Jeremias: Pele

Rafael Calça
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Aline Obnesorg 06/08/2021

A descoberta da maldade humana através do bulling
Uma HQ que nos mostra a crueldade por trás do preconceitos racial, e o quanto isso pode trazer consequências para uma criança.
Jeremias descobre até onde o ser humano é capaz de ir, através do bulling que sofre dentro da escola por seus colegas e professores.
Ele sonha em ser astronauta, mas o mundo diz que por ser negro deve ser pedreiro.
Porém, independente da cor, sexo ou condição social, todos nós somos capazes de ser o que quisermos ser.
Basta mirar as estrelas e saltar o mais alto que der.

Fernanda1943 18/10/2021

Jeremias
não sou muito de ler quadrinhos, mas em uma aula do mestrado, Jeremias foi indicado e meeeu Deeeus que coisa perfeita! eu não conhecia o Jeremias, nem sabia que ele era um personagem da famosa Turma da Monica. ver essa releitura sobre ele e uma tentativa de resignificação é linda e tocante.

Letícia Bernardes 08/11/2021

LEIAM GRAPHICS MSP
Amei a arte, o enredo, o desenvolvimento, a pauta, TUDO! Amei o Jeremias e quis abraçá-lo a todo momento. Leiam.

brentlejuice 18/11/2021

Eu demorei tanto pra conseguir essa edição!!!
A arte dessa Graphic MSP é linda, a historia é tão real que machuca, mas é necessária. Queria que todo mundo tirasse um momento pra ler “Pele”, pra refletir, pra ver de verdade o Jeremias e não só um Jeremias que aparece ao fundo de quadrinhos da turma. Se não é minha MSP favorita, definitivamente está no top 3.

Luísa 31/12/2022

Jeremias - Pele
Novel linda sobre o racismo e como as crianças entendem isso.
Muito bom, amo a turminha conscientizando as pessoas sobre esses problemas, recomendo mto!!!

manuzinhab. 27/12/2021

Excelente
Foi uma leitura tocante e foi a primeira graphic msp que eu li, e como pessoa negra, eu me emocionei mto. Só digo uma coisa: leiam! ??

Paula 24/01/2022

Um tema difícil tratado de forma delicada
Como falar sobre o racismo para uma criança preta? Um tema pesado, para o qual não podemos fechar os olhos. Muito triste, mas muito forte também. Lindo!

Juliana.Oliveira 29/01/2022

Jeremias - Pele
Foi a primeira HQ que li, não fazia ideia de que a Maurício de Sousa Produções tinha um projeto tão encantador.

Escrita de forma certeira, a história do Jeremias está acontecendo agora mesmo, em todos os lugares do Brasil e do mundo: a descoberta do racismo, para as crianças negras, é a própria manifestação dele, contra elas.

No caso do Jeremias, veio daquela que deveria oferecer um ambiente saudável, seguro e rico de aprendizados.

Mas, no final das contas, com o amor, orgulho, força, suporte e posicionamento dos pais, é o Jeremias quem emociona e ensina.

O sutil e o explícito se misturam. Não só na arte, como no desenrolar da história. E o resultado é uma das coisas mais bonitas e importantes que já li: não só em relação à proposta de colocar um holofote num tema que muita gente prefere esconder ou negar, mas, principalmente, por poder fazer com que tantas crianças possam se identificar, se fortalecer, se reconhecer, se sentir representadas e, claro, se orgulhar de quem são.

Bruna - @libros.et.libri 09/03/2022

Necessário
Ganhador do prêmio Jabuti de 2019, Rafael Calça e Jefferson Costa trazem com maestria um dos personagens de Mauricio de Sousa, para abordar algo que infelizmente ainda assola a nossa sociedade, o preconceito racial.

Com traços que dão ao quadrinho ao mesmo tempo uma aura magica e nostálgica, além de um texto simples, fluído e impactante. Que emociona antes mesmo da abertura do quadrinho, com o texto da contracapa, do Emicida, que com um relato pessoal nos mostra a importância da representatividade.

Jeremias é um personagem que no início da história mostra a inocência, a alegria e a beleza da infância, elementos que foram ceifados do personagem ao longo da narrativa, como acontece com muitos de nossos jovens.

Ao longo das páginas presenciamos cenas de racismo velado. A impotência de um pai ao ter que explicar para o filho que ele vai sofrer, que vai ter que dar mais duro e se dedicar mais que os outros somente pela cor de sua pele.

Lutas, o ideal de beleza imposto pela sociedade, aceitação e o orgulho de ser quem você é. Amei e chorei em várias partes.

“Nós precisamos para de chegar atrasado na vida das pessoas” – Elisa Lucinda

site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/

ntampinha 12/03/2022

Lindo demais
História de muito bom gosto! Tive vontade de abraçar o Jere durante a história toda. O discurso do avô dele, no final, foi sensacional também.
Super recomendo.

Giovana.Kutschenko 02/07/2023

É muito difícil e também tocante, ver uma criança passar por discriminações. A parte que mais me quebrou, foi a cena da vitrine das lojas, quando Jeremias percebe que seus pais também têm suas dores de crianças, e que infelizmente ele não foi o único a viver atos racistas.
É lindo o apoio que ele recebe de sua amiga e sua família, o encorajando a realizar seus sonhos e ambições.
Eu achei muito linda história, além de ter uma ótima ilustração.

Luiza.Oliveira 30/04/2023

Uma forma linda e sensível para falar do racismo, não só através de Jeremias, o protagonista, mas também através de seus pais, que desempenham um papel muito importante no letramento racial do menino.

Jairo.Lima 08/05/2022

Sentimento
Uma história cheia de alma e sentimento, com o peso que te coloca direto no sentimento que ele quer passar.

Smdouthere33 23/05/2022

Jeremias : Pele
Mto mto mto bom, nn tenho palavras pra descrever, a leitura é mt rapida e as artes são super cutessss