Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Manços 06/03/2020

Miscelânia de emoções
A turma da Mônica também tem personagem negro, sabia?! Nem eu. Foi emocionante voltar à infância em um livro que mostra os dilemas do preconceito racial de um jeito tão preciso, porque ele mistura a inocência da criança, a tentativa de fechar olhos pais pra proteger o filho enquanto ao mesmo tempo tentam conscientizá-lo. Como não amar?!

Renan543 23/09/2022

Perfeita e Necessária
Eu amo essas Graphics MSP, porque elas podem nos mostrar várias facetas das histórias e personagens da turma. Essa vai abordar o personagem Jeremias e o racismo. É uma história muito emocionante, eu gostei muito do que li. Uma dor que eu nunca vou sentir na pele e que muita gente sofre todo santo dia. Eu chorei lendo essa HQ, isso só mostra o quanto o ser humano é falho, cada situação, cada dilema que o Jere e sua família sofrem são extremamente reais infelizmente. Eu amei o traço, os desenhos são lindos. Não consegui deixar de relacionar com muita coisa que li sobre o caso da Halley, uma mulher negra, interpretar a Ariel. Espero que cada vez mais tenhamos mais representatividade de todo tipo de pessoa, e que mais gente consiga se ver em histórias únicas!

Thayane16 01/06/2021

Pele, onde uma criança percebe o preconceito.
Quando uma criança percebe que muitas coisas que acontecem em sua vida, tem relação com a cor de sua pele.

Flavio - @geekcorp303 04/12/2021

Necessário
"Certas pessoas acham que eu só posso ser certas cosias. Eu quase acreditei."
Que gibi emocionante, bonito, divertido e necessário. Rafael Calça trata do racismo de uma maneira tão delicada, nos mostrando como é para uma criança ter que lidar com o preconceito, ele consegue mostrar de uma forma bem sincera como certas brincadeiras e comentários afetam a cabeça das crianças que constantemente são atacadas nas escolas, em seus círculos de amizades sempre no tom de "é só uma zueira", "não precisa se ofender". O Rafael trabalha o roteiro de uma forma muito verdadeira, o que traz peso para a narrativa, e tornado a obra essencial para todos os públicos.
A arte do Jefferson Costa é linda, super colorida e detalhada, cada personagem tem características muito marcantes, e ele consegue passar todas as emoções do roteiro para o desenho, deixando a história que já é incrível, ainda mais maravilhosa!

Henry 20/02/2022

Não é apenas uma questão de pele, mas também de coração...
Que tesouro Jefferson e Rafael trouxeram para o Brasil. Essa, indubitavelmente, é uma das melhores MSP's e, com certeza, uma das melhores Hqs nacionais de todos os tempos; não por acaso venceu o Jabuti - prêmio mais importante para o cenário nacional de publicações.

"Pele" fala sobre a triste experiência do racismo. Mais precisamente sobre o racismo na infância (mesmo que explore várias variações desses preconceitos); sobre a descoberta de um dos aspectos mais cruéis da humanidade. Jeremias sente em sua pele uma dor que o acompanharia durante sua vida, assim como de seus predecessores.

Mas além da dor expressa nas páginas, há também a felicidade. O "aceitar-se". Cenas emocionantes percorrem essa mistura de imagens e palavras, e como homem branco que nunca sofri tais ataques, não pude deixar de aprender e derramar lágrimas.

Os desenhos são leves, mas explicita a realidade fora dos quadrinhos. Trabalho sensacional do Jefferson Costa.

Soará como repetição recomendar essa HQ, mas a obra deveria virar leitura obrigatória, pois além de educar, emociona e diverte. Experiência incrível!

Felipe 17/06/2022

Jerê
É a primeira vez que uma HQ me faz refletir tanto. A cada pensamento, uma lágrima, pois percebo o quanto precisa atentar-me para minhas próprias palavras e ações.

Fayo 09/06/2018

Sem sombra de dúvidas a melhor Graphic MSP que eu já li, que ilustrou o racismo que muito de nos jovens negros temos que lidar diariamente.

Giordano.Sereno 17/11/2020

Um pequeno grande gibi
Não tem como dar menos de cinco estrelas para essa obra. Uma história curta, mas muito profunda. Faz-nos refletir sobre o racismo presente em pequenas atitudes do dia a dia que muitas vezes cometemos sem nem perceber.
A trama aparentemente inocente da criança com problemas escolas é de uma profundidade ímpar e esconde muitas camadas de leitura.
Foi a primeira Graphic MSP que tive a oportunidade de ler. E, certamente, não será a última.

Guilherme.Monteiro 15/07/2023

A inocência em meio ao racismo
Discutir sobre temáticas de preconceitos é na maioria das vezes complexo, por serem problemas que persistem até os dias atuais e vêm se camuflando cada vez mais, e pode acabar ficando na superficialidade do tema. Mas aqui, Rafael E Jefferson conseguem alcançar a proeza da simplicidade do diálogo e da narrativa e demonstrar o que é o racismo de forma bem direta, e principalmente como ele está tão presente no cotidiano ao nosso redor.

E ter o Jeremias como o ponto de vista dessa história faz com que tenha um teor didático muito assertivo, ao colocar uma criança negra começando a entender o mundo em que vive, e esse aprendizado é cruel e injusto. A inocência do protagonista, observando e entendendo que as coisas não funcionam para todos da mesma forma, e que deve aceitar isso por simplesmente não ter o que fazer, cria um impacto ainda mais forte na mensagem passada.

Os autores utilizam de suas experiências pessoais para moldar essa história, tornando o quadrinho, também, um relato de vida. E com isso, há muito o que absorver disso tudo. Pois, apesar de ser um tema pesado, é feito de forma leve para poder dialogar com um público mais novo, mas também não se permite a ficar na superficialidade, e desenvolve em camadas discretas o peso que há no tema abordado.

É o tipo de quadrinho que não se limita apenas a um público específico, e acaba sendo essencial em âmbito social, para que todos possam entender o que é e como funciona o racismo.

Antonio Maluco 02/04/2024

Turma da Mônica
O livro conta a história do personagem da Turma da Monica Jeremias e sobre o racismo que ele enfrenta e o seu pai enfrenta no dia a dia

Evy 20/03/2023

Leitura extremamente necessária e essencial.
Nesta 18ª edição intitulada Jeremias Pele, Rafael Calça e Jefferson Costa foram escalados para, através do personagem Jeremias, abordar o racismo desde a infância. O personagem, que até então não havia protagonizado uma revista sequer, ganha esta edição toda sua e conta uma história necessária e bem a vida como ela é, com momentos felizes e doloridos. Rafael Calça, que já conhecia da Graphic Novel O fim da Noite, nos conduz com maestria através de um enredo que ora traz uma cena feliz, ora um momento difícil num misto de sensibilidade e realidade que nos arrebata. Aliado às ilustrações de Jefferson Costa que transbordam beleza, riqueza em detalhes e cores que acompanham os movimentos e o clima da trama, tornam Pele, essencial.

Jeremias é um dos melhores alunos de sua sala, tem vários amigos e uma vida feliz em família, ao lados dos pais e do avô que tanto ama e se orgulha. Segue os dias tranquilo até que se depara com uma situação de preconceito em uma das aulas na escola, quando a professora está escolhendo profissões para os alunos apresentarem aos demais. Além desta, outras situações que parecem banais e simples do dia a dia na escola também vão mostrando o quanto o racismo estrutural está enraizado nas falas e atitudes de algumas crianças e o quanto isso é reflexo de como a sociedade em geral vem lidando com o assunto em questão.

A Graphic MSP vai abordar também a forma como os pais de Jeremias vão lidar com o acontecido, já que passaram por situações semelhantes na infância e continuam passando por outras tantas na fase adulta. Uma cena do pai de Jeremias tentando conversar com o filho e perdendo a paciência dizendo verdades duras demais de serem aceitas, mas tão reais que chegam doer, ficou gravada na minha memória e me arrancou lágrimas dos olhos, tamanha força e sensibilidade dos artistas em retratar de forma tão real, a vida, como, infelizmente, ela é.

Uma história forte, emocionante e extremamente sensível, que vai atingir fundo o coração daqueles que estão abertos a um novo olhar sobre esse assunto que está longe de ser esgotado e que precisa cada vez mais de atenção. Que pode também, e assim esperamos, ser o primeiro incomodo para aqueles que ainda se recusam a ver, mas acima de tudo e mais importante, que seja representatividade e acolhimento às crianças e jovens.

Em 2019, Rafael Calça e Jefferson Costa ganharam dois troféus HQ MIX (Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Publicação Juvenil) e o maior prêmio literário brasileiro, o Prêmio Jabuti de Melhor História em Quadrinhos, por Jeremias – Pele. Leitura extremamente necessária e essencial. Recomendo a todas as idades!

Nena Flores 23/05/2020

Uma história linda que fala sobre raça, bulim e mostra de como as pessoas não pensam antes de magoar as outras. História comovente.

Carol @solemgemeos15 05/07/2022

Acompanha Jeremias, enquanto ele percebe que é negro e como racismo acontece em várias situações de sua vida. Ao contrário, de outras graphics novels, a questão tratada não é reduzida a um problema individual, mas sim percebido em muitos momentos e em vários graus. Como a professora coloca Jeremias para representar a profissão de pedreiro; os comentários de colegas sobre seu cabelo crespo ser “duro”; a forma como os “amigos” podem ser coniventes com racismo; o perfilamento racial que acontece contra seu pai; a figura de único personagem negro em seu livro favorito sendo uma grande imagem de controle perniciosa.
O racismo pode até ser pontual para melhor compreensão do leitor, mas ele é feito de verdade com exemplos palpáveis. A família de Jeremias aparece como um real apoio para Jeremias, ensinando-o seu valor e o protegendo especialmente quando ele sofre racismo. O final possui um ideal muito positivo e satisfatório.