Édipo Rei

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Guilherme2611 26/04/2024

Incesto insano
É uma história muito conhecida, claro, mas é impressionante o quão bem feito esse livro é, baseado na época. A forma como sófocles escreve o livro fora da ordem cronológica, contando o passado de forma sútil é genial. E também é um puta de um plot twist, quem não conhecia a história, quando lê, fica boquiaberto.

Maria.Luysa 23/04/2024

Gostei bastante!!!
Li por causa da faculdade. Eu sempre ouvi falar sobre Édipo, mas nunca tinha pesquisado sobre ele. Comecei a ler o livro sem muitas expectativas. As primeiras páginas foram as mais "complicadas" por conta do floreio presente no diálogo. Mas me acostumei e achei a escrita muito bonita. A história me prendeu (não fui tão surpreendida porque o professor já tinha comentado sobre o final). Indico super!

Polyane Cardoso 20/04/2024

Tragédia grega
Não conhecia a peça e nem o autor, vim após ver indicação no TLT, a princípio estranhei ler uma peça kk mas a história é muito boa e trágica, e o final achei que deixou bastante a desejar, fiquei na dúvida se era aquilo mesmo ou se meu arquivo estava faltando uma parte kkk

Elizabeth 19/04/2024

Édipo
Uma angústia, a realidade, a trajetória, a tragédia. Um clássico, mais fácil a leitura, rapida e drástica.

Caio847 15/04/2024

Bem familiarizado
Eu já conhecia a história mas nunca tinha realmente parado pra lê-la até a faculdade me obrigar. E na verdade não foi ruim.

Ansioso para terminar a trilogia, no ritmo que meu professor determinar?

giovanna.chadud 14/04/2024

Gostei
Só acontece tragedia, mto estranho mas é bem legalzinho, coitado do Édipo só sofreu,ma com esse livro da para aprender que não se pode fugir do destino, mto bom

Luiza.Campello 08/04/2024

Édipo Rei
A leitura de Édipo Rei me fez revisitar a história que há tantos anos tenho em minha mente, o homem que matou o pai e casou com a própria mãe. A primeira vez que tive contato com ela eu estava no 6° ano e até hoje me recordo da perplexidade que senti ao escutá-la. Agora, anos depois, ter a oportunidade de lê-la, alterou tudo que imaginei saber sobre ela. Primeiramente, a história não é contada enquanto acontece, mas sim revisitada por memórias anos depois, e o cenário que importa na verdade é o de Édipo descobrindo a verdade e não a sua jornada até virar Rei.
Tudo começa quando um mal assombra a cidade, o Rei com esperança de se livrar da maldição manda o seu cunhado, Creonte atrás de um Deus-profeta, Febo, e este lhe diz que faz-se necessário punir aquele que matou o antigo rei Laio. A princípio Tirésias, sábio profeta, o diz que sabe quem matou mas não quer lhe contar, depois de muita insistência, ele assume que quem o matou foi ele, Édipo. O rei não acredita, depois, Jocasta, sua mulher lhe conta a maldição, e explica como foi que o antigo Rei morreu, e mesmo sendo semelhante com sua história ele ainda não acredita, ainda, o mensageiro de seu antigo reino, vem com novas evidências, que havia sido adotado vindo de Tebas, e nem assim o Rei Édipo acredita. Ele fica nessa negação incessante até que o pastor, confirma a história toda, e tudo cai por terra, Jocasta se mata e o Rei se cega, lamentando-se por sua vida horrível e pelas de suas pequenas filhas, ele está pronto para ser punido.
Algo que achei curioso, é a forma com que na idade heróica da Grécia aquele que profetiza sempre é castigado. Tirésias desde sua primeira aparição, na história de Narciso, foi cego pelo seu saber, e novamente em Édipo Rei, ele é julgado e maltratado por saber demais. Isso me fez perceber que até na era contemporânea isso se repete, um exemplo é o filme da Disney ?Encanto?, em que o personagem Bruno que tem o poder de ver o futuro é exilado de casa.

Madxugh 08/04/2024

FANFIC
Mesmo já conhecendo a história é uma leitura muito boa, nunca tinha lido uma peça pareceu que estava lendo uma fanfic (e por isso amei kkkkk)

Caique91 05/04/2024

Complexo de Édipo
Sempre me questiono sobre o efeito da anunciação de uma profecia. O medo que ela se realize é um agente que cria o cenário para seu acontecimento, ou a ausência do saber em nada mudaria o rumo da história? É claro que, dada a forma como Édipo foi entregue por Jocasta, em comum acordo com o pai dele, ao servo, este poderia encontrar com a desgraça que lhe aguardava. Mas, o que seria do miserável rei se este não tivesse sido enviado para a morte?

O fio da vida, o destino, Deus ou Deuses, sempre levará as pessoas para onde é o seu destino, independente dos movimentos que elas façam e, por tanto, não se deve enxergar a vida com olhar de satisfação antes de termina-la, pois, assim como Édipo, a desgraça pode está esperando para um encontro antes de ir ter com a morte. Pessoalmente, não acredito nisto. Talvez seja o esforço de um ser pequeno para que assim possa se achar maior, a vida não está dada.

Rei Édipo é uma leitura divertida, mesmo com todas as tragédias e dramas. É um exemplo fictício espetacular de como as vicissitudes da vida podem ser assombrosas. É sobre as relações das pessoas com profetas, esfinges, oráculos e todos os outros símbolos do saber.

A forma como Sófocles escreve é muito bonita. A parte do coro faz parecer que estamos lendo poesia. Os diálogos são vividos e provocantes, é possível, até rir, às vezes.

Bookworm! 03/04/2024

Interessante... Preocupante, mas interessante.
Li para fazer um trabalho da escola, mas achei a história muito legal (o que é um milagre, já que não tenho o costume de ler livros desse gênero).
É uma história interessante, com um "plot twist" bemmmm maluco KFKDKCKDKCKFKC
Gostei bastante, recomendo para quem gosta de histórias malucas mas que de certa forma, fazem sentido.

Aline Araujo 31/03/2024

Obra magnífica, edição ruim
Infelizmente meu primeiro contato com a obra foi em uma edição ruim e muito antiga. Vou procurar uma edição melhor com uma introdução mais profunda. No mais, adorei ler!

Wederson.Pires 30/03/2024

Uma leitura rápida
Confesso que não li a introdução de 32 páginas que por si só é maior que a história.
Achei que não conseguiria compreender a história mas fiquei feliz porque consegui entendê-la talvez por volta de 80%.
Acredito que este seja um livro que a cada vez lido é compreendido uma parte um pouco maior. Claro, partindo do ponto que li pela história e não como um estudo da obra ( que deve ser incrível).
Uma experiência positiva.

Catarina 22/03/2024

Uma tragédia surpreendente
Embora já conhecesse o núcleo do enredo - porque todos conhecem -, a leitura ainda assim me surpreendeu pelo modo com que a tragédia foi narrada.
Esperava encontrar os fatos acontecendo diante de mim, e na verdade encontrei personagens relatando os fatos, de modo que a verdadeira tragédia não é quando ocorrem em si, mas sim quando os personagens inegavelmente se dão conta do que ocorreu e apreendem o sentido de tudo. Isso foi bem interessante, e ainda assim, me surpreendi ao ver que não acabava aí e de fato eventos trágicos acontecem diante dos nossos olhos de leitor, elevando a miséria e a tragédia a níveis épicos.
Esta é, realmente, uma das principais tragédias da história da literatura, e uma referência importante para entender tantas outras obras.

amandaoliare 22/03/2024

Surpreendente e trágico
Primeira peça que li por completo. Já conhecia a história, mas decidi escrever um projeto de pesquisa envolvendo a obra e optei por ler o livro completo para retirar trechos para citação, e mesmo assim posso afirmar: conhecer a história antes da leitura não a deixa menos surpreendente e trágica.

Cristiane 19/03/2024

Clássico, trágico e tudo aquilo que já esperava de Édipo, saber do que se trata a história antes de ler (e como não saber?) não tira o prazer dessa leitura.