Jeremias: Pele

Rafael Calça
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Julya118 27/12/2023

O racismo dos tempos atuais.
Tive que ler na escola e levei para a vida, esse livro ganhou o prêmio Jabuti em 2019 e merece ainda mais reconhecimento.

A obra mostra que mesmo nos tempos atuais o racismo ainda é presente, e de forma simples com uma maravilhosa arte feita pelo Mauricio de Souza, exibe como esse racismo abalou a vida do protagonista e sua família.

Recomendo para todas as idades, livro curto mas com muito conteúdo, perfeito, maravilhoso.

Jose 10/12/2023

Jeremias - Pele" é uma obra gráfica que se destaca por sua narrativa poderosa e ilustrações cativantes. A história, que se desenrola em torno do personagem principal, Jeremias, é uma representação comovente da realidade de muitos jovens brasileiros.
Jeremias é um personagem adorável, cuja família serve como um alicerce sólido em sua vida. A relação dele com os pais e o avô materno, de quem herdou sua icônica boina vermelha, é um dos aspectos mais emocionantes da história. Essa força familiar é o que sustenta Jeremias quando ele percebe que algumas pessoas acreditam que há "algo errado" com ele por causa da cor de sua pele.
A história aborda o tema do racismo de maneira sensível e realista. O preconceito racial, muitas vezes, se apresenta de maneira insidiosa, podendo vir de um amigo de escola ou trabalho, ou de alguém em quem se acreditava poder confiar. A luta de Jeremias para lidar com essas situações é retratada de maneira autêntica e emocionante.
O texto e as ilustrações trabalham juntos para criar uma experiência envolvente que prende o leitor desde a primeira página. A história é tão comovente que é difícil não se emocionar junto com Jeremias e desejar que tudo fique bem para ele.
O prefácio, escrito pelo sempre genial Mauricio de Sousa, afirma que esta é uma história que precisava ser contada, e eu não poderia concordar mais. O texto da quarta capa, assinado pelo rapper Emicida, é tão pungente quanto fundamental.
Jeremias - Pele" é uma obra que toca a alma do leitor. É uma história que tem o poder de abrir muitos olhos e corações. Para Jeremias, este é apenas o início de uma jornada que não será tão fácil quanto poderia, mas que será tão brilhante quanto ele merece.
Em suma, "Jeremias - Pele" é uma leitura obrigatória para todos aqueles que desejam entender melhor a realidade do racismo no Brasil e a luta de muitos jovens para superá-lo. É uma história de resistência, amor e esperança que certamente deixará uma marca indelével em todos os seus leitores.

Flor.Chase 10/12/2023

Foi um bom livro, trata de assuntos bem importantes, ele é bem necessário pra leitura nas escolas (eu acabei lendo ele para escola).

ViniHl 23/11/2023

Pelé!?
Le por causa da escola mas gostei ele toca no racismo mas não entendi pele no título é bom sendo um gibi. Não sei o que escrever

ark1 15/11/2023

Livro lido com objetivo de concluir a leitura bimestral para o colégio
é tocante e sensível a forma como são retratadas as emoções de cada personagem, além de expor a razão de cada coisa com base na vivência de todos os personagens
muito bonito, livro curto e significado ímpar

Aline.Colarusso 12/11/2023

Jeremias - Pele
Tocante, importante e que traz um olhar mais amplo perante um dos personagens mais antigos de Mauricio de Sousa. Impossível não gostar.

alinasjornadas 08/11/2023

Indicação Semanal = “Jeremias - Pele"
Indicação Semanal = “Jeremias - Pele"
PUBLICAÇÃO DE = Maurício de Sousa Produções
PÁGINAS = 96
Avaliação: 5.0;

O menino Jeremias possui menções incríveis na escola, dispõe da companhia e apoio de pais acolhedores e dos familiares que o impulsionam em seus anseios no decurso da sua infância. Todavia, é no espaço de ensino-aprendizagem que inicia um doloroso processo de consciência: A do que a sua pele negra significa para a sociedade. Tudo se inicia com a “Feira de Profissões” do colégio, que concede à professora a posição de seleção sobre qual profissão cada aluno (a) exporá, indicando a de Pedreiro com meras noções raciais.

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan #perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #JeffersonCosta #RafaelCalça #MauríciodeSouza #TurmadaMônica #JeremiasPele

sadbroccolitree 03/11/2023

Lindíssimo!
Eu amo essa coleção e como eles dão uma bela repaginada nos personagens. Ver uma história do Jeremias onde eles tocam no assunto de racismo e descriminação foi incrível. Tudo muito bem escrito e feito.

Marcos181 30/10/2023

Jeremias-Pele
Primeiro eu tenho que falar que foi um dos melhores quadrinhos que li esse ano.

É muito gostosinho ver Jeremias tendo essa curiosidade em estudar e conhecer mais os foguetes e o espaço e os astronautas, sua paixão!

E tem muita questão da pele, dele não conseguir fazer sua profissão favorita e sim ter que fazer outro porque os outros acham que ele não caberia por ter cabelos cacheados e etc, e como em muitas questões os negros são inferiores ao brancos em diversas questões..

Vai tratar muito sobre, ser melhor que os outros, muita amizade, a companheirismo nas horas ruins.

E tem muita simbolização durante o livro, e a !mensagem que ele traz, muito lindooooo!

BnecoDeNeve 24/10/2023

Importante e lindo
Que quadrinhos bom, bem feito e com uma mensagem importante.
Adoro os quadrinhos da turma da Mônica e ver uma história a parte de outro personagem é muito foda
Nunca quis tanto bater num mlk (aquele chato, pequeno, que nem fiz questao de lembrar o nome)
Os personagens são bem desenhados (principalmente a mãe do Jeremias, diga-se de passagem)

Bibia 01/10/2023

Pelé
No geral, Jeremias - Se pergunta o que quer ser e fazer da vida, atravessando muito preconceito e racismo.
Através de uma narrativa envolvente e ilustrações belíssimas, o quadrinho captura a realidade da vida real e nos inspira com sua história de superação e sucesso.
Recomendo esta obra.

Isabelle333 15/09/2023

Eu já li faz uns dias, mas eu esqueci de colocar kskj.
É um livro lindo que aborda temas realistas e me senti completamente represantadaa. Ameii

beIinha 12/09/2023

Mt necessario !!
Poxa, essa graphic novel foi um choque de realidade. duro, bruto e bastante real. chorei bastante. todo mundo deveria ler.

mt triste perceber as situações de racismo no cotidiano do jeremias, da família dele, e de todas as pessoas pretas num geral, desde as formas mais escancaradas, até as formas que normalmente passam despercebidas e podem até parecer ""inofensivas"" pela maioria das pessoas, mas que não deixam de ferir a dignidade e configurar um desrespeito à humanidade de pessoas pretas.

essa graphic novel trata questões raciais como nunca vi em muito tempo nas hqs da tmj, sem medo de falar sobre o assunto, que eh extremamente urgents, e fico feliz que essa seja uma pauta de preocupação da msp, que inclusive ta reavaliando e se autocriticando pela falta de diálogo a respeito de alguns assuntos importantes, falta de protagonistas negros, quesitos que aos poucos estao sendo consertados. eh de extrema importância que as crianças pretas tenham referências, tenham representatividade, sintam-se reconhecidas, que possam identificar suas vivências também!

o jeremias mereceu demais esse destaque, merece mais ainda. apesar de gostar muito da turma da mônica, espero que a msp continue nesse caminho, se distanciando cada vez mais do que era muito comum em suas histórias: personagens pretos como plano de fundo para os protagonistas brancos.

lembrando que não sou a pessoa mais adequada a falar sobre isso, e que nessa pauta a opinião/visão de uma pessoa preta tem muito mais valor que a minha. estou escrevendo aqui apenas as minhas percepções da experiência da leitura, que não contam com a vivência de ser uma pessoa preta no Brasil, o que torna a discussão muito mais rica e completa. escrevo apenas como uma eterna aliada e integrante (até onde me convém, sem tomar o espaço dos verdadeiros protagonistas) do movimento anti racista.

te amo mauricio de souza

anee 30/07/2023

Conforto em um livro só.
Que livro gostosinho de ler, os traços dos desenhos são incríveis, o desenvolvimento dos personagens, as falas, tudo é surreal de bom.
Li por conta da escola, mas com certeza leria novamente, recomendo muiiito! li em menos de um dia.

Mafê 30/07/2023

Caramba, que história! Apesar do traço "fofo", e de explorar as personagens e o universo da Turma da Monica, esta história não é tão leve e cômica como as histórias dos quadrinhos tradicionais. O racismo é abordado de forma explícita e direta neste volume, sendo até difícil ler em muitas partes. Acho que, todo mundo deveria ler esta história.