Édipo Rei Sófocles
Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Wederson.Pires 30/03/2024

Uma leitura rápida
Confesso que não li a introdução de 32 páginas que por si só é maior que a história.
Achei que não conseguiria compreender a história mas fiquei feliz porque consegui entendê-la talvez por volta de 80%.
Acredito que este seja um livro que a cada vez lido é compreendido uma parte um pouco maior. Claro, partindo do ponto que li pela história e não como um estudo da obra ( que deve ser incrível).
Uma experiência positiva.

Catarina 22/03/2024

Uma tragédia surpreendente
Embora já conhecesse o núcleo do enredo - porque todos conhecem -, a leitura ainda assim me surpreendeu pelo modo com que a tragédia foi narrada.
Esperava encontrar os fatos acontecendo diante de mim, e na verdade encontrei personagens relatando os fatos, de modo que a verdadeira tragédia não é quando ocorrem em si, mas sim quando os personagens inegavelmente se dão conta do que ocorreu e apreendem o sentido de tudo. Isso foi bem interessante, e ainda assim, me surpreendi ao ver que não acabava aí e de fato eventos trágicos acontecem diante dos nossos olhos de leitor, elevando a miséria e a tragédia a níveis épicos.
Esta é, realmente, uma das principais tragédias da história da literatura, e uma referência importante para entender tantas outras obras.

amandaoliare 22/03/2024

Surpreendente e trágico
Primeira peça que li por completo. Já conhecia a história, mas decidi escrever um projeto de pesquisa envolvendo a obra e optei por ler o livro completo para retirar trechos para citação, e mesmo assim posso afirmar: conhecer a história antes da leitura não a deixa menos surpreendente e trágica.

Cristiane 19/03/2024

Clássico, trágico e tudo aquilo que já esperava de Édipo, saber do que se trata a história antes de ler (e como não saber?) não tira o prazer dessa leitura.

Eduardoow 15/03/2024

Édipo rei
Foi interessante ler uma peça que não tenha sido do Shakespeare, achei essa bem promissora já de início, gostei bastante da história (apesar de já saber tudo do início ao fim, graças ao meu professor de literatura que amava falar sobre essa obra) gostei bastante, leitura rápida, curtinha e bem fluída, gosto muito de tragédias e pra quem gosta, recomendo essa também, valeu a pena.

tobeeraf 09/03/2024

Édipo Rei
Li esse para literatura na escola, e me surpreendi.
Achei que seria uma leitura chata, difícil e parada, mas foi totalmente ao contrário (tirando a parte do difícil, isso realmente aconteceu)
O plot não foi tão surpreendente por que eu já sabia do final, mas mesmo assim foi uma leitura muito interessante e cheia de emoção.
Se você tem a oportunidade de ler Édipo Rei, ou tem que ler para a escola, assim como eu, por favor leia :D

Ismarina 06/03/2024

Ler antes de morrer
Quem gosta de estudo sobre o comportamento humano, é uma leitura imprescindível.
Aborda:
Complexidade psicológica e mora
Conflito entre destino e Livre arbítrio
Exploração da ignorância humana

Ingrid 24/02/2024

Bizarro
Eu não conhecia a história desse livro, li por obrigação para a Faculdade, e que história estranha, né?

gspnetto 20/02/2024

Tragédia mesmo...
Édipo é o rei de Tebas e está procurando solução para o flagelo que aflige sua cidade. Creonte, seu cunhado, retorna com a resposta do oráculo de Delfos, após ser enviado para consultá-lo no templo de Apolo. As respostas criam várias intrigas e relembram a maldição que cerca a vida de Édipo.

dan_dalsft 17/02/2024

O curioso enredo do Mito de Édipo
O mito de Édipo é um dos mais tradicionais da mitologia grega, com uma versão popularizada pelo dramaturgo grego Sófocles. Este mito faz parte de uma trilogia composta por Édipo Rei, Antígona e Édipo em Colona. A história de Édipo gira em torno de uma profecia perturbadora: ele seria responsável pela morte de seu pai e casaria com sua própria mãe. Confrontado com esse destino cruel, Édipo tenta evitar a profecia, mas, sem saber, acaba realizando-a. Quando a verdade finalmente é revelada, Édipo, tomado pelo desespero e horror, fura os próprios olhos e se torna um vagabundo errante, buscando redenção por seus atos. Essa tragédia grega explora temas profundos como destino, livre-arbítrio, culpabilidade e consequências inevitáveis dos nossos atos.

Eu realmente apreciei o livro. Inicialmente, pensei que seria difícil de entender, já que não tenho muita familiaridade com a mitologia grega, no entanto, a leitura fluiu de forma surpreendentemente tranquila. Considero o livro uma excelente opção para quem está começando a explorar os clássicos da mitologia grega. Mesmo para aqueles mais experientes nesse tipo de leitura, eu recomendo também. Podem considerar o pequeno resumo que fiz acima como um incentivo para mergulhar nessa fascinante narrativa.

legolas_ 11/02/2024

Achei realmente muito divertido de se ler, como uma pessoa que não tinha muita noção da história de Édipo, ir entendendo o rumo da peça conforme ia lendo me deixou muito interessado nela. Pretendo ler mais peças gregas.

Romeo.Nina 26/01/2024

Édipo Rei
A versão teatral do livro (esta que li) é um pouco mais difícil por conta da linguagem, entretanto, a história de tragedia e horror continua a mesma. Algo bem leve, com cenas que podem ser confundidas com emoções vibrantes como num teatro grego mesmo.

Rebeka100 24/01/2024

Clássico!
Mesmo você já sabendo da tragédia de Édipo, o livro te surpreende de uma forma magnífica em sua escrita.

Uma leitura rápida e fácil de compreender. Indico para quem quer começar a ler clássicos.

maryelli0 21/01/2024

Sófocles
Incrível!! Uma leitura magnífica, dramática que te prende do início ao fim. Mesmo o plot já sendo esperado, a escrita torna a experiência genial mesmo assim.

Vale muito a pena! Uma leitura rápida e dr fácil compreensão.