Jeremias: Pele

Rafael Calça
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Ana Carolina 10/04/2020

Muito emocionante, recomendo muito!

Anselmo 26/04/2020

Só isso?
Esperava mais dessa hq. Talvez pelas poucas páginas o escritor não tenha conseguido desenrolar e se aprofundar da forma que ele queria, ou também, para não deixar o clima pesado demais, mesmo se tratando de um assunto "cascudo". So sei, que quando começou a ficar interessante, acabou... Sério, fiquei procurando se em algum lugar estava escrito algo do tipo:"continua..." . Uma pena!

Isah 09/09/2020

Amei
Duro em alguns momentos, mas um quadrinho muito bom. Gostei demais e indico para todos.

Pedrous 18/10/2020

Uma história necessária, que aborda um tema importante e passa boas mensagens

Gostei do quadrinho, é tocante, os traços são lindos e existem detalhes legais de se notar. Achei a história um pouco sem ritmo e a maioria dos diálogos meio fraca. Acho que a conversa do Jerê com os pais poderia ter durado mais páginas, e a leitura da redação dele também. A gente fica com uma sensação de "só isso? queria ver mais..."

Mas essa história precisava existir, e há muito mais tempo. Antes tarde do que nunca, né MSP? A gente fica um pouco cansado deles trazendo personagens por representatividade e depois esquecendo eles no churrasco ou não dando nenhuma personalidade e desenvolvimento. Então fico feliz que Rafael Calça e Jefferson Costa conseguiram proporcionar isso ao Jeremias, depois de tantos anos.

mai 20/10/2020

Fantástica!
Uma leitura essencial, urgente. Deveria estar em todas as bibliotecas e salas de aula. É pesada e real, linda e angustiante.

Tayná 10/11/2020

Único, incrível e tocante!
Jeremias Pele foi meu segundo MSP, e meu primeiro quadrinho do Jeremias.

Poderia passar horas falando sobre esse personagem e sobre o quanto aprendi com ele e essa história. E é nessa simplicidade que esse quadrinho se destaca, se torna único!
Embarcando nessa leitura você sente na pele e no coração o quanto somos simples. Somos simples, mas na maioria do tempo deixamos que coisas pequenas e insignificantes nos tornem menos humanos.

Sem enrolar mais, esse quadrinho representa uma luta. Uma luta para sermos fortes, para sermos melhores uns com os outros, sermos mais humanos, e aprendermos o fato de que somos todos um, somos todos iguais (e que deveria ser óbvio na mente de todos). Afinal, é até bobo pensar que uma pessoa é melhor que a outra né?

Renato 05/05/2024

Jeremias
Jeremias, um clássico personagem do aclamado Maurício de Souza, tem em seu livro o papel de brilhar como protagonista sob o roteiro de Rafael Calça e Jeferson costa.

O livro conta a história de Jeremias antes de entrar para a turma da Mônica. Mas a narrativa não gira em torno de planos infalíveis e coelhadas, que causam risos das crianças, mas sim de como a personagem teve que ligar com um problema que exista em nossa sociedade: o racismo.

Bah 26/01/2022

Necessário!
Que história linda, que ilustrações. Não é à toa que esse quadrinho foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2019. Além de lindo, fala muito sobre o tema/a realidade racial, as diferenças do dia a dia e os desafios que nós, brancos, não conhecemos. Além de lindo, é muito didático. Todos deveriam ler!

Vitor.Correia 16/03/2022

Leitura necessária e, infelizmente, atual
Um espetáculo. Uma história com uma sensibilidade ímpar. Uma visão dolorida da sociedade preconceituosa que vivemos no passado, presente e, possivelmente, no nosso futuro.

Beatriz 21/03/2022

A esperança de um futuro melhor
Jeremias é um menino meigo e inteligente que ama a FC, mas que por ser negro é visto apenas pela sua cor.
Na jornada dele nessa história ele revela que é possível ser reconhecido e as pessoas não devem determinar o que você pode ou não fazer.
Indico a leitura para todes.

Soph 23/03/2022

Um livro muito bom,
Comenta sobre racismo é bom aprender que todos somos iguais não importa a cor.E o preconceito que crianças negras sofrem na escola,bullying e muitas coisas ruins e explicando que todos somos iguais e não devemos praticar bullying com crianças negras
Na minha opinião as crianças negras são as mais bonitas as garotas com cabelos poderosos black power
Então respeite os negros????????
#Eurespeito

Patty Amanajás 04/04/2022

Quando penso em mim mesma na infância, começando a ter meus primeiros contatos com a leitura, o que me vem na cabeça são os gibis da Turma da Mônica.

Os títulos estavam presentes no meu dia a dia. Lia e relia tudo.

Com o passar dos anos, confesso que parei de ler a obra. Foram anos sem ler nada.

Mas de uns tempos pra cá, comecei a pensar nos títulos que compõe o selo Graphic MSP. Para quem não conhece, nesse selo encontramos os personagens da Turma da Mônica com um traço diferente em histórias únicas e mais adultas e já foram lançados vários volumes.

Dentre os vários títulos decidi começar por Jeremias - Pele. E que primeiro contato maravilhoso foi esse?

Jeremias - Pele aborda o preconceito racial de uma forma muito forte, crua e dolorosa.

A HQ traz o momento em que um menino negro começa a perceber o racismo em volta dele.

Seja através da professora que tenta boicotar o seu trabalho, ou uma turma da escola feita praticamente por alunos brancos que também fazem piadas racistas e depois dizem que não tinham a intenção de ofender. Ou quando uma desconhecida prefere ficar em pé no ônibus ao invés de sentada do lado de Jeremias.

Jeremias não é o único, seus pais também enfrentam situações tão dolorosas quanto as dele.

E as conversas dele com seus pais tem tanta verdade, emoção, delicadeza, sutileza e reflexão.

Durante a leitura, eu olhava cada quadrinho e me atentava para os detalhes. Desde as expressões dos personagens, as sombras que indicavam seus sentimentos e das referências artísticas presentes. Eu queria absorver tudo o que essa hq perfeita com essa arte incrível poderia transmitir.

"O QUE VOCÊ VÊ?"

Essa obra mostrou e entregou tudo. Ela precisava ser contada e necessita muito ser lida por todos.

"Este lugar me faz pensar em um monte de coisas. Como nós todos somos tão pequenos dentro de um universo tão grande... É até bobo pensar que uma pessoa é melhor que outra. Você também seria bobo, se pensasse que é pior que alguém. "

Vittor 05/04/2022

História incrível
Uma história emocionante, a sensibilidade para abordar o racismo é absurda, deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Não conhecia muito do personagem, e nunca havia entendido o porque, o motivo real, é que como tantos outros personagens da Turma da Mônica, ele ainda não tinha sido explorado, apenas em breves aparições, e uma ou outra história nos almanaques. Recomendo muito a leitura.

Davi.Paiva 22/07/2022

Uma das HQs mais completas que já li
Link Amazon: https://amzn.to/3zrawIq

Ao descobrir como funcionava o Projeto Graphic MSP, fiquei empolgado para escrever um roteiro para uma história do Jeremias e já estava pensando em qual amigo eu chamaria para compor os desenhos quando me surgiu uma dúvida: será que alguém já fez isso?

E bastou uma pesquisa rápida no Google... para os meus planos de ser roteirista de uma HQ irem pelos ares!

Se por um lado eu não ia ser produtor de uma HQ, pelo menos eu poderia aproveitar a oportunidade e ser leitor da mesma.

Fiz a aquisição de um exemplar e o resultado foi um sucesso!

"Jeremias - Pele", a meu ver, pode ser considerada a origem do Jeremias antes de ele entrar para a Turma da Mônica: embora ele já tenha consciência de que é negro e vive em um país miscigenado, ele ainda não passou pelo que eu chamo de "batismo de fogo" de saber o que é o racismo e como lidar com ele. Durante a leitura, pensei em como jovens têm sempre a lembrança de uma primeira experiência: a primeira escola, a primeira viagem ou a primeira namorada. No caso de um jovem negro, temos mais uma "primeira vez": a primeira discriminação.

Não é por acaso que essa obra ganhou o Prêmio Jabuti: tudo nela funciona muito bem: prefácio franco do Maurício de Sousa reconhecendo que Jeremias vive em um mundo "perfeito" onde nunca foi discriminado, roteiro ousado de Rafael Calça por colocar desde "brincadeiras" entre crianças para discriminar uma pessoa negra aos pequenos gestos de uma passageira de ônibus que abraça a própria bolsa ao ver Jeremias próximo a ela e os grandes gestos da abordagem policial, arte e cores de Jefferson Costa que, embora soem cartunescas, ainda dão a identidade do autor e mostram a sensibilidade e drama que Jeremias vive. Até a carta do rapper Emicida funciona para mostrar como as coisas acontecem na formação de caráter de uma pessoa.

Em suma, considero "Jeremias - Pele" uma das HQs mais completas que já vi: agrada quem é fã da Turma da Mônica, quem gosta do projeto Graphic MSP, quem gosta de quadrinhos e quem aprecia política em quadrinhos (e quem manja, sabe que é difícil uma arte como quadrinhos não ter política!).

Recomendo!

Rafa569 03/08/2022

HQ perfeita, irretocável
Belíssimo trabalho de roteiro de Rafael Calça, aliado à arte de Jefferson Costa!! Estão de parabéns e mereceram demais a premiação. Aliás, acabei de ler outro vencedor do Jabuti, e também um Jeferson, e também sobre racismo e negritude (no caso, O Avesso da Pele, do Jeferson Tenório).
Aqui estão a descoberta do racismo, ainda na escola, os diferentes racismos que negros e negras sofrem, cada qual com suas particularidades. Aqui também está a abordagem policial truculenta, ou mesmo o assento vazio ao lado no ônibus, pois evitam sentar junto com o negro, e ao fim a aceitação e descoberta de como viver sendo negro no Brasil. Como o próprio Maurício diz no prefácio, esta Graphic MSP faz justiça a história do Jerê, e os aspectos do racismo nunca abordados nos gibis.