de seu caráter e provando que ao contrário, do que muitos acreditam não foi o destino o culpado, mas o próprio Édipo na sua ignorância correu e agiu conforme os seus temores)
Por fim, Édipo é investigador de um crime, juiz, promotor, réu e vítima em um só; sendo responsável por todos os seus infortúnios.

wesleyrsnd 28/08/2023

Um clássico é sempre bom
Leitura prazerosa e instigante. Você se prenderá à história do início ao fim, recomendo muito esse clássico.

Adson 28/08/2023

O peso da verdade
Édipo rei foi a minha primeira experiência em termos de tragédia grega, e que tragédia... Ao longo de toda a narrativa vemos a vida de Édipo sendo completamente arruinada. No momento em que descobre sua verdadeira história, seu passado e tudo que esteve/está envolvido, cai em sua própria lamentação e se pune por seu destino inevitável. Ótima narrativa, com momentos de tensão e catarse.

Michela Wakami 24/08/2023

Tragédia pouca é bobagem!
Mesmo tendo recebido diversas informações sobre os principais acontecimentos dessa obra, no decorrer da minha vida, não foi menos chocante lê-las.
Um livro escrito a mais de dois mil anos atrás, que permanece vivo entre nós é algo espetacular, só nos tem a provar a sua real grandeza.

Primeiro livro da trilogia.

Luis Felipe S. Correa 24/08/2023

Me perguntando por qual motivo não li antes
Não adianta mencionar o complexo de Édipo sem conhecer a história. Um clássico da tragédia grega. Esse livro me faz pensar na magia de poder ler uma obra escrita antes de cristo e em período que coincide com o apogeu da democracia grega. É realmente fascinante ter contato com essa obra que poderia ter sido perdida. A história é realmente bastante trágica e, sob meu ponto de vista, retrata que nem os poderosos estão livres de um destino trágico.

Ana 23/08/2023

Poderosa Afrodite (1995)
Pra quem também gostou desta tragédia sofocliana, recomendo muito a adaptação "Poderosa Afrodite", de 1995. A direção é de Woody Allen, então o filme é curto e "cômico".
Tem na Prime e coincidentemente assisti no último domingo. Por ser bem conhecido este livro, já estava na lista de Meta de leitura aqui do próprio Skoob, e adorei tanto que futuramente também lerei os outros dois livros da trilogia tebana: "Édipo em Colono" e "Antígona".

Giovanna 22/08/2023

Um viva ao meu professor g0st0s0 de Teoria da Literatura 1 que me obrigou a ler essa delicinha de livro

Andrecruz.psi 20/08/2023

O rei amaldiçoado
Essa é uma das histórias mais angustiante que li, não é por acaso que é considerada a maior das tragédias gregas.

É dessa tragédia que Freud desenvolve o seu complexo de Édipo, por muito tempo fiquei sem entender o que era esse complexo, mas após concluir essa obra ficou muito claro.

Não vou entrar em detalhes para não dar spoilers, mas é uma tragédia que mexe com a imaginação do leitor.

Excelente leitura, principalmente para os estudantes de psicologia.

Daniella.Santos 20/08/2023

Babado, confusão e gritaria
Nada como uma boa tragédia grega pra chocar as pessoas mais de dois mil anos depois. Foi meu primeiro livro grego, eu já sabia a história, sabia o que ia acontecer, é mesmo assim fiquei chocada, passada